Sobradinho realiza I Seminário do Nuca- Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, para conquista do Selo Unicef

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Sobradinho (Seads) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes - CMDCA, promoveram nesta quarta-feira (13), encerrando a etapa da edição 2013/2016 do Selo Unicef, o Primeiro Seminário do Nuca - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, que teve como tema "Ser Adolescente". 

O evento aconteceu no Celem, com palestra ministrada pelo psicólogo do Caps, Jerry Vanzo. Antes do seminário aconteceu uma série de oficinas, com temas propostos pelo Unicef, dirigidas aos adolescentes e que foram ministradas por técnicos do município que atuam nas áreas da saúde e da assistência social. 

Foram abordados temas como: Estabelecer relações interpessoais, afetivas e sustentáveis no âmbito da família e da comunidade"; "Adotar atitude saudável pela prática de esportes"; "Defender a ética, o respeito as coisas públicas e os mecanismos de controle social"; "Conhecer e reivindicar seus direitos e assumir responsabilidade"; "Participação nos processos decisórios na esfera social e política";  "Adotar atitude ambiental responsável"; "Saber prevenir-se das doenças em geral, proteger os outros e a si mesmo das DSTS e do HIV/aids"; "Identificar quando os outros precisam de ajuda e adotar atitude de solidariedade". 

O Seminário reuniu centenas de adolescentes que participaram ativamente das discussões. "Quando o município se compromete em fortalecer o processo do selo Unicef junto ao Nuca, ele está afirmando que tem uma preocupação e ações referentes ao desenvolvimento sadio das crianças e dos adolescentes. Isso é de importância fundamental para a garantia das políticas públicos voltadas para o este desenvolvimento bio-psico-social da infância e da juventude. O município de Sobradinho demonstra este interesse e tem contribuído muito para a garantia de direitos deste público", afirmou Jerry Vanzo. 
O Selo Unicef é um compromisso que o município assume de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, envolvendo os diversos setores da administração municipal e que tem como objetivo promover os direitos das crianças e adolescentes.

"Sobradinho está em busca do Selo Unicef e está cumprindo as ações estratégicas exigidas, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Com isso, o município está dizendo para o mundo que cuida da sua infância e juventude, que tem um compromisso com esses cidadãos e cidadãs. O Nuca tem desenvolvido um trabalho importante na conscientização destes adolescentes sobre seus direitos, para que eles sejam protagonistas e conhecedores das políticas públicas que lhe dizem respeito", afirmou Shirlei Barbosa, articuladora do Selo, em Sobradinho. 

Ascom/Sobradinho