Uva e manga do Vale do São Francisco colocam o Brasil no topo das exportações em 2023

O Vale do São Francisco deu uma extraordinária contribuição para o recorde de exportações de frutas alcançado pelo Brasil em 2023, conforme matéria veiculada em rede nacional, pela rede Globo, nesta segunda-feira (18).

De acordo com a matéria, mais de 90% da uva e manga exportada pelo Brasil no ano passado saíram desta região.

A fruticultura brasileira alcançou em 2023 um faturamento histórico de mais de US$ 1 bilhão, impulsionada pela qualidade da fruta produzida no Vale e pelo fenômeno El Niño que impactou na produção de países concorrentes.

O Brasil enviou mais de 1 milhão de toneladas de frutas ao mercado internacional em 2023, com um aumento de cerca de 40% no caso da Uva e de 15% no caso da manga, que segue liderando a exportação de frutas, com um total de 266 mil toneladas.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas, Guilherme Coelho, comemorou o desempenho: "A manga cresceu 57% nas exportações, a uva 51%. Esse número foi muito ajudado pelo El Niño, né? Por exemplo, a gente manda manga para o exterior e choca com o mesmo tempo do Peru. O Peru, por causa do El Niño, não teve uma boa floração. Com isso, a manga do Vale do São Francisco entrou muito forte", disse ao Jornal Nacional.

Da redação redeGN/Com informações do Jornal Nacional