Realizações, avanços e investimentos destacam Juazeiro no cenário nacional em 2023

Travessia Urbana, resgate de festas tradicionais, coleção de prêmios na educação, requalificação de mais de 12 UBSs, Casa da Mulher Rural, mais de 100 ruas pavimentadas e outras 70 em andamento. O ano de 2023 está fechando com saldo bem positivo em Juazeiro.

A Prefeitura ao longo do ano desenvolveu diversas ações, em todas as áreas da cidade, entregando à população juazeirense obras e serviços que contribuíram, e muito, com o desenvolvimento do município e a qualidade de vida do cidadão.

A prefeita Suzana Ramos falou de seu contentamento com tantos avanços conquistados em seu terceiro ano de mandato. “Satisfação de trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento sustentável, bem como o crescimento e a evolução da cidade. Tantas obras em andamento e outras já inauguradas como o Parque Lagoa de Calú, que nunca tinha sido requalificado. A pavimentação de mais de 10 bairros já está a todo vapor, além de outras que estão por vir. Certeza que em 2024 continuaremos avançando na qualidade de vida, garantindo saneamento, regularização fundiária urbana, entre tantos outros feitos para o povo Juazeirense”, contou Suzana Ramos.

Na sede e no interior foram realizadas ações de grande porte, a maioria delas custeada com recursos próprios do município. Na história de Juazeiro, nenhuma outra gestão fez tanto em tão pouco tempo com recursos próprios.

Infraestrutura

Entre as obras públicas, tivemos a entrega do Parque Lagoa de Calú. Finalmente, a Travessia Urbana virou realidade com os esforços da prefeita Suzana Ramos para destravar o projeto junto ao Governo Federal e, em breve, Juazeiro será transformada. Intervenções de infraestrutura urbana, como pavimentação de mais de 100 ruas que há 40 anos aguardavam o serviço e mais de 70 ruas de pavimentação em intertravado em andamento. Também foram reformadas e construídas 14 praças em diversos bairros e distritos. A última a ser inaugurada foi a Praça João Medrado da Silva, no bairro Dom José Rodrigues. Além de várias outras que estão em vias de serem concluídas, como a Praça Romilse Siqueira Santos, em Juremal.

Saúde

São diversos avanços, sempre preocupados com o cuidado com as pessoas que vivem no município. Um exemplo foi a requalificação de 12 UBSs, mais três para serem entregues nos próximos dias e ordem de serviço para requalificação de mais 6 UBSs.  Além disso, foi feito um convênio com a Univasf para a Farmácia da Família, que será também uma farmácia escola. O Cerest agora tem sede própria, o CAPS AD III, que funciona 24 horas, aparelhamento da UPED, a reforma da Maternidade Municipal, que está em fase final, o início das obras do Canil/Gatil, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Centro de Saúde I e II. Como também todo o investimento realizado na Policlínica Municipal, que fornece especialidades, consultas e exames, a exemplo da ecocardiografia pediátrica, que proporciona o cuidado humanizado e eficiente para os juazeirenses. 

Educação 

Pelo terceiro ano consecutivo a educação municipal recebe o prêmio ‘Band Cidades Excelentes’, a coroação do trabalho inovador da gestão de uma educação de qualidade. Juazeiro conquistou, também, o reconhecimento do Selo Unicef por reforçar ações de educação ambiental junto ao Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA). Além disso, ocorreu a participação no maior evento de educação e tecnologia da América Latina, Bett Educa. Evento que destacou a educação de Juazeiro como referência de excelência de práticas pedagógicas interdisciplinares no uso de tecnologias, com o Projeto Minecraft Educacional. Outra conquista é a participação dos estudantes do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar na First Lego League, competição internacional de exploração científica, sendo a primeira escola pública municipal do norte da Bahia a participar. Outros índices que atestam o sucesso foram a Busca Ativa Escolar, que ultrapassou a meta e realizou mais de 100% de reintegração dos alunos que estavam fora da escola e o Ideb que atingiu a média da avaliação. 

A coleção de prêmios é reflexo dos investimentos da gestão Suzana Ramos. Nesses três anos de governo foram cinquenta e quatro escolas municipais, distribuídas na sede e interior, que receberam requalificação completa com recursos próprios do município. Ainda tem mais 11 escolas com obras em andamento e também novas escolas sendo construídas. Ainda temos a implantação da TV Escola, implantação da disciplina robótica, do espaço Humanizar, da Escola de Idiomas e muitas outras iniciativas que fazem da educação de Juazeiro referência em todo o estado e no país. 

Assistência social

Voltando a falar de pessoas, a gestão entregou a nova sede das Casas Messe de Amor e Rosa Menina, implantou a Casa da Mulher Rural, reformou o Restaurante Popular do bairro João Paulo II. Mais de 30 mil famílias incluídas no programa Bolsa Família e foi disponibilizado o agendamento online para atendimento do Cadastro Único, que também ganhou uma nova sede. A gestão Suzana Ramos criou o Centro de Acolhimento Transformar que acolhe pessoas em situação de rua e trabalha junto ao Centro POP. Teve ainda uma série de ações para os públicos LGBTQIAP+ e a população negra, Casamento Coletivo para pessoas em situação de vulnerabilidade social e a entrega de 8 casas adaptadas para pessoas com deficiência através do Programa Transformar. 

Mais de 1.600 famílias atendidas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), realização da V Conferência Territorial das Pessoas com Deficiência do Território Sertão do São Francisco 2023, Edição mensal do Social Até Você levando serviços para sede e interior, além de mais de 140 atendimentos no setor de habitação.

Outros Serviços 

Em uma iniciativa ousada, a gestão Suzana Ramos está modernizando a iluminação pública, trocando as lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED. Também vem mantendo o bom funcionamento de serviços essenciais como limpeza, iluminação e patrolamento de estradas. O programa Disk Luz foi implantado para assegurar a reposição de lâmpadas e instalação de novas luminárias. O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) avançou na oferta de água tratada, através de extensões de rede, na sede e interior do município como também na retomada do saneamento do Antônio Guilhermino, projeto de mais de R$ 6 milhões executado com recursos próprios e beneficiará mais de 370 famílias.  

Na Habitação, Juazeiro sai à frente com o processo de regularização fundiária, possibilitando que várias pessoas consigam a posse de suas casas. O processo é minucioso, mas, aos poucos, está garantindo essa conquista para milhares de famílias. Na Segurança Pública, foi criada a Patrulha Maria da Penha e instalada a central de videomonitoramento na sede da Guarda Civil Municipal. 

O avanço também passa pela economia e agricultura. O Mercado do Produtor de Juazeiro ganhou destaque nacional como o 2° maior em comercialização de hortifrutigranjeiros do Brasil, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Na pecuária, Juazeiro registrou um aumento de 49,1% na criação de caprinos, tornando-se o terceiro maior produtor de caprinos do Brasil e na criação de ovinos, com um rebanho de 343.602 animais, a cidade ocupa a segunda posição no ranking nacional. Tais números reforçam o resultado da pesquisa anual da Urban Systems, apresentada na Revista EXAME, que mostra Juazeiro como a 5ª melhor cidade para fazer negócios na agropecuária em 2023.  

Esporte e Cultura 

Foi um ano bem movimentado para os atletas juazeirenses, com inúmeras ações esportivas desenvolvidas e apoiadas pela gestão Suzana Ramos, entre elas: o Circuito de Maratonas Aquáticas Velho Chico, Portal Zap Open de Beach Tennis e Triathlon ‘Mãe Malvada’. Teve ainda apoio a realização de eventos de diversas modalidades esportivas, a exemplo de campeonatos de judô, de jiu-jitsu e torneios de futebol interdistritais.  

Na cultura, a Prefeitura retomou grandes festas populares como o ‘Carnaval de Todos’, fazendo uma festa democrática sem distinção de públicos e permitindo que o povo leve sua bebida de preferência. Outro sucesso de festa popular foi o Santo Antônio das Tradições, que ampliou o Concurso de Quadrilhas Juninas e investiu fortemente no São João dos distritos, como Juremal, Massaroca e Carnaíba do Sertão.  

E vem aí, nos próximos dias, a realização do Festival Edésio Santos da Canção fortalecendo os compositores e artistas locais. Nesse período de encerramento de ciclo temos toda a magia do Natal Iluminado que fecha o ano valorizando uma importante tradição juazeirense e comprovando a hospitalidade do nosso povo. A gestão segue trabalhando para o fortalecimento das culturas e tradições juazeirenses, fomento aos artistas locais e em 2024 será realizado um Carnaval para entrar na história da cidade.

Matheus Oliveira - Ascom/PMJ