Edital da Paulo Gustavo Bahia incentiva produtoras e produtores que fazem conteúdo para a web; saiba como participar

Se você produz ou tem vontade de produzir conteúdo para a internet, o edital Produção Audiovisual Web, da Paulo Gustavo Bahia, é para você!

Os interessados têm até a próxima segunda-feira (30), às 12h, para enviar propostas que envolvem produções audiovisuais como videoclipes, documentários, web canal, web série, produção multilinguagem e laboratório de produção web.

Além de apoiar financeiramente projetos culturais que desenvolvam produções audiovisuais para a internet, o edital contribui com o registro e preservação das tradições culturais do estado. Através desse formato, é possível contar histórias, documentar tradições, valorizar manifestações culturais, além de dar visibilidade a artistas locais e possibilitar a descoberta de novos talentos. Desse modo, as produções vão permitir que a diversidade, a cultura e identidade da Bahia sejam compartilhadas com o mundo, alcançando diferentes públicos e promovendo a troca de conhecimento.

O diretor de Audiovisual do setor (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (SecultBa), Pedro Caribé, pontua as possibilidades de criação das produções audiovisuais com o apoio do edital. "Esse edital está aberto a vários formatos e linguagens produzidas e distribuídas na internet, nas redes sociais. Pode ser web canal, web série, videoarte, videoclipe, videocast, vídeo de intervenção artística. Pode ser qualquer tipo de manifestação artística cultural envolvida nas redes, nas plataformas, em vários formatos", descreve Pedro.

Serão distribuídos mais de R$ 13 milhões que serão repassados entre 251 projetos, divididos em cinco categorias, são elas: multilinguagens, videoclipes, web canal, web série e desenvolvimento.

O edital Produção Audiovisual Web está disponível no site da SecultBa (www.cultura.ba.gov.br). Para dúvidas e mais informações, entrar em contato com o e-mail: [email protected].

Paulo Gustavo Bahia – A Lei Paulo Gustavo (LPG) foi criada como lei emergencial para mitigar os impactos da pandemia da COVID-19 junto aos agentes de cultura. A LPG foi regulamentada em um grande ato na Concha Acústica do Teatro Castro Alves em Salvador com participação do presidente Lula e da ministra da Cultura Margareth Menezes, em maio de 2023. A Bahia foi o primeiro estado a apresentar e aprovar o plano de ação junto ao Ministério da Cultura (MinC) e fez uma série de escutas populares, além de cursos de formação, nos 27 territórios de identidade para criar os editais e contemplar as demandas das fazedoras e fazedores da cultura baiana.

Assessoria de Comunicação SecultBa