Projeto "Direito ao Ponto" lança ação jurídico- educativa na escola Municipal Mandacaru neste sábado (05)

Acontece hoje (05) o lançamento do "Direito ao Ponto na Escola", das 16h às 18h, na Escola Municipal Mandacaru, no bairro Jardim Primavera. Essa ação faz parte do projeto "Comunicar para Educar: Direito ao Ponto", que objetiva a popularização do Direito por meio do ensino jurídico nas plataformas digitais e também nas escolas.  

A proposta é que tanto os alunos quanto os pais dos alunos sejam alcançados pelo projeto e recebam educação jurídica. Os genitores serão os primeiros contemplados pelo "Direito ao Ponto na Escola" e participarão de uma palestra sobre o Benefício de Prestação Continuada (mais conhecido como LOAS), sobre aposentadoria e, em seguida, receberão orientação jurídica para esclarecer as dúvidas.  

O Dr. Idelfonso Marcula, advogado com vasta experiência no tema, está entre os palestrantes e, segundo ele, o projeto promoverá um momento de encontro entre o direito e a comunidade. "O projeto traz uma contribuição de grande relevância, pois ao aproximar o direito da comunidade oportuniza o acesso à justiça, que por muitas vezes é negligenciado", enfatiza Marcula.  

As ações projeto "Direito ao Ponto na Escola" acontecerão mensalmente e a próxima atividade será com alunos em roda de conversa, bate-papo, brincadeiras e dinâmicas jurídico-educativas, além palestras com advogados especialistas nos temas a serem abordados: Direito do Consumidor, crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação), Constituição Federal, entre outros.  

A gestora da Escola Municipal Mandacaru, Claudiane Santos, explica que a proposta do projeto é muito oportuna. "Aceitei prontamente o convite para a execução do Projeto Direito ao Ponto aqui na Escola Municipal Mandacaru porque sei o quanto é importante as pessoas terem a oportunidade de aprender sobre seus direitos e deveres, e ainda ter um momento para tirar dúvidas com profissionais da área jurídica", celebra a diretora. 

O Projeto Comunicar para Educar: Direito ao Ponto é uma criação da professora e acadêmica em Direito, Celane Rosa. Além do "Direito ao Ponto na Escola" outras ações   jurídico-educativas são desenvolvidas em canais digitais [Youtube] e redes sociais [Facebook/Instagram]. De acordo com Rosa, a proposta geral do projeto é abordar o Direito de forma pedagógica e esclarecedora a fim de possibilitar o acesso ao ensino do direito.  

"Os brasileiros precisam conhecer melhor a legislação pátria, seus direitos e deveres. As leis estão disponíveis na internet, mas compreendê-las e interpretá-las não é uma tarefa fácil, então a proposta do projeto é apresentar o Direito de forma simplificada e didática possibilitando assim a popularização do Direito e o acesso à justiça", elucida Rosa. 

O projeto conta ainda com o apoio da Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera. A entrada é franca e durante o evento haverá sorteio de brindes e a distribuição gratuita de lanche para os participantes.  

Serviço 

O que?  "Projeto Direito ao Ponto na Escola" 

Onde? Escola Municipal Mandacaru – Bairro Jardim Primavera 

 Quando? Amanhã (05/08), a partir das 16h  

Duração do evento? Das 16h às 18h 

Ascom Projeto Direito ao Ponto