Hospital Dom Malan em Petrolina recebe cerca de 20 novos residentes

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebeu nesta sexta-feira (30), médicos do programa de residência. Pelos próximos três anos, 10 médicos farão residência em pediatria, 6 em ginecologia e obstetrícia e 2, residência em ultrassonografia.

Maria Tereza Rodriguez, de 26 anos, trocou a residência em medicina da família e comunidade na Paraíba, pela pediatria no HDM. "Eu fiz internato aqui no Hospital Dom Malan e sei a qualidade do programa de residência. Estou feliz e cheia de expectativas de quem sabe até, me tornar pediatra deste hospital no futuro," destacou.

Talita Coelho, 27 anos, é uma médica que trocou Goiás por Pernambuco e está na residência de ginecologia e obstetrícia. "É meu sonho de infância e na minha família tem muitos casos de partos complicados. Estudando aqui no Dom Malan eu quero fazer a diferença na minha profissão," ressaltou.

Os novos residentes foram recebidos pelo supervisor de ultrassonografia, Dr. Marcelo Marques, a supervisora de pediatria, Dra. Ilka Juliane Ferreira Rodrigues, a diretora administrativa, Ana Carolina Lemos Alves e a diretora de Ensino e Pesquisa, Dra. Angélica Guimaraes. Os médicos receberam instruções de normas de segurança e o programa de estudo dos primeiros meses. "São 60 horas semanais com os residentes dentro do hospital, desenvolvendo atividades práticas e teóricas. Sendo a maior carga horária em práticas em diversos cenários: emergência, enfermarias, UTI´s." explica Dra. Angélica.

Programa de Residência

O programa de residência médica do Hospital Dom Malan funciona desde 2013. O HDM é a maior maternidade do interior de Pernambuco. Todos os anos, o programa forma cerca de 20 profissionais em pediatria, ginecologia e obstetrícia e ultrassonografia.

O Hospital Dom Malan realiza cerca de 500 partos por mês e atende mulheres e crianças de 53 municípios dos Estados da Bahia e Pernambuco.

Ascom