A partir desta sexta-feira (3) vazão da Usina de Sobradinho passa por redução gradativa e retorna aos 3000m³/s

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) anunciou em relatório publicado nesta quinta-feira (02) a redução da Usina de Sobradinho. Com defluência em diminuição gradativa, a redução chegará a 3000m³/s até a próxima segunda-feira (6). A operação também acontecerá no reservatório do Xingó (SE).

De acordo com o órgão, a decisão acontece devido à pouca intensidade de chuvas, seguindo a previsão metereológica para os próximos dias. Além disso, tem como objetivo manter a curva do volume de espera revisada para o período, conforme diretriz do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.

Desde janeiro, a barragem estava em aumento gradativo devido às fortes chuvas que provocaram a cheia da Bacia do Rio São Francisco. Chegando a 4000m³/s, as águas cobriram o espaço das ilhas, a exemplo da Ilha do Rodeadouro e também invadiram as casas de ribeirinhos, como os do bairro Angari.

Ainda de acordo com a Eletrobras Chesf, os valores indicados correspondem à defluência total, podendo ser turbinada e/ou vertida, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional. 

Além disso, ressalta a necessidade da não ocupação de áreas ribeirinhas, situadas na calha principal do rio. “haja vista que, em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar valores da ordem de 4.200 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente”, pontuou.

Da Redação RedeGN | Foto: Chesf