Incentivo à leitura e escrita: Estudantes de Petrolina lançam ebooks com contos e histórias em quadrinhos

Com o propósito de motivar os alunos desde a infância, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos, a Escola Municipal 21 de Setembro vivenciou durante quatro meses o projeto 'Escrevendo meu próprio livro, escrevendo meu próprio gibi'. A ação envolveu os estudantes dos 4º e 5º anos no universo da leitura e da escrita de forma diferenciada, estimulando além da imaginação, a compreensão dos diversos gêneros textuais, e a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e vocabulário. O resultado desse trabalho culminou com um grande evento nesta quarta-feira (21), no pátio da unidade, com direito a várias apresentações teatrais e o principal: o lançamento de três e-books, que reúne dois livros de contos e um gibi, escritos pelos próprios alunos.

Histórias de suspense e temas ligados ao cotidiano dos alunos foram parar nas páginas dos livros e gibi. A ação faz parte do projeto estruturante Petrolina Ler + e Petrolina Escreve +, desenvolvido durante o ano letivo em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino. A professora da unidade de ensino e também escritora, Marília Pereira, destaca que o ato de ler e escrever tem grande importância e deve ser apresentado desde a infância, pois contribui no envolvimento do estudante com a literatura e os desafia a produzirem suas próprias narrativas, sejam contos, crônicas, ilustrações, contos, poesias, entre outros.

"A partir desse movimento de se enxergar como autor de uma produção artística, que o jovem alimenta seu prazer pelos livros. Ele percebe os benefícios da leitura ao seu crescimento linguístico, cognitivo, ao seu repertório cultural e social, e sente-se protagonista, sujeito responsável pela sua própria história. O resultado desse trabalho foi fantástico, as turmas conheceram um método dinâmico e divertido de produzir textos e engajaram-se ativamente nos processos de partilha de experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos", destacou Marília.

Manifestando todo seu orgulho e satisfação em ver seu trabalho em sala de aula tomar forma e fazer parte de um livro, o aluno Levi Medrado falou da alegria em ver que seu conto será eternizado na história da Escola 21 de Setembro. "Eu agradeço muito aos professores por sempre acreditarem em nossos sonhos e nos incentivaram. Graças a eles tivemos essa oportunidade única de nos tornar escritores. E nessa construção coletiva, nós ainda nos divertimos, aprendemos, superamos as dificuldades juntos. A palavra é gratidão", finalizou Levi.

Para ter acesso aos ebooks é só clicar nos links abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1KHkUDcBHIrn5weI-RFvaoRD-bVDmIjHD/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/13hc85K4t6bm8qCn_1VTx9EW3-N_AUb0K/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1CaG421HNurTTO33o3Hn7j19AiLtNDy7g/view?usp=share_link

Ascom Prefeitura de Petrolina