Levantamento sobre comunicação no Salitre e oficinas sobre direitos digitais marcam projeto executado pelo Carrapicho Virtual

Um mapeamento realizado pelo  Carrapicho Virtual - Coletivo de Educomunicação do Vale do Salitre vai sistematizar dados acerca do acesso à comunicação nos mais de 60 povoados pertencentes ao município de Juazeiro (BA).

A iniciativa é parte do Projeto Conecte-se, que está sendo executado desde o mês de agosto, quando o referido Coletivo foi selecionado no edital Juventudes e Direitos Digitais, da Cese - Coordenadoria Ecumênica de Serviços.

Para levantar as informações, as/os jovens educomunicadoras/es  estão percorrendo comunidades e escolas aplicando questionários direcionados para jovens de 12 a 25 anos. A intenção é elaborar um diagnóstico da situação atual com relação a um direito básico e pouco reivindicado: o direito à comunicação.

"Eu acho muito importante esse projeto porque através dele, nós, jovens educomunicadores, podemos está dialogando com esses [outros] jovens e podemos tá correndo atrás de políticas públicas que possam ser lançadas nessas comunidades", avalia Noesio Santos, um dos integrantes do Carrapicho que está desenvolvendo o mapeamento. De posse destes dados, ele considera válido buscar apoios e parcerias para fortalecer o trabalho que o Carrapicho Virtual já vem realizando com a juventude do Salitre.

Além do mapeamento, o Conecte-se inclui oficinas sobre comunicação e direitos digitais, reunindo integrantes fundadores/as do Coletivo e atraindo também novos/as adolescentes, jovens e até crianças. Heloísa Pereira, de 16 anos, é uma das iniciantes e diz que pretende agora integrar o Carrapicho "porque é um grupo que prepara você para o futuro", cita se referindo a alguns/as jovens que já integram. "Aprendi [nas oficinas] que somos meios de comunicação, de informação, que a gente também tem voz na sociedade (...). O Carrapicho trabalha muito pra que a gente venha ter noção dos nossos direitos (...), a gente vive numa sociedade em que muitas vezes a gente tem aquele poder mas não sabe usar e o Carrapicho prepara muito a pessoa pra isso", considera a estudante.

Foi esse processo de preparação e empoderamento que Manuela Conceição tem vivido desde os 13 anos, quando participou da fundação do Coletivo, em 2016. Hoje com 20 anos, ela cursa licenciatura em Ciências Sociais após ter feito curso técnico em administração. No Coletivo agora ajuda a mobilizar novos/as membros e é uma das colaboradoras da gestão do Projeto Conecte-se. "Agora a gente está vivenciando um momento em que os educomunicadores mais antigos estão desenvolvendo papéis nos processos de realizar ações e de chamar a galera (...)  pra que um novo público chegue e traga essa nova energia", relata Manuela.

O Projeto é fruto da parceria do Carrapicho Virtual e Instituto Regional da Pequena Agropecuária ( Irpaa), e conta com apoio executivo da Agência Chocalho. A culminância irá acontecer no próximo dia 22 de outubro, na comunidade de Alfavaca, com a realização do Piseiro da Juventude, momento em que será apresentado o resultado do mapeamento seguido de apresentações culturais.

Ascom Agência Chocalho