Passageiros enfrentam filas e têm voos cancelados no Aeroporto do Recife após falha na iluminação da pista de decolagem

Passageiros que precisavam decolar ou desembarcar no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade, enfrentaram uma madrugada e manhã de transtornos, nesta segunda (27), mesmo após o conserto do sistema de iluminação da pista de pouso e decolagem. O problema ocorreu na tarde de domingo (26) e foi resolvido às 21h.

De acordo com a Aena Brasil, que administra o aeroporto, foi registrada uma falha no sistema de iluminação da pista de pouso e decolagem. Sem isso, não era permitido o pouso e decolagem de voos no terminal, que ficou com o tráfego aéreo fechado durante cinco horas.

Isso afetou o cronograma de dezenas de voos e, na manhã desta segunda-feira, havia muita gente no saguão do aeroporto, tentando embarcar ou esperando providências das companhias aéreas.

No painel de voos do aeroporto, por volta das 7h30, havia dois voos cancelados: para Juazeiro do Norte (CE) e para João Pessoa. Outro voo estava atrasado: para Imperatriz (MA). Uma das pessoas afetadas foi uma mulher que se identificou apenas como Silvia, que é de São Luís. O Recife era uma das conexões no trajeto para Miami, nos Estados Unidos. Ela chegou ao aeroporto às 16h do domingo, passou a madrugada no local e reclamou da falta de assistência.

“O voo estava marcado para 18h05 e disseram que teria um atraso de 30 minutos. Aceitamos e, depois de um tempo, chamaram todo mundo para entrar no avião. Passamos mais meia-hora na aeronave, e o piloto pediu para todo mundo descer porque tinha terminado o horário de trabalho dele”, afirmou a passageira.

Silvia estava com as duas filhas no aeroporto. Uma delas, uma criança de 6 anos. Segundo a passageira, somente um lanche foi oferecido à família. Ela perdeu o voo para Miami, marcado para as 5h desta segunda. A única coisa que conseguiu foi uma passagem de volta para São Luís.

“Acabaram com um sonho meu, da minha família. A gente sonhou, planejou por muito tempo essa viagem”, contou.
Outra passageira prejudicada, identificada apenas como Aline, estava em viagem em Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife. Ela é de São Paulo e veio com o marido e filhos para Pernambuco. Ela é médica e contou que perdeu o plantão desta segunda-feira.

“Criança não é tão paciente, foi um transtorno mesmo. Eles deixaram muito a desejar, sabiam que não iam decolar, embarcaram o voo todo, ficamos mais de quatro horas dentro do avião sem respaldo nenhum, sem saber o que estava acontecendo. As crianças ficaram brincando, correndo dentro do avião, no túnel para lá e para cá, até que os aviões do lado começaram a desembarcar e a gente começou a pressionar”, afirmou.

Outro passageiro, identificado apenas como Carlos, teve sorte e não teve o voo afetado pelo problema. Ele vai para Guarulhos (SP) e não recebeu qualquer alerta sobre atraso ou cancelamento do voo.

“Fiquei sabendo que teve um blecaute aqui, acabou a luz, ficou um negócio meio chato, mas, graças a Deus, parece que já voltou ao normal. Estou aguardando meu voo, que é para as 8h. Está tranquilo”, afirmou.

PROCON: Por meio de nota, o Procon informou que notificou a administração do aeroporto, Aena Brasil, para que esclareça sobre o ocorrido, e também notificou as companhias aéreas para verificação do cumprimento de uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que determina que as empresas prestar assistência aos passageiros.

O Procon tem uma unidade dentro do aeroporto, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entidade fica no primeiro andar, em frente ao posto da companhia aérea Azul. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800.282.1512.

G1 Foto Ilustrativa