Ministro da Educação visita Petrolina para inaugurar projeto piloto que vai beneficiar Escolas e CMEIs nesta terça (21)

Para modernizar a forma de ensino das Escolas e CMEIs, além de assegurar a inserção das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, a secretaria de Educação de Petrolina aderiu ao projeto piloto do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), do Governo Federal. Nesta terça-feira (21), às 8h, o ministro da Educação, Victor Godoy, estará na cidade, juntamente de uma comitiva do Ministério da Educação (MEC), para inaugurar o projeto.

O evento será realizado na Escola Municipal Júlia Elisa Coelho, no bairro Alto do Cocar. O objetivo do projeto, que tem a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) como executora, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, estimular o protagonismo dos estudantes, dar autonomia aos professores na adoção de tecnologias para a educação e incentivar a formação de docentes e gestores em práticas pedagógicas que promovam o uso de tecnologia.

Segundo a pasta, em Petrolina, 59 unidades de ensino, distribuídas entre Escolas e CMEIs, foram contempladas com o projeto piloto e receberam equipamentos de acesso à internet de banda larga, possibilitando melhores condições de conectividade para as atividades de ensino.

O ponto de partida da primeira fase do projeto foi o diagnóstico da rede. Logo em seguida, veio a preparação da infraestrutura, seleção e instalação dos equipamentos necessários para cada unidade de ensino. Para finalizar os trabalhos, os técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria de Educação, realizaram a validação e ativação das redes.

"Sabemos que atualmente a internet é uma das principais ferramentas que auxiliam no processo de construção do conhecimento. Além de possibilitar um conteúdo vasto para pesquisa, ela também incentiva a autonomia da aprendizagem dos alunos em sala de aula. Por isso, a implantação desse projeto piloto é, de fato, algo muito marcante, histórico e que trará resultados significativos para a educação de Petrolina", explicou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.

Da Redação RedeGN / foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil