RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2413 registros para a palavra: educacao

Prazo para entrega da documentação de novos alunos na Educação Infantil da rede municipal de Juazeiro encerra nesta sexta-feira (21)

Pais e responsáveis que realizaram a pré-matrícula online para a Educação Infantil (creches), da rede municipal de ensino de Juazeiro, e foram contemplados com uma vaga,  devem se atentar ao prazo final para a entrega da documentação nas escolas, que encerra nesta sexta-feira  (21). A data e o horário para comparecimento às unidades escolares, são informados através do Portal da Educação Municipal, por meio do endereço eletrônico matricula.juazeiro.ba.gov.br.

Para confirmar a matrícula, o responsável deverá entregar a seguinte documentação comprobatória: Protocolo de inscrição; Certidão de Nascimento ou documento de identificação da criança com foto (original e cópia); CPF da mãe ou responsável legal (original); Carteira de Identidade da mãe ou responsável legal (original); Comprovante de residência da mãe ou responsável legal; Carteira de Vacinação (original e cópia); Número do NIS (Número de Identificação Social) da criança; Duas fotos ¾; Documentos que comprovem os "Critérios de Prioridade para o Atendimento", descritos na Instrução Normativa Nº002/2021, publicada no Diário Oficial do Município (Doem)...

Prefeitura de Petrolina convoca 270 professores aprovados em processo seletivo da Educação

A Prefeitura de Petrolina está convocando 270 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado de 2020, para o cargo de professor de Educação Infantil.. A publicação está disponível no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (19).

A convocatória dos novos docentes que irão atuar nas Unidades Educacionais da sede está sendo realizada de acordo com a necessidade da administração, respeitando o critério de ordem de colocação do resultado, de acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes...

Campus Petrolina do IF Sertão-PE oferta 100 vagas para cursos de Educação de Jovens e Adultos

O campus Petrolina do IFSertãoPE publicou o Edital nº 01/2022 referente ao Processo Seletivo Complementar para preenchimento de vagas remanescentes para cursos de qualificação profissional, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja FIC). As oportunidades são para candidatos com idade mínima de 18 anos, que tenham concluído o 9º ano (antiga 8 série) ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental ou equivalente. 

Ao todo, são ofertadas 100 vagas, distribuídas nas seguintes áreas: Eletricista Predial (35 vagas), Mestre de Obras (33 vagas) e Operador de Computador (32 vagas). Totalmente gratuitos e com duração de 2 anos, os cursos possibilitam a formação do Ensino Médio juntamente com a qualificação profissional em uma das áreas. ..

Estudantes da rede municipal de Petrolina são premiados por desempenho na OBMEP

Um total de 58 estudantes da rede municipal de ensino de Petrolina foram destaques pelo ótimo resultado conquistado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2021. Em sua 16ª edição, a OBMEP divulgou esta semana a lista de alunos premiados na avaliação, que reuniu 17,7 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. A Prefeitura de Petrolina, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, irá realizar de forma simbólica, no mês de fevereiro, a cerimônia de premiação em uma data que ainda será definida.

A Rede Municipal de Ensino totalizou seis medalhas recebidas, sendo duas de prata e quatro de bronze, e 52 menções honrosas. Os estudantes André Luiz Nogueira Amorim, da Escola Municipal José Cícero, e Rebeka Amorim Ferreira, da Escola Municipal Eduardo de Sousa, conquistaram medalhas de prata. Já os ganhadores da medalha de bronze são os alunos: Juan Pablo Barbosa, da Escola Paulo Freire; Allan Santana, da Escola Olavo Bilac; Mateus Gilsivan, da Escola Santa Terezinha, e o aluno José Augusto Coelho De Amorim, da Escola João Rodrigues de Macêdo. ..

Vestibular 2022.1: Facape oferece quase 60 vagas para bolsistas com até 100% de desconto

A Faculdade de Petrolina (Facape) abre nesta quarta-feira (19), AS inscrições para a 3ª etapa do vestibular 2022.1 para bolsistas. As inscrições no vestibular podem ser feitas pela Internet no site: www.facape.br/vestibular. A taxa de inscrição é de valor único de R$ 20.

São 59 bolsas com até 100% de desconto nas mensalidades. Estão sendo ofertadas vagas para os cursos de  Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comércio Exterior, Direito, Economia, Gestão da Tecnologia da Informação e Serviço Social...

Prefeitura de Juazeiro divulga resultado da pré-matrícula online dos alunos da Educação Infantil na rede municipal

A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro informa que o resultado dos alunos inscritos na pré-matrícula online, para o segmento Educação Infantil, já está disponível no Portal da Educação Municipal - através do endereço eletrônico matricula.juazeiro.ba.gov.br -, onde os pais poderão ter acesso à lista dos contemplados com uma vaga na rede municipal de ensino. 

É importante lembrar que há, ainda, a necessidade de concluir o processo de matrícula presencialmente nas escolas, conforme dia e horários agendados, respeitando todas as normas sanitárias contra a pandemia do Covid-19...

Prefeitura de Juazeiro alerta sobre prazo para entrega de documentos para confirmação de matrícula na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), alerta aos pais e responsáveis que fiquem atentos ao prazo para confirmação de matrículas dos alunos da Educação Infantil, Pré-Escola, Ensino Fundamental e EJA, na rede municipal de ensino.

O procedimento para os grupos Pré-Escola, Ensino Fundamental e EJA iniciou nesta segunda-feira (17) e segue até o dia 21 de fevereiro. Já para os alunos da Educação Infantil (creche), a data de início será na quarta-feira (19) e seguirá até o dia 21 de janeiro. ..

Secretaria de Educação de Petrolina oferece mais de 10 mil vagas remanescentes na rede

Pais e responsáveis que ainda não matricularam os filhos na rede municipal de ensino de Petrolina terão mais uma oportunidade para garantir a vaga. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, abriu o período para solicitação de vagas remanescentes, que são aquelas que não foram preenchidas nos processos anteriores da matrícula online.

Para fazer a matrícula e garantir a vaga, os pais ou responsável pelo estudante devem comparecer presencialmente na unidade de interesse até o dia 28 de janeiro, com os documentos necessários. Serão ofertadas mais de 10 mil vagas remanescentes, para todas as modalidades de ensino: Educação Infantil (Cmeis), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)...

Programa Escola Verde, da Univasf, abre inscrições para minicurso de Educação Ambiental Interdisciplinar

Capacitar professores da educação básica e estudantes universitários em temas socioambientais atuais e relevantes. Este é o objetivo do XVIII Minicurso de Educação Ambiental Interdisciplinar (MEAI), que irá acontecer no período de 31 de janeiro a 5 de fevereiro. O evento, que é organizado pelo Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove a interdisciplinaridade dos temas tratados e instiga a responsabilidade ambiental dos participantes. As aulas do minicurso serão transmitidas pelo Canal do Programa Escola Verde no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 25 de janeiro. 

Para efetuar a inscrição, o interessado deve preencher o formulário eletrônico através desse link. O minicurso irá ofertar 14 aulas, cada uma ministrada por um professor da Univasf ou da Faculdade de Petrolina (Facape). O evento ocorrerá no turno noturno das 18h às 21h50 e na manhã e tarde do dia 5 de fevereiro. As aulas do XVIII MEAI irão abordar diferentes temáticas ambientais, como Saúde Ambiental, Interdisciplinaridade e Sustentabilidade, Segurança Alimentar, Marketing Ambiental, Bioconstrução e muito mais. ..

Mais de 500 vagas estão disponíveis para as matrículas do Nova Semente em Petrolina

Dando continuidade ao calendário de matrículas da rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Petrolina deu início ao período de matrículas do Programa Nova Semente, para o ano letivo 2022. Ao todo, serão ofertadas mais de 500 vagas nas 79 unidades da sede e interior do município.

O Programa Nova Semente contempla crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses e mantém o atendimento gratuito, qualitativo e integral desde 2017. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos, porque a matrícula para esse grupo será feita de forma presencial nas próprias Instituições de Ensino, até o dia 14 de janeiro (ou até quando houver vaga)...

Entrega de documentos para confirmação de matrículas de alunos veteranos na rede municipal de Juazeiro seguem até 14 de janeiro

Responsáveis por alunos veteranos na rede municipal de ensino de Juazeiro (Infantil V ou 5° ano do Fundamental), que realizaram as matrículas on-line no período de 05 a 07 de janeiro, devem ficar atentos ao período de entrega da documentação comprobatória para validação da matrícula 2022.

O procedimento para esse grupo iniciou nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 14 de janeiro, de forma presencial nas escolas, conforme data e horário agendados pelo Portal da Educação Municipal, para cada responsável legal pelo estudante, como medida preventiva ao coronavírus...

Governo da Bahia disponibiliza novo crédito do Bolsa Presença para as famílias dos estudantes

O Governo do Estado disponibilizou, nesta segunda-feira (10), novo crédito do Programa Bolsa Presença, que destina R$ 150 por mês para as famílias dos estudantes da rede estadual de ensino, cadastradas no CadÚnico e em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Esta foi a nona parcela do programa, que atende 370 mil famílias e 420 mil estudantes. Já foram investidos, até o momento, cerca de R$ 390 milhões na iniciativa.

O Bolsa Presença faz parte do Programa Estado Solidário e tem o objetivo de estimular a permanência no processo de aprendizagem escolar dos estudantes da rede estadual, considerando as especificidades da educação contextualizada e inclusiva. A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar onde o aluno esteja matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico...

Matrícula para alunos novatos começa nesta terça-feira (11) na rede municipal de Sento-Sé

Dando continuidade ao calendário de matrículas 2022 a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) inicia nesta terça-feira (11) a matrícula para alunos novatos na rede municipal de ensino. O calendário iniciado na semana anterior, com a matrícula de alunos da casa, segue até o dia 04 de fevereiro.

"Convocamos todos os pais de alunos da rede, que ainda não efetuaram a rematrícula, para comparecerem até a unidade escolar e efetuar a matrícula de seus filhos. Nesta terça-feira a matrícula será apenas para os novatos e a partir do dia 12 seguem para novatos e da casa até o dia 04 de fevereiro", destaca o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro...

Pré-matrículas para novos alunos na rede municipal de Juazeiro começam nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira (10) e seguem até o dia 19 de janeiro, as pré-matrículas para ingresso de novos alunos na rede municipal de ensino de Juazeiro, de acordo com cada segmento atendido pelo município.

O procedimento é realizado através da internet e para efetuá-lo, os responsáveis legais deverão acessar o Portal da Educação Municipal, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), através do endereço eletrônico matricula.juazeiro.ba.gov.br...

Artigo - Ensino no Brasil: para que serve o Conselho Estadual de Educação?

A crise do sistema educacional brasileiro é um problema pautado há décadas por especialistas em Educação. Embora muito se fale sobre os entraves educacionais e a necessidade de novas políticas públicas, pouco se discute sobre a eficiência e função das políticas educacionais já existentes.

No estudo “Conselhos Estaduais de Educação, origem e função política”, as pesquisadoras Sueli Karaunskas e Dulcilene Nascimento, da Logos University International, discorrem sobre a efetividade e papel social deste órgão. ..

Fundeb 70: Prefeitura de Petrolina paga 2° parcela do benefício no valor de mais de R$ 26 milhões

Em respeito aos profissionais e honrando seu compromisso com a educação do município, a Prefeitura de Petrolina realiza nesta quinta-feira (6), o pagamento da 2ª parcela de rateio dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. O pagamento do abono será realizado conforme a Lei Municipal 3.477, de 30 de novembro de 2021, em consonância com a Lei Federal 14.113, de 25 de dezembro de 2020, recentemente alterada pela lei 14.276 de 27 de dezembro de 2021.

Mais de 6 mil servidores, em efetivo exercício na rede de ensino, receberão o benefício, orçado no valor de mais de R$ 26 milhões. O pagamento da segunda parcela será referente a 1,929% do salário do servidor do mês de novembro de 2021...

Rede municipal de ensino de Juazeiro terá novo currículo escolar adaptado à realidade local

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), já está se mobilizando para realizar atualização no currículo escolar da rede municipal de ensino. A nova proposta contemplará as atualizações a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), bem como, especificidades da cultura local. Nesta quinta-feira (06), a equipe técnica da Seduc e representantes da empresa que irá desenvolver o novo currículo de ensino básico, se reuniram para alinhamento das ações da nova proposta.

O objetivo é nortear as ações didáticas e pedagógicas dos professores da rede municipal, nos Segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, contemplando também a modalidade Educação de Jovens e Adultos (Eja). A construção do novo currículo será realizada com o auxílio de uma assessoria técnico-pedagógica de uma empresa especialista na área, de forma a garantir a contextualização da educação com a realidade do município e a cultura local, bem como atender as atualizações da BNCC...

Reitoras eleitas da UNEB tomam posse na Secretaria da Educação do Estado

A reitora eleita da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana dos Santos Marmori, e a vice-reitora, Dayse Lago de Miranda, tomaram posse nos seus respectivos cargos, para o quadriênio 2022-2025, ontem  quarta-feira (5), no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia em Salvador.

A cerimônia de posse, que também foi transmitida pelo canal do YouTube da TV UNEB, no endereço https://bit.ly/32V6PgJ, contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. ..

Prefeitura de Juazeiro diz que investirá quase R$ 600 mil, com recursos próprios, no pagamento da rescisão de contratos da educação

A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro disse que irá pagar nesta quarta-feira (05), a rescisão dos contratos de mais de 280 funcionários temporários, rescindidos nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2021. "A rescisão ocorreu em obediência a uma recomendação do Ministério Público da Bahia e serão investidos mais de R$ 590 mil, com recursos próprios do município, nos pagamentos, honrando os direitos dos colaboradores", diz o órgão.

Ainda segundo a Seduc, para suprir as vagas oriundas dos contratos rescindidos, o município está realizando a convocação de profissionais para a atuação na educação municipal, através de Processo Seletivo Simplificado (PSS) e por meio de contratação via terceirização...

Balanço: Prefeitura de Sobradinho destaca as principais ações da Educação em 2021

Dando continuidade ao plano de ação do projeto 'Nenhum a menos, Todos Conectados', os estudantes da rede municipal de ensino tiveram seu direito de acesso à educação garantido durante todo o ano de 2021.

Através da distribuição dos Kits Pedagógicos ou das aulas virtuais na Plataforma Tatauí-BA, as crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados nas instituições educacionais do município vivenciaram completamente as 800 horas exigidas pela lei 14.040...