RedeGN - Covid-19: Prefeitura de Sobradinho iniciou, nesta segunda-feira (17), a vacinação infantil

Covid-19: Prefeitura de Sobradinho iniciou, nesta segunda-feira (17), a vacinação infantil

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, deu mais um importante passo na luta contra à Covid-19. Nesta segunda-feira (17), foi iniciada, no Centro de Saúde, a vacinação de crianças de 05 a 11 anos de idade.

O município recebeu, neste domingo (16), a primeira remessa com 2.605 doses da vacina.

A imunização deste público acontece das 8h às 14h, começando por ordem regressiva de idade para crianças com 11 anos, e para os seguintes grupos prioritários: crianças com deficiência permanente e com comorbidades, mediante  apresentação de laudo médico ou cadastro com reavaliação médica do serviço de saúde do município, e crianças em situação de rua.

No ato da vacinação, as crianças devem apresentar CPF ou cartão SUS e cartão de vacina, estando acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja na companhia por outro responsável, o pai ou a mãe devem enviar por escrito uma autorização assinada.

A dosagem pediátrica é menor que a aplicada em adultos. O esquema vacinal será com duas doses de 0,2 ml, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

"Os imunizantes garantem que, ao entrar em contato com o agente infeccioso, a defesa do nosso corpo seja reativada por meio da memória do sistema imunológico, com a produção de anticorpos, limitando ou, como acontece na maioria das vezes, eliminando a ação inimiga antes que a doença se instale. Destaco que as crianças não vacinadas estão expostas ao vírus, com riscos de complicações e, consequentemente, hospitalização ou morte. Portanto, reforça-se a importância da vacinação de todas as crianças elegíveis para fornecer proteção individual e preservar a vida daquelas que ainda não entraram na faixa etária apta a receber o imunizante," esclareceu a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

Para o público de 12 anos ou mais, a vacinação continua também das 8h às 14h na Academia da Saúde e Ginásio de Esportes Francisco das Chagas Nery, no bairro São Francisco.

Ascom PMS