RedeGN - Secretaria de Saúde de Juazeiro dá dicas sobre cuidados com a alimentação e bebidas nas comemorações de São João

Secretaria de Saúde de Juazeiro dá dicas sobre cuidados com a alimentação e bebidas nas comemorações de São João

No período junino não há como resistir às delícias da culinária nordestina. E quanto ao consumo excessivo desses alimentos? O cardápio inclui várias iguarias à base de milho verde, leite condensado, açúcar, rapadura, amendoim, coco, entre outros ingredientes.

 Para a gerente de Assistência Nutricional da Secretaria Municipal Saúde (Sesau), Beatriz Lopes, a dica é manter as refeições equilibradas no dia a dia e deixar para comer os alimentos mais calóricos somente na hora das festas. "Antes das comemorações o ideal é comer uma salada verde ou uma sopa de legumes com baixas calorias. Assim, a fome ficará mais controlada. Em vez de comer uma porção de cada doce ou salgado, monte um prato com um pouco de cada alimento, mas tente apenas não repetir", alerta Beatriz.

 Consequências do abuso na alimentação:

Com o excesso na ingestão das comidas as consequências não demoram muito a aparecer. Um dos mais comuns é o desconforto gastrointestinal, similar a uma intoxicação alimentar, mas que não acontece apenas por ingestão de alimentos contaminados e sim por comer demais, especialmente pratos com muita gordura e açúcar. "É uma rejeição do corpo ao excesso de alimentos ingeridos e que ocasiona diarreia e cólicas, vômitos e má digestão", ressalta Beatriz.

 Mas algumas recomendações são válidas para tentar prevenir os casos de intoxicação. Confira:

 - Em tempos de pandemia, use luvas para pegar pratos e talheres;

- Lave bem as mãos antes das refeições ou de lidar com alimentos;

- Evite comer carne crua e mal passada qualquer que seja sua procedência, especialmente a carne e os miúdos de frango.

 Bebidas: O licor não pode faltar nas festas desse período. Além de doce, a bebida contém álcool e qualquer quantidade ingerida pede hidratação. ''Hidratar é fundamental. O consumo de água,  sucos e água de coco deve fazer parte de toda a comemoração", finaliza.

Maria Lima – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde de Juazeiro