RedeGN - Metereologia prevê chuvas em alguns estados do Nordeste até esta sexta, 27

Metereologia prevê chuvas em alguns estados do Nordeste até esta sexta, 27

Muitas áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Nordeste do Brasil provocando muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. A primeira semana do outono tem sido marcada por eventos de chuva forte em vários estados nordestinos.

Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - entre 9 horas do dia 24 e 9 horas de 25 de março de 2020, o maior volume de chuva registrado no Brasil foi em Crateús, no Ceará, que acumulou 121,8 mm.

Este volume de chuva é considerado tecnicamente muito elevado e, para a região de Crateús, representa quase toda a média de chuva normal para um mês de março que é de aproximadamente 184 mm (INMET 1981-2010)

Os estados de Pernambuco, Maranhão, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte registraram volumes de chuva acima de 50 mm neste período de 24 horas.

A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ajuda a manter as áreas de instabilidade sobre o Nordeste nos próximos dias.

Até a sexta-feira, 27 de março, o sul da Bahia vai secando e as fica sem chuva. Mas as outras áreas do Nordeste vão continuar tendo muita nebulosidade e condições para pancadas de chuva, que podem ser moderadas a fortes.

No próximo fim de semana, uma massa de ar seco começa a se expandir sobre a Bahia e as condições para chuva diminuem neste estado.

Ascom Climatempo