RedeGN - Imprimir Matéria

Metereologia prevê chuvas em alguns estados do Nordeste até esta sexta, 27

26 de Mar / 2020 às 06h00 | Variadas

Muitas áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Nordeste do Brasil provocando muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. A primeira semana do outono tem sido marcada por eventos de chuva forte em vários estados nordestinos.

Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - entre 9 horas do dia 24 e 9 horas de 25 de março de 2020, o maior volume de chuva registrado no Brasil foi em Crateús, no Ceará, que acumulou 121,8 mm.

Este volume de chuva é considerado tecnicamente muito elevado e, para a região de Crateús, representa quase toda a média de chuva normal para um mês de março que é de aproximadamente 184 mm (INMET 1981-2010)

Os estados de Pernambuco, Maranhão, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte registraram volumes de chuva acima de 50 mm neste período de 24 horas.

A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ajuda a manter as áreas de instabilidade sobre o Nordeste nos próximos dias.

Até a sexta-feira, 27 de março, o sul da Bahia vai secando e as fica sem chuva. Mas as outras áreas do Nordeste vão continuar tendo muita nebulosidade e condições para pancadas de chuva, que podem ser moderadas a fortes.

No próximo fim de semana, uma massa de ar seco começa a se expandir sobre a Bahia e as condições para chuva diminuem neste estado.

Ascom Climatempo

© Copyright RedeGN. 2009 - 2020. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.