RedeGN - SEMAURB intensifica fiscalizações durante o fim de semana em Juazeiro 

SEMAURB intensifica fiscalizações durante o fim de semana em Juazeiro 

 
Durante o último final de semana (11 e 12 de outubro ) a Secretaria  de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (SEMAURB) realizou apreensão de animais de grande porte que circulam pela cidade, notificou comerciantes  que estavam  em uso de solo em local impróprio e averiguou, junto à Polícia Militar e Guarda Municipal, denúncia sobre poluição sonora. 

A notificação foi realizada por comercialização em local indevido onde não apresentava segurança para o comerciante nem para as pessoas que estavam no momento. A notificação foi aplicada no bairro Novo Encontro a comerciantes que utilizavam o canal coberto para uso e comercialização de produtos. A fiscalização orientou quanto à insegurança que o local oferece para tal uso. 

A secretaria ainda retirou das vias públicas animais de grande porte. O trabalho da SEMAURB tem base na Lei Complementar 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativo e descreve que fica a cargo da SEMAURB a apreensão de animais como caprinos, ovinos, equinos, suínos, bubalinos, bovinos e muar. Os animais apreendidos são direcionados ao curral municipal onde permanecem por até 72h. Após esse prazo os animais podem ser doados conforme registrado na lei. 

Com um cronograma de eventos autorizados pela secretaria, a fiscalização esteve durante o fim de semana no Distrito do Mandacaru I para checar denúncia sobre perturbação do sossego em um estabelecimento. A ação contou com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar da Bahia, durante a visita não foi constatada nenhuma irregularidade, mas os fiscais orientaram os responsáveis quanto às normas da lei.

De acordo com o secretário Jadson Barros “o trabalho tem como objetivo resguardar a segurança dos pedestres e transeuntes na cidade com relação aos espaços públicos no uso de alguma atividade remunerada. Estamos trabalhando também quanto à apreensão de animais e solicitamos aos responsáveis por animais de grande porte que não os deixem em logradouros públicos. Estamos ativos e solícitos às demandas que chegam diariamente na secretaria” descreveu. 

Para denúncia a população pode ligar para o 3612 3581 ou se dirigir à SEMAURB que fica na Rua Oscar Ribeiro s/n, Centro. Sobre poluição sonora aos finais de semana os munícipes podem acionar a PM-BA através do 190.

Débora Sousa/SEMAURB