RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Alexandre de Moraes - Presidente do TSE

 "A intervenção da Justiça Eleitoral será mínima, porém célere, firme e implacável no sentido de coibir práticas abusivas"

Recado do Ministro Alexandre de Moraes durante discurso de posse como presidente do TSE, na terça (16)

Outras Notícias

Ministério da Justiça e SDH assinam acordo para identificar ossadas de desaparecidos políticos

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto e o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em atuação conjunta com a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, assinaram nesta terça-feira (13), acordo de cooperação para fomentar os trabalhos de localização e identificação dos desaparecidos durante a ditadura militar no país.

O acordo permitirá a cooperação mútua  e o intercâmbio de ações para localizar e identificar os restos mortais de pessoas desaparecidas por motivos políticos no período entre 1961 a 1988, conforme definido pela Lei 9.140, de 4 de dezembro de 1995...

Fonte: MJ Foto: Isaac Amorim

Reunião discute Empreendedorismo Individual

O prefeito Isaac Carvalho recebeu nesta terça-feira (13) em seu gabinete no Paço Municipal o superintendente do SEBRAE na Bahia, Edival Passos. Em pauta, o fortalecimento do empreendedorismo individual na cidade através de convênio entre o órgão e o município. Através do convênio, o SEBRAE vai capacitar agentes municipais sobre a legislação, ampliar a divulgação para formalização, disponibilizar material de apoio e ajudar no monitoramento das ações no município, em contrapartida, e de acordo com o prefeito Isaac Carvalho, Juazeiro vai se empenhar em registrar 1400 empreendedores, até o fim do ano. “A prefeitura vai disponibilizar pessoal de atendimento na sede da administração e nos CRAS – Centros de Referência e Atenção Social, instalados em cinco bairros da cidade, além de outros pontos”, afirmou o prefeito.

Segundo dados do SEBRAE, Juazeiro já formalizou mais de seiscentos trabalhadores garantindo benefícios previdenciários e outras vantagens previstas com a Lei do Empreendedor Individual. “Mais do que uma simples legalização, é um resgate da cidadania dessas pessoas empreendedoras, proativas, que assumem riscos no mercado de trabalho”, ressaltou o superintendente Edival Passos. Também participaram da reunião a coordenadora regional do SEBRAE, Jussara Oliveira, o Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Neiva, o assessor de Relações Institucionais, Fernando Dantas e a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Maria José. ..

Jovem é detido por porte ilegal de arma de fogo em Senhor do Bonfim

Informações do Comando de Policiamento Regional Norte, dão conta de que nesta terça-feira dia 13, por volta das 00h10, na Av. do Contorno, cidade de Senhor do Bonfim, foi preso por porte ilegal de arma de fogo, o jovem DARLON EVANGELISTA FERNANDES, 21 anos.

O acusado foi ao Posto Cidade abastecer o veículo Gol, cor preta, quatro portas, placa policial JMN 2934 Sr. do Bonfim-BA, e não pagou ao frentista que ligou para a central da PM. Em seguida foi deslocada uma guarnição da CETO que encontrou o veículo trafegando nas proximidades da Praça Nova do Congresso. O condutor ao avistar a viatura evadiu-se em alta velocidade, sendo alcançado e abordado na Av. do Contorno.

Com o mesmo foi encontrado revólver marca Taurus, calibre 32 nº 452112, com seis cartuchos. No interior do veículo foram localizados um brucutu, um facão tramontina com aproximadamente 40 cm de lâmina, cinqüenta e seis Cds, R$ 40,00(quarenta Reais), quatorze unidades de creme dental e dois rolos de papel adesivo...

Fonte: Cel PM Everaldo Mendes Comandante do CPRN

COLIGAÇÕES PEDEM IMPUGNAÇÃO DE OTTO E PETISTAS

As coligações lideradas pelo candidato ao governo da Bahia pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, protocolou na Justiça Eleitoral pedido de impugnações de cinco candidatos ligados à chapa petista. São eles: o postulante a vice Otto Alencar (PP), Joseph Bandeira e Geraldo Simões, para deputados federais, e ainda os que tentam vagas na Assembleia Legislativa, Frei Dilson Santiago e Carlos Brasileiro (os quatro do PT). O pedido de derrubada da candidatura de Otto é referente ao caso da dupla filiação (ele saiu do PR e migrou para o PP). No caso do Frei Dílson, o pedido foi feito para que este seja inserido nas diretrizes da lei “Ficha Limpa”. Quanto aos federais Simões e Brasileiro, a coligação pede o enquadramento de ambos pelo fato de terem contas rejeitadas nos tribunais de contas da União e do Estado. ..

BN

FACAPE divulga novo Edital para processo de transferência interna e externa

A Faculdade de Ciências Aplicas e Sociais de Petrolina – FACAPE divulgou o Novo Edital para o processo seletivo de transferência interna e externa. Os interessados têm até sexta-feira (16) para realizar as inscrições. O processo disponibilizará 46 vagas para transferência interna e 107 para transferência externa em todos os cursos da Instituição. Os alunos que realizarão transferência interna devem está regularmente matriculado na FACAPE ou com  a matrícula  trancada  há  no máximo dois anos. E para transferência externa, os estudantes devem está regularmente matriculado ou com matrícula trancada há  no  máximo  dois  anos  em  curso  de  graduação  em  outra  IES e deve ter concluído no mínimo um período letivo. A prova acontecerá no dia 20 de Julho de 2010 no Campus da FACAPE e terá duração de três horas. O resultado será divulgado no sai 26 de Julho de 2010. O edital do processo está disponível na página da FACAPE: www.facape.br ..

Thirza Santos Ascom Facape

Maquete do Antigo Cais marca aniversário de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, mediante ação da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA), programou diversas atividades artísticas que serão realizadas na Casa do Artesão, para juntamente com a população comemorar os 132 anos de Emancipação Política do Município. 

O evento terá início com a inauguração da Maquete do Antigo Cais, cujo principal objetivo é resgatar a memória cultural da cidade. Idealizada pelo artesão juazeirense Rogaciano Moraes Cadidé (72), com o incentivo da SECETLA, a obra ficará em permanente exposição na área externa da Casa. Para o artista, que se inspirou nas lembranças de infância quando se debruçava no cais para ver os vapores passar, “esse trabalho tem o intuito de homenagear a vida dos ribeirinhos, matando a saudade das pessoas mais antigas e dando oportunidade para as novas gerações conhecerem a nossa história”, enfatizou Rogaciano...

Por Luiz Hélio/SECETLA

Seihasp promove Limpeza do Parque Lagoa de Calú

A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp) iniciou nesta segunda-feira (12) o serviço de limpeza na lagoa do Parque de Calú, localizado nas proximidades da rotatória do bairro Lomanto Júnior. A vegetação que domina o local, também conhecida como “Taboa”, está sendo podada pela equipe de Serviços Públicos da secretaria que vai executar também serviços de roçagem e limpeza do Parque. Além de manter a beleza do local, a medida tem o objetivo de amenizar os transtornos da população que mora e circula nas proximidades do Parque por conta das muriçocas. ..

Michele Gomes-Seihasp

Secretário de saúde de Pernambuco avalia positivamente gestão do HDM

O secretário de saúde de Pernambuco, Frederico Amâncio, visitou na tarde desta terça-feira (13), o Hospital Dom Malan. Pouco mais de dois meses após o estado assumir a administração do hospital, o secretário já pôde constatar os avanços da gestão IMIP Hospitalar, com mais de 10mil atendimentos nas emergências da unidade, além de 936 partos realizados.

Acompanhado do presidente do IMIP, Antonio Carlos Figueira e do superintendente do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques, Frederico Amâncio percorreu alas e enfermarias da unidade. Visitou ainda as obras de reforma do ambulatório que vai oferecer diversas especialidades médicas a comunidade. “Podemos verificar durante a visita que temos diversas áreas em funcionamento e uma produção bem maior do que quando iniciamos. Acreditamos que com as reformas já iniciadas e os equipamentos que estão chegando, estamos com uma programação crescente de melhorias que só vem a beneficiar a população”, frisou o secretário.

O IMIP Hospitalar ampliou o atendimento através da manutenção de escalas completas com três médicos pediatras e quatro obstetras de plantão. No berçário ( unidade de tratamento semi-intensivo) em apenas dois meses foram registrados 192 admissões de recém nascidos e na UTI infantil 35 admissões. Setores de apoio ao diagnóstico também tiveram números expressivos, foram realizados mais de 15mil exames laboratoriais, 1.400exames de radiologia e 715 ultrassonografias...

Jucianna Kelly Terto Ascom HDM

ESPAÇO DO LEITOR (A): Fonte Nova ou Lulão?

Prezado Geraldo,

Em recente entrevista no Balanço Geral da TV Itapoan, apresentado pelo comunicador Raimundo Varela, o governador Jaques Wagner lançou uma proposta de mudança do nome do estádio pertencente ao governo do estado em Salvador de Fonte Nova para Luiz Inácio Lula da Silva ou simplesmente Lulão, uma homenagem ao presidente que conseguiu trazer a copa do mundo de 2014 para o Brasil. Hoje no Programa Sem Fronteiras a noticia voltou a tona no editorial...

Hospital Regional comemora “Um ano na praça”

Para celebrar um ano sob a gestão do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, o Hospital Regional de Juazeiro – HRJ, ofereceu na manhã desta terça-feira (13), na Praça da Misericórdia diversos serviços de saúde à população. Denominado “Um ano na praça”, o evento disponibilizou teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientação nutricional. Durante toda a manhã foram realizados mais de 200 atendimentos. “Gostei de encontrar esses atendimentos aqui. Às vezes a gente não tem tempo de se cuidar, não sabe se a pressão está boa ou se é diabético”, comentou o agricultor Inácio Pereira. 

Durante o evento uma assistente social tirou dúvidas da população sobre os serviços oferecidos na unidade hospitalar que atende Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentou um balanço das atividades. “Eu não sabia que os médicos dos postos de saúde podiam mandar a gente se consultar no Regional com o especialista certo. Foi bom vir aqui na praça porque também fiquei sabendo que tipo de doença pode ser cuidada lá (no HRJ)”, disse a comerciária Ivanildes Soares Cruz, que também aproveitou a hora de folga para aferir a pressão. ..

Ascom HRJ

Diário da Região Online: Um ano no ar.

 

A versão online do Diário da Região comemora hoje, 13 de julho, um ano de atividades.

Desde o lançamento em julho do ano passado no Armazém Café, o noticioso mais antigo de Juazeiro ainda em atividade, tem se modernizado, acompanhando as novas tendências nesse complicado mercado da comunicação...

FALTA TUDO AO BRASIL PARA COPA DE 2014

De acordo com a entidade máxima do futebol mundial, a Fifa, falta tudo ainda no Brasil  para organizar o Mundial de 2014 em quatro anos. A entidade deixou claro que, com o fim da Copa de 2010, passará a pressionar o Brasil para acelerar as obras. Questionado se existiam problemas do Brasil para a Copa, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, admitiu que sim. A lista do cartola, na realidade, é longa e complexa. "Precisamos construir estádios, estradas, o sistema de telecomunicações, aeroportos e ver se há mesmo a capacidade suficiente em hotéis", disse Valcke. O recado da entidade é de que nada está em dia. Não há nem uma definição de onde ocorrerão os jogos de abertura e semifinais, como será a infra-estrutura, quais aeroportos serão usados e nem sobre garantias financeiras. Um membro do Comitê Executivo da Fifa admitiu ao jornal Estado de S. Paulo que, se o Brasil não tivesse concorrido sozinho para sediar a Copa, não teria levado diante da falta de planejamento. ..

Empresários de Juazeiro e região aprendem como vender para órgãos públicos

O município de Juazeiro é um dos que integram a rede estadual onde haverá licitações exclusivas para micro e pequenas empresas, fornecedoras de produtos e serviços para o governo do estado da Bahia. Até o fim do ano, mais de 40 certames exclusivos para MPEs serão realizados em dez regiões baianas, atendendo às exigências da Lei 11.619/20099 (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa na BA), que prioriza as MPEs para compras de até 80 mil reais. As aquisições públicas do governo do estado devem somar cerca de meio bilhão de reais.

No início desta semana, a Secretaria de Administração do Governo do Estado em parceria com o Sebrae, esta promovendo um workshop, em Juazeiro, sobre compras governamentais, informando empresários sobre as condições de venda de produtos e serviços. O empresário Eraldo Pereira da Silva é dono da PeA Produtos Químicos, uma empresa de fabricação e distribuição de produtos de limpeza domiciliar, hospitalar e automotiva. Eraldo é um dos interessados em vender para órgãos do governo estadual. “É uma boa expectativa de aumentar o faturamento da minha empresa, que atua na região há sete anos”, disse o empresário.

Durante a abertura do workshop, nesta segunda, 12, foi lançado o calendário de licitações exclusivas para as MPEs. As três primeiras acontecem nos dias 19 e 20 de julho, para as regionais de Juazeiro e Senhor do Bonfim e devem solicitar produtos de limpeza e alimentos. O proprietário do Hotel Rio Sol, localizado no centro de Juazeiro, também participa do workshop, esperando ampliar a oferta de serviços do estabelecimento. “Atualmente, só tenho contrato com a secretaria municipal de saúde e sei que o estado precisa de serviços de hotelaria devido ao grande número de eventos realizados aqui no norte do estado. Quero saber as condições para participar dessas licitações”, enfatizou o empresário Rodrigo Guerra. ..

fonte: Agência de Notícias Sebrae/BA Por Juliana Moura

Outra amante do goleiro Bruno desaparece

Procura-se uma mulher loira, que atende pelo nome de Fernanda Sales e é, também, ex-amante do goleiro Bruno, preso em Belo Horizonte. Fernanda, que teria sido vista várias vezes com o atleta, tem seu paradeiro desconhecido há pelo menos uma semana, de acordo com o jornal carioca O Dia.

Segundoos vizinhos, a moça deixou o apartamento, no Conjunto Residencial Visconde de Araguaia, em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do Rio, com o filho adolescente, mas deixou todos os pertences no imóvel. Fernanda também é suspeita de ter ajudado Bruno a deixar sua mansão, no Gol vermelho dela...

Correio

Juazeiro recebe mais uma ambulância

No mês em que o Hospital Regional completa 1 ano de reinaugurado, Juazeiro recebe de presente do Governo do Estado mais uma ambulância para reforçar a frota que atende a população usuária do SUS na cidade. O anúncio da entrega foi realizado na manhã desta terça-feira (13), durante visita do secretário estadual da saúde, Jorge Solla, a unidade hospitalar. A ocasião contou também com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, do secretário municipal da saúde, Ubiratan Pedrosa e equipes do governo municipal e do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, gestor do Regional.
 
“A ambulância foi viabilizada desde junho para ser destinada a Juazeiro. Já são 400 veículos entregues na Bahia para apoiar o deslocamento dos pacientes e garantir mais eficiência e agilidade nos atendimentos”, garantiu o secretário estadual da saúde, Jorge Solla. Durante o último ano, o SAMU/192 de Juazeiro adquiriu duas ambulâncias com recurso municipal e uma foi viabilizada pelo estado. Com esta nova ambulância, a frota que está a serviço da população da sede e interior aumenta para 12 veículos.
 
“Vamos permanecer neste esforço conjunto em alcançar uma saúde de qualidade para Juazeiro e melhorar os atendimentos dados à população. A recuperação da Santa Casa já está em andamento e até o final de julho será inaugurada como Centro de Especialidades Médicas, com novos serviços e atendimentos mais humanizados. Brevemente também será implantada uma maternidade municipal e um Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher na nossa cidade”, destacou o prefeito Isaac Carvalho. ..

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU (Prefeitura Municipal de Juazeiro)

SERRA: ‘DILMA É MAIS FRACA QUE PT’

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, avalia que sua principal adversária, a petista Dilma Rousseff, é "mais fraca do que o PT" e que, em uma eventual vitória dela, quem comandaria o governo Federal seria "o PT com suas contradições". "Lula é mais forte do que o PT. Dilma é mais fraca do que o PT. Se ela ganhasse, quem iria estar por cima era o PT, com todas aquelas contradições, todas aquelas dificuldades que sempre enfraquecem um presidente (...) O Lula foi fundador [do PT], é um homem mais forte. No caso [da Dilma], ela é mais fraca", afirmou. "Mas a opção brasileira não vai ser essa, com toda a franqueza e modéstia, se me permite." A declaração de Serra foi dada nesta segunda-feira (12), durante gravação, em Belo Horizonte, para a rádio Itatiaia. Informações da Folha. ..

BN

Trânsito será alterado durante comemorações de aniversário de Juazeiro

A Secretaria de Defesa Social (SDS) através da Gerência de Trânsito informa que em virtude das comemorações do aniversário de Juazeiro haverá modificações no itinerário dos coletivos e algumas interdições nas ruas da cidade.

Amanhã (14) a partir das 18h o trânsito será interrompido na Praça da Imaculada Conceição nos dois sentidos; na Avenida Carmela Dutra (na orla, próximo a João Freitas); na Praça Cordeiro de Miranda no sentido orla; na Rua Conselheiro Saraiva e na Travessa Lauro de Freitas, atrás do Paço Municipal. Na quinta-feira (15) essas interdições acontecem a partir das 7h.

O itinerário do transporte coletivo será modificado apenas no sentido bairro/centro a partir das 18h de quarta-feira (14) quando os ônibus não passarão pela orla e farão um desvio pela Rua Oscar Ribeiro. O roteiro dos coletivos e o trânsito serão normalizados na sexta-feira (16) pela manhã.  ..

Juazeiro fortalece ação contra a dengue no interior

Nesta quarta-feira (14/07), a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) intensificará o trabalho de prevenção da dengue no interior. A ação de promoção à saúde, que acontece no distrito de Massaroca, será fortalecida em conjunto pela Equipe de Saúde da Família (ESF) da unidade da localidade e profissionais do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom) que promoverão palestras educativas, rodas de conversas, exibições de vídeos e peças teatrais como forma de chamar atenção da comunidade para o problema. O evento vai acontecer das 8h às 22h, na escola Altanila Luiz Araújo, dando prosseguimento às atividades do Plano Operativo contra a Dengue, colocadas em prática desde o ano passado (2009).
  ..

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU (Prefeitura Municipal de Juazeiro)

ACM NETO: ‘GEDDEL PINTA MURO SEM AUTORIZAÇÃO’

O deputado federal ACM Neto (DEM), em seu Twitter, acusou o candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, de pichar muros de imóveis particulares com campanha eleitoral sem a autorização dos proprietários, como rege a Legislação eleitoral. “Coisa feia. Geddel pinta muro sem autorização e passa por cima dos adversários. E dos aliados tb.”, alfineta. A pichação ilegal “passa por cima” de aliados porque o prefeito João Henrique (PMDB) editou um decreto para reiterar a fiscalização contra a pichação ilegal nas eleições, e chamou de “sujismundos” os políticos que cometem a infração. Geddel “passa por cima” dos adversários, no entendimento do parlamentar, por motivos óbvios, a tomada de vantagem indevida em processo eleitoral. ..

BN

Prefeitura busca parceria com o BNDES para setor educacional de Petrolina

Nesta terça-feira (13) o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio participou de uma reunião com representantes do BNDES para analisar a possibilidade de implantação de um Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) em Educação. Também estavam presentes na reunião os secretários de Educação, Célia Regina, de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Geraldo Junior, de Finanças, Alvanilson Pires, de Governo, Cleber Araújo e o controlador geral do município, Nadielson França.

A iniciativa, inédita no Brasil, tem como objetivo nuclear as escolas de Petrolina. A prefeitura mantém atualmente 120 escolas e anexos, com 35 mil alunos de ensino fundamental I e II. Segundo Julio Lóssio a ideia é manter 35 escolas com 1000 alunos cada e melhorar o atendimento. Já o BNDES e seus parceiros, o Banco Mundial e o International Finance Corporation (IFC), “desenvolverão o projeto que possibilitará a injeção de recursos do setor privado e a licitação de uma empresa para executar e gerir a parte operacional das escolas, quanto a secretaria de educação do município se concentrará no desenvolvimento pedagógico”, explicou o prefeito de Petrolina. ..

Ascom PMP

JORNAL DO BRASIL SAIRÁ DE CIRCULAÇÃO

O Jornal do Brasil, o mais importante do país na década de 80, sairá de circulação. O fato será anunciado nos próximos dias pelo atual arrendatário, o empresário baiano Nelson Tanure. Mas não quer dizer que o veículo deixará de existir. O JB funcionará no modelo online. O diretor-presidente do veículo, Pedro Grossi, disse que não fica mais na empresa, por considerar que essa mudança de perfil a razão pela qual foi contratado. ..

BN

Embrapa Semiárido realiza mais uma edição do curso para capacitação de técnicos em Produção Integrada

Procurando atingir a uma grande demanda pelo fato de que muitos não conseguiram fazer os treinamentos em edições anteriores,  por motivos de vaga limitada, a Embrapa Semiárido realiza mais um Curso de Capacitação de Técnicos em Produção Integrada - Uva. Além do público em geral, esse curso visa atender as solicitações de algumas empresas que pretendem capacitar seus técnicos em Produção Integrada de Uvas em decorrência da necessidade de certificação de suas áreas nesse e de outros sistemas de produção.

As atividades estão sendo programadas para os dias 14, 15 e 16 de julho de 2010. O curso será de extrema importância para a cadeia produtiva da uva de mesa, possibilitando a certificação de áreas de algumas empresas da região, o que inclui a exigência de “técnicos treinados e capacitados”, com a devida comprovação. Assim, interessados devem efetuar as inscrições no horário comercial no Escritório de Apoio da Embrapa Semi-Árido, localizado no Centro de Convenções "Senador Nilo Coelho", em Petrolina-PE. ..