RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Monumento ‘A Bíblia’ será instalado em Petrolina

Quem passar pela Avenida Clementino Coelho em Petrolina irá se deparar com o mais novo monumento que está sendo erguido na cidade: ‘A Bíblia’. Esculpida pelo artista plástico Lêdo Ivo, a obra tem como objetivo enviar uma mensagem de fé e paz através da simbologia do livro sagrado. Na obra, haverá um versículo do Velho Testamento que ainda está sendo decidido junto às representações evangélicas e católicas da cidade.

O prefeito Julio Lossio esteve visitando a obra, na manhã da última sexta-feira (02), juntamente com Lêdo Ivo. Ele considera que o monumento é uma forma de transmitir uma mensagem que contemple todas as religiões. “Este trecho está sendo ocupado com residências e também é bastante transitado por motoristas e pedestres, portanto pensamos em algo que transmita uma mensagem bonita, de paz, de proteção. Uma forma que encontramos para homenagear todos os cristãos”, disse...

Cíntia Sacramento Secom PMP

Imagem Peregrina de N. Sra. das Grotas vai para o interior de Juazeiro

A imagem peregrina de Nossa Senhora das Grotas está visitando a paróquia de Santa Teresinha, que tem sua igreja matriz localizada no bairro de Piranga, em Juazeiro. A peregrinação já acontece desde o dia 21 de fevereiro. E, durante esse final de semana, no dia 02 de março, a imagem peregrina visitou as comunidades de Carnaíba do Sertão, Carnaíba de Dentro, Altaneira e Carneiros, no interior da cidade. 
 
Já no último sábado (03), a imagem peregrina de Nossa Senhora das Grotas chegou à comunidade de Laginha, onde foi recepcionada com queima de fogos e com o canto de muitos benditos dedicados a Nossa Senhora. Houve ainda rezas do terço e do ofício de Nossa Senhora. Juntaram-se para homenagear Nossa Senhora das Grotas as comunidades de Lages e da Boa Esperança.

Assim, Nossa Senhora das Grotas proporciou grande alegria para parte do interior da paróquia que por hora visita. Reavivando a devoção daquele povo que é sinceramente grato por tão grande amor maternal. ..

Promotorias de Juazeiro, Serrinha e Itapetinga abrem seleção para estágio

As Promotorias de Justiça Regionais dos municípios de Itapetinga, Juazeiro e Serrinha abriram hoje, dia 05, concurso para o preenchimento de quatro vagas de estágio e cadastro reserva para estudantes do curso de Direito. Os editais foram publicados no Diário de Justiça Eletrônico, da última sexta-feira, dia 02. Para realizar a inscrição, o candidato deverá apresentar cópia autenticada do documento de identidade, duas fotos 3x4 iguais e recentes e comprovante de recolhimento autenticado pelo banco no valor de R$ 30,00, em nome do Ministério Público do Estado da Bahia (MP). Ao candidato inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), será concedida, isenção da taxa de inscrição.

Para concorrer às vagas, o candidato deverá estar cursando a partir do quinto semestre. Os estudantes de Direito serão submetidos à prova objetiva com 50 questões, sendo 39 de conhecimentos jurídicos (Direito Penal e Processual Penal, Civil e Processual Civil, Constitucional, Legislação Especial) e 11 questões de conhecimentos de língua portuguesa.

Juazeiro - As inscrições para a seleção da única vaga destinada à Promotoria de Justiça de Juazeiro poderão ser realizadas até 16 de março, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, na sede da Promotoria de Justiça, situada na Rua Cícero Feitosa, n°352, Edf. Maria Madalena, Alagadiço. As provas acontecerão no dia 23 de março (sexta-feira), das 8h às 11h, no Auditório Tadeu Severino Pires, localizado na Av. Edgar Chastinet, S/N, no bairro São Geraldo. Além de Juazeiro, o MP também destinou vagas para cadastro reserva para os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho. ..

Inscrições para aulas de hidroginástica em Juazeiro encerram nesta terça(06)

As inscrições para as aulas de hidroginástica do Programa de Atividades Físicas do município de Juazeiro encerram nesta terça-feira (06). Estão sendo oferecidas pela Secretaria da Saúde 40 novas vagas. Os interessados devem comparecer no Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), situado no Centro de Saúde III, bairro Angari, das 14h às 17h.

Para se inscrever é necessário fazer parte do Programa de Hipertensão e Diabetes da Unidade de Saúde da Família do seu bairro, sendo obrigatório levar o documento de identidade e o laudo médico comprovando ser portador de hipertensão, diabetes, obesidade ou doenças respiratórias...

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

Associações de produtores recebem ovinos e caprinos para melhoramento genético de rebanho

Proporcionar um rebanho de qualidade aos pequenos produtores do município é o objetivo do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina, em parceria com a Fundação Mais. Ontem (04), o prefeito Julio Lossio visitou as localidades de Uruás e Caititu, para entregar os primeiros animais do Programa aos representantes de 17 associações de pequenos produtores e agricultores.

Os carneiros da raça Dorper e os bodes da raça Boer foram emprestados às associações, para que a partir de um sistema de rodízio, os animais possam melhorar o rebanho de todos os pequenos produtores na área de atuação dessas associações, que serão responsáveis por manter o animal em boas condições de reprodução. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Fundação Mais acompanharão o desenvolvimento dos animais, através de visitas periódicas, realizadas por técnicos e por um veterinário...

Secom PMP

Morre nos Estados Unidos, sanfoneiro que foi atração da segunda edição do Festival da Sanfona

O artista Frank Marocco, que participou da segunda edição do Festival Internacional da Sanfona faleceu sábado nos Estados Unidos. O sanfoneiro Targino Gondim, curador do evento em que Frank se apresentou como convidado, lamentou profundamente a morte do amigo: " Perdemos, sem dúvida, um grande acordeonista!" disse Targino.

Sobre Frank Marocco..

Mortalidade materna cai 19% no Brasil em 2011

A presidente Dilma Rousseff anunciou uma queda de 19% na mortalidade materna no país em 2011, em comparação ao ano de 2010, e atribuiu os dados ao desempenho de projetos do governo que tratam da saúde da mulher, como a Rede Cegonha, criada há um ano para oferecer tratamento para mães e bebês. “A Rede Cegonha já chegou a quase 1,7 mil municípios brasileiros, em 23 estados, e vai alcançando mais de 900 mil gestantes”, afirmou a presidente nesta segunda-feira (5), durante o programa de rádio “Café com a presidenta”. Em abril, segundo Dilma, as gestantes receberão R$ 50 para pagar a passagem de ônibus e não perder as consultas do pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento e prevenção de câncer nas mulheres também foram citados pela presidente. Em 2011, segundo dados do governo, o SUS realizou 11,3 milhões de exames preventivos contra o câncer de colo de útero. “Também foram feitos mais 3,4 milhões mamografias, um aumento de 13% nesse tipo de exame em relação ao ano de 2010”, destacou. ..

BN

Penitentes de Juazeiro pode se tornar Patrimônio Imaterial da Bahia

A tradição secular dos Penitentes de Juazeiro, realizada a 111 anos na cidade de Juazeiro, a 500 km de Salvador, pode receber a chancela de manifestação cultural reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial da Bahia. Para isso, o primeiro passo é a criação de um dossiê que reúna documentos, entrevistas, imagens, dados técnicos e análises de especialistas para mostrar e comprovar a importância dessa manifestação cultural para o Estado.
 
Os trabalhos já estão sendo finalizados pela equipe multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) – integrada por sociólogos, historiadores, fotógrafos, videomakers, entre profissionais de outras áreas do conhecimento. Segundo o Gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC, Roberto Pellegrino, o bem cultural imaterial pode ser protegido pelos poderes públicos, sendo citado, inclusive, na Constituição Brasileira de 1988, no artigo 23, III. “O artigo faz ‘referência a identidade, a ação, a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade’ características que são imprescindíveis a uma nação”, explica Pellegrino.
 
Os trabalhos que o IPAC faz para produzir um dossiê incluem histórico da manifestação e da região com pesquisa qualitativa, estudos antropológicos e documentais, bibliografia, entrevistas com integrantes da manifestação e estudiosos, iconografia, estudos de economia da cultura e suportes físicos, como impressos e audiovisuais.
 
Após finalizado, o dossiê é enviado para a análise do Conselho Estadual de Cultura (CEC), que pode acatar ou não a sugestão de registro de bem intangível do IPAC. Depois, o processo segue para o secretário de Cultura e, por fim, chega ao governador, que terá a decisão final. Caso se decida pelo decreto, o bem imaterial é inscrito no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações da Bahia. Ao se tornar Patrimônio Imaterial, uma manifestação cultural passa a ter prioridade nas linhas de financiamento público, sejam elas municipais, estaduais, federais ou até internacionais.
 
Qualquer pessoa pode solicitar o registro de um bem imaterial, mas, terá muito mais respaldo, se mostrar a representatividade e importância que a comunidade confere àquela manifestação cultural. “Recebemos muitas demandas de registro das universidades, prefeituras, associações e outras representações da sociedade”, diz Pellegrino. Os interessados devem fazer um ofício esclarecendo o pleito endereçado ao diretor-geral do IPAC – dados no site www.ipac.ba.gov.br – reunindo o maior número possível de material sobre a manifestação.
 
No caso dos Penitentes de Juazeiro, o IPAC optou pela pesquisa qualitativa na caracterização de um conjunto de diferentes técnicas que permitiram a interpretação dos fenômenos, a atribuição de significados e possibilitaram descrever e decodificar que dão sentido ao objeto estudado. Também foi feito um corte temporal do final do século XIX aos dias atuais e corte espacial da cidade de Juazeiro e seu entorno. A legislação que rege o registro de bens culturais intangíveis é a lei estadual nº8895/2003 e regulamentação no Decreto nº10.039/2006. Pelo governo federal existe o Decreto nº3.551/2000. ..

Geraldo Moniz Ascom IPAC Fotos: Elias Mascarenhas

Agricultores ocupam sede da Codevasf em Petrolina

Agricultores e familiares reassentados nos Projetos de Irrigação de Itaparica dos estados de Pernambuco e Bahia ocuparam, na manhã desta segunda-feira (05), a sede da Codevasf, em Petrolina. Os cerca de sete mil manifestantes prometem permanecer no local até que sejam ouvidos pelo governo federal sobre a situação do reassentamento.

Eles pedem que o polo sindical dos trabalhadores rurais do submédio São Francisco seja o interlocutor legítimo do Reassentamento de Itaparica junto ao Governo Federal, Chesf e Codevasf, para a rediscussão do Programa de Transferência da gestão dos perímetros de Itaparica. Segundo os agricultores, o convênio que deve ser encerrado este mês, não teve muitas de suas ações previstas implementadas...

Comemoração do Dia Internacional das Mulheres na Fazenda Barro em Senhor do Bonfim

Os moradores da Fazenda Barro participarão nesta terça-feira, 8 de março, de evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento começará a partir das 8h, na sede da Associação Comunitária dos Moradores do Barro, próximo à escola municipal da localidade. Durante as comemorações serão oferecidos às mulheres diversos serviços, disponibilizados por Agentes Comunitários de Saúde do PSF de Missão do Sahy; pelo 6º BPM; Pastoral da Criança; Centro de Triagem e Acompanhamento (CTA); Centro de Referência da Mulher – Mãe Sulinha e Secretarias de Assistência Social (Semas), de Educação e Esporte (Semec) e Cultura (Secult). Palestras, sorteios de brindes e apresentações culturais com o Samba de Lata de Tijuaçu também congregarão o evento. ..

75ª CIPM prestigia posse do presidente reeleito da Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera

O Aspirante Bastos representando o Comandante da 75ª CIPM participou na noite da última sexta-feira (02), na Quadra poliesportiva, prestigiando a posse do presidente reeleito Geraldo Silva da Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera, prestando conta de suas atividades naquele Bairro e agradecendo o apoio recebido dos moradores e autoridades presentes.

Esteve presente, o Sr. Renato representando o Executivo, a Vereadora Jane representando o Legislativo, Sargento Bastos representando o Conselho Comunitário da área da 75ª CIPM dentre outras autoridades. Na oportunidade a o Aspirante Bastos falou da alegria de estar participando de um momento tão importante para o bairro, reafirmando o compromisso de melhor servir a esta comunidade e circunvizinhança...

Cisternas de plástico derretem ao sol

Roberto Malvezzi (Gogó)

As imagens, divulgadas pela ASACOM (Assessoria de Comunicação da ASA), são impressionantes. As cisternas de plástico, que o governo garantiu duração de 15 anos, não resistiram três meses sob o sol e as chuvas do sertão, particularmente em Cedro, Ceará.

..

Estudantes da UNEB realizam exposição sobre Mídia e Cultura do Vale do São Francisco

Os estudantes da disciplina de Mídia e Cultura, do curso de Comunicação Social – Jornalismo Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia irão promover a exposição “Mídia e Cultura: Quem se apropria de quem? Há perdedor, vencedor ou interdependência nessa relação?”, na próxima sexta-feira (09), no “Canto de Tudo” na UNEB, em Juazeiro (BA).

A exposição irá demonstrar a potencialização dessa estratégia complexa que suscita uma nova concepção na forma de criar, distribuir e multiplicar produtos culturais e midiáticos. O que se demonstra pertinente tendo em vista o estágio de maior aperfeiçoamento da Indústria Cultural ao longo dos últimos 70 anos, desde que os pesquisadores da Escola de Frankfurt iniciaram seus estudos sobre essa temática. Já do ponto de vista regional, essas reproduções estão em menor escala, e apontam para uma inter-relação midiático-cultural cujos resultados estão atrelados mais a fatores de ordem mercantil e mercadológica...

Por Ascom/Exposição

Preservação de raça e produção de carne é projeto da EBDA para a raça suína Piau

Visando a preservação da raça e o fomento da suinocultura direcionada a agricultura familiar, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), instalou, na Unidade de Execução de Pesquisa do Paraguaçú, da Gerência Regional de Itaberaba, um trabalho de pesquisa com suínos puro da raça Piau. Nessa atividade a empresa desenvolve trabalhos de melhoramento dos índices de produtividade e zootécnicos, com a introdução de uma raça nativa, reconhecidamente prolífera, rústica e precoce, com práticas de manejo racional e científico, socialmente apropriados à pequena produção.

Segundo o pesquisador e engenheiro agrônomo da empresa, Alberto de Almeida Alves, no Nordeste, especialmente no Estado da Bahia, apesar do maior retorno econômico com a produção de suínos tipo carne, usando raças exóticas, foi constatado que grande número de agricultores familiares criam suínos de raças nacionais, correspondendo a 90% do rebanho existente na região. Ele explica que apesar da preferência pelas raças nacionais, esse tipo de exploração apresenta baixos índices de produtividade, animais com grande porcentagem de gordura e abatidos, tradicionalmente, depois de prolongado período de recria e engorda, o que desvaloriza o produto...

Assimp/EBDA Foto: Heckel Junior

A UNIVASF E OS ARTISTAS REGIONAIS

Joselino de Oliveira..

APLB DE UAUÁ PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA SEDE DA APLB DE MACURURÉ

No último dia 28/02, o coordenador em exercício da APLB-Uauá, FRANCISCO (PROLEPSES), participou da inauguração da sede alugada da APLB de Macururé. Na oportunidade, PROLEPSES parabenizou a iniciativa e lembrou que o sindicato “é uma instituição formada por pessoas que precisam estar conscientes dos seus direitos para poder garanti-los”. Falou da importância dos profissionais em educação para o desenvolvimento do município e pediu que todos se unissem para que a categoria fosse contemplada com o Piso Salarial e com o Plano de Carreira decente. “Só dessa forma poderemos mudar a triste realidade, onde um professor ganha menos do piso e um pós-graduado menos que R$ 630,00 (segundo contracheques de professores e testemunho dos mesmos), deixando claro que a política que deve existir para categoria é a POLÍTICA EDUCACIONAL”, disse. O mesmo falou da ascensão da APLB-UAUÁ, e terminou afirmando que vê a APLB como uma grande família presente em todo estado da Bahia e, como tal, que a APLB-UAUÁ está cumprindo um principio básico: ajudar e cooperar quando solicitada. ..

EBDA participa da II Feira da Agricultura Familiar em Euclides da Cunha

Caprinovinocultura, Fruticultura e preservação do meio ambiente são as temáticas abordadas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado a Secretaria da Agricultura, na II Feira da Agricultura Familiar da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Baixas, intitulada como Agrobaixas 2012, que será concluída neste domingo (04), na própria fazenda, localizada no município de Euclides da Cunha.

Responsável pelo estande da caprinovinocultura, o engenheiro agrônomo da EBDA, Antônio Mendes, e chefe da Estação Experimental de Caprinos de Nova Soure, demonstra técnicas como as de ensilagem e fenação, e explica a diferença entre as duas tecnologias. “A silagem é realizada através do aproveitamento de restos de culturas tradicionais, como o milho e a parte aérea da mandioca, misturadas com sorgo, cana-de-açúcar e outras forrageiras, sendo que a planta teve ser utilizada in natura, o que conserva sua umidade. No caso da fenação, a forrageira é desidratada e depois compactada”, explicou o técnico...

EBDA/Assimp

Ameaçado de fechar, Aristides Maltez pode receber novas verbas federais

O Hospital Aristides Maltez, único especializado em tratamento de câncer pelo SUS na Bahia e que, segundo a direção, corre risco de fechar por falta de recursos municipais, pode ser adequado à Portaria 3.024, do Ministério da Saúde (MS), que prevê incremento de 20% no orçamento para os hospitais filantrópicos que atendem exclusivamente pelo serviço público. Para isso, o Ministério aguarda o envio da documentação pendente por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, segundo o órgão informou ao G1. ..

METAMORFOSE INUSITADA (Pedra virou vidraça!)

Não se faz necessário ser estrategista, tático ou mesmo oráculo da adivinhação, para se saber que o brado de revolta e resistência coletiva em nível nacional das coirmãs: Polícia Militar e Civil está perto de estalar no ar o dia “D”: Haverá uma Assembleia Geral Extraordinária, 16/03/2012, às 17h no âmbito da Polícia Civil de Pernambuco, por exemplo, data definida em um encontro nacional em Assembleia Geral, na capital da República, pela Confederação Brasileira de Policiais Civis – COBRAPOL, objetivando a paralisação nacional para o dia 16/02/2012, com vista aos vencimentos da Instituição.

Conversar com as duas forças é preciso! A PEC-300 é uma Cláusula Pétrea! Pretensão em que se encontrou imediatamente resistência do governador da Bahia. Os vencimentos da polícia de Brasília não devem ser superiores das demais coirmãs. A PEC-300 trará a equidade salarial, pois, o ofício nobilitante dos companheiros de Brasília é idêntico dos outros estados da federação onde todos fazem reinar a ordem, a tranquilidade pública e a segurança dos governadores. (Ubi eadem ratio, ibi eadem jus) (onde há a mesma razão, aplica-se o mesmo direito)...

Trânsito será interditado em algumas artérias para realização do Festival Internacional de Rua em Juazeiro

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) interdita hoje, a partir das 20hs, a Rua Alfredo Nunes, Bairro Coréia, para garantir amplo acesso e segurança aos interessados no Festival Internacional de Artistas de Rua, que acontece de hoje a domingo, em Juazeiro. A interdição na Alfredo Nunes será efetivada até a meia noite de hoje.

Amanhã, sábado (03), estarão interditadas as ruas Juvêncio Alves e Américo Alves, no horário das 17hs as 22hs e no domingo das 15hs as 20hs...

Ascom PMJ

MOTO-TAXISTAS DEBATEM E APROVAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES COM EXIGÊNCIAS AO MUNICÍPIO

Aconteceu na última quarta-feira (29), na ACAPMMEB (Associação de Condutores Autônomos e Profissionais Moto-boys e Moto-taxistas do Estado da Bahia), uma reunião extraordinária, com a presença do Presidente da ACAPMMEB Mitonho Vargas, convocada pelo coletivo para tratar de assuntos referentes à fiscalização de moto-taxistas irregulares no Município de Juazeiro. Durante a sua fala o Presidente lembrou que: “A luta não se conquista sozinho, é preciso que haja comprometimento e união de todos, para que as coisas aconteçam”.

Ainda na reunião esteve presente o Presidente da SINDMOTOS da cidade de Petrolina, Milton Barbosa que também em sua fala fez uma breve ilustração da importância da união entre os moto-taxistas e associação: “Hoje em dia o principal diferencial da classe dos moto-taxistas é o querer e fazer”. Na reunião foram ouvidos vários moto-taxistas que ressaltaram a insatisfação quanto ao que se refere à falta de fiscalização por parte do órgão competente CMTT.

Na pauta principal da reunião foram discutidos diversos assuntos, entre eles, a falta de fiscalização e Padronização de Pontos. Por unanimidade a assembléia geral aprovou que se exija por parte do município o cumprimento das Leis Federal Nº 12009/2009 e Municipal Nº 2.199/2011 e demais regulamentações do CONTRAN (Conselho Nacional de Transito)...

Ascom ACAPMMEB

Seleção ao mestrado em engenharia agrícola abre inscrições

O programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abriu seleção ao mestrado com inscrições de 1º a 9 de março. São oferecidas cinco vagas em duas linhas de pesquisa que o candidato deverá optar. São elas: Engenharia de Água e Solo; Agrometeorologia e Ambiência. Poderão concorrer graduados em engenharia agrícola; engenharia agrícola e ambiental; engenharia florestal; engenharia agronômica, zootecnia, biologia e áreas afins

Conforme edital, as inscrições podem ser realizadas presencialmente ou mediante procuração, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, localizada no prédio administrativo da Univasf, no campus Petrolina Sede, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou ainda por via postal. A ficha de inscrição, edital e anexos estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.univasf.edu.br/~cpgea. ..

Klene Barreto de Aquino Ascom Univasf