RedeGN - Coronavírus

Outros Destaques

Política

Coronavírus

Palcos vazios: setor de eventos prevê mais um ano de paralisação e prejuízo

O setor de eventos é um dos que mais está sofrendo com as restrições impostas para conter a pandemia de coronavírus. Em abril de 2020, 98% dos negócios do ramo tinham sido afetados pelas restrições, segundo levantamento do Sebrae.

Neste ano, espetáculos, feiras e congressos seguem sendo adiados. Representantes da categoria afirmam que os prejuízos são incalculáveis. Os profissionais técnicos são os que mais vêm sofrendo com a paralisação que já completa um ano...

O Abelhudo Blog

Deputado propõe quebra de patente para acelerar vacinação no Brasil

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) apresentou nesta segunda-feira (5) projeto de lei que estabelece a quebra de patentes de vacinas para a Covid-19. O objetivo principal da medida é acelerar o processo de imunização no país, indo inclusive ao encontro de tese defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto ao governo brasileiro.  
 
A proposta inclui dispositivo na Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da pandemia, incluindo a vacinação. O PL permite ao país a desobrigação do descumprimento do Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (ADPIC). Além das vacinas, o texto inclui insumos, tratamentos e itens relacionados à prevenção e tratamento da Covid-19.
 
Apesar do desenvolvimento de imunizantes em tempo recorde contra o coronavírus, por questões de limitação física de produção e logística a vacinação está ocorrendo numa velocidade muito inferior à necessária para o controle da pandemia, alerta o deputado no projeto de lei. O diretor do Instituto Butantã, Dimas Covas, por exemplo, projeta a vacinação de algo entre 40 milhões e 50 milhões de brasileiros até o meio do ano.
 
Célio Studart ressalta, ainda, que a proposta não tem como fim antagonizar com as grandes indústrias farmacêuticas, que tiveram enorme mérito no desenvolvimento de vacinas eficazes e seguras numa velocidade sem precedentes. “O que de fato se pretende é aumentar a velocidade de vacinação e salvar vidas, num momento em que estão morrendo quase 4 mil brasileiros por dia”, ressalta o deputado. 
 
Na proposição, o parlamentar classifica a pandemia a COVID-19 de “catástrofe”. Dados oficiais do governo brasileiro apontam o registro de quase 13 milhões de casos e 331 mil mortes em território nacional.  
 
Esta não seria a primeira vez que o Brasil quebraria a patente de insumo na área da saúde de grande relevância. Em 2007 foi assinado decreto presidencial relativo à licença de um dos medicamentos do coquetel antiaids. O projeto de lei apresentado por Célio Studart inclusive destaca a remuneração justa em casos de licenças compulsórias, nos termos da Lei 9.729/1996, após a devida arbitragem da remuneração por parte do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). ..

Ascom

COVID-19: Hospital de Campanha Monte Carmelo atendeu mais de 200 pacientes nos três primeiros meses do ano

Instalado pela Prefeitura de Petrolina em maio de 2020, o Hospital de Campanha Monte Carmelo conta com 100 leitos para assistência de baixa complexidade e tem como objetivo atender as demandas dos petrolinenses com casos leves e moderados da COVID-19.

Já foram realizados 528 atendimentos desde a abertura até a última quarta-feira (31). Somente nos três primeiros meses do ano, o Hospital de Campanha atendeu 234 pacientes, com idades entre 18 e 94 anos. ..

Ascom PMP

Escolas da rede particular retomam aulas presenciais em Pernambuco. Na rede pública a volta começa no dia 19 de abril

As aulas presenciais dos estudantes do ensino infantil e ensino fundamental (1º ao 5º ano) retornaram, nesta segunda-feira (5), em Pernambuco, após o período de quarentena rígida e flexibilização das atividades econômicas.

A retomada acontece de forma gradual, acontecendo apenas na rede privada. A autorização para retomada das atividades presenciais da educação em Pernambuco foi anunciada na última quarta-feira (31), pelo Governo do Estado. ..

RedeGN

Juazeiro registra dois óbitos e 58 novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira (05)

Juazeiro registrou dois óbitos por complicações da Covid-19 e 58 novos casos da doença nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta segunda-feira (5).

De acordo com o informativo, 11.834 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 10.959 já estão recuperados. Os casos descartados somam 22.430. Juazeiro tem 668 casos ativos do novo coronavírus...

Maria Lima – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

Bahia registra 2.073 novos casos de Covid-19 e mais 86 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.073 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.068 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (5) também registra 86 mortes.

Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 817.722 casos confirmados desde o início da pandemia, 787.720 já são considerados recuperados, 14.206 encontramse ativos e 15.796 tiveram óbito confirmado...

Sesab Bahia

Média de mortes por covid-19 no país recua pelo terceiro dia

O Brasil registrou neste domingo (4) um recuo no número diário de mortes por covid-19 pelo terceiro dia consecutivo, segundo a média móvel de sete dias divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O levantamento da Fiocruz mostra que a média registrada ontem chegou a 2.747, abaixo do recorde de 3.117 óbitos apurado em 1º de abril.

Mesmo com a queda, a média diária de mortes é quase o dobro da registrada um mês antes (1.353). Também está 21,6% acima do número de 14 dias antes (2.259 óbitos)...

Agência Brasil

Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacina contra covid-19

O Instituto Butatan entregou hoje (5) mais um milhão de doses da vacina contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com o lote desta manhã, o instituto forneceu um total de 37,2 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, para serem distribuídas em todo o país.

Até o fim deste mês, o Butantan deve finalizar o primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde para fornecimento de 46 milhões de doses do imunizante. Até o fim de agosto devem ser fornecidas mais 54 milhões de doses ao PNI, totalizando 100 milhões de doses de CoronaVac...

Agencia Brasil

Ministro Gilmar Mendes veta cultos em São Paulo e Fux leva tema para plenário na quarta (7)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta segunda-feira (5) o pedido liminar (decisão provisória) para suspender o decreto do governo de São Paulo que proíbe celebrações religiosas no estado diante do aumento expressivo dos caso e mortes pela Covid-19. O ministro enviou o caso ao plenário da Corte.

A decisão contraria o entendimento do ministro Nunes Marques que determinou no sábado (3), em caráter liminar, que governadores e prefeitos não podem proibir a celebração de atos religiosos desde que preservados protocolos sanitários, entre eles, lotação máxima de 25 % da capacidade do local...

G1 Foto Ilustrativa

Levantamento aponta crescimento de mortes entre trabalhadores de serviços essenciais

Um levantamento realizado pelo El País, com base em informações do Ministério da Economia, apontou que “trabalhadores que não puderam ficar em casa em nenhum momento da pandemia exercem algumas das ocupações que mais registraram aumento nos desligamentos do emprego por morte no Brasil”.

De acordo com o levantamento, algumas profissões, a exemplo dos frentistas de postos de gasolina, por exemplo, o salto foi de 68% num comparativo entre janeiro e fevereiro de 2020, meses antes da chegada da pandemia no país, e dois dos piores meses da crise sanitária, no início de 2021”...

Da redação redeGN/Com informações do El País

Covid-19: taxa de ocupação dos leitos de UTI continuam em 95%

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que a taxa de ocupação leitos de UTI deste domingo (04), está em 95,1%. Dos 82 leitos, 78 estão ocupados. 56 pacientes são de Petrolina e 22 de outras cidades da região.   

O boletim também traz informações sobre os novos casos confirmados. Um caso de Covid-19 foi registrado. Agora, 20.326 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. O total de pacientes recuperados  é de 18.256, isso representa 89,8% do total...

Ascom

Quem já teve Covid-19 deve tomar as duas doses da vacina

Todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19 devem se vacinar com as duas doses da vacina, sendo a primeira dose após 30 dias a partir do início dos sintomas da Covid-19 ou da data de coleta da primeira amostra de RT-PCR positiva para Sars-CoV-2.

Esta é a orientação das autoridades sanitárias federal e estadual. A imunidade natural (provocada por doença) não possui um tempo exato de permanência, logo é preciso fazer o esquema vacinal em duas doses...

Secom Bahia

Boletim epidemiológico de Jaguarari não registra casos novos

Não foram registrados novos casos de Covid-19 neste domingo (04/4) em Jaguarari. A Secretaria Municipal de Saúde calcula 1.592 casos confirmados de coronavírus.

O número de casos ativos diminuiu para 48. Sessenta e duas pessoas estão em monitoramento domiciliar e oito estão internadas. Duas aguardam o resultado dos exames pelo Lacen. Casos curados somam 1.515.  O número de óbitos se mantém em 29...

Ascom Jaguarari

Juazeiro começa a vacinar idosos acima de 64 anos contra a Covid-19 nesta segunda-feira (05)

A Prefeitura de Juazeiro começa nesta segunda-feira (5) a vacinar idosos acima de 64 anos contra a Covid-19. Pela quantidade reduzida de vacina, o dia será para atender exclusivamente esse público-alvo com a distribuição de 100 fichas por posto de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) fará um novo calendário, a partir das novas remessas de vacina que deverão ser enviadas pelo Governo do Estado, ainda sem data prevista...

Maria Lima – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

Juazeiro registra 43 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

Juazeiro registrou 43 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deste domingo (4).

De acordo com o informativo, 11.776 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 10.886 já estão recuperados. Os casos descartados somam 22.393. Juazeiro tem 865 casos ativos do novo coronavírus...

Maria Lima – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

Petrolina vacinou mais de 600 idosos neste sábado contra a COVID-19

Neste sábado (03), a Prefeitura vacinou, das 8h às 17h, cerca de 650 idosos de 63 anos, em Petrolina por meio de drive-thru. Essa é uma das estratégias que a prefeitura está utilizando para organizar o fluxo de vacinação, além de garantir maior controle e transparência do número de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina contra a COVID-19. 

A vacinação continua nesta segunda-feira (05), as equipes da secretaria de saúde estarão atendendo em quatro polos fixos, das 8h às 17h. A vacinação será realizada no IGEPREV, no Centro; na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), na Cohab Massangano; no Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, que fica no Alto do Cocar; e no SESI, na Vila Mocó. Os idosos precisam levar, obrigatoriamente, documento de identificação com foto, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência...

Ascom Prefeitura de Petrolina

Núcleo Regional de Saúde encaminha mais um lote de testes de covid-19 para o Lacen em Salvador

Neste sábado, dia 03 de abril, o Núcleo Norte de Saúde encaminhou mais uma remessa do material coletado em suspeitos da covid-19 na região norte do Estado para o (Laboratório Central) - Lacen de Salvador.

“A luta continua. Com Deus no comando vamos vencer, estamos fazendo nossa parte, faça a sua também” expressou o Coordenador Regional de Saúde Pedro Alcântara de Souza quando do envio do material...

Da redação

Sem leitos, médicos terão de optar entre pacientes, diz presidente da AMB

César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) (02.abr.2021) Foto: Reprodução/CNN

O colapso na saúde com a superlotação de leitos nas redes pública e privada no Brasil por conta da pandemia de Covid-19 obrigará os profissionais de saúde a decidirem quem terá chance de continuar vivo. O alerta é do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, em entrevista à CNN. ..

Fonte: CNN Brasil

Juazeiro vacinou mais de 100 trabalhadores de segurança pública e saúde neste sábado

A Prefeitura de Juazeiro vacinou neste sábado (3), em primeira dose, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, acima de 50 anos e ativos e idosos em segunda dose da vacina contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) montou um posto de vacinação no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para a imunização de trabalhadores das forças de segurança e salvamento, ativos e acima de 50 anos. Foram vacinados policiais militares, policiais federais, policiais civis, bombeiros militares, policiais de penitenciárias, guardas municipais e guardas de trânsito, lotados na cidade de Juazeiro...

Maria Lima - Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

Bahia registra 1.986 novos casos de Covid-19 em 24h e mais 61 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.986 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.795 recuperados (+0,4%).O boletim epidemiológico desta sábado (3) também registra 61 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 813.794 casos confirmados desde o início da pandemia, 783.065 já são considerados recuperados, 15.069 encontram-se ativos e 15.660 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.132.127casos descartados e 184.304 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 45.709 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19...

Sesab Bahia