Foram encontrados 372 registros para a palavra: voto

Rosa Weber pede que eleitor não deixe que nada "tumultue" seu voto

Em pronunciamento para redes de rádio e TV, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, defendeu a segurança do sistema de votação e pediu que os eleitores votem com paz e tranquilidade e que nada "tumultue" suas escolhas. A ministra fez pronunciamento às vésperas da votação deste domingo (28), como ocorreu no 1º turno. 

Rosa Weber defendeu a atuação do TSE na apuração de denúncias de problemas na votação do 1º turno e informou que as urnas com problemas foram encaminhadas para auditoria realizada em parceria com a Polícia Federal, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil. A partir das análises, acrescentou, não foi encontrado qualquer indício de fraude.   ..

TSE convida partidos para acompanhar apuração de votos no domingo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou os 35 partidos políticos registrados na Corte e mais oito instituições para acompanhar na sede do tribunal a totalização dos votos e divulgação dos resultados do segundo turno das eleições neste domingo (28). As instituições convidadas foram: Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Controladoria-Geral da União (CGU), Departamento de Polícia Federal, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A iniciativa já ocorreu no primeiro turno.

Ontem (26), a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, atendeu a uma solicitação da coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos, do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), para que até cinco representantes indicados  pelo grupo e mais cinco representando a coligação O Povo Feliz de Novo, do candidato Fernando Haddad (PT), pudessem acompanhar a totalização dos votos no Tribunal...

Paraná Pesquisas: Entre eleitores de SP, Bolsonaro tem 68,4% dos votos válidos contra 31,6% de Haddad

O candidato do PSL à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, aparece com 59,4% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta quinta-feira (25). O candidato do PT, Fernando Haddad, tem 27,4% das intenções de voto. Não sabe somam 4% e não votariam em nenhum dos dois candidatos somam 9,2%. A pesquisa foi realizada com eleitores do Estado de SP durante os dias 22 a 24 de outubro de 2018.

Em votos válidos, Jair Bolsonaro ultrapassa a marca de 60% com 68,4%, já Haddad tem 31,6% dos votos válidos. Com relação ao potencial eleitoral dos candidatos, Bolsonaro tem 51,4% dos entrevistados afirmando que “com certeza votariam” nele, contra 23,7% de Haddad. Entre os que “não votariam de jeito nenhum” em Bolsonaro são 33,3%, contra 61,8% de Haddad...

Na cidade de SP, Haddad aparece com 51% dos votos, e Bolsonaro, 49%

Na capital de São Paulo, Fernando Haddad (PT) aparece com 51% dos votos válidos na disputa à Presidência, enquanto Jair Bolsonaro (PSL) registra 49% dos votos, segundo a pesquisa Ibope divulgada na última terça-feira (23). De acordo com o UOL, como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os presidenciáveis estão tecnicamente empatados.

Os votos válidos, mesma categoria usada pela Justiça Eleitoral na apuração final, excluem os brancos, nulos e indecisos. Na pesquisa nacional, Bolsonaro aparece com 57% dos votos válidos, enquanto Haddad tem 43%. Segundo o Ibope desta terça, Haddad registra desempenho superior na capital em relação a outras regiões do estado de São Paulo. No interior, Bolsonaro chega a 71% dos votos válidos, e Haddad tem 29%. Nas cidades da região metropolitana de SP, Bolsonaro também leva vantagem, mas com margem menor: 63% a 37%...

Eleitor que não votou no primeiro turno deve ir às urnas no domingo (28)

Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma nova eleição e, por isso, o eleitor que não votou no primeiro turno deverá votar no segundo turno, no próximo domingo (28), desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Mesmo não tendo justificado sua ausência no primeiro turno, ele não está impedido de votar no segundo, porque têm até 60 dias para fazê-lo.

Além da escolha do próximo presidente da República, no dia 28, os eleitores vão definir o nome de governadores de 13 estados e do Distrito Federal e prefeitos de 19 cidades...

Gonzaga Patriota volta a Brejinho para agradecer os votos

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), reeleito, segue visitando os municípios e agradecendo a população e as lideranças pela vitória nas eleições de 2018.  Ao lado do deputado eleito Aglailson Victor (PSB), Patriota esteve em Brejinho, no Pajeú, onde recebeu 2.116 votos.

A prefeita Tânia Maria recebeu os deputados eleitos que, na ocasião, reafirmaram o compromisso de trabalho com o município. Além disso, os socialistas receberam o carinho dos eleitores que destacaram o fato deles terem voltado ao município depois das eleições para agradecer os votos...

Marina Silva declara voto a Haddad: 'Oposição democrática'

A candidata da Rede, Marina Silva, declarou nesta segunda-feira, 22, "voto crítico" no candidato do PT, Fernando Haddad, no segundo turno da eleição contra Jair Bolsonaro, do PSL. 
 
"Diante do pior risco iminente, de ações que, como diz Hannah Arendt, 'destroem sempre que surgem', 'banalizando o mal', propugnadas pela campanha do candidato Bolsonaro, darei um voto crítico e farei oposição democrática a uma pessoa que, 'pelo menos' e ainda bem, não prega a extinção dos direitos dos índios, a discriminação das minorias, a repressão aos movimentos, o aviltamento ainda maior das mulheres, negros e pobres, o fim da base legal e das estruturas da proteção ambiental, que é o professor Fernando Haddad", disse Marina em nota.

Marina ficou em oitavo lugar no primeiro turno, com 1% dos votos...

BTG Pactual: Bolsonaro tem 60% dos votos válidos; diferença para Haddad vai a 20 pontos

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, apresenta larga vantagem em relação ao adversário Fernando Haddad (PT), segundo pesquisa feita pelo instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual. De acordo com o levantamento, divulgado nesta segunda-feira (22), o capitão da reserva tem 60% dos votos válidos, enquanto Haddad possui 40%. Os votos válidos excluem do cálculo os brancos e nulos.

Já nos votos totais, que incluem brancos e nulos, Bolsonaro também lidera com folga. Veja abaixo os números:

Jair Bolsonaro (PSL) – 52%
Fernando Haddad (PT) – 35%
Branco/Nulo – 6%
Ninguém/Nenhum – 5%
Não Soube/Não Respondeu – 11%

A pesquisa ainda mediu a decisão de voto dos entrevistados, ou seja, se o percentual de definição de voto do eleitorado. Veja os resultados:

Jair Bolsonaro (PSL) – 94%
Fernando Haddad (PT) – 90%
Ninguém/Nenhum – 74%
Branco/Nulo – 70%

O levantamento também auferiu a rejeição dos dois candidatos, ou seja, em qual deles o eleitor não votaria “de jeito nenhum”. Neste quesito, Haddad lidera. Veja os números:

Fernando Haddad (PT) – 52%
Jair Bolsonaro (PSL) – 38%

A pesquisa entrevistou 2.000 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 20 e 21 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-03689/2018...

Voto branco x voto nulo: saiba a diferença e para 'onde vão'

Apesar de o voto no Brasil ser obrigatório, o eleitor, de acordo com a legislação vigente, é livre para escolher o seu candidato ou não escolher candidato algum. Ou seja: o cidadão é obrigado a comparecer ao local de votação, ou a justificar sua ausência, mas pode optar por votar em branco ou anular o seu voto.

Mas qual é a diferença entre o voto em branco e o voto nulo?..

DEM denuncia Rui à Justiça Eleitoral por captação ilegal de votos para Haddad

O diretório do Democratas na Bahia vai entrar com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) contra o governador Rui Costa por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos para o candidato Fernando Haddad (PT). A medida foi tomada após começar a circular no WhatsApp um áudio em que Rui sugeriria a prefeitos garantir transporte aos eleitores, para evitar abstenções, como forma de beneficiar Haddad. Neste sábado (20), a equipe de comunicação do governador negou que ele tenha violado a lei eleitoral e disse que a mensagem foi adulterada. O áudio ainda foi classificado como fake news. 

“Nesta segunda-feira (22), logo cedo, estaremos dando entrada em ação no TRE para impedir essa ilegalidade na Bahia”, afirmou o presidente estadual do DEM, deputado federal José Carlos Aleluia. Para Aleluia, a justificativa de que o áudio foi adulterado é “desculpa”. “O que ele quer dizer, quando convoca os prefeitos e fala em ‘reforçar a eleição do dia 28, garantir transporte para todos os eleitores, reduzir a abstenção'? Mais grave ainda é usar a desculpa de que o áudio teria sido 'adulterado'. Cadê a versão original então? O governador se tocou da besteira que fez e agora tenta abafar que praticou crime eleitoral"...

Sem voto ninguém ganha na política, comenta Miguel Coelho ao avaliar o fracasso da candidatura de Julio Lossio ao Governo de PE

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), fez uma visita de cortesia à direção da Folha de Pernambuco, na última quinta-feira (11). A conversa girou em torno de projetos que Miguel está desenvolvendo em sua cidade e também sobre o cenário da política local e nacional.

Em relação à próxima disputa municipal, o prefeito preferiu não antecipar o debate. "Quando chegar 2020 nós vamos tratar disso. Eu acho que é muito prematuro, pois a gente nem esfriou a cabeça de uma eleição que terminou a menos de uma semana, mas já está tratando de outra que ainda faltam dois anos", ponderou. ..

Com nível baixíssimo de votos fora do domicílio Joseph Bandeira mostra que é um candidato caseiro 


Ainda não foi dessa vez que o ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira (SD), conseguiu conquistar uma cadeira de deputado através do voto popular, em que pese a boa votação que sempre tem em Juazeiro, sua principal base eleitoral. 

Em outras eleições proporcionais, para deputado federal, Joseph ficou em suplências, chegando a assumir mandatos. Desta vez apostou num cargo de menor potencial de votos, concorrendo para deputado estadual, mas o seu partido, o Solidariedade, optou por não coligar com outras legendas e não teve votos suficientes para garantir uma das vagas. Para Joseph, desta vez, nem a suplência...

PCdoB vai solicitar a Corte Eleitoral contagem dos votos de Isaac Carvalho para partido atingir cláusula de desempenho

Partidos barrados pela cláusula de desempenho neste ano avaliam se juntar a outras siglas para sobreviver. Segundo um levantamento da Câmara dos Deputados, 14 dos 34 partidos não conseguiram votos suficientes para se adaptar às novas regras eleitorais e, portanto, ficarão sem recursos públicos para os próximos quatro anos.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, ao menos quatro siglas trabalham com a possibilidade de fusão ou incorporação - Rede, PRP, PHS e PRTB. Outras pretendem judicializar a questão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguardam definição sobre candidaturas sub judice...

Datafolha: com 58% dos votos válidos, Bolsonaro venceria Haddad

Na primeira pesquisa do Datafolha sobre o segundo turno das eleições presidenciais, Jair Bolsonaro (PSL) tem ampla vantagem sobre Fernando Haddad (PT). O deputado tem 58% dos votos válidos, enquanto o ex-prefeito paulistano conta com o apoio de 42% dos ouvidos. A contagem, que exclui os brancos, nulos e indecisos como a Justiça Eleitoral faz no dia da eleição, confirma a onda conservadora que quase deu a vitória em primeiro turno ao presidenciável do PSL.

No primeiro turno, Bolsonaro teve 46% dos votos válidos e Haddad, 29%. O Datafolha ouviu 3.235 pessoas em 227 municípios nesta quarta (10). A margem de erro do levantamento, contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, é de dois pontos para mais ou para menos. Quando se leva em conta a intenção de voto total, os dois candidatos absorveram de forma uniforme o eleitorado deixado pelos outros postulantes que já decidiu quem apoiar. O deputado fluminense tem 49% dos votos totais, e havia conquistado 42% no primeiro turno. Já o petista registra 36% -no domingo passado, angariou 27%...

Pesquisa aponta Bolsonaro com 54% e Haddad com 46% dos votos válidos

O Instituo Ideia Big Data realizou a primeira pesquisa eleitoral do segundo turno. De acordo com o levantamento realizado em parceira com a revista Veja, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida com 54% das intenções de votos válidos. O petista Fernando Haddad tem 46%. 
 
Ao considerar o universo de todos os entrevistados, Bolsonaro tem 48% das intenções dos eleitores, enquanto Haddad, 41%. A Veja destaca que a pesquisa ouviu 2.036 eleitores das cinco regiões do país entre a última segunda (8) e esta quarta-feira (10).

A margem de erro é de 2,67% pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no TSE é BR-09687/2018. Bolsonaro chegou ao segundo turno com 46,03% de votos. Haddad teve 29,28% dos votos válidos...

Targino Gondim agradece os mais de 12 mil votos recebidos

A consciência possibilita discernir acerca do real e do ilusório; do bem e do mal; do correto e do incorreto; do justo e do injusto; do nobre e do vulgar; do útil e do fútil; da liberdade e da libertinagem; bem como da verdade e da mentira! Fizemos uma campanha política limpa e estamos muito gratos por ter recebido a confiança de milhares de pessoas.

Pouco mais de 30 guerreiros e guerreiras caminharam, pelas ruas de Juazeiro, se somando a muitos outros voluntários na região e na Bahia, levando nossas ideias, nossas propostas e projetos, com garra e fé no propósito da verdade, do amor e da justiça!..

Juazeiro: Primeira sessão da Câmara é de agradecimentos aos votos dos deputados 

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Juazeiro, nesta segunda-feira (08), alguns vereadores usaram a Tribuna para agradecer a eleição de candidatos que estavam apoiando durante o pleito eleitoral deste ano realizado no último domingo (07). Os discursos foram realizados pelos parlamentares Agnaldo Meira (PC do B), Gleidson Medrado (PSD), Amadeus (PSD), Allan Jones (PTC), Florêncio Galdino (PDT) e Charles Leal. 

“Aqui na nossa região tivemos a possibilidade de eleger Isaac Carvalho que depois de muita perseguição conseguiu mais de 100 mil votos. É uma liderança que busca unidade, investimento e parcerias. A eleição de Roberto Carlos, de Zó, de Rui, dos senadores e todos os parceiros foram muito importantes para a região, obrigado a todos”, disse Agnaldo Meira...

Eleitor que não votou tem 60 dias para justificar ausência

O eleitor que não pôde votar no primeiro turno das eleições e não conseguiu justificar a ausência ainda pode preencher o formulário de justificativa eleitoral pela internet ou entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral. Há também a possibilidade de enviar o formulário pelo correio para o juiz eleitoral da zona eleitoral. O prazo para justificar é de até 60 dias após cada turno da votação.

Além do formulário, o eleitor deve anexar documentos que comprovem o motivo que o impediu de comparecer no dia do pleito. Pela internet, o eleitor pode justificar a ausência utilizando o “Sistema Justifica” nas páginas do TSE ou dos tribunais regionais. No formulário online, o eleitor deve informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar...

PCDOB DEPENDE DE VOTOS SUB JUDICE DE ISAAC CARVALHO PARA NÃO SER EXTINTO

PC do B, Rede e mais 12 partidos podem ser extintos, pois não superaram a chamada cláusula de barreira, na eleição deste domingo (07/10). Ao todo, existem 35 partidos no Brasil. Mas há possibilidade de mudança.

O PC do B, legenda dos deputados federais baianos Alice Portugal e Daniel Almeida, espera contar com os votos do ex-prefeito de Juazeiro, o “vaqueiro” Isaac Carvalho, que estão sub judice. Ele teve 100.549 votos. Caso tenha êxito, a sigla alcança 10 deputados federais no país, número necessário para ser mantido ou a soma de 1,5% dos votos válidos nacionais...

Votos brancos e nulos na eleição para governo da Bahia superam votação de cinco candidatos

Como já evidenciado nas pesquisas de intenções de voto, Rui Costa (PT) foi reeleito para o governo da Bahia com 75,50% dos votos, mais que o dobro de votos adquiridos por Zé Ronaldo (DEM), 22,26%, que ficou em segundo lugar. A novidade com o resultado da eleição desse domingo (7) é que os demais candidatos não chegaram nem a 1% dos votos válidos, ficando atrás do número de votos nulos e brancos.

Após ter 100% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra 1.170.405 votos nulos, o equivalente a 14,21% do total e 314.605 votos brancos, que representam 3,82% da votação para o cargo...