Foram encontrados 798 registros para a palavra: violencia

Migração de facções criminosas e 'guerra' às drogas: entenda como cidades da Bahia viraram as mais violentas do Brasil

Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari. As quatro cidades baianas têm uma coisa em comum: encabeçam a lista de municípios mais violentos do Brasil, com mais de 100 mil habitantes.

Nesta sexta-feira (21), o g1 te ajuda a entender como a violência escalou nestes lugares. Os quatro municípios estão no mesmo patamar de taxa de mortes violentas intencionais, de acordo com apuração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na quinta (20), em anuário...

Justiça proíbe banda La Fúria de apresentar músicas que incentivem a violência nos festejos de Santaluz

A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça proibiu que a banda La Fúria, que se apresentaria ontem, dia 21, nos festejos do Município de Santaluz, toque as músicas identificadas como “Mete Seu Cachorro” e “Ela é Bandida”. A decisão foi motivada em razão das letras das músicas violarem a Lei Estadual no 12.573 de 11 de abril de 2012. Essa lei instituiu a proibição do uso de recursos públicos para contratação de artistas que, em suas músicas, desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres a situação de constrangimento, ou contenham manifestações de homofobia, discriminação racial ou apologia ao uso de drogas ilícitas.

A ação é de autoria da promotora de Justiça Letícia Baird. Na decisão, a Justiça proibiu também que todas as bandas que se apresentem nos festejos da cidade e que estejam sendo pagas com verbas públicas estaduais toquem as músicas identificadas como “Mete Seu Cachorro” e “Ela é Bandida”; e determinou que o Município de Santaluz emita uma nota direcionada aos artistas que estejam sendo pagos com verbas públicas estaduais no evento Santaluz Fest, para alertá-los acerca das disposições da Lei Estadual 12.573/12...

Juazeiro é a 10º cidade mais violenta do Brasil de acordo com anuário; especialista comenta

O município de Juazeiro, na Bahia, foi apontado como a décima cidade mais violenta do país, com taxa de 68,3 mortes por 100 mil habitantes. As informações, divulgadas nesta quinta-feira (20), são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e estão relacionadas ao ano de 2022. 

As taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), divulgadas pelas Secretarias de Segurança Pública de cada estado, revelam a preocupante situação enfrentada por Juazeiro e trazem à tona a importância de debater o tema da segurança pública. Segundo o levantamento, quem lidera o ranking das 50 cidades mais violentas do Brasil, é Jequié, também na Bahia, com taxa de 88,8 mortes por 100 mil habitantes. ..

Casos de estupro aumentam 8,2% no Brasil em 2022

Os casos de estupro e estupro de vulnerável notificados no ano passado às autoridades policiais chegaram a 74.930, o que representa 36,9 em cada grupo de 100 mil habitantes. O número é 8,2% maior do que o registrado em 2021, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (20), no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os casos de estupro somaram 18.110 vítimas em 2022, crescimento de 7% em relação ao ano anterior, e os de estupro de vulnerável,  56.820 vítimas, 8,6% a mais do que no ano anterior.

Segundo os dados, 24,2% das vítimas eram homens e mulheres com mais de 14 anos, e 75,8% eram capazes de consentir, fosse pela idade (menores de 14 anos), ou por qualquer outro motivo (deficiência, enfermidade etc.). Apenas 8,5% dos estupros no Brasil são reportados às polícias e 4,2% pelos sistemas de informação da saúde. Assim, conforme a estimativa, o patamar de casos de estupro no Brasil é de 822 mil casos anuais...

Mapa da Violência no Brasil que põe Juazeiro na 10° posição continua repercutindo nas redes sociais

Onze das 20 cidades mais violentas do Brasil estão no estado da Bahia. O levantamento é do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com dados referentes a 2022, foi divulgado ontem (20) e publicado pela REDEGN. O assunto continua repercutindo. O governo da Bahia disse para reportagem Uol, que as pessoas mortas em confrontos com os agentes são "homicidas, traficantes, estupradores, assaltantes, entre outros criminosos".

Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública avalia que mais tem incentivado o aumento da letalidade é a pulverização das organizações criminosas [pelas cidades de médio porte] na disputa por territórios. "Além das organizações locais, temos uma presença cada vez maior das facções nacionais, que migraram para a Bahia"...

Sertão pernambucano registra queda de 17,1% no roubo de veículos; Petrolina se destaca com queda de 25%

Novos dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS)  nesta quinta-feira (20) registraram uma queda de 17,1% em ocorrências de roubo de veículos no Sertão do estado nos seis primeiros meses de 2023 em comparação ao mesmo período em 2022. 

De acordo com a pesquisa, Petrolina é um dos destaques, com a redução de 25% na incidência desse tipo de crime, ficando atrás de Cabrobó (47%) e Floresta (29%), que seguem sem ocorrências há dois meses consecutivos, e o município de Serra Talhada (27%). ..

Mapa da Violência no Brasil: Juazeiro é a 10ª e Petrolina não aparece entre as 50

Os dados do Anuário sobre violência no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com indicações das taxas de mortes violentas intencionais, colocou a Bahia numa posição bastante preocupante, com oito municípios, incluindo a capital, entre os doze com maiores índices por mortes violentas no Brasil.

Jequié lidera o ranking nacional, com 88,8% de mortes violentas, seguida por Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari, que completam as quatro primeiras na pesquisa nacional...

Nem a prisão de mais uma organização criminosa diminui a violência em Juazeiro (BA). 03 assassinatos nesta quinta (05)

Conforme a Rede GN publicou Sete homens foram presos durante uma operação da Polícia Civil, nesta quarta-feira (5), no município de Juazeiro, no norte da Bahia (Veja aqui).

Na ação, foram localizadas armas, drogas, celulares e um documento falso. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. A Operação Opará identificou e prendeu os suspeitos de atuarem no tráfico de drogas e em homicídios na região. Além das prisões, foi realizado também o cumprimento de mandados de busca e apreensão...

Governadora Raquel Lyra entrega 100 viaturas e sete mil coletes para o reforço no combate à violência em Pernambuco

Demonstrando o empenho no combate à violência em todo o Estado, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (04), 100 viaturas para a Região Metropolitana do Recife (RMR), e sete mil coletes balísticos, para o serviço operacional da Polícia Militar de Pernambuco.

Ao lado da vice, Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual entregou as chaves dos veículos e os coletes aos policiais militares, durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas. ..

A onda de violência na França após polícia matar adolescente

"Nada justifica a morte de um jovem (...). É inexplicável, imperdoável."

Com estas palavras, o presidente da França, Emmanuel Macron, reagiu na quarta-feira (28/6) à notícia de que um jovem de 17 anos morreu no dia anterior pelas mãos da polícia durante uma blitz de trânsito em Nanterre, perto de Paris...

Conheça a primeira mulher a comandar um batalhão na história da PMBA

Mulher, preta e chefe da maior unidade policial responsável pelo combate a violência contra a mulher no estado da Bahia. Essa é a definição da tenente-coronel Roseli de Santana Ramos, 51 anos, primeira policial militar da história da corporação a comandar um batalhão.

A oficial passa a representar o Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), criado a partir da reorganização de estruturas e modernização de divisões realizada pelo Governo do Estado, em maio deste ano...

Festas de São João na Bahia encerram sem registro de homicídio e com 13 foragidos alcançados pela tecnologia de reconhecimento facial

Nenhum homicídio foi registrado nos eventos de São João da Bahia 2023 realizados em 244 municípios baianos. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) empregou cerca de 23 mil policiais e bombeiros, além da implantação de tecnologia de Reconhecimento Facial, que auxiliou na captura de 13 foragidos da Justiça.

Os dados foram apresentados nesta terça-feira (27), durante coletiva de imprensa realizada pela SSP, em Salvador...

Criminoso usava Discord para chantagear adolescentes e obrigá-las a se mutilar com sua assinatura

Cinco pessoas foram presas acusadas de envolvimento em crimes de violência contra meninas menores de idade, no Discord. Os abusadores não só ameaçam pela na internet, como também atraem as vítimas para locais onde são humilhadas e agredidas.

Um dos criminosos, Izaquiel Tomé dos Santos, 20 anos, era conhecido na plataforma como Dexter. Preso desde abril, Dexter torturou pelo menos dez adolescentes. Elas eram obrigadas a se mutilar com a assinatura do abusador...

Tortura é prática disseminada pelo Estado, dizem especialistas

Um homem morto asfixiado com gás no porta malas de uma viatura policial, dedos de pessoas presas fraturados por agentes penitenciários, policiais carregando um rapaz com mãos e pés amarrados com cordas e um ajudante de pedreiro desaparecido há dez anos após abordagem policial.

Os casos parecem saídos do período da ditadura militar no país, mas estão no passado recente da democracia brasileira...

Artista petrolinense sofre violência homofóbica no São João de Arcoverde

A cantora e performer petrolinense, OTHIERRI, foi vítima de homofobia no São João de Arcoverde, em Pernambuco, na madrugada desta quinta-feira (22). Em relato publicado nas redes sociais, a multiartista relatou a agressão física que sofreu.

Na publicação, ela conta que foi agredida repentinamente por dois homens quando saía do palco principal do evento. “Foi tudo tão rápido que eu não soube o que fazer, eu fiquei desnorteada diante da força que os rapazes tinham”, afirmou...

Duas mulheres são presas com celulares furtados no São João de Petrolina. Balanço violência será apresentado hoje

Duas mulheres, 34 e 36 anos, foram presas nesta quinta-feira (22) com 23 aparelhos celulares que teriam sido furtados no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, onde está sendo realizado o São João de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, as duas foram encontradas no bairro São Gonçalo. Após a prisão, foram levadas para a Delegacia do Ouro Preto, sendo autuadas em flagrante.

Em nota divulgada nas redes sociais, a PM, através do 2ºBIEsp, explicou que chegaram até as suspeitas após várias pessoas terem dito que "duas mulheres estavam furtando celulares no interior do evento, e que a localização de um dos aparelhos estava direcionado no bairro São Gonçalo"...

Monitor da Violência: Bahia é o estado com maior número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023

A Bahia é o estado que registrou o maior número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023. Entre janeiro e março deste ano, 1.289 pessoas morreram em casos de feminicídios, homicídios dolosos, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte.

Os dados fazem parte do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base em informações oficiais dos 26 estados e o Distrito Federal. O levantamento foi divulgado na terça-feira (20)...

Audiências de custódia não cumprem função de enfrentamento à violência

As audiências de custódia não têm cumprido seu papel como instrumento para coibir violações de agentes do Estado e enfrentar a violência institucional em São Paulo.

Avaliação é de entidades de direitos humanos que atuam na área de Justiça. O debate veio à tona após imagens divulgadas em rede social de um homem carregado por policiais militares, com mãos e pés amarrados, na capital paulista...

Deputado baiano Hilton Coelho recebe ameaças em seu gabinete após denúncia contra violência policial

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) esteve (15 horas – 17/06/23) na 1ª Delegacia Territorial (Barris) denunciando ameaças feitas na sexta-feira, 16, quando a secretária parlamentar recebeu ligação ameaçadora no gabinete da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) afirmando que sabiam que era o mandato que estava denunciando policiais. Tomada pelo impacto, ela desligou o telefone e acionou o coletivo do gabinete. "Trata-se de evidente ameaça ao trabalho parlamentar que desenvolvemos em mais de 10 anos de vida pública, vereador em Salvador e agora deputado estadual, sempre denunciando o cometimento de crimes contra militantes de direitos humanos, nunca tinha recebido nenhuma ameaça direta, porém, agora, esperamos pronta ação dos poderes públicos", afirmou o legislador.

No dia 15 de junho, o filiado ao PSOL e postulante à pré-candidatura de prefeito em Nova Soure, Estevão da Costa Rodrigues foi brutalmente assassinado em via pública, às 14 horas, por dois homens em uma motocicleta, tendo levado um tiro na boca de escopeta calibre 12, dando a indicar que morreu por conta das suas lutas e das palavras de denúncia e em defesa dos interesses da população local. ..

Prefeitura de Juazeiro realiza ações sobre Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), realizou nesta quinta-feira (15) uma programação voltada à Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data celebrada neste 15 de junho. As ações aconteceram nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Juazeiro.

Participaram os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) dos CRAS Quidé, Tabuleiro e João Paulo II. "Levamos informação para a pessoa idosa das nossas comunidades que utilizam do serviço do CRAS. Realizamos uma roda de conversa a respeito dos tipos de violência, exemplificamos situações que às vezes podem não parecer violência, mas que se enquadram como a negligência e violência financeira ou econômica, por exemplo", destacou o diretor da Proteção Social Básica, Jadilson Oliveira...