Foram encontrados 127 registros para a palavra: vermelho

Dezembro Vermelho: Dia Mundial de Luta contra a AIDS

No dia 27 de outubro de 1988, há 31 anos, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV. A iniciativa foi bem aceita e, até hoje, o Primeiro de Dezembro é marcado em todo o mundo como a data para o combate ao preconceito e ao estigma em torno da doença. Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), juntamente com diversas entidades e órgãos públicos, se une para a realização da 6ª Edição do Dezembro Vermelho, em alusão aos eventos, atividades e mobilizações feitas em torno do dia 1º de dezembro.

As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento. Diversos estudos já demonstraram, por exemplo, níveis indetectáveis de HIV no organismo de uma pessoa que vive com o vírus e esteja em tratamento antirretroviral significa que o vírus deixa de ser transmitido a outras pessoas. Este é um passo importante para que se consiga cumprir o compromisso, assinado na Declaração de Paris, de acabar com a epidemia de AIDS enquanto ameaça à saúde pública até 2030...

FRENTE BRASIL POPULAR REITERA AGRESSIVIDADE EM DESOCUPAÇÃO DO ACAMPAMENTO ABRIL VERMELHO EM JUAZEIRO

A Frente Brasil Popular Juazeiro vem a público posicionar-se de forma contrária aos argumentos utilizados pela Polícia Federal, através de sua assessoria, os quais afirmam que a ação desenvolvida pela mesma no Acampamento Abril Vermelho no último dia 25 tenha sido de caráter pacífico. Evidências reunidas pelas famílias vitimadas contradizem às alegações feitas pela polícia. As vítimas possuem registros que refutam e contradizem de forma concreta os argumentos utilizados pela polícia a fim de descaracterizar os fatos reais e colocar a sociedade contra as famílias despejadas.

À Polícia Federal questionamos:..

AGRICULTORES ESTÃO SENDO DESPEJADOS DO ACAMPAMENTO ABRIL VERMELHO EM JUAZEIRO (BA)

Bombas de gás, spray de pimenta, casas destruídas, trabalhadores feridos e cerca de 700 famílias sem ter para onde ir. Essa é a situação dos acampamentos Abril Vermelho, no Projeto Salitre, em Juazeiro, Irmã Dorothy e Iranir de Souza, no Projeto Nilo Coelho, em Casa Nova (BA). Os despejos violentos realizados pela Polícia Federal, que tiveram início na madrugada de hoje (25), cumprem mandados de reintegração de posse em favor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Em Juazeiro, os/as integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupavam a área desde 2012. No local, há uma produção diversificada da agricultura familiar. "Aqui sustentava pra mais de duas mil pessoas, o projeto é grande, tem banana, coco, tem todo tipo de fruta. A gente alimentava o Ceasa, e o que a gente faz aqui dentro alimentava também a mesa de quem tá fazendo isso aí [destruindo o acampamento]", desabafa o acampado Francisco Nascimento.

De acordo com os acampados/as, o despejo começou por volta das 5h. "Começaram a soltar a bomba de gás, muita criança desmaiou, velhos também desmaiaram, um companheiro foi atingido na cabeça e foi para o hospital", relata Francisco. No local, há grande presença das polícias Federal e Militar, inclusive sobrevoando a área. Durante a manhã, a via que dá acesso ao acampamento Abril Vermelho estava bloqueada pela Polícia Militar, que impedia qualquer veículo de passar, até mesmo a imprensa.

"Isso é muita crueldade, os alunos, os sem terrinhas, as crianças aqui do acampamento [Abril Vermelho], algumas ainda dormindo, acordaram sem ar por conta da fumaça que foi muito grande", comenta a professora e liderança do MST Socorro Varela. O clima nos acampamentos é de muita tristeza, horror e destruição. "A gente está triste, com o coração abatido, com o coração triste mesmo, vontade de chorar. Não temos lugar pra ir, estamos na mão de Deus", diz um dos despejados.  

Diante de toda essa violência e repressão do Estado, que está aliado aos interesses dos projetos do capital, os/as acampados afirmam que vão resistir. "O povo lutador não vai se calar, nós vamos ter nossa terra porque nós vamos continuar buscando e precisamos da nossa terra. A gente sabe que aqui o agronegócio fortalece os órgãos públicos e assim existe uma parceria entre eles", destaca Socorro. A professora acrescenta ainda que "o povo do acampamento Abril Vermelho pede justiça, terra, água, energia, escola e vida digna para os trabalhadores/as".

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) reitera o repúdio à decisão judicial que determinou a reintegração de posse dos acampamentos Abril Vermelho, Irmã Dorothy e Iranir de Souza, e manifesta solidariedade aos trabalhadores/as atingidos pelos despejos. 

"Bem aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, que deles é o reino dos céus" Mateus (5, 10)...

Olaria bate o Barro Vermelho e termina o campeonato na 3ª colocação

Em jogo de cinco gols, sendo três de pênaltis, o Olaria se despediu do Campeonato Juazeirense de Futebol Amador derrotando o atual campeão Barro Vermelho por 3 a 2, e termina a competição na terceira colocação. Neguinho, Jonas e Jó fizeram os gols do triunfo olariense, enquanto Felipe Negão descontou duas vezes para o rubro-negro.

Com os três pontos conquistados, o time alvinegro subiu para 10 na tabela de classificação, superando o rival que concluiu a participação somando nove pontos em seis jogos disputados. A terceira colocação garante ao Olaria o prêmio de R$ 2,5 mil. Como quarto lugar, o Barro Vermelho recebe R$ 1,5 mil...

Barro Vermelho e Olaria disputam troféu de 3º lugar nesta quinta-feira 24

Valendo o troféu de 3º colocado, Barro Vermelho e Olaria se encontram nesta quinta-feira (24), reeditando o clássico da penúltima rodada da primeira fase, quando o time rubro-negro venceu o alvinegro por 1 a 0. A partida acontece às 19h30, no Adauto Moraes, com entrada franca e, em caso de empate no tempo normal, o vencedor será conhecido nas cobranças de pênaltis.

Barro e Olaria formaram entre as equipes do grupo A na fase inicial e foram eliminadas do campeonato na semifinal por XV de Novembro e Juazeirense, respectivamente. Nos cinco jogos disputados, o Barro Vermelho conquistou nove pontos, venceu três jogos, perdeu dois, marcou cinco gols e sofreu quatro, registrando o saldo positivo de um gol...

Juazeirense elimina Barro Vermelho e está na final do campeonato amador do centenário

Estreante em competições oficiais da Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), o time da Juazeirense venceu o Barro Vermelho por 1 a 0 e assegurou o direito de disputar o título da competição, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte). A partida realizada no último sábado (19) no Adauto Moraes atraiu grande público ao estádio.

O magro placar foi suficiente para colocar o Cancãozinho na grande final, contra o XV de Novembro, na próxima sexta-feira (26), às 20 horas, no mesmo local. Na quinta-feira 25, às 19h30, Olaria e Barro Vermelho disputam o troféu de terceiro lugar...

Barro Vermelho bate Olaria e confirma classificação em primeiro lugar no grupo A

Em sua última partida pela fase de grupos, o Barro Vermelho, atual campeão juazeirense, venceu o Olaria sábado, no Adauto Moraes, e termina em primeiro lugar no grupo A com nove pontos em 12 possíveis. O gol foi marcado pelo lateral direito Charlinho cobrando falta aos 26 minutos do segundo tempo. O lance fatal teve a colaboração do goleiro Bel, que falhou na defesa.

Na próxima fase, o time rubro negro encara o Juazeirense, segundo colocado do grupo B, em jogo único, mas com a vantagem do empate. A derrota deixa o Olaria em situação delicada na competição. Na próxima quinta-feira enfrenta o Carranca, no último jogo do grupo e quem vencer o clássico se junta aos semifinalistas do campeonato. Correndo por fora, o Colonial seca os dois torcendo por um empate, de preferência sem gols, para ganhar a vaga no colo...

PRIMEIRA SERENATA "RECORDAR & VIVER" MOVIMENTOU BARRO VERMELHO NO ÚLTIMO SÁBADO (28)

Com uma musicalidade muito forte, o Distrito de Barro Vermelho vivenciou no último sábado (28) a primeira edição da Serenata "Recordar & Viver" promovida pelos mesmos organizadores do evento na cidade de Curaçá. Desde cedo filhos nativos e convidados chegavam ao distrito sendo recebidos com muito carinho pela população acolhedora. À noite, as ruas de Barro Vermelho foram tomadas pela musicalidade dos seresteiros, seresteiras e convidados de várias partes da região.

A Serenata à moda antiga se transformou num passeio noturno pelas ruas de Barro Vermelho, resgatando a tradição das Serenatas, revivendo um tempo onde os seresteiros tocavam e cantavam pelas ruas, levando poesia, música e muito romantismo ao povoado que é muito forte culturalmente falando em toda região...

SERENATA "RECORDAR & VIVER" ACONTECE NESTE SÁBADO (28), EM BARRO VERMELHO, CURAÇÁ (BA)

A comissão organizadora, na pessoa de Romério Oliveira, encaminhou convite ao Blog GJ Notícias e à comunidade san-franciscana para a Serenata à moda antiga, um passeio noturno pelas ruas de Barro Vermelho, com a pretensão de resgatar a tradição das Serenatas, revivendo um tempo onde os seresteiros tocavam e cantavam pelas ruas, levando poesia , música e muito romantismo.

 De acordo com um dos organizadores, Plauto Oliveira, o objetivo da serenata ”é fazer um resgate da cultura musical de Barro Vermelho, que tem maestros na sua história, como o Filemon Gonçalves Martins,  que tinha a capacidade de produção e docência  musical nos diversos estilos, sobretudo transformando o distrito como referência musical na região...

UAVS PRESTA SOLIDARIEDADE AO MST DO ACAMPAMENTO ABRIL VERMELHO DO SALITRE

A União das Associações do Vale do Salitre – UAVS vem a público se solidarizar com o Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST, especialmente o Acampamento Abril Vermelho, no Perímetro Irrigado Salitre, que recebeu mandado de reintegração de posse neste mês de setembro. O referido Acampamento existe desde 2012 e desde então tem gerado trabalho e renda para centenas de famílias, dentre estas muitas que encontram-se às margens do Rio Salitre, especialmente no trecho que hoje não dispõe de água para irrigação. 

Ressaltamos que a área ocupada pelo MST no referido Perímetro contribui com o fortalecimento da  agricultura familiar na região, produzindo alimentos, descentralizando a terra e a água e assim contribuindo com o dado de que 70% do que se tem na mesa dos brasileiros e brasileiras vem da agricultura familiar camponesa.

Reiteramos nosso apoio às famílias acampadas, ao tempo em que solicitamos do governo uma política de atenção a essas famílias, garantindo-lhes o direito à terra para produção e moradia. Registramos ainda que o processo de implantação do Projeto Salitre foi injusto com as famílias ribeirinhas do Rio Salitre, que tanto esperavam ser contempladas com lotes e ficaram de fora devido aos critérios de seleção, muitas hoje sendo sem terra ou apenas diaristas em lotes de terceiros no referido Perímetro...

AMEAÇADOS DE DESPEJO MEMBROS DO ACAMPAMENTO ABRIL VERMELHO NO SALITRE PEDEM MAIS TEMPO PARA DEIXAR O LOCAL

Desesperadas! É como se encontram as mais de 500 famílias do Acampamento Abril Vermelho, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, próximo ao distrito de Junco, Salitre, desde a segunda-feira (16/09) em que o Juiz Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, Juiz Federal em Auxílio na Subseção Judiciária de Juazeiro, acatou pedido da CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba determinando reintegração de posse da área.

Maria de Fátima dos Santos e Avelar Torres de Carvalho estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM) solicitando maior tempo para deixar a área a ser reintegrada ao patrimônio da Codevasf. “Estou em momento de colheita da cebola e se tiver que deixar a área agora vou perder tudo que investi” revelou Avelar Torres...

Juazeiro vence Barro Vermelho e divide a liderança do grupo A com o Olaria

O Juazeiro venceu o Barro Vermelho por 2 a 0, no jogo desta terça-feira (17) no Adauto Moraes, desbancando o atual campeão municipal da liderança do grupo A. O time alviverde sobe para primeiro lugar, superando o Olaria pelos critérios de desempate, enquanto o time rubro negro cai para a quarta posição com a derrota.

Os gols aconteceram na segunda etapa. O primeiro, aos 9 minutos, contou com a colaboração do goleiro Fernando, que aceitou o chute de longa distância do lateral direito Maedson. Aos 44, foi a vez do meia Matheus marcar o segundo, dando números definitivos ao placar. “Foi uma vitória da garra, da entrega. Nossa equipe está tendo dificuldades para treinar e isso nos prejudica quando enfrentamos equipes qualificadas como o Barro Vermelho, que treina normalmente. Estou feliz pela vitória e pelos dois gols que marquei no campeonato”, ressaltou Mateus, artilheiro do Juazeiro...

Juazeiro e Barro Vermelho movimentam o Campeonato Amador nesta terça-feira (17)

Em situações opostas na tabela de classificação do grupo A, Juazeiro e Barro Vermelho se enfrentam nesta terça-feira (17) no Adauto Moraes, a partir das 19h30. O resultado poderá indicar o destino das duas equipes na competição. O Campeonato Juazeirense de Futebol Amador é realizado pela Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte. Este ano comemora cem anos, e chega ao oitavo jogo com apoio do público e sucesso de crítica.

Finalistas em 2017 e 2018, Juazeiro e Barro Vermelho prometem um duelo à altura do bom futebol praticado no atual certame. O Barro Vermelho defende o título conquistado ano passado, lidera o grupo de forma invicta com três pontos, em caso de vitória dobra a pontuação e encaminha sua classificação para a segunda fase. O técnico Elias Crispim aposta na solidez do seu sistema defensivo e na versatilidade dos atacantes para se manter na liderança isolada...

Com apoio da Prefeitura, Campeonato Juazeirense começa com vitória do Barro Vermelho

Com premiação recorde para o campeão, começou neste domingo,1 de setembro, o campeonato juazeirense de futebol amador, organizado pela Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), com apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte).

E quem saiu na frente foi o atual campeão, o Clube Social Barro Vermelho, ao vencer a Associação Desportiva Colonial por 2 a 0, no Estádio Adauto Moraes., com gols de Tiago e Naná, um em cada tempo da partida, se habilitando para concorrer ao prêmio inédito de R$ 10 mil, a ser pago ao vencedor do Campeonato dedicado às comemorações dos 100 anos do futebol amador de Juazeiro...

Social em Movimento atende Acampamento Abril Vermelho no Salitre

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) levou nesta terça-feira (23) para os moradores do Assentamento Abril Vermelho, no distrito do Salitre, diversos serviços da Assistência Social. A ação fez parte do programa ‘Social em Movimento’ que tem o objetivo de levar os serviços disponíveis dentro dos equipamentos municipais para próximo das comunidades. O ônibus do ‘Estação Cidadania’ com a equipe da Casa do Bolsa Família atendeu cerca de 40 famílias com serviços de atualização cadastral, cadastro novo, orientações para acesso a políticas públicas, agendamento e orientações sobre condicionalidades do Programa Bolsa Família.

A dona de casa Flávia Raiane foi um das que aproveitou a oportunidade de ter os serviços na comunidade. “Essa ação foi muito boa por que nem sempre temos condições de nos deslocarmos até a cidade, então facilita nossa vida e agiliza o atendimento que precisamos”, afirmou. A autônoma Enivalda Amorim também compareceu à ação. “Achei ótimo ter estes atendimentos aqui. Para quem tem criança fica ainda mais complicado sair de casa para buscar um serviço como este”, disse...

Prefeito Paulo Bomfim visita acampamento do MST Abril Vermelho, na Região do Salitre, em Juazeiro

Nesta quinta-feira (04), o prefeito Paulo Bomfim esteve no Acampamento Abril Vermelho, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, próximo ao distrito de Junco, Salitre. Na oportunidade, pôde visualizar de perto a produção agrícola da comunidade, com diversas culturas como legumes, verduras e frutas, além da criação de caprinos e ovinos. Acompanharam o prefeito o secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) Tiano Félix, e o Chefe de Gabinete Arlindo Aragão.

O Acampamento Abril Vermelho funciona há 10 anos, abrigando mais de 200 famílias. A produção é realizada de forma coletiva e vendida no Mercado do Produtor de Juazeiro. Desde quando era Secretário de Governo na gestão Isaac Carvalho que o atual prefeito mantém um diálogo com a comunidade...

ESPAÇO DO LEITOR: SINAL VERMELHO E O DESCUMPRIMENTO DAS LEIS DE TRÂNSITO

Caro radialista Geraldo José,

Solicito que seja divulgado em seu blog que é de suma importância para a cidade de Juazeiro e região, pois além de muito contribuir com divulgações de informações de interesse público ajuda a solucionar problemas...

Roberto Malvezzi (Gogó): Brasil, o país vermelho como brasa

Brasil quer dizer literalmente "vermelho como brasa". Portanto, esse país é vermelho até no nome. Talvez o novo governo queira mudar o nome do Brasil para "Terra de Santa Cruz", ou "Terra de Vera Cruz". Como os evangélicos neopentecostais não aceitam a cruz, talvez voltemos a ser simplesmente "Pindorama". Mas, Pindorama é a "terra mítica e sem males" dos Tupi-Guarani. Então, quem não gosta de índio, também não vai aceitar.

Essa bobagem nos ajuda a entender como se desenha o novo governo. Para as multidões vão repetir constantemente que "nossa bandeira jamais será vermelha", "esse país jamais será uma Venezuela ou Cuba", "PT nunca mais", "os comunistas devem ir para Cuba e não para Paris", "Lula deve ficar preso até apodrecer na cadeia", "somos cristãos e contra o aborto", assim por diante. É a cortina de fumaça que alimenta o ódio e o dissenso das multidões pelas redes sociais. Como dizia César: "divide et impera"...

Um terço dos municípios deve fechar o ano com contas no vermelho

Um terço das prefeituras brasileiras vai terminar o ano no vermelho. Em crise financeira, as cidades estão com dificuldade para pagar fornecedores e até mesmo para quitar em dia as folhas de pagamento de dezembro e o 13º salário dos servidores, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) obtido com exclusividade pelo 'Estadão/Broadcast'.

Os 6 milhões de funcionários municipais teriam R$ 22,8 bilhões para receber neste fim de ano com o 13º salário. No entanto, entre as prefeituras que optaram por pagar a gratificação em uma só parcela, 186 (7,9%) admitem que vão atrasar o repasse. E outras 190 (8,9%), das que parcelaram o pagamento, reconhecem que não terão recursos para depositar a segunda parcela no dia 20 de dezembro, como manda a lei. A CNM ouviu 4.559 dos 5,6 mil municípios...

Infravermelho identifica com precisão e rapidez a qualidade da manga do Vale do São Francisco

A tecnologia conhecida como Espectroscopia no Infravermelho Próximo (NIRS, na sigla em inglês) está sendo empregada para identificar o estádio ideal para colher mangas em áreas irrigadas do Submédio do Vale do Rio São Francisco. 

Adaptado pela Embrapa Semiárido (PE), o equipamento é capaz de estabelecer com precisão o ponto em que o fruto deve ser retirado do manguezal a fim de atingir a qualidade de consumo após 20 dias, tempo necessário para que o produto chegue a mercados distantes no Brasil e no exterior, como Estados Unidos, Europa e Ásia...