Foram encontrados 1739 registros para a palavra: vacinação

Campanha de vacinação contra gripe H1N1 é prorrogada em Juazeiro

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi prorrogada até o dia 27 de maio, em Juazeiro, para três grupos prioritários: gestantes, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e idosos com 60 anos ou mais. De acordo com o Superintendente de Humanização, Klynger Farias, esses grupos ainda não atingiram a meta de vacinação.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde informam que até o momento já foram imunizadas mais de 30 mil pessoas no município, o que corresponde a 68,8% da meta estabelecida. A meta é vacinar no mínimo 80% das 44 mil pessoas que pertencem aos grupos alvo da imunização. A vacina está disponível nos Postos de Saúde das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e na zona rural, das 7h30 às 13h...

Secretaria de Saúde de Petrolina prorroga Campanha de Vacinação contra Gripe

Em Petrolina, a Campanha de Vacinação contra Gripe é prorrogada até o dia 03 de junho. Até o momento, já foram vacinadas 42.832 (75,81%) das pessoas que fazem parte do grupo prioritário. A meta é vacinar 80% do público-alvo contra os vírus H1N1, H3N2 e B. "Esse ano a procura tem sido bastante positiva e acreditamos que na próxima semana a meta já tenha sido atingida. Quem ainda não se vacinou deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa", orientou a coordenadora de Imunização, Jeane Moraes.

A campanha é direcionada idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores 5 anos, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. As Unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h (zona urbana) e das 7h às 14h (zona rural)...

Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra gripe em Casa Nova

Para atender a meta determinada pelo Ministério da saúde, a secretaria municipal de Saúde de Casa Nova está implantando um plano de ação para intensificar a vacinação do grupo prioritário contra a gripe (Influenza). Além do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na sede e nos distritos, uma equipe vai percorrer as localidades do interior aplicando a vacina, conforme roteiro descriminado abaixo.
 
De acordo com o Ministério, Casa Nova tem como total de pessoas com perfil para serem vacinadas, contra o vírus influenza de 13.651 pessoas, - sendo elas idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, crianças, puérperas, população privada de liberdade. - até o momento foram vacinadas 5.615 pessoas.  Porém, destaca Samantha Ravenna, coordenadora de atenção à saúde, cidade não recebeu todo o quantitativo de vacinas necessário para nosso público alvo.
 
Nesta semana, a secretaria está realizando um roteiro de visitas ao interior para aplicar a vacina contra a gripe e as demais do calendário nacional de imunização. "Nosso objetivo é manter atualizada a caderneta vacinal das crianças e gestantes do nosso município", cometa Samantha.  As que pessoas com doenças crônicas deverão estar munidos de relatório médico justificando a necessidade da vacina no momento da administração.
 
A Gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e que acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, geralmente, pela inalação partículas de saliva e secreção infectada em suspensão no ar.
 
A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. De acordo com o ministério, como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.
 
O medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

DATA..

Campanha de vacinação antirrábica é prorrogada em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro prorrogou a campanha antirrábica até 30 de maio. Até o momento cerca de 6.183 animais entre gatos e cães da zona rural e urbana já foram vacinados. Desde o dia 4 de abril, inicio da Campanha, as equipes de vacinação percorrem os bairros para aplicar nos animais a dose única contra a doença. A meta mínima, estipulada pelo Ministério da Saúde, é vacinar 80% dos cães e gatos com idade acima de 1 mês. Juazeiro possui 32,4 mil animais.

Há também um posto fixo de vacinação antirrábica, das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira, na Casa de Endemias na Rua Visconde do Rio Branco, nº. 7 A, próxima ao Centro de Saúde III, bairro Centro. "A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia fundamental para manter estes animais imunizados contra a doença e a população protegida. O cão é o principal transmissor de raiva animal para seres humanos, por ser o animal mais próximo do homem, por isso a vacinação acontece anualmente", informou o Diretor de Promoção de Vigilância do município, Gustavo Monteiro...

O "Dia D" de vacinação contra Influenza H1N1 é realizado em Sobradinho

A Secretaria de Saúde de Sobradinho  realizou no último sábado, 30, o 'Dia D' de vacinação da campanha de imunização contra a Influenza H1N1, em todos os postos de saúda da família. Muita gente aproveitou o  sábado para se imunizar da influenza , infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.

Entre o período de 18 a 30 de abril Sobradinho recebeu um quantitativo de 3 270 doses , o que representa 63,34% das doses necessárias para cobertura total no município, já que a meta é vacinar 5. 162 pessoas...

Secretaria de Saúde de Casa Nova realizou Dia D de vacinação contra Influenza

A Secretaria de Saúde de Casa Nova realizou no último sábado, 30, o 'Dia D' de vacinação da campanha de imunização contra a Influenza. A vacina foi ofertada para todos os grupos prioritários - pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

As unidades de saúde foram abertas durante todo o dia e os profissionais aplicaram a vacina que protege contra três vírus da gripe, incluindo a H1N1. "Somando todas as pessoas do público-alvo são mais de 13 mil e a meta é vacinar pelo menos 80%", explica Samanta Ravenna, coordenadora de vigilância em saúde. "Abrimos todos os postos da sede e interior para a população ter o acesso facilitado ao serviço e permaneceremos vacinando nessas unidades até o fim da agenda estabelecida pelo Ministério da Saúde", disse o secretário de Saúde, Luiz Rezende. ..

Secretaria de Saúde de Sobradinho no dia "D" da campanha de vacinação contra a gripe influenza e H1N1

A Secretaria de Saúde de Sobradinho está se mobilizando para o dia "D" da campanha de vacinação contra a gripe influenza e H1N1, que acontecerá neste sábado(30), das 8h às 17h , em todas as unidades de PSF. Desde o último dia 18, quando iniciou a campanha,  já foram vacinadas 265 crianças, 70 gestantes, 19 puérperas, 105 trabalhadores da saúde, 344 idosos e 181 pessoas com doenças crônicas. A campanha vai continuar até o dia 20 de maio e  para o próximo sábado serão disponibilizadas mil doses. A Secretaria de Saúde se programou para imunizar mais pessoas, mas o Estado não mandou estoque suficiente para atender a demanda total do município de Sobradinho e dos demais municípios baianos.

" Até agora recebemos 1600 doses de vacinas, que foram utilizadas no período de 18 a 27 de abril.  Para o sábado , recebemos mais 1000 doses que serão ofertadas em todas as unidades de saúde até às cinco horas da tarde ou até acabar esse estoque. Poderíamos ter optado por não realizar o dia "D", mas há uma expectativa da comunidade e decidimos manter a vacinação. Já fomos informados que o Estado enviará mais doses para cumprimos a meta de vacinação no município", informou Jailson, Secretário de Saúde. ..

Juazeiro não terá "dia D" da vacinação contra a gripe H1N1 mas vacinação continua

A Secretaria Municipal de Saúde informa que no próximo sábado (30), não haverá o dia D da campanha nacional contra o vírus da gripe H1N1 em virtude do baixo estoque de doses da vacina, fato esse que está ocorrendo em todos os estados do país. O Ministério da Saúde tem fornecido as doses semanais, implicando dessa forma na ação dos municípios. 

O superintendente de Humanização e Promoção a Saúde de Juazeiro, Klynger Farias, esclarece que a campanha será intensificada nos Postos de Saúde durante a semana. “Iremos continuar a campanha em nossas unidades durante a semana, nosso estoque não está zerado. Não iremos realizar o Dia D porque não foi repassada a quantidade de vacina para esse dia que tem grande aglomeração de pessoas nos postos”, explicou...

Campanha de vacinação antirrábica termina esta semana em Juazeiro

Dados da Secretaria de Saúde de juazeiro registram até o momento a vacinação de 4.717 animais (entre cães e gatos) da zona urbana e rural. A Campanha de Vacinação contra a raiva segue até o próximo sábado, 30 de abril. A vacinação é gratuita e a meta mínima estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% dos cães e gatos com idade acima de um mês. Atualmente o município possui 32,4 mil animais.

A vacina antirrábica não possui contraindicações e é o principal mecanismo de controle da Raiva Urbana. A vacina é a única forma de evitar que os animais contraiam a doença e a transmitam aos humanos. É causada por vírus e é mortal tanto para o animal como para os seres humanos...

Em Petrolina, a Campanha contra Raiva acontece em mais 10 localidades

Entre os dias 25 e 30 de abril mais 10 localidades receberão a visita dos Agentes de Combate às Endemias para vacinar cães e gatos contra o vírus da raiva. Ao todo, os profissionais já vacinaram 8.662 animais em 22 bairros. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população canina e 100% dos gatos, totalizando 37.854 animais. "O objetivo da gestão Julio é imunizar todos os cães e gatos de Petrolina. Que a população esteja atenta ao dia e horário da campanha em seu bairro", frisou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves. A vacinação acontece casa a casa de segunda a sexta, das 14h às 19h e aos sábados de 8h às 12h.

Cronograma 25/04 a 30/04..

Prefeitura de Casa Nova intensifica campanha de vacinação contra Gripe H1N1


Com o objetivo de imunizar a população contra a Gripe A H1N1, a prefeitura municipal de Casa Nova, através da secretaria Municipal de Saúde, iniciou, esta semana, uma grande campanha de vacinação. Nesta sexta-feira, 22, equipes estiveram no centro da cidade em uma ação de vacinação. Centenas de pessoas receberam atendimento e foram vacinadas. A vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

Segundo a secretaria, a vacinação tem como público prioritário idoso com 60 anos ou mais de idade,  crianc?as na faixa eta?ria de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as pue?rperas (ate? 45 dias apo?s o parto), os trabalhadores de sau?de, os povos indi?genas, os grupos portadores de doenc?as cro?nicas na?o transmissi?veis e outras condic?o?es cli?nicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a populac?a?o privada de liberdade e os funciona?rios do sistema prisional.  De acordo com Luiz Resende, secretário da pasta ‘a vacinac?a?o contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenc?a?o da influenza grave e de suas complicac?o?es’.” Esperamos todas as pessoas em nossas unidades de saúde”, reforçou o convite.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.Estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.  O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção...

Em Petrolina, Campanha de Vacinação contra Gripe começa na próxima semana

A Secretaria de Saúde de Petrolina inicia na próxima segunda-feira (25) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe). Ao todo, 60.370 pessoas, que fazem parte do grupo prioritário, devem tomar a vacina. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo.

A vacina que protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B é destinada para os idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores 5 anos, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade...

Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza 2016 inicia nesta segunda-feira (18) em Juazeiro

Nesta segunda-feira, terá inicio em Juazeiro a 18ª Campanha de Vacinação contra a gripe influenza em todas as Unidades de Saúde. Nesse primeiro momento, apenas o grupo de profissionais de saúde irão receber a dose da vacina. A partir do dia 20 (quarta-feira), todo público-alvo poderá se vacinar. Em 2015, foram aplicadas 79,9 mil doses. A campanha segue até o dia 20 de maio.

Segundo a Secretaria o objetivo da Campanha é reduzir as mortes e internações causadas pela gripe. O dia 30 de abril será o dia "D" da campanha. As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde da zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h e na zona rural, das 7h30 às 13h.  ..

Prefeitura de Sobradinho se mobiliza para o "Dia D" da Campanha de Vacinação Antirrábica

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, vai realizar no próximo sábado (16), o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos.Esta ação de imunização e prevenção contra a Raiva Animal, tem como meta vacinar 80% da população de cães e gatos da sede e do interior do município.

A Campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina. A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Uma característica da doença é o aumento da agressividade, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem. É uma doença que pode levar a óbito se não atendida a tempo, sendo a vacinação a melhor forma de se proteger contra a doença. ..

Secretaria de Saúde vacina 2 mil animais no dia D da Campanha Antirrábica em Petrolina

Em Petrolina, foram vacinados contra raiva 2.002 animais, entre cães e gatos, no dia D da Campanha Antirrábica, realizada no último sábado, 09. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população canina e 100% dos gatos, totalizando 37.854 animais.  

Nessa primeira semana, até o dia 16/04, 14 localidades serão visitadas. "De segunda a sexta as visitas ocorrerão de 14h às 19h e aos sábados de 8h às 12h. É importante que a população fique atenta ao dia e horário", alertou o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Washington Luiz Gonçalves...

Iniciada a Campanha de Vacinação Antirrábica em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro iniciou ontem, 4 de abril, a Campanha de Vacinação Antirrábica (que previne a raiva nos animais domésticos). A ação prossegue até 30 de abril.  A meta mínima, estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% dos cães e gatos com idade acima de 1 mês. O município possui 32,4 mil animais atualmente.

Os domicílios estarão recebendo a visita dos profissionais de saúde para a aplicação da vacina das 8h às 13h. De hoje (04) até a próxima quinta-feira, 7, os bairros visitados serão: Parque Residencial, João Paulo II e Residencial Praia do Rodeadouro...

Sesi inscreve em campanha de vacinação contra gripe H1N1 em Petrolina

O Serviço Social da Indústria em Pernambuco (Sesi/PE) está com inscrições abertas para a Campanha de Vacinação contra a Gripe (H1N1). As doses fazem parte de um lote preparado para combater a mutação mais recente do vírus Influenza em suas três formas mais graves, a gripe A (H1N1, H3N2) e a Influenza B, que podem levar à morte. A meta da entidade é imunizar 15 mil trabalhadores em todo o Estado para evitar prejuízos à saúde do colaborador e à produtividade das empresas. A adesão pode ser feita até o final de abril, já a vacinação ocorrerá até junho. No Sertão, o atendimento será realizado pelas unidades de Araripina e Petrolina. Mais informações pelos telefones: (87) 3873-1087 (Araripina) e (87) 3861-1369 (Petrolina).

Para facilitar o acesso, a vacina está com custo de R$ 20,00 para indústria e R$ 35,00 para empresas de outros segmentos, um valor 60% abaixo do praticado pelo mercado. A aplicação é realizada na própria empresa, durante o expediente, para reduzir o tempo que o colaborador se ausenta do posto de trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe é a maior causa de perturbações na vida diária e faltas ao trabalho de pessoas entre 18 e 64 anos...

Petrolina: Profissionais do CTA e SAE participam de capacitação sobre calendário de vacinação

Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) participaram, nesta sexta-feira (04), de um curso de capacitação sobre o calendário de vacinação do paciente com HIV. Ministrado pela coordenadora de Imunização, Jeane Moraes, o curso teve como objetivo atualizar os profissionais sobre o novo calendário de vacinação e sobre as vacinas destinadas aos portadores de quadro clínico especial. "Nós fazemos saúde com educação permanente. É importante qualificar constantemente os nossos profissionais para atender cada vez melhor os nossos usuários", observou a secretária de Saúde, Lucia Giesta. ..

Secretaria de Saúde de Juazeiro alerta para mudanças no Calendário de Vacinação

Os postos de saúde de Juazeiro já estão com o novo calendário de vacinação para 2016. As mudanças realizadas pelo Ministério da Saúde e anunciadas este mês alteraram as doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite. Um das principias mudanças no Calendário de Vacinação de 2016 é na vacina papiloma vírus humano (HPV), que agora passa para duas doses, sendo que a menina deve receber a segunda dose seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a administração da terceira.

Para os bebês, a principal diferença será a redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente para pneumonia, que a partir de agora será aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço preferencialmente aos 12 meses, mas poderá ser tomado até os 4 anos. Essa recomendação, de acordo com o Ministério da Saúde, também foi tomada em virtude dos estudos mostrarem que o esquema de duas doses mais um reforço, tem a mesma efetividade do esquema três doses, mais um reforço...