Foram encontrados 3044 registros para a palavra: vacina

Dormentes: Jovens entre 20 e 29 anos devem se vacinar contra o Sarampo

Começou nesta segunda-feira (18) em Dormentes a 2ª Fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, voltada exclusivamente para jovens entre 20 e 29 anos que ainda não foram imunizados contra a doença. A campanha segue até o dia 30 de Novembro.

A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível em todas as Unidade Básicas de Saúde (UBS) do Município. "A vacina é a única forma de prevenir o sarampo, doença viral grave com altíssimo potencial de transmissão Por isso é importante que o público alvo compareça a UBS mais próxima, munidos com a carteira de vacinação para que possamos novamente eliminar essa doença do nosso país", destaca a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Se não houver comprovação vacinal, será ministrada a primeira dose da vacina durante a campanha e a segunda será agendada. Quem recebeu apenas a primeira dose, deve receber a segunda durante a ação. O Dia D será realizado no último dia de Novembro (30) em todo o país.

ATENDIMENTO

As Unidades Básicas da sede e interior de Dormentes, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h...

Petrolina inicia nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de Petrolina deu início, nesta segunda-feira (18), à segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Com duração até o dia 30 de novembro e por orientação do Ministério da Saúde, o público-alvo são adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade que não estejam com a caderneta de vacinação em dia.

A partir desta segunda-feira até o dia 29 de novembro, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão atendendo a comunidade dessa faixa etária nos horários de rotina de atendimento: na área urbana, das 8h às 16h45, e das 7h às 13h na zona rural. No sábado (30), todas as unidades estarão abertas o dia inteiro para o dia ‘D’ de vacinação...

Começou hoje (18), a segunda fase da vacinação contra o Sarampo

Com o objetivo de imunizar jovens e adultos entre 20 e 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia, o Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira, 18, a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo. Em Juazeiro, mais de 10 mil doses da vacina tríplice viral (que previne também a caxumba e a rubéola) foram disponibilizadas desde o início da campanha.

Todo os postos de Saúde da sede e do interior de Juazeiro estão abastecidos com a vacina do sarampo, e funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial na sede e até as 13 horas na zona rural. Para se imunizar, basta se dirigir a um dos postos com a caderneta de vacinação, cartão SUS e documento de identificação com foto. Quem não tiver o registro vacinal, receberá as duas doses...

Vacinação é a maneira mais eficaz para evitar doenças, reforça Prefeitura de Petrolina

Além de manter hábitos de vida saudáveis, a melhor maneira de evitar doenças infecciosas é se vacinando contra elas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta diversas vacinas que protegem contra mais de 40 doenças, entre elas, o sarampo.

Pensando no surgimento de tantos boatos e desinformações, a Prefeitura de Petrolina reforça que vacinação é uma prioridade, como destaca a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque...

Petrolina inicia segunda etapa de vacinação contra o sarampo na próxima segunda 18

A partir da próxima segunda-feira (18), a Prefeitura de Petrolina dará início à segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Nesta nova fase, por orientação do Ministério da Saúde, o público-alvo será os adultos de 20 a 29 anos.

"Quem não estiver com a caderneta de vacinação em dia terá a oportunidade de se vacinar até 30 de novembro, quando termina a campanha. As Unidades de Saúde da Família (USF) estarão abertas para fazer a imunização. Na área rural, com funcionamento das 7h às 13h, e das 8h às 16h45 na zona urbana", explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro...

Mais de três milhões de animais serão vacinados contra a febre aftosa na Bahia

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começou na Bahia na última sexta-feira (1º) e segue até o dia 30 de novembro. O estado possui um rebanho de 10 milhões de cabeças de gado e há 22 anos a Bahia é considerada zona livre de Febre Aftosa.

De acordo com o diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, a expectativa é de que sejam vacinados 3,5 milhões de animais no estado. “Iremos vacinar todos os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. A nossa expectativa é vacinar 35% do rebanho baiano. Em 2021 a Bahia pode vir a ser zona livre de febre aftosa sem vacinação, portanto, as últimas campanhas são importantíssimas para que possamos alcançar um grande número de animais. A atenção neste momento é ainda mais especial porque iremos vacinar os animais mais jovens e que não passaram por outras campanhas”.

Em 2019, a novidade na campanha de vacinação fica por conta da redução da dose da vacina que passou de 5 para 2 mililitros e vem sendo aplicada desde a primeira etapa no mês maio. O coordenador do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa na Bahia, Antônio Maia, explica o motivo da mudança. “Esta foi uma demanda do setor produtivo para reduzir as ocorrências de reações vacinais nos animais. São reações que causavam desvalorização da carcaça, perda de carne, de cortes que afetavam inclusive a exportação da nossa carne. Além disso, uma substância chamada saponina foi retirada da vacina”.

Antônio Maia ainda lembra que os produtores devem adotar os cuidados de higiene necessários no momento da aplicação da vacina. “Após a vacinação de maio já tivermos resultados positivos que impactam no bem-estar dos animais que deixam de apresentar reações em função da vacina. Entretanto, ainda ocorre por exemplo a formação de abscessos em decorrência da falta de higiene e limpeza no momento da aplicação. A Adab vem fazendo esse trabalho de conscientização e informação junto aos produtores. No site da Agência o produtor também encontra as informações necessárias”.

A vacinação alcança animais de 0 a 24 meses e segundo a Adab, os bezerros mais jovens são os que melhor reagem a vacinação e não apresentam reações significativas. O produtor que não vacinar o seu rebanho fica sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 53 por animal. Informações detalhadas sobre a vacinação contra a febre aftosa estão disponíveis no site da Adab.

O superintendente do Ministério da Agricultura na Bahia, Paulo Emílio, pontua a importância da parceria para que se alcance resultados significativos. “A Bahia vem protagonizando junto com o produtor o combate da febre aftosa. É importante lembrar que o Brasil é um player na exportação mundial do mercado de carne e para a economia baiana e brasileira é importante a manutenção da qualidade e saúde do nosso rebanho. É um trabalho compartilhado e que tem sido exitoso e com a Bahia como referência para o resto do país”, afirma...

Petrolina supera meta da campanha contra sarampo e atinge mais de 106% da cobertura vacinal

Balanço parcial divulgado pela Secretária de Saúde, em Petrolina, mostra que o município superou a meta da campanha nacional contra o sarampo para a vacinação de rotina, ou seja, crianças de 12 e 15 meses, com o registro de 106,84% de imunização dessa faixa etária.

Para crianças de 6 meses a menores de 1 ano, as equipes estão fazendo o levantamento que será divulgado em breve. "Estamos finalizando esses números, mas já estamos muito felizes com os nossos resultados parciais. Vale ressaltar que, mesmo com o fim da campanha para esse público, a vacinação continua nas unidades de saúde", frisou a secretária interina de Saúde, Larisse Silva...

Primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo encerra nesta sexta em Petrolina

Nesta sexta-feira (25), encerra, em Petrolina, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para o primeiro grupo que contempla crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Até a última segunda-feira (21), a intensificação, que teve início no dia 7 de outubro, atingiu cerca de 90% do público alvo no município.

Apesar do encerramento da campanha, a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, continua disponível em todas as Unidades Saúde da Família (USF). Na área rural, com funcionamento de 7h às 13h, e das 8h às 16h45 na zona urbana...

Sobradinho: O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi realizado com sucesso

No último sábado (19), Sobradinho se mobilizou para o dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Não houve filas e a vacinação aconteceu de forma tranquila, pois desde o mês de julho a Secretaria de Saúde intensificou as ações de cobertura vacinal, quando foi montada uma força tarefa entre as salas de vacinas, juntamente com os Agentes Comunitários, com o objetivo de realizar uma busca ativa das crianças prioritárias (menores de 5 anos), para a imunização.

Durante todo o sábado, cerca de 250 pessoas procuraram o Centro de Saúde para atualizar a vacinação e mais de 100 crianças foram imunizadas, já que na checagem, a maioria estava com a vacina em dia...

Dia D de vacinação contra sarampo movimenta unidades de saúde em Petrolina

A falta de tempo durante a semana fez com que centenas de papais, mamães ou responsáveis de crianças entre seis meses a menores de 5 anos, que ainda não tinham tomado vacina que protege contra o sarampo, levassem os pequenos às unidades de saúde de Petrolina para a mobilização nacional do 'Dia D' de vacinação.

Nas unidades das áreas urbanas e rural a movimentação foi grande. Além da vacina Tríplice Viral que protege contra o sarampo, a caxumba e rubéola, as equipes aproveitaram para deixar a criançada imunizada, atualizando as cadernetas com a vacinação de rotina. ..

Dia D da vacinação contra o sarampo acontece neste sábado 19

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que começou a ser executada no último dia 7 de outubro em todos os postos de saúde do Brasil, chega ao seu ápice neste sábado (19) com o “Dia D” da vacinação.

A primeira fase da campanha abrange as crianças que têm entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, que poderão ser vacinadas nas unidades de saúde das redes pública e estadual, que ficarão abertas no sábado em horário especial...

Sobradinho se mobiliza para o Dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que será neste sábado (19)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará neste sábado (19), das 8 às 16 horas, o dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

A vacina estará disponível na sala de vacinação do Centro de Saúde e é indicada a crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, que ainda não receberam a imunização completa contra o sarampo...

UPAE e HDM alertam sobre importância da vacinação

Nesta quinta-feira (17) é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. Neste dia, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, reforçam o valor da data instituída pelo Ministério da Saúde e aderem à campanha.

A vacina está entre as medidas mais eficazes de prevenção a doenças e epidemias, pois agem estimulando o corpo a produzir respostas imunológicas que protegem contra vários tipos de microrganismos. Desde a criação da primeira vacina, em 1776, pelo britânico Edward Jenner, milhares de vidas foram salvas em todo o mundo. No entanto, nos últimos anos um movimento contrário a vacinas vem colocando em risco esse legado...

Dia D de vacinação contra sarampo será neste sábado em Petrolina

Papais, mamães ou responsáveis de crianças entre seis meses a menores de 5 anos têm um grande compromisso neste sábado (19), em Petrolina: levar os pequenos às unidades de saúde para o ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo que acontecerá das 7h às 17h na zona urbana e das 8h às 13h na zona rural.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre através de tosse, fala, espirro ou quando o doente respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Por isso, a Prefeitura de Petrolina convoca a todos para vacinar seus filhos, garantindo a proteção dessa doença que já estava em processo de erradicação no Brasil, e, infelizmente, voltou a ter registros de casos em algumas regiões do país, inclusive em Pernambuco...

Para intensificar campanha contra o sarampo, prefeitura faz vacinação em creches de Petrolina

Para alcançar um número maior de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, que fazem parte do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, a Prefeitura de Petrolina desenvolveu uma estratégia: vacinar os alunos das creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS).

Nesta quinta-feira (10), os beneficiados foram os alunos do CMEI Novo Espaço, na Vila Mocó. A ação é coordenada pelas secretarias de Saúde e Educação, paralelo às ações já desenvolvidas pelos profissionais das Unidades Saúde da Família (USF) dos bairros. As crianças serão vacinadas mediante autorização prévia dos pais e apresentação da carteira de vacinação...

Sobradinho: Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A Secretaria de Saúde de Sobradinho iniciou, na última segunda-feira (7) a primeira fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 2019, que fará a imunização de crianças não vacinadas, com idade entre 6 meses a menos de 5 anos de idade. A campanha se encerrá no dia 25 de outubro, e os pais ou responsáveis devem levar as crianças as Unidades Básicas de Saúde da Quadra 3, da Porteleinha, do Maria ribeiro e do Centro de Saúde. O Dia D da campanha será no sábado, 19 de outubro.

"A campanha será feita de forma seletiva, trabalharemos conforme o calendário nacional de vacinação, e é por isso que nesse primeiro momento estaremos vacinando apenas crianças. Durante o período da campanha, a SMS estará disponibilizando tanto vacinas tríplices virais, quanto dupla virais. Nós pedimos para que todos tragam os cartões de vacinação quando forem tomar a vacina, pois a partir da avaliação dele saberemos se a criança já tomou ou não alguma dose da tríplice viral", esclareceu a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Epidemiologia, Clarrisa Gracia...

Vacina contra o Sarampo está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Petrolina

Com o objetivo de intensificar a vacinação contra o sarampo, começou em todo país uma Campanha Nacional de Vacinação. Nesta primeira fase, que segue até o dia 25 de outubro, o público-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos. Em Petrolina, doses da vacina estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. Em Pernambuco, já foram confirmados 23 casos da doença.

A secretária-executiva de Vigilância em Saúde de Petrolina, Marlene Leandro, explica que foi a baixa cobertura vacinal que trouxe novamente a doença ao país. “A gente enfatiza com os pais e os responsáveis, a forma de proteger contra a doença é a vacina. O sarampo é uma doença viral grave e ela pode evoluir para o óbito”, reforçou. A imunização está sendo ofertada nas unidades básicas de saúde, basta apresentar a carteira de vacinação da criança e o cartão do SUS. Além do sarampo, a vacina tríplice viral imuniza contra a caxumba e a rubéola...

Prefeitura orienta sobre campanha de vacinação contra o sarampo em Petrolina

Iniciou nesta segunda-feira (7), em Petrolina, a campanha de vacinação contra o sarampo.  A ação, que segue orientação do Ministério da Saúde, terá dois grupos como público alvo. A primeira etapa vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar somente  crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D para o próximo dia 19. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 de novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

Em Petrolina, foram notificados quatro casos suspeitos, porém, todos já foram descartados por critério laboratorial. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível em todas as Unidades Saúde da Família (USF). Na área rural, com funcionamento de 7h às 13h, e de 8h às 16h45 na zona urbana...

Deputado apresenta projeto que visa incentivo a vacinação

O deputado estadual Pedro Tavares (DEM), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto de lei que institui a Campanha "Quem protege, vacina". As ações da campanha terão como foco, o calendário oficial de vacinação para conscientizar a todos quanto a importância da imunização. O parlamentar defende que a saúde pública é dever do Estado, além do acesso ao serviço essencial de combate e prevenção de doenças virais e bacterianas. Ele cita o surto de sarampo que acontece no país e como a vacina pode evitar a doença. Só nos últimos 90 dias, 5.504 casos foram confirmados em todo o Brasil e ainda é baixa a procura nos postos de saúde.

"O maior ataque às doenças virais e bactérias ainda é a vacina. Ao imunizar nos protegemos, livramos a sociedade de um surto e ou epidemia e temos a chance de até inativar vírus e bactérias. Com a vacina nos isentamos de doenças graves. Lembrando que muitas geram complicações, sequelas permanentes para o resto da vida, isso quando não matam. Com esse surto de sarampo que o Brasil enfrenta uma campanha estadual de vacinação faria uma diferença enorme", enfatizou...

FALTA VACINA CONTRA O SARAMPO NO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO SÃO GERALDO EM JUAZEIRO

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou a ser executada nesta segunda-feira (7) em todos os postos de saúde do Brasil. A campanha abrange dois novos grupos: as crianças que têm entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias e adultos com faixa etária entre 20 e 29 que não estão com a carteira de imunização em dia. 

A vacinação para as crianças vai desta segunda até o próximo dia 25. Já as vacinações para o segundo grupo devem ter início no dia 18 de novembro. Nos períodos de realização da campanha, a vacina será destinada exclusivamente ao público-alvo...