Foram encontrados 31 registros para a palavra: tuberculose

Secretaria de Saúde realiza busca ativa de casos de tuberculose em Juazeiro

Na busca ativa por casos suspeitos de tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica esteve realizando diariamente conversa com os pacientes que buscavam nas Unidades Básicas de Saúde atendimento nas mais diversas necessidades. A conversa com os usuários era basicamente única: a importância da procura de atendimentos médico com qualquer um dos sintomas que a doença apresenta. 

É comum que o paciente apresente alguns sintomas característicos da doença, como: febre alta, tosse, dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez. Por isso, é necessária a atenção com o desenvolvimento da doença. Por ser transmissível, cuidado com espirros, tosses e entre outros devem ser tomados. Em 2016 o município registrou 61 casos e em 2017 foram diagnosticados 76 casos, todos foram tratados nas unidades de saúde do município. ..

UPAE/IMIP de Petrolina lembra Dia Mundial da Tuberculose

A data de 24 de março é conhecida no calendário da saúde por ser o Dia Mundial da Tuberculose. A mobilização foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, pelo médico Robert Koch.

Segundo estimativas da própria OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Nesse ranking, o Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. E embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no país...

Ações de combate à tuberculose são reforçadas durante mês de março em Petrolina

Março é o mês escolhido para intensificar a campanha de combate à tuberculose em âmbito nacional. Para conscientizar os petrolinenses sobre a doença, a Secretaria de Saúde de Petrolina promove, desde o início do mês, diversas ações educativas sobre o agravo.

Nas unidades básicas de saúde, por exemplo, foram realizadas ações educativas com rodas de conversa e distribuição de panfletos. Já no último dia 16, a equipe do programa de tuberculose fez uma busca ativa por sintomas respiratórios em pessoas em situação de rua...

SESAU realiza ações de combate à Tuberculose em Juazeiro

A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica iniciou segunda-feira (19) e segue até sexta-feira (23), ações de combate à Tuberculose nos postos de saúde do município. As ações são em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose que este ano acontecem no sábado, (24).

O objetivo é alertar os grupos vulneráveis sobre a doença e também sobre a importância do diagnóstico precoce. Ainda durante a ação, serão feitas buscas para identificar se há pacientes com sintomas de tuberculose que são: tosse persistente - às vezes acompanhada por muco ou sangue; fraqueza ou cansaço; dor torácica; perda de peso; febre e sudorese noturna...

Ação da Prefeitura identifica casos suspeitos de tuberculose na Penitenciária de Petrolina

Os detentos da Penitenciária, Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, tiveram um dia diferente, terça-feira (21), quando a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação em combate à tuberculose. Com folders, cartazes e faixas, os profissionais ministraram uma palestra sobre a doença e fizeram uma avaliação nos detentos identificando 16 casos suspeitos.

As atividades - que fazem parte da programação do mês nacional de combate à doença - visam, principalmente, à conscientização da população, além da busca ativa nos grupos mais propensos."A abertura da nossa campanha foi com as pessoas em situação de rua e, desta vez, com as pessoas privadas de liberdade. É importante ressaltar que esta é uma doença contagiosa, e, por isso, sempre procuramos orientar as pessoas sobre as formas de contágio, que é através de gotículas nos espirros e tosse, sobretudo em ambientes fechados", destacou a responsável pelo programa de Tuberculose em Petrolina, Juliana Viana...

Ações para o combate à Tuberculose serão realizadas durante o mês de novembro em Petrolina

Novembro é o mês nacional de combate à tuberculose, uma doença infecciosa e transmissível, que atinge principalmente os pulmões. Consciente da importância da adesão a esta campanha, a Secretaria de Saúde de Petrolina realiza durante todo o mês ações diversas, como palestras nas Unidades de Saúde sobre o preconceito com a doença, busca ativa na penitenciária do município e abordagem aos moradores de rua.

Esta última será no próximo dia 14 de Novembro, a partir das 8h na Praça da Catedral. O objetivo é contemplar a população em situação de rua, público que recorrentemente sofre com a doença, com oferta de orientações sobre o agravo, avaliação por profissionais de saúde, exames de escarro para casos suspeitos e consulta médica...

Brasil se aproxima de padrão positivo de combate à tuberculose, mostra relatório

Dos 29 países que correspondem a 82% da carga global de tuberculose, ou seja, que apresentam o maior número de casos da doença proporcionalmente à população, o Brasil está mais próximo do padrão positivo de políticas para o setor. Isso significa que o país está mais de acordo com as recomendações internacionais, adotando ou tentando implementar políticas sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e mostrando avanço nas melhores práticas. O Brasil, por exemplo, usa tecnologias mais modernas para o diagnóstico da doença e inicia o tratamento nas unidades básicas de saúde, conforme sugerido pelos órgãos internacionais. Essa é uma das conclusões da terceira edição do relatório Out of Step (Descompasso, em português), divulgada hoje (5) pela organização médico-humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a Stop TB Partnership.

O documento destaca a necessidade de os governos aumentarem os esforços de combate à tuberculose que, em 2015, matou 1,8 milhão de pessoas no mundo. O médico Felipe Carvalho, da Campanha de Acesso a Medicamentos da MSF, observou que o relatório apresenta dois fatos alarmantes. Um deles é que 40% das pessoas com a doença não estão recebendo sequer o diagnóstico. “Essa é uma lacuna terrível, levando em conta que a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo. É muito grave”. ..

Ministério da Saúde destaca trabalho de pesquisa e tuberculose da Fundação José Silveira

Responsável pela gestão do Biorrepositório no Brasil, a Fundação José Silveira (FJS) recebeu ontem (14) a visita de representantes do Ministério da Saúde, que vieram conhecer as instalações e o funcionamento do projeto mundial que coleta e armazena informações sobre a cura entre os pacientes e a ocorrência de tuberculose ativa entre contatos.

O presidente e a superintendente da FJS, Dr. Geraldo Leite e Leila Brito, juntos com a equipe do Centro de Pesquisa da FJS que atua no Biorrepositório, recepcionaram e acompanharam os visitantes. O epidemiologista do setor de Informações Estratégicas do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Kleydson Andrade, destacou a importância da FJS no projeto e a qualidade do Biorrepositório sediado na instituição. "Esse é um dos consórcios de pesquisas mais robustos do Brasil, em termos de qualidade de amostra"...

Dia Mundial de Combate à Tuberculose alerta para os cuidados contra a doença

Neste dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data surgiu em 1982 pela Organização Mundial da Saúde e homenageia os 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Apesar de mais de 43 milhões de vidas tenham sido salvas no mundo por meio de diagnóstico e tratamento efetivo, entre os anos de 2006 e 2015, a tuberculose está entre as doenças infecciosas que mais mata no Brasil.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o estado ocupa o 3º lugar com maior carga da doença no país. Anualmente são diagnosticados mais de 4.500 casos novos de tuberculose na Bahia, destes, apenas 61,8% são curados e o abandono de tratamento chega a 6,1%. Segundo o pneumologista do Hapvida, Jorge Benevides, é importante reforçar que o abandono do tratamento haverá a falência e resistência aos medicamentos utilizados. “Se o tratamento for interrompido, pode levar à necessidade de troca de medicamento para um mais forte e um prolongamento do tratamento por um ou até dois anos”, reforça o especialista...

Secretaria de Saúde de Petrolina realiza semana de conscientização contra tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose é lembrado todos os anos em 24 de março e tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. Apesar de curável, é a segunda principal causa de morte no mundo, depois do VIH/Sida (Vírus da Imunodeficiência Humana). Por ano, 3 milhões de pessoas morrem de tuberculose em todo o mundo.

Em Petrolina, neste ano de 2017, foram notificados 34 casos de tuberculose. No ano de 2016 foram diagnosticados 117 casos. Durante toda a semana foram realizadas ações de conscientização. Nesta sexta-feira (24), considerado o dia D, a equipe da Secretaria de Saúde do município, vai realizar uma panfletagem no semáforo do cruzamento da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio com a Integração. Serão passadas orientações sobre a doença...

Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é comemorado nesta sexta-feira (24) e a Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio Núcleo de Vigilância Epidemiológica, irá realizar ações de conscientização nos centros de reabilitação para dependentes químicos do município (Ceprev, Crerj e Crecir). As atividades serão desenvolvidas em parceria com estudantes de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro (Fasj). 

No ano de 2015, aqui no município foram notificados 59 novos casos de tuberculose. Uma redução em relação ao ano anterior, em que houve 76 notificações. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Paula Teles, o público alvo dessa ação foi escolhido pelo alto número de incidência da doença em pacientes usuários de drogas...