Foram encontrados 415 registros para a palavra: setor

Artigo - O novo Setor de Telesserviços: lições e desafios de uma indústria que se prepara para o futuro

Em um país onde o desemprego, a falta de qualificação e a queda persistente de produtividade são problemas endêmicos, o setor de Telesserviços tem se revelado um vetor crescente de inclusão social, empregando cerca de 1,4 milhão de trabalhadores – em sua maioria, jovens em seu primeiro emprego, mulheres, negros e profissionais da comunidade LGBTQIA+, com presença pronunciada em todas as regiões do Brasil.

É também um dos setores que mais tem promovido a inserção no mercado de trabalho de pessoas atendidas por programas sociais. ..

Pib Bahia e Vale do São Francisco: Velho Chico movimenta da produção agrícola até o setor cultural

Tema de canções de Luiz Gonzaga, Geraldo Azevedo e Milton Cunha, o maior rio brasileiro é tão popular que tem até apelido. Conhecido como Velho Chico, o Rio São Francisco tem, na Bahia, uma mesorregião que conta com 32 cidades e responde por 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) total do estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do Vale São-Franciscano da Bahia, que registrou PIB de R$ 19,8 bilhões em 2021, conforme dado mais recente divulgado pela entidade.

Com usos diversos para a sociedade, mais de 20 milhões de brasileiros vivem em toda a bacia do Rio São Francisco. De acordo com Elba Alves, diretora-geral da Agência Peixe Vivo, ligado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), só a cobrança por consumo da água movimenta uma arrecadação em torno de R$49 milhões. No entanto, ela frisa que esse valor é praticamente irrisório diante das riquezas que as águas da bacia franciscana produzem...

Neoenergia Coelba lança o primeiro programa de talentos exclusivo para pessoas negras do setor elétrico brasileiro

A Neoenergia Coelba é a primeira distribuidora de energia do país a realizar um programa de talentos exclusivo para pessoas negras. A iniciativa inédita tem uma justificativa: a distribuidora tem em seu quadro funcional 80% de profissionais negros, mas apenas 30% deles em cargos de gerência. Para superar essa distorção e promover a ascensão profissional e social desses colaboradores, a companhia lança o Potencialize, programa para impulsionar o crescimento e carreira de pessoas negras.

Diferente de outras iniciativas para diversidade racial no mercado de trabalho, que buscam candidatos em seleções externas, a Neoenergia Coelba voltou-se para os seus colaboradores, com o propósito de promover a ascensão profissional daqueles que já estão na companhia e são maioria apenas nos cargos iniciais. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), somente 2,1% dos trabalhadores negros – homens ou mulheres - estão em cargos de direção ou gerência. Com o Potencialize, a Neoenergia busca contribuir para a mudança neste cenário e dentro da empresa ampliar em 40% a presença de profissionais negros em cargos executivos nos próximos anos...

ARTIGO - SOLUÇÕES INOVADORAS CONTRIBUEM PARA SEGURANÇA EM DIVERSOS SETORES

Em um mundo onde a segurança é uma preocupação constante, diversos setores - desde logística até segurança pública - enfrentam desafios cada vez mais complexos. Graças aos avanços tecnológicos, temos à nossa disposição uma ampla gama de ferramentas e soluções inovadoras para agir de maneira mais eficiente e inteligente.

No Brasil, os desafios em relação à segurança pública são significativos. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, o país figura entre as cinco nações com maior sensação de violência no mundo...

Diversidade turística da Bahia é divulgada entre profissionais do setor de 40 países

Afroturismo, náutica, roteiros da fé, observação de baleias e aves, pesca esportiva, rota do cacau e chocolate e destino gay friendly (simpatizante).

Essas são algumas das experiências disponíveis para os turistas na Bahia, que oferece mais de 50 segmentos em 13 zonas turísticas...

Fruticultura da Bahia é destaque no maior evento do setor da América Latina

Em um movimento inédito, a Bahia participa da Fruit Attraction São Paulo, a partir desta terça-feira, dia 16. O evento, que vai até quinta-feira, 18, e é o maior do setor de fruticultura na América Latina, acontece no São Paulo Expo & Convention Center. Com um estande próprio, o Governo da Bahia, por meio das secretarias da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Turismo (Setur), vai expor todo seu potencial na produção de frutas e derivados.

A convite da Seagri, dez empresas instaladas na Bahia vão expor seus principais produtos para um público comprador qualificado, composto por 80 importadores de todo o mundo e representantes de grandes redes de hotéis, por exemplo. Serão apresentadas frutas como o melão, uva, manga, banana, cacau, limão, avocado, mamão, além de espumantes, vinhos, sucos. Os exportadores terão a oportunidade de conferir também cervejas de umbu, cajá e caju, cafés em grãos e moídos, bombons de chocolates recheados com frutas, palmito, pastas de caju, geleias, mix de frutas desidratadas, doces e outros produtos feitos por famílias agricultoras baianas...

"Um terço da energia eólica gerada pelo Brasil é produzida na Bahia", destaca Jerônimo diante de executivos do setor energético

A Bahia teve lugar de destaque em um dos principais eventos do país no setor de geração de energia. No Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (11), o governador Jerônimo Rodrigues foi um dos convidados do primeiro dia do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia promovido pela Forbes Brasil em parceria com a Dominium Produções. Diante da plateia de executivos, lideranças empresariais e especialistas do mercado, o desempenho expressivo da Bahia e o potencial que o estado possui para ampliação da geração de energias limpas foram destacados pelo governador.

Além de abordar o papel social e econômico que os empreendimentos de geração de energia possuem, Jerônimo ressaltou o cenário baiano e números que expressam a capacidade do estado no setor. "Um terço da energia eólica gerada pelo Brasil é produzida na Bahia. E uma das respostas mais importantes que precisamos dar a momentos como esse fórum é o nosso interesse em construir uma agenda, uma pauta favorável à transição energética. É fundamental a nossa responsabilidade nesse processo."..

Buscando fortalecer o setor, municípios do Norte da Bahia recebem oficinas do Circuito Agro do Sebrae

De 3 a 6 de abril, o Sebrae levará, a três municípios do Norte da Bahia, oficinas do programa Circuito Agro, tendo como propósito promover a cultura e o fortalecimento das cadeias produtivas do setor em todo território.

Neste período, os municípios beneficiados serão Uauá, Pilão Arcado e Curaçá e todos os eventos têm o apoio das comunidades locais...

PISO DA ENFERMAGEM: TST encerra negociações com setor privado; profissionais devem receber remuneração prevista em lei

A queda de braço entre os representantes do setor privado e os profissionais da área da saúde chegou ao fim. Mas, o que parecia ser uma boa notícia, só gerou mais insatisfação por parte da categoria.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) encerrou as negociações sobre o pagamento do piso da enfermagem entre a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) — que representa a categoria patronal de estabelecimentos privados — e os trabalhadores do setor. Quando o assunto começou a se estender no ano passado, o tribunal foi chamado pela CNSaúde para mediar a situação. ..

Artigo - Programa de incentivo à descarbonização transforma o papel do setor automotivo

O ano de 2023 terminou com uma notícia que mexe com toda a cadeia produtiva do setor automobilístico – a assinatura do Governo Federal, no dia 30 de dezembro, da Medida Provisória que cria o programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que prevê novas exigências de sustentabilidade para a frota automotiva e estimula a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística, ampliando o escopo do antigo Rota 2030.

Idealizado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), o novo programa irá expandir os investimentos em eficiência energética, incluir limites mínimos de reciclagem na fabricação dos veículos e cobrar menos imposto de quem polui menos, criando o IPI Verde. O objetivo é impulsionar a descarbonização do setor automotivo...

Artigo - Tendências para o setor de RH em 2024

Tanto a tecnologia quanto o setor de Recursos Humanos estão em constante evolução. E com o ritmo acelerado do avanço tecnológico, é preciso estar atento às tendências e não ficar para trás.

Por isso, neste artigo, falarei um pouco sobre o que nos espera em 2024 em relação ao RH...

Artigo - Inteligência artificial impulsiona investimentos no setor de tecnologia

Temos visto nos últimos anos uma acelerada evolução no segmento de outsourcing, que vem ampliando seu escopo de atuação para diferentes áreas de negócios. Por isso, são muitas as tendências relevantes para os próximos anos. Podemos até dizer que o próprio conceito de outsourcing segue sendo uma delas, já que ele vem apresentando recursos cada vez mais estratégicos para as empresas.

Diante disso, falar em tecnologia é, sem dúvida, o ponto mais importante quando olhamos para o futuro do outsourcing, especialmente porque é nas soluções digitais e de TI que este setor tem se desenvolvido fortemente e aperfeiçoado seus resultados naquilo que se propõe: ajudar empresas a serem mais ágeis e eficientes...

Aeroporto de Petrolina doa itens do setor de Achados e Perdidos para a APAE

O Aeroporto de Petrolina (PNZ), administrado pela CCR Aeroportos, realizou a doação de itens do setor de Achados e Perdidos para a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE).

O material é armazenado por 90 dias, período em que podem ser resgatados por seus donos. Após o prazo, os itens não resgatados são doados para a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE). ..

Secretarias de Saúde de Juazeiro e Petrolina intensificam ações de combate ao mosquito da Dengue

O ano de 2024 começou com os números da doença em alta em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, só nas duas primeiras semanas do ano foram registrados 55.859 casos.

Com o início do período de chuva, as secretarias de saúde voltaram a alertar a população para redobrar os cuidados com o acúmulo de água, prevenindo, assim, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, doenças conhecidas como arboviroses...

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo calcula que os feriados em 2024 favorecem alguns setores da economia

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calcula que os feriados em dias úteis favorecem alguns setores da economia, como o turismo, mas geram prejuízos ao comércio, devido à queda no nível de atividade e elevação dos custos de operação, por exemplo, com o pagamento de horas extras aos trabalhadores. 

A entidade estima que, com mais dias úteis, em 2024, as perdas do comércio com os feriados serão um pouco menores, na comparação com 2023. O cálculo médio da CNC é de que cada feriado em dias úteis tenha gerado o prejuízo de R$ 3,22 bilhões ao varejo nacional, em 2023. ..

Reúso de embalagens: Decisão do Governo Federal de vetar trechos do PL do Veneno desagrada setor do agronegócio

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vetar 14 trechos do Projeto de Lei 1.459/22 — o chamado "PL do Veneno", segundo os ambientalistas —, que definia uma nova forma de licenciamento de agrotóxicos, desagradou à bancada do agronegócio na Câmara. Os ruralistas se articulam para a derrubada dos vetos presidenciais, assim que forem retomados os trabalhos no Congresso.

Sancionada parcialmente, a lei aprovada pelo Congresso definia que a aprovação do uso de agrotóxicos na lavoura passava a ser competência apenas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) — conforme pretendiam os ruralistas. Com os vetos de Lula, a autonomia da pasta foi derrubada e foi mantida a competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Governador assina atualização de decreto que garante mais competitividade ao setor atacadista da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, na noite desta quarta-feira (13), a revitalização do decreto 7.799/2000, que visa garantir mais competitividade às empresas baianas. A assinatura aconteceu durante evento promovido, em Salvador, pela Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia (Asdab) e pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores de Gêneros Alimentícios do Estado (Sindatacado). A atualização do decreto, que será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (14), passa a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2024. Na ocasião, o governador e o secretário estadual da Fazenda (Sefaz-BA), Manoel Vitório, foram homenageados por empresários do setor de abastecimento pelo apoio ao canal de distribuição, abastecimento e varejo da Bahia.

"Com esse decreto, os atacadistas da Bahia passam a ter condições de concorrer em pé de igualdade com os de outros estados. Com isso, a gente pode continuar gerando emprego e renda, e aumentar a capacidade para que os atacadistas e empresários baianos enfrentem os concorrentes nacionais", frisou Jerônimo. As mudanças anunciadas pelo governador também irão estabelecer maior controle sobre a atuação das empresas, o que também contribuirá para o fortalecimento do setor...

Em Paulo Afonso, Seagri e ADAB tratam da reativação da Câmara Setorial do Leite

O cenário pecuário de Paulo Afonso, no norte da Bahia, ganhou destaque em um encontro que reuniu representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e líderes do setor produtivo do leite. A agenda, realizada nesta quarta-feira, 29, no Auditório Edson Teixeira Barbosa, teve a presença de veterinários, empresários, representantes de laticínios e agentes vacinadores para discutir estratégias de combate à brucelose, além de abordar a reativação e fortalecimento da Câmara Setorial do Leite. 

Keyla Soares, engenheira agrônoma da Seagri e coordenadora executiva das Câmaras Setoriais, durante a reunião, divulgou a reativação dos colegiados para representantes de laticínios da região, com foco na adesão voluntária, sendo este, um projeto de ação conjunta da Seagri e ADAB. Estas ações incluem a realização de capacitações, campanhas de conscientização e o acompanhamento contínuo das Câmaras Setoriais. ..

Em Paulo Afonso, Seagri e ADAB tratam da reativação da Câmara Setorial do Leite

O cenário pecuário de Paulo Afonso, no norte da Bahia, ganhou destaque em um encontro que reuniu representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e líderes do setor produtivo do leite.

A agenda, realizada nesta quarta-feira, 29, no Auditório Edson Teixeira Barbosa, teve a presença de veterinários, empresários, representantes de laticínios e agentes vacinadores para discutir estratégias de combate à brucelose, além de abordar a reativação e fortalecimento da Câmara Setorial do Leite. ..

Petrolina: pacientes reclamam de demora para marcar consultas e falta de médicos especializados

As cidades irmãs, unidas pela ponte Presidente Dutra, Juazeiro e Petrolina vivem um dilema que são as constantes reclamações no setor de Saúde. Detalhe: Wendell Batista vai assumir interinamente a Secretaria de Saúde a partir da próxima segunda-feira (20).

Wendell é advogado, especialista em Direito Público. Por motivos pessoais e profissionais, o advogado Alcione Eneas solicitou sua saída da pasta...