RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 8 registros para a palavra: serpente

Especialistas do Conjunto Eólico Campo Largo 2 alertam sobre cuidados com serpentes no período chuvoso

Na região norte da Bahia, onde estão localizadas as cidades de Umburanas e Sento Sé, o período chuvoso já começou. Com a mudança do tempo, o aparecimento de animais peçonhentos, como as serpentes,costuma aumentar em residências, já que esses bichos procuram abrigos quentes e secos para se alojarem.

Diante desse cenário, os especialistas do Conjunto Eólico Campo Largo 2, em implantação pela ENGIE na região, alertam para a importância de manter quintais, jardins e terrenos baldioslimpos, e de não acumularentulho e lixo...

Filme sobre a Lenda da Serpente da ilha do fogo resgata as estórias de Juazeiro

Prestes a completar 140 anos de idade, Juazeiro da Bahia é palco de grandes narrativas. Dentre elas, estão as lendas urbanas, que fazem parte do imaginário dos ribeirinhos. 

A fim de fazer um resgate às tradições e estórias que fazem parte da cultura popular da cidade, um grupo de estudantes do sétimo período do curso de Jornalismo, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, produziu* um curta-metragem de ficção baseado em um dos contos mais conhecidos na região "A lenda da Serpente da Ilha do Fogo"...

Artigo - Quem chocou o ovo da serpente foram os tucanos e outras aves de rapina

Em nenhum momento da história política recente no Brasil vi nenhum motivo para acreditar que toda essa estupidez de se fazer política baseada no ódio e em atos de violência, foi iniciada pelos militantes do PT e do lulismo.

O que vi foi exatamente o contrário, foi o petismo vencer as eleições democraticamente no voto, e os membros da direita que não concordaram com os resultados das urnas, roubarem o mandato de Dilma Rousseff, e trabalharem vinte e quatro horas, com apoio irrestrito da imprensa tradicional, para colocar parcela da população para odiar o PT e qualquer cidadão que diga que vota em Lula...

Pesquisador que descreveu nova espécie de serpente Thamnodynastes contou com colaboração do Cemafauna Caatinga

Em 2012, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) recebeu a visita do pesquisador Francisco Luis Franco, do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan, que veio participar da Semana de Biologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e também consultar a Coleção de Herpetologia do Centro.

Nessa oportunidade, o pesquisador verificou a presença de um exemplar de serpente do gênero Thamnodynastes, sobre o qual já estava dedicando alguns anos na descrição da espécie. O Cemafauna doou o indivíduo para o Instituto Butantan que em março de 2010 sofreu um grave incêndio que destruiu 90% da Coleção Herpetológica “Alphonse Richard Hoge”, atingindo grande parte do material biológico da série-tipo, incluindo o holótipo (indivíduo que é utilizado para descrição das características da espécie) estudado por Franco, sendo resgatados somente alguns espécimes, incluindo dois parátipos. Daí a nomenclatura Thamnodynastes phoenix, uma alusão a ave mitológica que morre em combustão e renasce das próprias cinzas...

Artigo: VAMOS ACORDAR? ILHA DO FOGO – ACORDA SERPENTE!

Há tempos acompanho tudo que aqui é publicado sobre a Ilha do Fogo. Hoje a pedido de alguém que será mencionada mais adiante, vamos tentar juntar as palavras e descrever algo, porque sobre essa majestosa natureza, a gente se sente incapaz e não se atreve a dizer que vamos escrever alguma coisa.

Assim como vocês, cresci ouvindo que naquele lugar existia “uma serpente presa com o fio do cabelo de Nossa Senhora”, e acreditávamos naquilo piamente. A estória era tão bem contada que chegávamos a ver a cena... Nossa e que cena!..

ARTIGO - A SERPENTE ESTÁ SOLTA

Durante a audiência da Ilha do Fogo um dos oradores falou que o último fio de cabelo (de Nossa Senhora ) que prendia a Serpente da Ilha foi rompido e a mesma estava solta. Toda lenda tem sua associação com a realidade e a serpente apresenta-se como a decisão judicial provocada pela União, que transmitiu a posse da ilha para o Exército.

Tem aquele ditado que diz: você está criando cobra prá lhe morder. Seguindo a lenda, vê-se que Juazeiro e Petrolina não criaram a cobra, fizeram pior, aprisionaram o réptil, condenaram-no ao isolamento e à fome e agora este se rebela e ameaça a todos...

A HISTÓRIA DA SERPENTE DA ILHA DO FOGO

Prezado Geraldo,

Em meio ao absurdo fato do Exército ocupar a ilha do Fogo, restringindo o acesso do povo, e diante do silêncio obsequioso dos políticos e dos intelectuais das duas cidades. A comunidade composta por jovens, idosos, crianças das duas cidades tem se movimentado no sentido de impedir que a principal referência das lendas e causos do Vale seja transformada num Centro de Treinamento Militar. A serpente da indignação popular está solta.

Eis texto da professora Maria Izabel Pontes - Bebela. ..

Serpentes invadem o Shopping de Petrolina

Desta terça-feira, dia 17 até quinta-feira, 19 de abril, (que é também o Dia do Exército), os frequentadores do Shopping de Petrolina terão a oportunidade de conhecer de perto quatro espécies de cobras que vivem na caatinga, vegetação típica do semi-árido.

A exposição educativa será montada na praça de eventos, entre as lojas Geani e Accost e tem como objetivo possibilitar à população local conhecer esses animais e saber como conviver com eles, já que nesta região ainda são abundantes...