RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 5510 registros para a palavra: saude

Covid-19: Unidades Básicas de Saúde começarão a vacinar crianças em Juazeiro; confira a programação nesta terça-feira (18)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue com a vacinação contra Covid-19 nesta terça-feira (18). A imunização, que está sendo realizada por grupos prioritários, foi iniciada na comunidade quilombola de Barrinha da Conceição nesta segunda-feira (17), mas será ampliada para alguns Unidades Básicas de Saúde a partir da amanhã.

- Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) João XXIII, Dom Thomaz e Alagadiço haverá vacinação para crianças de 5 a 11 anos, das 9h às 11h30...

Covid: Saúde começa a distribuir 2ª remessa de vacinas para crianças

O Ministério da Saúde começou a distribuir a segunda remessa de vacinas contra a covid-19 voltadas para crianças. O lote com 1,2 milhão de doses chegou ontem (16) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A estimativa do Ministério da Saúde é que esse novo conjunto de doses seja distribuído para estados até  quarta-feira (19). Após a chegada, as doses são encaminhadas para o centro de distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos (SP) e enviados para os estados, que repassam aos municípios...

Nutricionista da Secretaria de Saúde de Juazeiro dá dicas de alimentação para as férias escolares

As férias escolares chegaram e com ela muita brincadeira, diversão e tempo livre para passear, viajar e comer à vontade. Pensando nisso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), traz algumas dicas de alimentos saudáveis que podem ser incluídos durante as refeições das crianças, principalmente nas férias.

"Nesse período, com a mudança na rotina, as crianças têm mais acesso a alimentos processados e ultraprocessados, por serem práticos e saborosos. Mas podemos incluir também alimentos in natura ricos em vitaminas e minerais como os carboidratos que são alimentos energéticos a exemplo de pães integrais, bolos caseiros, tapioca, pipoca. As proteínas, encontradas no leite, ovos, queijos, carnes magras, são alimentos construtores e fundamentais para o crescimento, e podemos agregar também receitas saudáveis e preparos diferentes como sucos naturais, salada de fruta e sanduíches saudáveis", pontuou a gerente de assistência nutricional da Sesau, Beatriz Lopes...

Governo sanciona lei que garante sigilo de saúde em casos de HIV, hepatites crônicas, tuberculose e hanseníase

O governo Federal sancionou a Lei nº 14.289/2022 que garante sigilo da condição de saúde para pessoas com HIV, hepatites crônicas, tuberculose e hanseníase, com o intuito de preservar a integridade dessas pessoas, evitando constrangimentos ou episódios preconceituosos que empeçam acesso a direitos básicos, políticas públicas.

O discumprimento da norma pode acarretar punições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê indenização à vítima por danos morais e materiais. ..

Bairro Jardim Primavera recebe projetos ‘ADEAP Itinerante’ e ‘Saúde em Movimento’

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) realizou, na sexta-feira (14), a primeira edição do ‘ADEAP Itinerante Cuidando do Interior’ de 2022, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), com o projeto ‘Saúde em Movimento’. 

A caravana foi levada ao Parque JW, no Jardim Primavera, onde funcionou o balcão informativo com os serviços da secretaria: orientações sobre o garantia-safra, Sala do Empreendedor - com a formalização para MEI, PAA e Palhada. Já a Sesau, ofertou aferição de pressão arterial e teste glicêmico para a comunidade. ..

Falta de atividade física e longas horas sentado pode causar problemas de saúde

Pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que o tempo médio que as pessoas passam sentadas diante da tela do computador é de cinco horas diárias desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, e 62% dos brasileiros deixaram de praticar qualquer tipo de exercício durante o mesmo período.

A junção da falta de atividade física adicionada a longas horas sentado pode auxiliar no desenvolvimento de uma série de problemas de saúde, principalmente, doenças vasculares...

Profissionais da Maternidade de Juazeiro participam de encontro sobre saúde mental

Dando continuidade à programação em alusão ao 'Janeiro Branco', mês de prevenção às doenças relacionadas à saúde mental, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nesta sexta-feira (14), um momento de escuta com os profissionais da Maternidade Municipal com o tema "O cuidado através da escuta".

O encontro aconteceu em dois horários, às 10h e às 20h.De acordo com a diretora de Educação Permanente e Humanização de Juazeiro, Anne Grazielle Azevedo, o encontro foi realmente um momento para ouvir esses profissionais e também debater sobre a temática...

Mandacaru I recebe projetos 'Social até Você' e 'Saúde em Movimento', da Prefeitura de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro realizou, nesta sexta-feira (14) no distrito de Mandacaru I, a primeira edição de 2022 dos projetos 'Social até Você' e 'Saúde em Movimento', das secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e de Saúde (Sesau), respectivamente. 

Depois de passar por diversos distritos de Juazeiro no ano de 2021, a caravana atendeu nesta sexta na Escola Municipal Bolivar Santana, com diversos programas sociais e serviços de saúde: Cadastro Único, emissão da Carteira do Idoso, atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), das Diretorias de Habitação e Diversidade, do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e atividades do programa Criança Feliz, além de testes rápidos para HIV e sífilis, aferição de pressão arterial, medição glicêmica e distribuição de preservativos...

Gilmar Mendes é escolhido relator de ação sobre apagão de dados da Saúde

O ministro Gilmar Mendes, do STF, foi definido como relator da petição apresentada por deputados do PT contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por causa do apagão de dados do ministério sobre a situação epidemiológica da pandemia da Covid-19.

Os deputados pediram que o STF envie à Procuradoria Geral da República a acusação feita contra Queiroga. Segundo os petistas, “a persistência desse apagão no Ministério da Saúde, cuja existência, criminosa ou não, prejudica a sociedade brasileira como um todo, dificultando sobremaneira, as políticas públicas sérias para enfrentamento da doença”...

Secretaria de Saúde altera cronograma de vacinação na zona rural de Petrolina

A Secretaria de Saúde de Petrolina fez uma avaliação sobre o cronograma de vacinação contra a Covid-19 que está sendo seguido na zona rural do município. Assim, serão feitas alterações nos dias de disponibilidade das vacinas nos postos de saúde.

"Em virtude da grande procura por atendimento médico, de enfermagem e técnico nas segundas-feiras, neste dia não haverá aplicação do imuno na zona rural. A população deverá seguir outra programação nas unidades", disse a pasta...

“Anvisa atestou e vacina infantil é segura”, diz ministro da Saúde

O Brasil recebeu nesta quinta-feira (13) a primeira remessa de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou em entrevista coletiva – após a chegada dos imunizantes – sobre a segurança e eficácia da vacinação contra a Covid-19 em crianças.

“Apesar de recentes, essas vacinas têm sido aplicadas nos principais sistemas de saúde, a aplicação começou em novembro, mais de 8 milhões foram aplicadas nos EUA, e as crianças de 5 a 11 anos não têm sido notificadas de eventos adversos maiores”, disse Queiroga...

Sistema com dados da Covid deve ser restabelecido até 14 de janeiro, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou que o sistema que consolida os dados da pandemia deve ser totalmente restabelecido até sexta-feira (14).

Durante o comunicado, o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, apresentou um cronograma passo a passo de como as informações foram restabelecidas após o ataque hacker que aconteceu em 10 de dezembro:..

Janeiro Branco: Prefeitura de Petrolina incentiva ações para o cuidado com a saúde mental

Em todo o Brasil, o primeiro mês do ano é marcado pela campanha 'Janeiro Branco', quando são realizadas ações voltadas para os cuidados com a saúde mental.

Em Petrolina, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, fortalece os atendimentos de rotina e cuidados iniciais em saúde mental em suas unidades básicas de saúde das zonas urbana e rural, além de preparar suas salas de espera com o tema...

Rede UniFTC lança mais de 30 cursos de verão voltados para área de saúde

A Rede UniFTC abriu as inscrições para os cursos de verão da área de saúde para 2022.1. Os cursos são ofertados de forma online ou presencial, de 10 de janeiro a 12 de fevereiro de 2022. O investimento varia entre R$ 50 e R$ 1.300, de acordo com a modalidade e o tipo de curso escolhido. A inscrição pode ser realizada no site https://bit.ly/cursosdeverao2022_UniFTC.

Todos os cursos são de curta duração e desenvolvidos para serem realizados durante as férias de verão como uma extensão do curso de graduação superior. ..

"Cadê a ambulância que estava aqui?": Por falta do carro, moradores de Pinhões estão pagando carros particulares, denuncia moradora

Moradores da comunidade de Pinhões, na zona rural de Juazeiro, dizem estar passando por uma situação bastante complicada no que diz respeito à Saúde. É que a ambulância que atendia a comunidade, há tempos, não realiza mais o serviço, o que vem causando transtornos.

"Pinhões está sem ambulância. Quem liga para o Samu, eles não vêm buscar. Moradores estão pagando carros particulares para ir até a sede. Muitos sem nem ter condições. Cadê a ambulância que estava aqui?", questiona a moradora, cuja identidade vai ser preservada. Ela complementou que o problema vem se arrastando há meses, e sem uma resposta da Secretaria de Saúde de Juazeiro. ..

Secretaria de Saúde retoma atendimento na Unidade do Servidor em Petrolina

Por mais de um ano a Unidade do Servidor foi utilizada na assistência ao Centro Covid-19, atendendo pacientes com sintomas da doença em Petrolina. Nessa terça-feira (11), a Unidade retomou os atendimentos para seus servidores e familiares na Avenida Guararapes, 2803, próximo ao Monumento da Integração. O atendimento ocorre das 07h às 17h. 

A unidade realiza ações de atenção ao trabalhador, através da promoção à saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Uma equipe composta por médico clínico, enfermeiros e dentistas, está pronta para atender os servidores. Além disso, a Unidade está sendo referência para testes de detecção da Covid-19 para os profissionais do município...

Deputados pedem ao STF investigação de Queiroga por 'apagão' de dados na Saúde

Parlamentares do PT apresentaram nesta quarta-feira (12) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de investigação contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por conta das instabilidades dos sistemas de dados do Ministério da Saúde.

O pedido à Corte foi apresentado por quatro deputados – Reginaldo Lopes (PT-MG), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Alexandre Padilha (PT-SP) e Bohn Gass (PT-RS)...

Nutricionista da Secretaria de Saúde de Juazeiro dá dicas de alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

Em meio ao cenário do crescimento no número de atendimento à população com sintomas gripais, manter todos os protocolos sanitários é fundamental, e para ajudar ainda mais nesses cuidados, uma alimentação adequada também faz toda a diferença.

A gerente da assistência nutricional da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, Beatriz Lopes, destaca que é fundamental ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas, para manter a saúde em dia, principalmente nesse período...

Dentro da programação do 'Janeiro Branco', Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza ação sobre autocuidado em saúde mental

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nesta terça-feira (11) uma ação em alusão ao 'Janeiro Branco', mês de prevenção às doenças relacionadas à saúde mental. Durante o evento, quem estava na sala de espera para atendimento na Sesau, pôde participar de uma conversa com a diretora de Saúde ental de Juazeiro, Ana Ires Almeida, sobre o tema "Práticas cotidianas de autocuidado em saúde mental".

"A ideia do Janeiro Branco é justamente essa, falar sobre saúde mental em todos os espaços possíveis. Esses momentos são muito importantes porque trazemos a temática e explicamos que a campanha é voltada para a promoção à saúde mental, além de dar incentivo e orientações sobre esses cuidados, como por exemplo, saber a hora de dar pausas e buscar estratégias próprias de cuidado em saúde mental, seja fazendo atividade física, ouvindo uma boa música ou aproveitando os espaços naturais e ressaltando que quando achar necessário, buscar ajuda de um profissional de saúde do município", frisou Ana Ires Almeida...

Profissionais de saúde de Juazeiro participam de capacitação sobre síndromes gripais

Os profissionais da Secretaria de Saúde de Juazeiro participaram na  terça-feira (11) de uma capacitação sobre síndromes gripais no cenário da pandemia da Covid-19 e epidemia de Influenza. Participaram gerentes da rede de Atenção Básica, tanto da zona rural quanto da zona urbana, e coordenadores da Rede Especializada do município.

O encontro, realizado pela Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde e Laboratório Central, foi motivado pelo cenário atual que, não apenas Juazeiro, mas outros municípios do país estão enfrentando. "Decidimos realizar essa orientação para reiterar os fluxos e as normas técnicas que existem no Ministério da Saúde e dentro do estado da Bahia e reforçar o fluxo de atendimento no município", explicou a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Morgado...