RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 5739 registros para a palavra: saude

'Saúde em Movimento' da Prefeitura de Juazeiro aumenta a quantidade de serviços no bairro Tabuleiro nesta terça-feira

Nesta terça-feira (10) a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai levar, além dos serviços já divulgados, outros tipos de atendimentos para o projeto 'Saúde em Movimento', que será realizado no bairro Tabuleiro, a partir das 8h.

No evento, também haverá atendimento psicológico, coleta de exames laboratoriais e um local de orientações sobre o Lúpus, como parte da programação da semana alusiva à doença...

Demora para entrega de exames de Dengue,Chikungunya e Zica preocupa juazeirenses. Secretaria de Saúde da Bahia diz que resultado sai em 03 dias

Semana passada a REDEGN obteve informação que dezenas de juazeirenses estão preocupados e reclamam da demora para a entrega de um exame que vai mostrar se a pessoa está com Dengue, Chikungunya e ou Zica.

Reportagem exclusiva da REDEGN teve acesso a um documento que mostra que um exame de sangue feito na rede municipal de saúde pode demorar mais de 15 dias para ficar pronto. ..

Planos de saúde superam 49 milhões de beneficiários no país

O número de pessoas com planos de saúde no país supera 49 milhões. O resultado de março deste ano foi divulgado pela a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Este número, de 49.074.356, representa aumento de 2,6% em relação a março de 2021.

O crescimento de usuário de planos exclusivamente odontológicos foi ainda maior. No mesmo período, foi registrado aumento de 7,62%, chegando a 29.357.656 pessoas...

Ministério da Saúde investiga sete casos suspeitos de hepatite aguda infantil misteriosa

O Ministério da Saúde monitora sete casos suspeitos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida no país, sendo três no Paraná e quatro no Rio de Janeiro. São os primeiros casos conhecidos no Brasil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta em 15 de abril após casos serem registrados no Reino Unido. Até agora, os exames laboratoriais descartam casos de hepatite viral conhecida. Até o dia 3 de maio, mais de 200 casos haviam sido reportados em 20 países...

Ações preventivas de saúde serão levadas ao bairro João de Deus, em Petrolina, neste sábado (7)

Com o objetivo de ofertar promoção à saúde em diversos aspectos para a população, a Secretaria de Saúde de Petrolina, irá realizar uma ação especial para os usuários da UBS Josefa Bispo, no bairro João de Deus. Nesse sábado (7), uma equipe estará na Escola estadual Eneide Coelho Paixão Cavalcante, das 7h às 11h, no mesmo bairro. 

Serão realizadas coletas de exames laboratoriais em cerca de 250 pacientes já agendados, coleta de citológico, realização de vacina da Influenza e Covid-19, acompanhamento dos beneficiários do programa Auxílio Brasil, além disso, os profissionais que atuam no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) estarão realizando auriculoterapia, orientação nutricional e atividade física...

'Saúde em Movimento': Comunidade do bairro Tabuleiro vai receber nova edição do projeto da Prefeitura de Juazeiro

Na próxima terça-feira (10), a comunidade do bairro Tabuleiro, bem como moradores do entorno, a exemplo do Sol Levante, receberão mais uma edição do maior projeto de saúde que o município já viu.

O 'Saúde em Movimento' da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai levar diversos atendimentos de saúde para a população...

Fiocruz: Inscrições para curso de especialização em Saúde Pública encerram nesta sexta-feira (6)

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Saúde Pública, ofertado anualmente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Aroura (Ensp/Fiocruz). Com o intuito de promover um olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social, comprometido com a defesa do direito universal à saúde e do sistema público, a atividade se destina a profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins.

As inscrições seguem até dia 6 de maio...

Congresso promulga piso salarial de agentes comunitários de saúde

O Congresso Nacional promulgou, na tarde de hoje (5), a emenda à Constituição que firma um piso salarial de dois salários mínimos, atualmente em R$ 2.424, para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Após tramitar no Congresso por 11 anos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada no Senado ontem (4), sem alterações em relação ao texto que havia sido aprovado na Câmara e seguiu, por fim, à promulgação.

A solenidade de promulgação foi acompanhada por um grande grupo de representantes da categoria, que lotou as galerias do plenário do Senado. Pelo texto promulgado, os vencimentos dos agentes serão pagos pela União e os valores para pagamento estarão previstos no Orçamento com dotação própria e específica...

Secretaria de Saúde de Juazeiro presta homenagens às mães pacientes e servidoras

As mães que estiveram na Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) nesta quinta-feira (5), bem como as mães servidoras da unidade receberam uma homenagem pela atividade, nada fácil, de zelar, cuidar, alimentar e promover lazer aos filhos. Foi montado um painel bem na entrada do prédio e entregue uma doce lembrança às mamães pelo seu dia, que será celebrado no próximo domingo (8).

Dona Maria Marcelene Cruz que aguardava na recepção na Sesau ficou encantada com a homenagem às mulheres que desempenham a principal função, que é ser mãe. "É uma função muito espinhosa, mas muito especial e de muita gratidão. Adorei a homenagem. Muito obrigada", disse a mamãe...

PEC do piso salarial dos agentes comunitários de saúde é aprovada

O Plenário do Senado aprovou, em sessão semipresencial ontem quarta-feira (4), a proposta de emenda à Constituição (PEC) 9/2022, que trata da política remuneratória e da valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.

Por acordo entre as lideranças, os dois turnos de votação foram cumpridos na mesma sessão. A PEC conseguiu votação unânime, com 71 votos no primeiro turno e 74 no segundo. Para ser aprovada no Senado, uma PEC precisa de no mínimo 49 votos. Agora, o texto segue para promulgação, em sessão especial do Congresso Nacional que ainda será marcada.  ..

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão contra fraudes na Saúde e Educação em Salvador e interior da Bahia

A Polícia Federal (PF) cumpre 31 mandados de busca e apreensão em Salvador e no interior da Bahia, em operação 'Rochedo' deflagrada na manhã desta quinta-feira (5), para desarticular esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos federais repassados ao município Ibititá. Um dos mandados está sendo cumprido em um condomínio de luxo, no bairro de Patamares, em Salvador. 

Na capital baiana, os agentes não encontraram o suspeito dentro do apartamento, portanto, invadiram a residência para cumprir os mandados. ..

Centro de Pesquisa Clínica será implantado no HU-Univasf, em Petrolina

O Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) foi contemplado pelo edital de seleção de propostas para implantação ou consolidação de Centro de Pesquisa Clínica da Rede Ebserh, promovido pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da estatal. O resultado, divulgado na última sexta-feira (29 de abril), representa um notável avanço para o fortalecimento do cenário de ensino e pesquisa na instituição. 

Com a proposta validada, o HU-Univasf receberá apoio financeiro à implantação do seu próprio Centro de Pesquisa Clínica (CPC), visando a composição de infraestrutura básica para o desenvolvimento de pesquisas pré-clínicas e clínicas. Entre os objetivos dos CPCs, está a garantia da proteção ao participante de pesquisa e a disseminação de boas práticas de pesquisa, proporcionando o desenvolvimento de projetos que levem à geração de conhecimento e de novas tecnologias de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). ..

UPAE Petrolina inicia mutirão de cirurgias e exames

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) deu início, nesta terça-feira (3), a mais um mutirão. Serão 400 cirurgias e 3.500 exames a mais, totalizando quase 1 mil procedimentos cirúrgicos e 8 mil exames de imagem por mês. Serão investidos R$ 500 mil mensais.

"É praticamente 100% a mais da nossa oferta. Um investimento de meio milhão todo mês, que irá zerar a nossa demanda reprimida interna. Para alcançar esse objetivo faremos um fast track, que é um método utilizado para diminuir o tempo de espera do paciente, com base na otimização do atendimento, maior resolutividade, segurança e qualidade do serviço", esclarece a coordenadora geral, Grazziela Franklin...

Sindsemp envia representantes de servidores da saúde  à Brasília para acompanhar votação do PL do piso nacional da enfermagem

Nesta terça-feira (3), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp encaminhou à Brasília, Distrito Federal,  representantes de categorias dos  servidores públicos municipais da área de saúde para uma mobilização na capital federal. São enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias.

A equipe vai acompanhar a votação do Projeto de Lei - PL/2564 que institui o piso salarial da enfermagem.  O projeto foi aprovado por unanimidade no Senado...

Portaria que determina o fim da emergência em saúde pública entrará em vigor no dia 22 de maio

Publicada em 22 de abril deste ano, a Portaria nº 913 determina o fim da emergência em saúde pública de importância nacional (Espin), conhecida também como emergência sanitária, e entrará em vigor no dia 22 de maio.

No entanto, o fim do estado de emergência não afeta todas as políticas públicas de combate à pandemia em vigor, como a ampla vacinação, a aquisição de imunizantes e remédios, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a disponibilidade de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs), e tem maior relação com a forma como o governo autorizou alocação extraordinária de verbas para estados e municípios, exceções nas regras de aquisição de insumos e também contratação excepcional de recursos humanos...

MP aciona planos de saúde por reajustes abusivos durante a pandemia de Covid-19

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) acionou os planos de saúde Bradesco Saúde, Amil Assistência Medica Internacional, Promédica - Proteção Médica a Empresas, Hapvida Assitência Médica, Unimed Norte Nordeste e Central Nacional Unimed por reajustes abusivos durante a pandemia de Covid-19, sob a justificativa de “custos adicionais”.

Ajuizadas pela promotora de Justiça Joseane Suzart, as ações pedem que a Justiça determine às empresas a devolução aos consumidores dos valores pagos, a título de reajustes com base nos custos operacionais, que ultrapassem o percentual autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o período pandêmico...

Petrolina abre Unidades Básicas de Saúde para dia D de vacinação contra influenza e sarampo neste sábado (30)

Neste sábado (30), a Prefeitura de Petrolina irá realizar o dia D de Vacinação contra a Influenza e Sarampo. Neste momento, serão contemplados três grupos: os trabalhadores da saúde com as duas vacinas; criança de 6 meses a menor de 5 anos, com os dois imunizantes; e os idosos com 60 anos ou mais, com a vacina da influenza.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas durante o sábado, das 8h às 13h. Além disso, a Secretaria de Saúde disponibilizará um polo extra no Parque Municipal Josepha Coelho no sábado (30) e domingo (1), das 8h às 17h...

Prefeitura de Juazeiro realiza ação de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial nesta sexta-feira (29)

Nesta sexta-feira (29) a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro vai realizar uma ação voltada para os cuidados com a pressão arterial das pessoas, em alusão à semana da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data foi celebrada no último dia 26 de abril.

A ação será promovida em frente à Farmácia da Família Central, das 9h às 11h. Haverá aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A equipe da Farmácia da Família também realizará orientação sobre uso de medicamentos...

Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima de Juazeiro realiza 19ª Conferência Livre de Saúde Mental nesta sexta-feira (29)

O Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima (HPNSF), localizado em Juazeiro, no norte da Bahia, realiza nesta sexta-feira (29), a 19ª Conferência Livre de Saúde Mental – Cuidado e Liberdade como garantia de direito à cidadania. A categoria de movimentos de saúde mental e toda sociedade são convidadas a participar.

A atividade será realizada de 8h às 12h na instituição , e faz parte das etapas preparatórias para a Etapa Macrorregional Norte da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental em conformidade com a Resolução CES n° 06/2021. Segundo o diretor administrativo do Hospital Psiquiátrico, Renan Teixeira, a Conferência Livre é uma oportunidade importante para discutir e promover políticas públicas de saúde do município e estado. ..

Nenhuma criança ou adolescente morreu por efeito da vacina contra Covid no Brasil, aponta boletim do Ministério da Saúde

O último boletim epidemiológico sobre Covid-19 do Ministério da Saúde, publicado no dia 26 de abril, informou que nenhuma criança ou adolescente (de 5 a 18 anos) morreu em decorrência de efeito adverso da vacina. O ministério investigou 38 óbitos notificados por governos estaduais e municipais.

“Até o momento, não há registros de EAPV [evento adverso pós-vacinação] com desfecho óbito na faixa etária de cinco a menores de 18 anos com relação causal com as vacinas utilizadas confirmada”, diz o documento...