Foram encontrados 103 registros para a palavra: prioridade

Prioridades de Moro devem levar a embates com ministros do STF

Principal crítico da atuação do juiz federal Sergio Moro nos quatro anos da Operação Lava Jato, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo, dizia no ano passado que as prisões preventivas que o magistrado decretava flertavam com a ilegalidade: "Temos um encontro marcado com as alongadas prisões que se determinam em Curitiba. Temos que nos posicionar sobre este tema que conflita com a jurisprudência que desenvolvemos ao longo desses anos".

Gilmar criticava Moro porque o então juiz mantinha suspeitos presos por mais tempo e com justificativas mais elásticas que as previstas em lei.


Agora que aceitou ser ministro da Justiça do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), Moro deve ter uma pauta de discussão, e de potenciais conflitos, muito mais ampla do que o tema das prisões preventivas, sobre o qual ele derrotou o entendimento de Gilmar e do Supremo.

A primeira questão, e potencialmente a mais explosiva, deve ser a da prisão a partir de condenação em segunda instância, usada para mandar o ex-presidente Lula para a cadeia.

O Supremo aprovou a mudança em 2016 por 6 votos a 5. Sabendo que ministros mudaram de posição, a defesa de Lula tentou colocar esse questão em votação no Supremo neste ano para libertá-lo, sem sucesso.

A mudança da lei enfraqueceria a Operação Lava Jato, segundo procuradores da força-tarefa. Como Moro disse que aceitou o cargo para evitar retrocessos na operação, o embate parece certo.

Há outras questões em que o Supremo e Moro divergem. O juiz defendeu, e muitas vezes colocou em prática, interpretações da lei que contrariam o entendimento do Supremo. A maior derrota de Moro nessas questões foi o veto da corte em junho do ano passado às conduções coercitivas, uma figura que só é autorizada em condições excepcionais, mas era usada rotineiramente pela Lava Jato. A força-tarefa em Curitiba obteve autorização para fazer 227 conduções coercitivas.

A corte também considerou ilegal o uso que Moro fez do conceito de interesse público ao divulgar gravações de conversas do ex-presidente Lula.

O juiz também tinha críticas sobre o entendimento da legislação brasileira, endossada pelo Supremo, sobre recursos que um réu pode ingressar para tentar mudar o resultado de um julgamento.

"É um sistema de recursos sem fim", disse o ex-juiz em comissão do Congresso em setembro de 2015. "Sem falar em crimes graves, de malversação do dinheiro público, que demora muito, muitas vezes chegando à prescrição. Isso precisa ser alterado".

O caso do ex-prefeito Paulo Maluf (PP) parece dar razão a Moro. Ele foi denunciado em 2006 por desvios de US$ 172 milhões em uma obra em São Paulo, mas só foi cumprir a pena de prisão, decretada pelo Supremo, 19 anos depois.

O livro que Moro carregava nesta quarta (1º), quando foi se encontrar com Bolsonaro no Rio, "Novas Medidas Contra a Corrupção", que deve ser seu guia no ministério, defende que é preciso "imprimir maior celeridade ao sistema recursal" sem violar garantias.

O pacote prevê o estabelecimento de prazos para os recursos e a aplicação de multas para quem apela apenas para ganhar prazo.

A obra compilou 70 medidas para aprimorar o combate à corrupção, a partir de uma consulta feita pela Transparência Internacional e pela escola de direito da Fundação Getúlio Vargas a 370 instituições no Brasil.

O pacote é um tentativa de aprimorar as Dez Medidas contra a Corrupção, que previa medidas consideradas ilegais, como a simulação de crime para apanhar funcionários públicos corruptos.

A mudança do sistema de recursos precisa ser aprovada pelo Congresso.

O pano de fundo de todas as divergência do ex-juiz sobre a legislação brasileira é uma das figuras centrais do sistema jurídico ocidental: a presunção de inocência.

O artigo 5º da Constituição brasileira prevê que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Trânsito em julgado quer dizer que não cabe mais recursos para mudar a sentença.

A defesa de Lula diz que sua prisão viola esse princípio. O entendimento que prevaleceu é de que a pena pode ser cumprida mesmo quando há recursos pendentes no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo.

Moro já atacou o que considera excessos na invocação dessa figura: "O princípio de presunção de inocência não pode ser interpretado como uma garantia de impunidade dos poderosos", disse em abril deste ano.

Na Lava Jato, Moro conseguiu aplicar agilidade incomum na Justiça brasileira com o uso de figuras do direito anglo-saxão, como os acordos de delação.

Não é preciso consultar o gênio da lâmpada para saber que o futuro ministro levará para a pasta essa visão de mundo...

Em reunião com associações rurais, Miguel reforça resgate do interior como prioridade de governo

O auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) ficou lotado, na manhã desta segunda-feira (06), para uma reunião de produtores e moradores do interior de Petrolina com o prefeito Miguel Coelho. No encontro, o gestor fez uma prestação de contas de todas as ações que já foram realizadas na zona rural nos primeiros 20 meses de governo. A reunião foi articulada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável para fortalecer o diálogo com a Prefeitura de Petrolina.

Perante representantes de várias associações e federações como Fetape, STR e STTR, Miguel Coelho elencou uma série de ações e programas criados desde o ano passado. O prefeito reforçou o compromisso de priorizar as áreas rurais, citando o trabalho de patrolamento em mais de 1500 km de estradas, a quitação de dívidas dos trabalhadores rurais, capacitações por meio do programa Terreiros Produtivos e os mais de 250 poços instalados e perfurados desde o ano passado. 

Além de apresentar um balanço do trabalho da gestão municipal no interior de Petrolina, Miguel respondeu diversas perguntas e se comprometeu em implantar novas políticas como a de habitação popular no campo. "Em pouco mais de um ano, já provamos que o interior voltou a ser respeitado e priorizado pela prefeitura. Eu defendia que não era justo tratar a cidade de um jeito e a zona rural de outro, por isso, investimos muito e ainda estamos com mais ações previstas como construção de quadras, novas creches, postos de saúde e o programa Minha Casa, Minha Vida, que já tem recursos garantidos para o interior de Petrolina", enumerou o prefeito. 

Ao final do encontro, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Francisco "Chicô" Pascoal, destacou a importância de estreitar os laços das associações com a gestão municipal. "Miguel está de parabéns. Só tivemos esse tipo de reunião na época que Fernando Bezerra era prefeito. É muito importante esse debate porque os moradores e trabalhadores podem cobrar da prefeitura as ações que precisam ser feitas e o prefeito pessoalmente já apresenta as respostas que a população busca", explicou...

Petrolina: Maria Helena desiste de candidatura à Deputada Estadual e alega falta de prioridade do grupo político

A ex-Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Petrolina, a atual vereadora da bancada do prefeito Miguel Coelho, Maria Helena (PRTB), anunciou oficialmente sua desistência à pré-candidatura de deputada estadual nas eleições deste ano.

Elena desabafou e  disse ter percebido que sua pré-candidatura não era uma das prioridades dentro do seu grupo político, liderado pelo senador Fernando Bezerra (MDB). “Não iria entrar numa aventura”, afirmou...

Sociedade civil juazeirense indica prioridades da Defensoria para 2019 na Conferência do Orçamento Participativo

Mais uma vez a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou a Conferência Pública do Orçamento Participativo na cidade de Juazeiro. É o quarto ano consecutivo que a instituição realiza o evento na cidade, sede da 5ª regional.

Consultando a população acerca de como e onde aplicar os recursos orçamentários da Instituição no ano de 2019, o evento aconteceu na quarta-feira, 11, na sede da OAB em Juazeiro, e contou com a presença de membros da Pastoral Carcerária da Diocese do município, membros do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã, representantes da prefeitura e da câmara municipal, além de associações de moradores...

Repasse dos royalties está entre prioridades na Carta dos prefeitos

Documento com 11 solicitações foi elaborado durante o 6º Encontro de Prefeitos e será entregue aos governos estadual e federal, assembleia legislativa e congresso nacional

Foram 18 horas intensas de capacitação, mais de 10 palestras e painéis, feira de oportunidades, atendimento estratégico de secretarias e ministérios. Mais de 800 pessoas participaram da cerimônia de abertura, que contou com a presença do governador Rui Costa. Unidos, os mais de 300 prefeitos inscritos se fizeram ouvir e debateram pautas importantes para o fortalecimento do movimento municipalista. Esses números dão conta do sucesso que foi a 6ª edição do Encontro de Prefeitos, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), nos dias 16 e 17 de março, no Senai Cimatec, em Salvador...

Para UPAE Garanhuns, Segurança do Paciente é prioridade

Quando o assunto é saúde, a UPAE Garanhuns se tornou uma referência regional, alcançando números expressivos, como a média de mais de 600 pacientes por dia de 21 municípios do Agreste. Todo este trabalho é feito por diversas equipes, em diversos setores, integradas por quatro coordenações; Administração, Enfermagem, Médica, e a Geral, sob a gestão de Gustavo Amorim. 

Sendo uma unidade de saúde, a UPAE Garanhuns busca estabelecer os menores riscos possíveis aos pacientes, e para isto tem trabalhado internamente, com iniciativas como a criação do seu Núcleo de Segurança do Paciente, e participando de encontros de trocas de experiências, que possam promover um ambiente livre de riscos à saúde dos colaboradores e todos que buscam a unidade.

FORUM ESTADUAL DE SAÚDE DO PACIENTE

Três profissionais da UPAE Garanhuns estiveram participando do II Forum Estadual de Segurança do Paciente, no início de dezembro, na Capital Pernambucana; Tayana Guerra, Coordenadora de Enfermagem, Michelle Torres (da Gerência de Risco da Unidade) e Manuela Falcão (Farmacêutica) . O encontro teve o intuito de promover e estimular o debate sobre a segurança do paciente em todas as unidades de saúde do Estado. A realização foi do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

No Forum foi implantado o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESPPE) para orientar os serviços, oferecer cooperação técnica e ampliar o número de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), promovendo maior humanização no atendimento aos usuários do SUS no Estado. ..

Serviço Social da UPAE/IMIP de Petrolina reúne equipe para falar sobre a nova lei da prioridade especial

O Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) reuniu, na última semana (01), recepcionistas e agentes de portaria para falar sobre a prioridade especial das pessoas maiores de 80 anos.

A nova diretriz foi estabelecida pela Lei 13.466, que altera os artigos 3º, 15 e 71, da Lei 10.471, de 1º de outubro de 2003, que determina: em todo o atendimento de saúde, os maiores de 80 anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência. De acordo com o Estatuto do Idoso, são consideradas idosas pessoas a partir de 60 anos...

Petrolina: senador e prefeito buscam apoio do governo federal para prioridades do município, como Minha Casa Minha Vida e merenda escolar

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e o prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, iniciaram a semana reunidos, em Brasília, com dirigentes do governo federal em busca de investimentos para o município. Ontem (6), eles estiveram na sede da Caixa Econômica Federal para solicitar ao presidente interino da CEF, José Henrique Marques da Cruz, prioridade na implementação do Minha Casa Minha Vida na zona rural e a ampliação do programa na área urbana de Petrolina, entre outras medidas. Após a audiência na Caixa Econômica, o senador e o prefeito foram recebidos pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, com o qual trataram de quatro questões; entre elas, a implementação de uma escola técnica no município e a liberação de R$ 1,1 milhão para a compra de equipamentos de cozinha voltados à preparação de merenda escolar. 

PAVIMENTAÇÃO – Na CEF, além da expansão do Minha Casa Minha Vida em Petrolina, outras quatro questões foram tratadas durante a reunião, da qual participaram diferentes diretores do órgão. Fernando Bezerra e Miguel Coelho destacaram a necessidade de execução de R$ 92 milhões em obras de infraestrutura no município; especialmente, em pavimentação e mobilidade...

Deputado quer prioridade de atendimento para vítimas de violência sexual

Prioridade de atendimento nas defensorias públicas do país para mulheres vítimas de violência sexual. Esse é o objetivo de um Projeto de Lei do deputado federal Ronaldo Carletto (PP), que foi analisado na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados e recebeu um substitutivo da relatora, deputada Jozi Araújo (PTN), ampliando o atendimento prioritário para outros órgãos.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 89% dos casos de violência sexual registrados no Brasil, as vítimas são mulheres de baixa escolaridade. Do total, 70% são crianças e adolescentes. "Esses números já são alarmantes e ainda existem tantas outras mulheres que não notificam a agressão por medo. Ou seja, o número de vítimas é muito maior, infelizmente", lamentou o parlamentar...

A nossa prioridade é o Carnaval de rua, sem cordas, afirma Rui Costa

"A nossa prioridade é o Carnaval de rua, sem cordas. Por isso, o Governo do Estado mantém o seu apoio não apenas aos blocos históricos e tradicionais, como os blocos afro, mas também vamos manter o apoio ao Carnaval sem cordas, o Carnaval democrático. Ressaltando que conseguimos articular o apoio de empresas privadas, que vão bancar o custo dos artistas mais renomados", afirmou o governador Rui Costa na apresentação das ações para o Carnaval 2017, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), nesta terça-feira (13). 

O evento incluiu show de Saulo, uma das grandes atrações dos trios sem cordas apoiados pelo Governo da Bahia. Na plateia estavam estudantes da rede estadual e jovens de projetos sociais apoiados por Bases Comunitárias de Segurança (BCS). O Governo do Estado preparou uma programação diversificada para agradar aos baianos e ao 1,5 milhão de turistas que são esperados na capital baiana no Carnaval. Além de artistas como Ivete Sangalo, Leo Santana, Anitta e Luiz Caldas, que vão animar a pipoca na Barra-Ondina e no Campo Grande, o Carnaval do Pelô vai contar com 171 shows e performances artísticas em palcos montados nos largos do Pelourinho, do Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D'Água...

PPS de Juazeiro se reúne e define  que candidatura ao Legislativo em 2018 é prioridade 

“Juntos, vamos continuar oferecendo a Juazeiro e toda região um projeto de politica decente, honesto e transparente”. Assim, o presidente do Partido Popular Socialista (PPS) do diretório de Juazeiro, Luciano Oliveira, saudou os filiados da legenda na reunião que aconteceu neste final de semana.

Dezenas de militantes estiveram reunidos e começaram a debater as estratégias para de 2017. “Este é um ano de reorganização. Nosso partido tem um projeto que não é só eleitoral, mas de construção diária de uma sociedade mais justa para todos”, registrou Luciano Oliveira...

Prefeito Paulo Bomfim acompanha Caravana da Saúde e reitera ser esta a prioridade de seu governo

A comunidade de Itaberaba recebeu nesta quarta-feira (11), das 08h às 14h, a Caravana da Saúde, programa que leva semanalmente especialistas a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Durante a sua 50ª edição, 186 atendimentos foram realizados. Para conferir de perto a realização do trabalho, o prefeito Paulo Bomfim esteve no local, acompanhado pelo secretário de saúde, Plínio Amorim, e por outras lideranças políticas.

Na ocasião, o prefeito garantiu a continuidade e a ampliação do programa durante a sua gestão. "Estamos acompanhando tudo de perto. Nosso propósito é melhorar a saúde de Juazeiro e a qualidade de vida da população", exclama Bomfim...

MENSAGEM DE ANO NOVO E PRIORIDADES 2017 DO BISPO DE JUAZEIRO DOM BETO BREIS

Confira a Mensagem de Ano Novo do nosso Bispo diocesano, Dom Beto Breis Pereira! Que as graças do Mistério do Natal nos ajudem a vivenciar um feliz e abençoado 2017.

..

Rui elege abastecimento de água como uma das prioridades do Estado

Mais de 4.500 pessoas de nove localidades de Castro Alves, no Recôncavo baiano, estão sendo beneficiadas com a implantação do sistema de abastecimento de água que o governador Rui Costa inaugurou, nesta quinta-feira (29), no município. Foram investidos R$ 3,42 milhões na obra, com a implantação de mais de 48 mil metros de rede de distribuição e 1.153 ligações domiciliares.

"No momento de crise, não é possível fazer tudo. Temos de escolher aquelas ações mais prioritárias, e a escolha nem sempre é fácil, quando se tem tantas necessidades da população", disse o governador. "Aqui, hoje, em Castro Alves, estamos inaugurando uma dessas escolhas, o sistema de abastecimento de água que vai beneficiar várias comunidades. Água é prioridade para a vida humana, portanto o investimento em abastecimento de água continua sendo prioridade do Estado", afirmou Rui, durante entrevista a uma emissora local de rádio...

Nordeste é prioridade para o governo, afirma Temer

Durante cerimônia para anunciar o investimento de R$ 1 bi em obras hídricas, presidente da República destacou a quantidade de obras realizadas mesmo com o País em recessão

O presidente da República, Michel Temer, reforçou nesta terça-feira (27) que o Nordeste está entre a principais prioridades do governo. Durante cerimônia de anúncio de investimentos em ações para a redução dos efeitos da seca e acesso à agua em Alagoas, o presidente adiantou que o governo tem novos projetos para a região...

Vice-prefeita eleita, Drª Dulce Ribeiro, afirma que sua prioridade será melhorar a saúde em Juazeiro

Durante a diplomação dos candidatos eleitos no pleito municipal de 2016 nesta sexta-feira (16), a vice-prefeita eleita de Juazeiro Drª Dulce Ribeiro concedeu entrevista ao Blog Geraldo José e adiantou que o seu principal objetivo ao assumir a vice-prefeitura, em 01 de janeiro de 2017, é melhorar a saúde em Juazeiro.

“Nós estamos em uma fase em que estamos fazendo planejamento. Nós fizemos um curso que foi trazido para nós pelo Ministério da Saúde através do Hospital Sírio Libanês, no qual nós estamos fazendo todo um levantamento do projeto de atenção básica. Esse curso teve quatro meses de duração e todo grupo de trabalho da prefeitura está muito empenhado. Nós estamos pensando em como diminuir a problemática na área de saúde”, frisou...

Em visita à Maniçoba e Pinhões, Charles Leão declara prioridade no saneamento básico, saúde e geração de emprego e renda

Durante visita a comunidade de Alto, comunidade de Vila Santa Inês, na região de Maniçoba, zona rural de Juazeiro neste sábado (17), o candidato à Prefeitura pela Coligação 'Juazeiro no Coração',  Charles Leão (PPS) declarou que irá "priorizar as ações de saneamento básico  unidas com as ações de saúde e proteção ambiental"...

Aleluia diz que prioridade é gerar empregos no país

"O povo não quer saber de plebiscito, mas de empregos", afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) ao ser questionado em entrevista à Rádio Cruzeiro, na manhã desta sexta-feira (02), sobre a proposta da ex-presidente Dilma Rousseff de consultar a população para a realização de novas eleições.

Para Aleluia, a prioridade do governo Temer no enfrentamento da crise econômica deve ser reduzir as despesas públicas e não aumentar salários já altos de certas carreiras do serviço público. "Precisamos equilibrar as finanças do governo, diminuir a inflação, não elevar tributos e criar condições para a geração de empregos, o maior drama da população"...

Remanso terá prioridade nos investimentos que impulsionam o desenvolvimento

Em Juazeiro, nesta segunda-feira (11/07), para participar do ato de lançamento da pré-candidatura a prefeito de Paulo Bonfim e da recepção ao Presidente Lula, o advogado Marcos Palmeira, filiado ao PC do B em Remanso, aproveitou a oportunidade para conversar com o Governador da Bahia, Rui Costa sobre a necessidade de priorizar investimentos que levem desenvolvimento ao município.

Conhecedor do Programa Pró Semiárido, com recursos estimados em 350 milhões para serem aplicados nos municípios do semiárido baiano, Palmeira levou sua preocupação ao governador quanto ao município de Remanso: “Por descaso, Remanso há mais de dez anos está inadimplente e obter recursos do governo estadual e federal é impossível através da prefeitura. O projeto Pró-Semiárido será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da CAR. Sem a interferência política de grupos que sempre direcionam suas ações para o benefício dos amigos. O governador nos garantiu que, a partir do ano que vem, a prefeitura de Remanso terá participação efetiva nas decisões de aplicação dos recursos”...

Candidaturas próprias são prioridades no Democratas na Bahia

A prioridade do Democratas é disputar as eleições municipais com o maior número possível de candidaturas próprias na Bahia. "Nosso objetivo é aumentar e fortalecer ainda mais a nossa presença e representatividade no estado", afirma o presidente estadual do partido, o deputado federal José Carlos Aleluia.

Mas, no caso da impossibilidade de candidatura própria para prefeito de algum município, será permitida a formação de coligações com outros partidos, desde que tenha sido prévia e expressamente autorizada pela Comissão Estadual do Democratas Bahia. "Precisamos assegurar o fiel cumprimento das deliberações partidárias e a unidade de ação programática", explica Aleluia...