RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 334 registros para a palavra: pernambucano

Campeonato Pernambuco Sub-20: conheça os grupos dos times do Petrolina e 1º de Maio

A Federação Pernambucana de Futebol publicou a tabela básica do Campeonato Pernambucano Sub-20 2022. A competição terá início dia 28 de maio e será dividida em dois grupos.

Náutico, Retrô, Petrolina, Serrano, Atlético-PE, Centro Limoeirense, Caruaru City, América e Torres formam o grupo A. Já o grupo B é formado por Sport, Santa Cruz, 1° de Maio, Pesqueira, Íbis, Santa Fé, Ipojuca, Ferroviário e Ypiranga...

Espetáculo Processo Medusa será apresentado em cinco cidades do Sertão Pernambucano a partir de hoje (13)

A Cia Biruta e o Núcleo Biruta de Teatro caem na estrada com o projeto de circulação do espetáculo 'Processo Medusa'. A peça será encenada em cinco municípios do Sertão Pernambucano e a primeira cidade a receber a apresentação será Petrolina, nesta sexta-feira (13), às 16h, no campus do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), no bairro João de Deus.

O projeto tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do edital Funcultura Geral 2018/2019, e as apresentações serão realizadas em escolas públicas de Petrolina, Afrânio, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó. "A itinerância do 'Processo Medusa' tem como objetivo principal ampliar o acesso gratuito a apresentações teatrais em escolas públicas, além de possibilitar o acesso a informações sobre a cultura do estupro, feminicídio e outras questões relacionadas ao tema que contribuam para informar o público e interromper o ciclo da violência contra a mulher", conta atriz Camilla Rodrigues, que é membro da Cia Biruta e responsável pelo projeto...

Poeta Chico Pedrosa recebe título de Cidadão Pernambucano

O poeta paraibano Francisco Pedrosa Galvão, popularmente conhecido como Chico Pedrosa, recebe, nesta terça-feira (10), às 18h, o título de Cidadão Pernambucano, em solenidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A proposição, do deputado estadual Waldemar Borges, foi aprovada em 2019, mas só acontece agora devido a pandemia da Covid-19 e da volta das atividades presenciais na Alepe.

Chico Pedrosa nasceu em Guarabira, na Paraíba, no dia 14 de março, Dia da Poesia e Dia de Castro Alves...

PM desiste de proibir rádios de pilha nos estádios pernambucanos

A Polícia Militar de Pernambuco desistiu de proibir a entrada de rádios de pilha nos estádios de futebol, com a justificativa de prevenir da violência. Em nota divulgada na tarde da quinta-feira (28), a PM somou o rádio aos outros objetos que já haviam tido sua presença restringida nos estádios, como instrumentos musicais, apitos e porta-bandeiras. Ontem (29), porém, voltou atrás, após a repercussão bastante negativa sobre a decisão.

Segundo a PM, a proibição fazia parte de um normativo que funciona desde a inauguração da Arena de Pernambuco em 2013, que restringe a entrada de objetos que possam ser utilizados como armas ou arremessados pelos torcedores em momentos de confronto. Os rádios tinham sido nomeados como um desses objetos para facilitar o trabalho de identificação após um longo período sem público. Agora, a proibição específica do rádio não está mais valendo...

"Pernambucano não pode votar em poste", afirma Miguel Coelho

O pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho, voltou a criticar a nacionalização do debate eleitoral em Pernambuco e alertou para indicações feitas por conveniência, os chamados "postes". Ao defender o foco nas discussões sobre os problemas e soluções para Pernambuco, Miguel lembrou que o Recife ostenta o título de "capital da miséria do Brasil" e elencou os desafios do próximo governador. 

"A gente tem que ter muito cuidado para não ficar votando em poste, em pessoas sem história e sem capacidade de trabalho, senão Pernambuco vai continuar neste marasmo, parado no tempo. O meu foco é que a gente possa debater os problemas de Pernambuco", disse o pré-candidato em entrevista à rádio Araripina FM nesta terça-feira (12)...

A Cia Biruta de Teatro de Petrolina realiza a Mostra Biruta 14 anos: ‘Resistências artísticas no semiárido pernambucano

Maio é o mês de aniversário da Cia Biruta. O grupo vai comemorar 14 anos de trajetória teatral, mas a festa começa neste sábado (09), com a Mostra Biruta. Evento que nasceu para festejar a existência do grupo Petrolinense, ao mesmo tempo em que a trupe interage com o seu público, conquista novas plateias e reflete sobre a função do seu trabalho na sociedade.

Em 14 anos de história, a Cia Biruta acumula na bagagem produções como "Maria Minhoca" e "O Mágico de Oz", que lhe deram projeção no Vale do São Francisco e em outras regiões, e "Cenas Ribeirinhas", um experimento de pesquisa que apontou novos caminhos para o grupo e deu origem ao premiado espetáculo "Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo"...

Guilherme Coelho participa da assinatura do projeto Canal do Sertão Baiano e cobra o Canal do Sertão Pernambucano

A convite do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) participou ontem terça-feira (22) da assinatura do documento que dará início ao projeto "Canal do Sertão Baiano".

O evento teve a participação do ministro da Cidadania, João Roma e de diversos representantes do governo e entidades ligadas ao setor como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)...

Pesquisadores da Univasf conquistam três prêmios no 29º Congresso Pernambucano de Cardiologia

Trabalhos realizados por estudantes e docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conquistaram primeiro, segundo e terceiro lugar na modalidade Temas Livres – Apresentação Oral, no 29º Congresso Pernambucano de Cardiologia, realizado pela Sociedade Pernambucana de Cardiologia (SBC-PE), de 16 a 18 de dezembro, no Recife (PE). Os pesquisadores premiados integram o Grupo Cardiologia da Univasf, formado por docentes e estudantes dos cursos de Medicina e Farmácia e que também conta com a colaboração de profissionais e docentes de outras instituições.

Dois dos estudos premiados foram elaborados no âmbito do Projeto de Aterosclerose em Indígenas (PAI), coordenado pelo professor Anderson Armstrong, do Colegiado de Medicina, do Campus Sede da Univasf, e abordam a saúde cardiovascular de populações indígenas de Pernambuco. O outro trabalho apresenta resultados de um método diagnóstico de hipertensão arterial na atenção básica de saúde em Salgueiro (PE). “Esse é um feito inédito: o primeiro, o segundo e o terceiro lugares dos temas livres em apresentação oral, que é a maior disputa do congresso, foram para uma única instituição, da qual me orgulho de fazer parte, compartilhando diariamente a luta diária de fazer Ciência no sertão”, destaca o professor Anderson Armstrong...

Gonzaga Patriota entrega tratores e implementos agrícolas para municípios pernambucanos

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) esteve em Pernambuco para realizar várias ações, dentre elas a entrega de tratores e equipamentos agrícolas para os municípios de Santa Cruz e Serrita.

Em Santa Cruz,  o trator foi destinado a Associação Beneficente do município e atenderá a outras associações da localidade. O pedido foi do vereador Luciano Nunes...

Mais um Leão rebaixado: desta vez o pernambucano

O Sport Recife nem precisou entrar em campo para selar, com o rebaixamento, a sua participação no Campeonato Brasileiro de 2021, série A. O Leão pernambucano viu pela TV o Juventude vencer o Bragantino, por 1 x 0, nesta terça (30), anulando qualquer possibilidade matemática de escapar da degola.

No domingo (28) o Leão Baiano, o Vitória, já havia passado pela experiência na Série B, perdendo para em casa para o Vila Nova, por 1 x 0, na última rodada, para descer à Série C.  ..

Movimentos negros pernambucanos realizam uma marcha neste sábado (20)

Movimentos negros pernambucanos realizam uma marcha neste sábado (20), com o tema “O povo negro resiste ao genocídio: antes, durante e depois da pandemia”. Os grupos fazem parte da  da Articulação Negra de Pernambuco (Anepe).

O ato tem concentração a partir das 14h, no Pátio do Carmo, área central do Recife e, de lá, segue até a Praça do Arsenal da Marinha, onde será realizado o Festival da Cultura Negra. ..

FUTEBOL: Petrolina vence no apagar das luzes e depende só de si para subir para a primeira divisão do Pernambucano

O Petrolina entrou em campo neste domingo, 07, para enfrentar o América/PE em busca de uma vitória, que colocaria o time a um passo do acesso a Série A do campeonato Pernambucano e foi o que aconteceu, mas com sofrimento.

Após sair atrás do placar, a Fera Sertaneja mostrou sua força em casa e com gol salvador no fim do jogo do atacante Erick, o Petrolina venceu, de virada e decide acesso para a primeira divisão na última rodada, em casa, contra o Íbis, Basta uma vitória para o time voltar a elite do estadual. ..

1º de Maio perde para o Petrolina e deixa disputa pelo acesso a Série A do Pernambucano

O sonho de disputar a Série A do Pernambucano do próximo ano acabou para o 1º de Maio. O time foi derrotado na tarde desta segunda-feira (25), jogando em casa, no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina, na terceira rodada da segunda fase.

A partida, que terminou em 1 x 0, teve vitória do Petrolina SFC, que já estava classificado para o quadrangular final. O Azulino, que somava uma derrota e um empate, portanto, tinha apenas um ponto na tabela, precisava garantir a vitória em cima do Petrolina, e torcer ainda para uma derrota do Íbis, que em jogo contra o Atlético-PE, venceu por 3 x 1. Ou seja, mesmo que o 1º de Maio tivesse vencido, não iria avançar para o quadrangular...

APA firma parceria com o IFSertão pernambucano para futura implementação de um núcleo do projeto Escolinhas Esportivas

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (CAMPUS-PETROLINA) firmaram mais uma parceria que visa fortalecer o desenvolvimento do esporte na região.

A ideia é que um dos futuros núcleos do projeto Escolinhas Esportivas de Atletismo Inclusivo seja implementado no Campus Petrolina, onde a APA poderá executar as atividades do programa que pretende trabalhar a formação social de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva...

Em visita a municípios pernambucanos, Guilherme Coelho dialoga com associações e celebra isenção do imposto do milho

Para conhecer melhor as atividades conectadas com o agronegócio em Pernambuco, Guilherme Coelho visitou cinco municípios do estado. Na última semana, ele conversou com representantes de associações e produtores de segmentos da avicultura, pecuária e agricultura de Salgueiro, Arcoverde, Buíque, Tupanatinga e Caruaru. O objetivo da escuta foi identificar os principais gargalos enfrentados e sugerir soluções para o enfretamento dos problemas e, assim, fortalecer agro no estado.

De acordo com Guilherme Coelho, a principal necessidade do segmento é organizacional. "Fiquei impressionado com o potencial desses municípios, a união entre os produtores será a chave do sucesso. Um dos caminhos para esse crescimento, seria a criação de cooperativas para ajudá-los nas negociações e conseguirem melhores preços de venda. Estou à disposição para contribuir com articulação política e com meu conhecimento sobre agronegócio", afirmou...

Inmet alerta para baixa umidade no sertão pernambucano; veja como se precaver

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de baixa umidade para diversas regiões do Nordeste, entre elas o sertão de Pernambuco. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve ficar em 30% e 20%. O aviso é válido das 12h às 19h desta segunda-feira (27). 

Segundo a classificação do Inmet, o alerta é considerado nível 1 - Perigo Potencial, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Ainda há mais dois níveis. De acordo com a meteorologista do Instituto Morgana Almeida a população deve se precaver e evitar exposição ao sol em horas mais quentes, entre 10h e 16h. ..

Filme pernambucano selecionado para IV Mostra Sesc de Cinema

“O bem virá”, de Uilma Queiroz vai integrar a programação nacional do projeto e terá exibição presencial em Pernambuco. Produção resgata a seca no sertão do estado, na década de 1980 sob o olhar de 13 mulheres

Após bater o recorde de inscrições com mais de 1.9 mil obras de cineastas de todas as regiões do Brasil, o Sesc anunciou a lista de filmes selecionados para a IV Mostra de Cinema. No total, 31 produções, sendo 8 longas e 23 curtas, serão exibidas na mostra nacional on-line, que será realizada em novembro. As mulheres se destacaram e representam a maioria nesta edição, estando à frente da direção de 20 obras selecionadas...

Bolsonaro confirma visita a Pernambuco e vai participar de 'motociata' no Agreste

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou sua visita a Pernambuco na próxima semana. Na agenda de compromissos, o chefe do Executivo deve visitar o Recife, com chegada prevista na próxima sexta-feira (3), e segue para o Agreste pernambucano no sábado (4), onde planeja participar de uma "motociata".

A informação a respeito da visita de Bolsonaro foi confirmada pelo Coronel Meira, atual presidente do PTB. No Recife, na sexta-feira, Bolsonaro deve companhar a passagem de comando da 4ª Região do Exército e no mesmo dia  visitará uma ação social, acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro. No mesmo dia, à noite, está programado um jantar com empresários na capital pernambucana. ..

Secretária de Saúde de Pernambuco confirma pacientes infectados com variante delta em Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Exu

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu, nesta sexta-feira (27), mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a Covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM / Fiocruz PE). Das 148 amostras sequenciadas, 8 (5,4%) apresentaram a variante Delta.

Os pacientes infectados eram dos municípios do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). As coletas dos materiais biológicos desse público ocorreram entre os dias 31 de julho e 5 de agosto...

Associação Petrolinense de Atletismo conquista 45 medalhas em etapa do Campeonato Pernambucano de Atletismo

O final de semana foi movimentado e de muitas conquistas para Associação Petrolinense de Atletismo (APA). Na disputa do Campeonato Pernambucano, em Recife-PE, nas categorias sub-16 e adulta, a equipe mais uma vez mostrou a sua força e conquistou 45 medalhas no total, sendo 11 de ouro, 18 de prata e 16 de bronze.

Um dos destaques foi o atleta Victor Daniel, que no sub-16 foi escolhido o melhor índice técnico da competição assumindo a liderança do Ranking Nacional da prova de 300 metros com barreiras. Já na categoria principal, destaque para o experiente Justino Pedro que conquistou o ouro nos 10.000 metros e a prata nos 5.000 metros...