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Semana de Ciência e Tecnologia discute importância da matemática no cotidiano

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) vai até domingo (29). Governos, escolas, universidades, centros de pesquisa, empresas e organizações da sociedade civil vão promover eventos em todo o país com a finalidade de chamar a atenção dos brasileiros para a importância da produção científica em várias áreas, da educação à economia.

Em Petrolina, o Sesc será o responsável pela 14º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve início nesta terça-feira 24 e vai até 27 de outubro. “A matemática está em tudo” é o tema do evento. A Banda Marcial Princesa do Araripe abrirá o evento. Haverpa uma palestra “A matemática e a expansão das ideias: essências e perspectivas”, que será ministrada pelo escritor e doutor em Educação Matemática, Aroldo Leão. Durante toda a semana, serão realizadas palestras, oficinas, exposição, mostras de ciências e experimentos...

Projeto “A Univasf Descobrindo Talentos em Matemática” está com inscrições abertas para estudantes de escolas públicas

O Núcleo de Pesquisa e Ensino da Matemática (Nupemat) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para seleção de estudantes de escolas públicas para o projeto “A Univasf Descobrindo Talentos em Matemática”. As inscrições devem ser feitas por e-mail ou de forma presencial até o dia 18 de março. O projeto tem como público-alvo estudantes regularmente matriculados em escolas da rede pública, entre 6º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. 

O candidato pode se inscrever enviando a Ficha de Inscrição (disponível no link abaixo) para o e-mail [email protected], com o assunto “Inscrição Descobrindo Talentos em Matemática”. A Ficha também pode ser entregue no Nupemat, localizado no Campus Juazeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. A inscrição, ainda, pode ser efetuada através da entrega da Ficha no dia 18 de março, na sala 28 do Bloco de Salas de Aula do Campus Petrolina Sede, no período de 8h30 as 11h30. 

A seleção será composta por prova escrita com questões de Geometria, Aritmética e Contagem, a ser realizada no dia 25 de março, no campus Petrolina Sede. A lista dos classificados será divulgada até o dia 29 no site do Nupemat. O início das aulas está previsto para o dia 1º de abril. De acordo com o coordenador do projeto, o professor da Univasf, Severino Cirino de Lima, o objetivo das atividades que serão desenvolvidas é encontrar os talentos em matemática na região e ajuda-los, por meio de treinamentos, a obterem destaque em olimpíadas municipais, regionais e nacionais, bem como alcançarem olimpíadas internacionais. 

“A Univasf descobrindo Talentos em Matemática” é um dos projetos desenvolvidos pela Coordenação da Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de Petrolina (PE02) e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf. 

Cronograma: 
Recebimento presencial das inscrições em Petrolina - dia 18 de março
Inscrições presenciais no Nupemat ou via e-mail - até 18 de março
Prova de seleção – 25 de março 
Divulgação dos classificados – até 29 de março
Início das aulas – 1º de Abril 

 Ficha de Inscrição - Descobrindo Talentos em Matemática..

Só 7,3% dos alunos atingem aprendizado adequado em matemática no ensino médio

O percentual de estudantes com aprendizado adequado no Brasil aumentou do ensino fundamental ao ensino médio, de acordo com dados divulgados hoje (18) pelo movimento Todos pela Educação. Persiste, no entanto, um gargalo em matemática, no terceiro ano do ensino médio. Ao deixar a escola, apenas 7,3% dos estudantes atingem níveis satisfatórios de aprendizado. O índice é menor que o da última divulgação, em 2013, quando essa parcela era 9,3%. O índice é ainda menor quando consideradas apenas as escolas públicas. Apenas 3,6% têm aprendizado adequado, o que significa que 96,4% não aprendem o esperado na escola. “É algo muito frustrante. A gente não está conseguindo avançar na gestão da política pública educacional”, diz a presidente executiva do movimento, Priscila Cruz.

“Matemática é uma disciplina cujo aprendizado é muito mais dependente da escola. Se não aprendeu na escola, não aprende na vida. Diferentemente de leitura e interpretação de texto, que é algo que os estudantes acabam praticando fora da escola”, acrescenta. O Brasil não tem, oficialmente, uma definição clara do que deve ser aprendido em cada nível de ensino. O movimento Todos pela Educação estabelece metas para que em 2022, ano do bicentenário da independência do país, seja garantido a todas as crianças e jovens o direito à educação de qualidade. O movimento estabelece também metas intermediárias de aprendizado. Pelos critérios do movimento, apesar de ter apresentado nacionalmente um aumento no percentual de estudantes com aprendizado adequado, o país cumpriu apenas a meta estipulada para o português no 5º ano do ensino fundamental. A meta para a matemática no 3º ano era que 40,6% tivessem o aprendizado adequado. ..

Em Salvador, ACM Neto já está matematicamente reeleito

Com 74% das urnas já apuradas, Salvador já tem resultado oficial. A capital baiana optou pela continuidade do governo de ACM Neto (DEM), que conseguiu até o momento 73,88% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Alice Portugal (PCdoB) com 14,70% dos votos e em terceiro Pastor Isidório (PDT) com 8,47%.

Matematicamente, o candidato do DEM já está reeleito para mais um pleito. Acompanhe até o final, as apurações dos votos em Salvador e em toda região do Vale do São Francisco, CLIQUE AQUI ..

Escola estadual de Uauá reclama por falta de professor de Matemática

O Colégio Estadual Cel. Jerônimo R. Ribeiro, localizado na comunidade de Lagoa do Pires, município de Uauá, através de todos os seus segmentos, em especial, Colegiado Escolar, estudantes, pais e membros da diretoria, encontram-se muito incomodados com a carência de um/a profissional para lecionar Matemática, cadeira que está desocupada desde 21 de abril passado. Desse modo, solicita-se à Secretaria Estadual de Educação, por meio do NRE 10, envio imediato e urgente de professor ou mesmo a recontratação do antigo titular, cujo contrato Reda encerrou-se na referida data.

Ressaltamos que as tentativas junto aos órgãos responsáveis no intuito de evitar que o problema acontecesse ou mesmo de saná-lo são incontáveis e se arrastam desde muito antes do afastamento se consolidar, o que nos faz lamentar a morosidade de quem deveria ter tomado, há muito tempo, as medidas cabíveis e necessárias...

Prova de seleção para projeto “A Univasf descobrindo talentos em matemática” acontece neste sábado (16)

O Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática (Nupemat) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar, neste sábado (16), o processo seletivo para o projeto de extensão “A Univasf descobrindo talentos em matemática”. A seleção será realizada através de exame, que acontecerá no bloco de salas de aula, Campus Petrolina Centro, das 8h30 às 11h30. No total, 900 estudantes se inscreveram para participar do processo seletivo. 

As provas serão realizadas nas salas de número 1 a 7, 16 a 28 e no Núcleo Temático 3. No mural de entrada do bloco de salas de aula, haverá as listas com os nomes dos estudantes e as salas onde irão realizar os exames. O resultado com os classificados para o projeto está previsto para ser divulgado a partir do dia 20 de abril e as aulas terão início no dia 23 de abril. Mais informações podem ser obtidas no site do Nupemat/Univasf, no telefone (74) 2102-7649 ou pelo e-mail: [email protected]

O projeto, criado em março de 2012, é coordenado pelo professor da Univasf Severino Cirino. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o ensino da matemática e preparar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ofertando oficinas gratuitas da disciplina para estudantes de escolas públicas. ..

Professor de Matemática Petrolinense Lança Livro com Enigma de 2000 anos

Vezes por outra aparecem pessoas com conhecimentos acima da média que assombram o mundo com tal genialidade. Nesse artigo quero brindar meus caros leitores, com a extraordinária capacidade do professor Sóstenes.  Ele não reside num país distante, ou lugar exótico desse imenso planeta, pelo contrário, na cidade de Petrolina no Estado de Pernambuco. Sóstenes é um amigo particular que tem minha admiração por ser extremamente simples, um coração voltado para Deus e que não tem nenhuma vaidade por ter uma mente fértil e um conhecimento aguçado relacionado à sua área de formação: Especialista em metodologia do ensino da Matemática, pela Universidade de Pernambuco- UPE e professor do IF Sertão Petrolina.       

Espero que tal proeza possa despertar interesse de alguma revista ou telejornal de nosso país, vez que é a primeira pessoa que chega a algumas conclusões relacionadas ao tema proposto. Não existe livro ou registro que traga considerações a respeito do assunto no mundo...

Enem registra a maior nota de matemática da história do exame

Para alívio de mais de 7 milhões de candidatos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta sexta-feira (8) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Uma das surpresas desta edição foi o desempenho dos candidatos em matemática. A nota máxima chegou a 1.008,3 pontos, a maior já registrada na história do exame. No Enem passado, a nota máxima ficou em 973,6. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a tendência de aumento no desempenho na prova comprova a melhor qualificação dos participantes nesta área. O desempenho mínimo foi de 280,2.

Na página do Inep, os estudantes terão acesso às notas obtidas nas quatro provas que compõem o Enem: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, além da redação. O acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, será divulgado posteriormente. A prova de ciências da natureza obteve a nota máxima de 875,2 e a mínima de 334,3. Em ciências humanas, o desempenho máximo chegou a 850,6; o mínimo, a 314,3. A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 825,8 e a mais baixa, 302,6...