Foram encontrados 1584 registros para a palavra: lula

Pesquisa mostra quem vota em Lula e por quê

Última pesquisa Datafolha, divulgada em janeiro, mostra que petista tinha o apoio de 34% dos brasileiros, bem a frente do segundo colocado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou favoritismo absoluto para levar a vaga de presidente da República nas últimas pesquisas de intenção de voto. Segundo um levantamento realizado pelo Datafolha, divulgado em janeiro deste ano, o petista tinha o apoio de 34% dos brasileiros, bem a frente do segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro, que contava com 15%. Mas, afinal, quem vota em Lula? 
 
Uma pesquisa do Ideia Big Data, divulgada pela revista VEJA neste domingo (8), revela que a maior parte dos eleitores do petista está concentrada nas classes C, D e E e reside em bairros populares. Ainda segundo o levantamento, mesmo entre os eleitores de Lula, a imagem do político mudou. Passou de “presidente que não sabia de nada” para “rouba, mas fez algo por mim”. “Se muitos políticos roubam, por que estão querendo prender justo o que defendeu os pobres?”, disse à revista um morador do Recife. O levantamento foi feito durante o mês de março com 580 pessoas em 27 estados brasileiros...

Deputado do PT é alvo de trote sobre prisão de Lula

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) recebeu telefonema anônimo na noite de sábado (7) zombando da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu colega de partido e amigo pessoal. Na ligação, um homem que se identifica como Jorge pergunta como faz para entregar os cobertores” a ele. Confuso, Chico diz não ter feito encomenda. O interlocutor responde: “É para levar para o Lula, lá em Curitiba”. Irritado, o deputado xinga o homem.

Procurado pelo site Metrópoles, que obteve o áudio, Chico confirmou ter recebido a ligação por volta das 21h, horário em que o ex-presidente já havia se entregado. “O Lula é meu compadre, meu amigo, meu líder e vem o cara com uma provocação dessa”, disse. O parlamentar também disse que tentou retornar a ligação após o incidente. “Se ele tivesse atendido, eu teria dito para ele levar [os cobertores] para um abrigo. Certamente a mãe dele está lá abandonada”, atacou. Ouça o áudio aqui...

Jaques Wagner pede ‘vigília permanente’ para ex-presidente Lula

A assessoria do ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), encaminhou vídeo ao Blog onde ele pediu neste domingo (8) que os defensores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fiquem em “vigília permanente” contra a prisão do petista e pelo direito de ele ser candidato à Presidência da República. Wagner participou da carreata “Em defesa da democracia e Lula livre” no bairro de Ondina, em Salvador. Veja:

..

Lula acusa Moro de ter 'mente doentia' em vídeo; assista

A equipe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste domingo (8) um vídeo no qual ele acusa o juiz Sérgio Moro de ter uma "mente doentia". A mensagem [veja acima] foi gravada durante a estadia do petista no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). 

"É uma mente doentia, a do Moro. Eu fui prestar depoimento, é uma mente doentia, é uma obsessão em que a mentira não tem limite", declarou Lula, em um vídeo dirigido a expoentes da teologia da libertação, como Leonardo Boff. Segundo o ex-presidente, a única coisa que explica sua detenção é a "vaidade pessoal" do juiz e a "vontade de tirar" sua "fotografia preso". "É a única explicação que encontro para essa loucura", acrescentou o petista, mostrando confiança de que será solto. "Pode demorar um pouco, mas nós vamos vencer essa batalha", disse...

Lula pode ser candidato e eleito mesmo preso? Entenda

Mais de 24 horas após o prazo dado pelo juiz Sérgio Moro para o ex-presidente Luiz Inácio Lula se apresentar, ele saiu caminhando, da sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em direção a carros da Polícia Federal. A partir de agora, o petista ocupará um das celas da superintendência da PF em Curitiba.

Até o momento, Lula é pré-candidato do PT à presidência da República e lidera as pesquisas de intenção de voto em todos os cenários, segundo dados do Datafolha. Mas, após condenação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a 12 anos um mês em regime fechado, o petista foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e está impedido de concorrer a cargos políticos. ..

Lula passa primeira noite em prisão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite deste sábado (7) na sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde vai cumprir sua pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). A sentença definida é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado.
 
O juiz federal Sérgio Moro determinou que Lula ficará preso em uma sala especial de 15 metros quadrados, localizada no 4º andar do prédio da PF. Sua cela tem cama, mesa e um banheiro próprio. A instalação de uma televisão também foi autorizada. De acordo com informações do 'O Globo', o espaço é isolado dos demais presos da Lava Jato, a exemplo dos ex-ministro Antonio Palocci e do empreiteiro e sócio da OAS, Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro. 

O ex-presidente terá direito a duas horas diárias de banho de sol, que será em horários distintos dos demais, assim como as visitas. Hoje, quem está preso na sede da PF recebe familiares as quartas-feiras, em um mesmo espaço e ao mesmo tempo. ..

Manifestações na chegada de Lula a Curitiba deixam oito pessoas feridas

Oito pessoas ficaram feridas durante as manifestações ocorridas com a chegada por causa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Curitiba para cumprir a pena de 12 anos e um mês à qual foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Três dos oito feridos são crianças, um é policial militar e os demais são manifestantes favoráveis ao ex-presidente.

Segundo o comando da Polícia Militar (PM), todos sofreram ferimentos leves e foram atendidos no local, mas três tiveram de ser encaminhados ao Hospital Evangélico. Entre os que foram para o hospital está uma criança que bateu a cabeça. Após as mobilizações favoráveis e contrárias ao ex-presidente, o comandante do 20° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Mário Henrique do Carmo, que coordenou a operação, considerou bem-sucedida a ação policial...

Quase 26 horas após fim do prazo, Lula deixa sindicato andando e se entrega à Polícia Federal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), na noite deste sábado (7/4), para se entregar à Polícia Federal. Momentos antes, militantes haviam impedido o petista de sair do prédio.  Antes da saída do ex-presidente, vários militantes se aglomeravam na saída lateral do prédio. Eles chegaram a formar um cordão humano em frente ao portão com o objetivo de impedir a saída de qualquer carro.

O ex-presidente anunciou que se entregaria à PF durante um discurso ao fim da missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, em São Bernardo do Campo. Foi a primeira vez que ele falou publicamente após a decisão do juiz Sérgio Moro. Com quase uma hora de fala, Lula se disse inocente e acusou Sérgio Moro, o Ministério Público, a Operação Lava-Jato e a mídia brasileira de quererem impedir a sua possível candidatura à Presidência da República em 2018...

Lula passa mal após discurso

O ex-presidente Lula passou mal após o discurso emocionado e forte que ele fez em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

Mas segundo informações de membros do Partido dos Trabalhadores, foi apenas um susto. Lula foi levado para a parte interna do Sindicato e recebeu atendimento médico. Ele estava muito emocionado e com a voz rouca...

Em discurso, Lula afirma que vai se entregar à PF

Em discurso na sede do Sindicato na tarde deste sábado (7), Lula declarou que vai cumprir o mandado de prisão decretado pelo juiz federal Sérgio Moro, na última quinta-feira (5), e que vai se entregar à Polícia Federal.

"Eu vou atender o mandado deles, porque vou transferir responsabilidade. Eles acham que tudo é minha culpa", disse o ex-presidente. "Já tentaram me prender por obstrução de justiça, querem me prender preventivamente, que não tem habeas corpus (...). mas eu vou lá e vão descobrir, pela primeira vez, o ue tenho dito todo dia: eles não sabem que o problema desse pais não se chama Lula, se chama Justiça, se chama vocês e a consciência do povo"...

Rouco e abatido, Lula fala pela primeira vez após ordem de prisão

Exatamente ao meio-dia deste sábado (7), o ex-presidente Lula falou pela primeira vez no palanque do dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo. O discurso tão esperado - já que o líder petista ficou em silêncio desde a ordenação da sua prisão pelo juiz Sérgio Moro, na última quinta-feira (5) - foi declarado por uma voz mais rouca que o habitual e por um rosto visivelmente abatido.

Após a missa realizada em homenagem à sua esposa, Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste sábado (7), o ex-presidente dedicou os primeiros 15 minutos do seu discurso a agradecer o apoio recebido. Foram citados nomes como Aloísio Mercadante, Vagner Freitas e os presidenciáveis Guilherme Boulos e Manuela D´Ávila...

Edson Fachin nega novo habeas corpus ao ex-presidente Lula

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o novo pedido de habeas corpus que havia sido apresentado pela defesa do ex-presidente Lula, ontem (6), com o intuito de evitar a prisão dele. Com a decisão, fica mantida a ordem de prisão decretada pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância, na última quinta-feira (5). 
 
Na solicitação, os advogados alegavam que poderiam apresentar novo recurso contra a condenação de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) até a próxima terça (10). Sendo assim, o magistrado teria ordenado a prisão antes do “exaurimento” dos recursos na segunda instância. 

Lula segue no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde participa de uma missa em homenagem ao aniversário de dona Marisa, que faria aniversário nesta data. Ela morreu no ano passado, vítima de uma derrame. A expectativa é de que o ex-presidente se entregue após a celebração. Na ordem de prisão, Moro deu prazo ao petista para se entregar até as 17 horas dessa sexta-feira (6), na sede da Polícia Federal de Curitiba, mas ele descumpriu a medida...

Fim das negociações: Lula deve se entregar após missa

Após intensa negociação entre advogados e aliados de Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula da Polícia Federal, o ex-presidente deve se entregar na tarde deste sábado (7). O canal de diálogo foi aberto após a decisão inicial de Lula de não se entregar para o cumprimento da ordem de prisão emitida pelo juiz federal Sérgio Moro na última quinta-feira (5).  
 
O líder petista desde então está abrigado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, onde na manhã deste sábado (7) deve se pronunciar e se entregar após a celebração da missa em homenagem a Marisa Letícia, que completaria 68 anos nesta data.

Não foram divulgados os nomes das três pessoas que conduziram as negociações, por parte de Lula, com a Polícia Federal, relata o Estado de São Paulo. Já do lado da instituição, o diálogo foi liderado pelo delegado Igor Romário de Paulo, o qual afirmou que apesar do impasse era remota a possibilidade dos agentes entrarem à força para prender o ex-presidente no sindicato...

Advogados de Lula costuram acordo para prisão após missa de Marisa neste sábado (07)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, após o fim do prazo dado pelo juiz Sérgio Moro para ele se entregar, na sede da Polícia Federal (PF) de Curitiba. O horário limite era às 17 horas dessa sexta-feira (6), mas segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, os advogados do petista informaram à cúpula da Segurança Pública que o petista só deve se entregar neste sábado (7), em São Paulo.

As negociações estariam sendo feitas com o delegado Igor Romário de Paulo, chefe da Lava Jato em Curitiba. Pelo acordo que está sendo costurado pelos advogados de Lula, o petista deve realizar um pronunciamento durante a celebração e, apenas depois disso, se apresentar para a prisão...

Manifestantes do MST bloquearam Brs na Bahia, Pernambuco; na Paraíba mulher foi baleada em protesto contra prisão de Lula

Esta sexta-feira (6) vai ficar na história como um dia que iniciou tenso, com várias manifestações Brasil afora. Nas primeiras horas de hoje este Blog já informava que Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fecharam um trecho da BR-235, compreendido entre o Distrito de Santa do Sobrado e a sede do município de Casa Nova.

Do lado de Pernambuco os membros do MST também interditaram a BR-428, altura do povoado de Vermelho, em Lagoa Grande. Durante à tarde houve manifestação na Praça do Bambuzinho em Petrolina...

Termina prazo para Lula se apresentar à Polícia Federal; advogados do petista negociam os próximos passos

Terminou às 17h de hoje (6) o prazo estipulado pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal no Paraná, para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se apresentasse voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba. Até o momento, o ex-presidente não se manifestou sobre decisão de se entregar ou não à PF.

Desde ontem (5), quando a ordem de prisão foi expedida, Lula está no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). No sindicato, o ex-presidente reuniu-se com lideranças do partido e seus advogados e passou a noite no local. Do lado de fora, militantes fazem uma vigília em apoio a Lula. Minutos antes do fim do prazo, os manifestantes fizeram uma contagem regressiva. Logo após às 17h, aplaudiram e gritaram "não tem arrego". Muito gritam afirmando que não deixarão o ex-presidente ser preso. ..

Ministro do STJ nega novo habeas corpus da defesa de Lula para evitar prisão

O ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou na tarde desta sexta-feira (6) um novo habeas corpus apresentado de manhã pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva que tinha o objetivo de evitar a prisão do ex-presidente.

Na decisão, o ministro pediu ao Ministério Público para se manifestar sobre o pedido, que ainda será analisado no mérito – análise mais profunda – pela Quinta Turma do STJ, formada também pelos ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik. Ainda não há data para essa decisão...

APLB da Bahia lança carta em defesa de Lula

Nesta sexta-feira 6,  o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia enviou para à imprensa uma Carta em Defesa da Democracia e pela liberdade de Lula.

Confiram: ..

Apoiadores de Lula fecham rua e ocupam auditório de sindicato no ABC onde ex-presidente se encontra

Uma multidão de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue, nesta sexta-feira (6/4), concentrada no entorno do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), onde o petista se encontra. A mobilização começou no início da noite de quinta-feira, em protesto contra o mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro. Há uma expectativa por parte dos militantes de que o ex-presidente faça um discurso no local esta tarde.

Pela manhã, os manifestantes trouxeram um carro de som maior que o usado ontem e as pessoas continuam se aglomerando na entrada do prédio e na rua. Representantes de sindicatos dos professores, estudantes, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes),  Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), entre outros, compõe o grupo...

Lula decide não se entregar à polícia em Curitiba

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não se entregar à Polícia Federal, em Curitiba. Segundo adianta a Folha de S. Paulo, a decisão de Lula foi tomada por volta das 8h30 da manhã desta sexta-feira (6).  O juiz Sergio Moro determinou que Lula tem até às 17h de hoje para se entregar voluntariamente à PF. O petista passou a noite no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em companhia dos filhos, amigos e dirigentes do PT.

Petistas e apoiadores passaram a madrugada dessa quinta (5) organizando uma estratégia para garantir que o momento da prisão de Lula seja registrado em foto. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, é 'imprescindível' ter um registro de Lula cercado pela multidão no dia de sua prisão. A defesa do petista entrou com um habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar impedir a prisão imediata de Lula. ..