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Cia Biruta oferece oficina de leitura dramatizada para moradores da periferia de Petrolina

Com foco em textos teatrais escritos por mulheres, estão abertas até 20 de fevereiro as inscrições gratuitas para o projeto "Medusas - Ciclo de Leituras".

A iniciativa da Cia Biruta de Teatro é voltada, principalmente, para mulheres e jovens residentes na periferia de Petrolina, Sertão de Pernambuco...

Cia Biruta de Teatro abre inscrições gratuitas para oficina de leituras dramatizadas

Os textos teatrais produzidos por mulheres e que tratam da sua representação na história e na contemporaneidade são o foco do projeto "Medusas – Ciclo de Leituras Dramatizadas", desenvolvido pela Cia Biruta de Teatro (Petrolina/PE). Com inscrições abertas até 20 de fevereiro, a iniciativa é gratuita e voltada, principalmente, para mulheres e jovens residentes na periferia de Petrolina.

Podem se inscrever no projeto mulheres e jovens artistas, produtores culturais, estudantes de artes cênicas e pessoas da comunidade surda. Os interessados devem ter mais de 14 anos e residir em Petrolina. Para participar, basta realizar a inscrição, através do endereço eletrônico https://forms.gle/UcsKcUXLnWnbSey88. Todas as aulas contarão com interpretação em Libras...

Remanso: Assentamento Canãa é destaque na culminância do Projeto Navegando nas águas da Leitura

Entre as escolas municipais sediadas no interior do município de Remanso que participaram do evento de culminância do Projeto Navegando nas Águas da Leitura, destaca-se a Escola Municipal Carlos Marighella ou Escola do Assentamento Sem Terra Canãa, localizada no interior do município de Remanso. 

Conduzida por professoras locais, administrada pela Secretaria de Educação de Remanso, a escola levou ao evento de culminância  neste sábado (18/11), o trabalho realizado durante o ano letivo, focando a leitura em livros que retratam a realidade, as desigualdades existentes na sociedade e conscientizam sobre as diversas formas de preconceito e exclusão social. ..

Secretária de Educação de Remanso avalia culminância do Projeto "Navegando nas Ondas da Leitura"

A Secretaria de Educação de Remanso, por iniciativa da Coordenação de Ensino, realizou durante este sábado (18/11), evento público, no Pátio de Eventos da cidade, para apresentar à comunidade, o ápice do Projeto "Navegando nas Ondas da Leitura" realizado durante o ano letivo de 2023 na rede pública municipal. 

Com envolvimento de todas as unidades escolares, em número de 76, na sede e no interior, de todas as séries, desde a educação infantil até os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, o Projeto realizou diferentes ações ao longo do ano, que foram apresentadas no evento deste sábado. ..

Remanso leva ao Pátio de Eventos a culminância do Projeto "Navegando nas Ondas da Leitura" 

Com estandes de todas as escolas que compõem a rede municipal de ensino do município; com apresentações culturais e as realizações temáticas das unidades escolares, desde a educação infantil até os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, a Secretária Municipal de Educação, por iniciativa da Coordenação de Ensino, leva ao Pátio de Eventos a culminância do Projeto "Navegando nas Ondas da Leitura". 

Alunos, professores e gestores de todas as unidades terão a oportunidade de apresentar à população as etapas, distribuídas em trilhas criativas e inventivas, bem como as boas práticas de incentivo à leitura realizadas em toda a rede municipal de ensino ao longo do ano letivo. ..

Projeto Caixa de Leitura faz novas doações de livros em Garanhuns

Duas novas instituições que atuam na promoção do livro e da leitura de Garanhuns foram beneficiadas pelo projeto Caixa de Leitura dentro das ações da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) no 31º Festival de Inverno de Garanhuns.

A Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil e a Sala de Leitura Zé Pedro receberam cada uma 30 títulos do catálogo da Cepe Editora. Ao longo do FIG, o Caixa de Leitura, que estimula a doação de livros contemplou sete bibliotecas, repassando 270 livros...

Sobradinho: Secretaria de Educação realiza lançamento do Programa Compasso Socioemocional e do Projeto Território da Leitura

Na última sexta-feira (26), a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou o evento de lançamento do Programa e Projeto Educacional "Território da Leitura" e "Compasso Socioemocional", que visam, respectivamente, a promoção do incentivo e descoberta da leitura e o desenvolvimento das competências socioemocionais para a melhoria do desempenho na aprendizagem.

Participaram do lançamento a Secretária de Educação de Sobradinho, Ducilene Kestering, os vereadores Judivan Ramalho e Cachoeira do Bolo, as diretoras e pedagogas do Programa "Compasso", Marcela Almeida e Simone Fonseca, e do Projeto Território da Leitura, Sulamita Pereira, além de cerca de 170 professores e gestores das escolas municipais e estudantes...

Escola da rede municipal de ensino de Juazeiro lança projeto de incentivo à leitura

A magia dos personagens dos contos regionais encheu de alegria o lançamento do projeto de leitura da Escola Municipal Caxangá, localizada no bairro Jardim Primavera, em Juazeiro, que tem como tema: "Ben Carson – Já sei ler", inspirado na história de Benjamin Carson, um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a ação aconteceu nesta quarta-feira (24), e foi pensada com o objetivo de utilizar a contação de histórias enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do desenvolvimento da leitura e escrita, de forma lúdica, interativa e eficaz.

De acordo com a coordenadora da Escola Caxangá, Juciene Santos Souza, idealizadora da iniciativa, a ação buscou ofertar ferramentas de formação educacional capazes de contribuir para o desenvolvimento da leitura dos alunos. "A ideia é atrair a atenção dos alunos e trabalhar de forma contextualizada e significativa o desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes, usando com intencionalidade, a contação de histórias, e a ludicidade como entusiastas do processo de ensino-aprendizagem", disse Juciene...

Aluna de Escola Municipal da Tapera vai representar Petrolina na etapa Regional do concurso Ler Bem

A aluna da escola Municipal Félix Manoel dos Santos, localizada no povoado da Tapera, Ana Karolina Conceição dos Santos, se destacou entre os 79 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental das unidades da rede de Petrolina, que participaram da etapa municipal da edição 2023 do concurso 'Ler Bem'.

A estudante vai representar o município na Regional do projeto 'Aspa de Incentivo a Leitura'. Espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação. Com base nesses critérios, a estudante foi avaliada através da leitura de textos com gêneros diversos, demonstrando bastante habilidade e conhecimento...

Quatro em dez alunos brasileiros do 4º ano não dominam a leitura

Entre os estudantes brasileiros do 4º ano do ensino fundamental (EF), 38% não dominam habilidades básicas de leitura. Por exemplo, apresentam dificuldades em recuperar e reproduzir parte da informação declarada no texto.

Os dados são do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) de 2021. Ele foi realizado em 65 países e regiões do mundo pela Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), responsável por avaliar habilidades de leitura dos estudantes matriculados no 4º ano de escolarização. Os técnicos entendem que nessa fase da trajetória escolar, o aluno, normalmente, já aprendeu a ler e essa leitura é um instrumento para novos aprendizados...

Mais livros: Governo Federal quer retornar políticas públicas para leitura

Fazer uma nação leitora, este é o desafio do atual governo. Em entrevista para a Agência Brasil, o secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, destaca as ações de retomada das políticas para a área, assim como aponta propostas da pasta para o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com ele, a formação leitora dos brasileiros é uma das prioridades da gestão. “O próprio presidente Lula, no processo de campanha, trouxe muito essa pauta quando falava menos armas e mais livros, menos clubes de tiro e mais bibliotecas. Eu creio que essa política ganha um relevo desde o fato de estar numa secretaria como também em uma agenda social e política do governo federal”, afirma...

Chá Literário incentiva leitura e escrita em escola da rede municipal de ensino de Juazeiro

Nesta terça-feira (4), a Escola Municipal Vereador Amadeus Damásio, com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), promoveu um Chá Literário com o tema: "Viver a arte de ler e escrever", pensado com o objetivo de utilizar propostas literárias, enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do interesse pela leitura e escrita, de forma lúdica, interativa e reveladora de grandes talentos.

De acordo com a professora Leidiane Gomes, idealizadora da iniciativa, a ação buscou ofertar uma atividade diferente das práticas tradicionais e rotineiras, sendo desenvolvido uma proposta pautada nos princípios ofertados pela Sala de Aprendizagem de Tempo Integral (SATI) que, é dedicada a realização de atividades lúdicas e contextualizadas, proporcionando um ensino, leve, divertido e efetivo...

Prefeitura de Petrolina desenvolve ações para incentivar o hábito da leitura na Rede de Ensino

A leitura exerce papel fundamental na formação educacional e cidadã, além de ajudar no aprendizado, na melhora da escrita e na aquisição de novos conhecimentos.

Pensando nesses benefícios, a Prefeitura de Petrolina, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, investe em projetos de leitura que contemplam os mais de 55 mil estudantes da Rede de Ensino e que visam estimular a criatividade e imaginação desde os primeiros anos de idade...

Incentivo à leitura e escrita: Estudantes de Petrolina lançam ebooks com contos e histórias em quadrinhos

Com o propósito de motivar os alunos desde a infância, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos, a Escola Municipal 21 de Setembro vivenciou durante quatro meses o projeto 'Escrevendo meu próprio livro, escrevendo meu próprio gibi'. A ação envolveu os estudantes dos 4º e 5º anos no universo da leitura e da escrita de forma diferenciada, estimulando além da imaginação, a compreensão dos diversos gêneros textuais, e a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e vocabulário. O resultado desse trabalho culminou com um grande evento nesta quarta-feira (21), no pátio da unidade, com direito a várias apresentações teatrais e o principal: o lançamento de três e-books, que reúne dois livros de contos e um gibi, escritos pelos próprios alunos.

Histórias de suspense e temas ligados ao cotidiano dos alunos foram parar nas páginas dos livros e gibi. A ação faz parte do projeto estruturante Petrolina Ler + e Petrolina Escreve +, desenvolvido durante o ano letivo em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino. A professora da unidade de ensino e também escritora, Marília Pereira, destaca que o ato de ler e escrever tem grande importância e deve ser apresentado desde a infância, pois contribui no envolvimento do estudante com a literatura e os desafia a produzirem suas próprias narrativas, sejam contos, crônicas, ilustrações, contos, poesias, entre outros...

CAPS Sento-Sé inova e leva projeto voltado à leitura para seus pacientes

A leitura e a escrita são vistas como um processo interativo, e que promove uma integração bem-sucedida de valores e ações, e foi pensando em levar aos seus pacientes essa interatividade e integração que a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Centro de Atenção Psicossocial (Caps) está desenvolvendo o projeto "Transformando sonhos em livros". Nesta terça-feira (20) foi realizada a culminância do projeto na sede do Caps Sento-Sé, com uma tarde de autógrafos.

A coordenadora do Caps Sento-Sé, Thaiane Castro, explica que o projeto foi desenvolvido com base no projeto Estante Mágica realizado pelas escolas, onde a professora realiza o cadastro da instituição e dos alunos na plataforma do projeto, durante o desenvolvimento vai publicando as informações e o resultado final é um livro impresso e publicado e posteriormente encerra com um evento de autógrafos...

Escola municipal do bairro Tabuleiro apresenta resultados de tradicional projeto de incentivo à leitura e encanta pais de alunos

O colorido dos personagens dos contos infantis encheu de alegria a culminância do projeto "Vem que eu te conto um conto", realizado pela Escola Municipal de Educação Infantil Jandira Borges, localizada no bairro Tabuleiro, em Juazeiro. A ação aconteceu neste sábado (26) e teve o objetivo de apresentar aos pais dos alunos todo o trabalho de incentivo a leitura desenvolvido com as crianças, e a todas a produções realizadas durante o tempo de duração do projeto.

Na ocasião, caracterizados, os alunos dramatizaram diversas histórias infantis, como "O mágico de Oz", "Branca de Neve e os sete anões" e "Os três porquinhos", e chamaram a atenção do público que assistiu atento e registrando cada momento dos pequenos...

Corregedor Geral visita Complexo Penal de Paulo Afonso e incentiva a leitura para garantir ressocialização

Com o propósito de conhecer todas as esferas da sociedade e contribuir para o aperfeiçoamento do sistema prisional, o Corregedor-Geral de Justiça do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, visitou, na última segunda-feira (24,) o Complexo Penal da Comarca de Paulo Afonso, localizada a 471 quilômetros de Salvador. 

Desde o início da gestão (fev/2022), a equipe da Corregedoria Geral de Justiça do PJBA (CGJ) realiza visitas nos presídios, em especial nas comarcas do interior. O propósito é promover pontes que possibilitem a ressocialização dos apenados. Para corroborar com esse intuito, na visita de Paulo Afonso, o Desembargador Rotondano, reconhecendo o valor da leitura e a importância na remissão de pena, entregou livros para todas as custodiadas da ala feminina. ..

Artigo: “a arte da leitura” é a releitura

Por mais acaciano que pareça, “a arte da leitura”, diz Nelson Rodrigues, “é a releitura”. Nunca tive dúvidas a respeito. Mesmo que a primeira leitura, sobretudo de certas obras, nos envolva num turbilhão de surpresas, de emoções inimagináveis e de novas descobertas no campo da percepção e do conhecimento, recuperar e reviver esses momentos em dimensão mais profunda só nos é permitido pelo de ato de reler.

Pode parecer paradoxal: se leio um livro apenas uma vez, na verdade não o li. Se ler é construir sentidos e alcançar verdades que nos ajudem a compreender melhor o mundo e seus enigmas irredutíveis, é porque ler é reler, e reler, e reler… Sempre na predisposição de uma prática dialógica que nunca se esgota. Como se sabe, os grandes autores e as grandes obras abordam questões que são permanentes e que nos desafiam para além das épocas e das circunstâncias históricas e individuais...

#BoraAgir: Escola da rede municipal de Juazeiro desenvolve projeto que promove educação financeira, empreendedorismo e avanços nos níveis de leitura e escrita

Inovar nas formas de ensinar são essenciais para a aprendizagem. Na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no Junco, distrito de Juazeiro, a unidade de ensino desenvolveu uma "Feirinha Pedagógica" para atrair a atenção dos alunos e trabalhar de forma contextualizada e significativa as disciplinas de português e matemática, com o objetivo de desenvolver os níveis de leitura e escrita dos alunos

A ação, que integra o projeto autoral da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), #BoraAgir, é realizada com estudantes matriculados nas turmas dos 3º aos 5º anos, e é prevista para acontecer sempre às sextas-feiras, dia em que ocorre a aplicação do projeto #BoraAgir nas escolas municipais, dentro da proposta da Parada Pedagógica...

Leitura da Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito acontece nesta quinta-feira (11) no Espaço Plural

O Conselho Gestor do Espaço Plural -Órgão Suplementar da Universidade Federal do Vale do São Francisco aprovou em sua última reunião, por unanimidade a leitura da Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito.

O momento aconteceu presencialmente na manhã desta quinta (11), no Espaço Plural Univasf em Juazeiro e também com transmissão online. A carta foi lida pelo professor doutor Nilton de Almeida, representante do Neafrar(Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento-Ruth de Souza) e membro do Conselho Gestor do Espaço Plural/Univasf...