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Petrolina: Polícia ainda não confirma informações de graves ameaças anteriores contra secretário no caso da AMMPLA

O delegado Gregório Santos, titular da investigação do caso da tentativa de assassinato de José Carlos Alves, Secretário Executivo da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), declarou na manhã desta sexta-feira (13) que a polícia ainda está  investigando as informações de que ameaças vinham sendo feitas a servidores municipais.

De acordo com o delegado Gregório Santos, as informações sobre essas ameaças circularam na imprensa, após coletiva do prefeito Miguel Coelho, mais ainda não foram confirmadas nos autos: “Até então os relatos que temos de ameaças vieram da coletiva de imprensa com o prefeito, houve algum relato de algumas ameaças, mas essas ameaças ainda estamos apurando. O que foi nos passado até o momento oficialmente não nos relata graves ameaças”, disse...

Bancos começam a enviar hoje informações para o Cadastro Positivo

A partir de hoje (11/11), os cinco principais bancos do país e aproximadamente 100 instituições financeiras começarão a compartilhar com os gestores do Cadastro Positivo as informações de pagamento dos consumidores. O SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que já faz a gestão do banco de dados de inadimplentes há mais de 60 anos, também atuará como gestor das informações do Cadastro Positivo.

Com a implantação do Cadastro Positivo, todos os brasileiros que possuem operações de crédito e contas de consumo passam a fazer parte de forma automática do banco de dados, sem necessidade de inscrição. A expectativa do SPC Brasil é de que neste primeiro momento, com o compartilhamento de informações financeiras, o banco de dados passe a contar com 110 milhões de inscritos. Esse número ainda deverá crescer, pois nas próximas fases empresas de telefonia, companhias prestadoras de serviços como água, luz e gás e o setor varejista também deverão compartilhar informações de pagamento, o que fará com que o Cadastro Positivo agregue, nos próximos meses, a população não bancarizada.



O envio das primeiras informações começa hoje (11/11) e a expectativa é de que até o dia 19, todos os atuais clientes das principais instituições financeiras do país, que possuem operações de crédito, já estarão com o seu Cadastro Positivo aberto.
  
Consumidor será avisado individualmente sobre abertura do seu Cadastro Positivo

Apesar de a abertura do Cadastro Positivo ser automática, nenhum consumidor será surpreendido. Assim que as instituições financeiras enviarem as informações cadastrais e de pagamento, cada consumidor receberá uma comunicação individual, seja por meio de e-mail, SMS ou correspondência física em sua residência, no prazo de 30 dias, avisando sobre a inclusão de suas informações.

Na notificação, o consumidor receberá informações sobre o Cadastro Positivo e será direcionado para o site do SPC Brasil, onde será possível realizar o cadastro de uma senha para acompanhar a qualquer momento as informações do seu histórico de pagamentos, incluindo o seu score (pontuação da nota de crédito). Essas informações só poderão ser acessadas pelos consumidores após o recebimento da notificação individual.

As informações coletadas pelo Cadastro Positivo serão utilizadas exclusivamente para compor o histórico de crédito e o score (nota de crédito) do cadastrado. Para quem concede crédito, em regra, apenas o score estará visível. O histórico de hábitos de pagamentos do consumidor só será disponibilizado mediante sua prévia autorização. Tanto o score quanto o histórico poderão ser acessados apenas por instituições com as quais o consumidor mantenha ou pretenda manter relação de crédito.

Pela regra, o consumidor só poderá ter suas informações consultadas pelo mercado 60 dias após o recebimento do histórico de pagamentos. Isso significa que os primeiros inscritos já poderão ter seus dados consultados a partir de 12 de janeiro de 2020. A lei do Cadastro Positivo prevê um período de dois anos para o Banco Central colher as informações do mercado e apresentar o primeiro relatório dos impactos da nova medida na economia do país.
 
Com Cadastro Positivo, contas pagas em dia ganham peso maior em detrimento dos atrasos pontuais

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o novo banco de dados representa mais do que uma lista de bons pagadores, abrindo possibilidade para uma avaliação mais justa na análise de crédito. "No modelo anterior, as empresas que concediam crédito tomavam suas decisões baseadas, principalmente, no registro de inadimplência. Ou seja, uma conta esquecida poderia ser suficiente para que um bom pagador tivesse seu crédito negado. Com a nova medida, as empresas passam a ter acesso a um histórico consolidado de cartão de crédito, crediário e contas de consumo, o que tem uma relevância muito maior do que uma negativação isolada", explica Pellizzaro Junior.

A expectativa do mercado é que, com uma análise mais completa a respeito dos consumidores, haverá tanto um aumento na oferta de crédito, impulsionando as vendas no varejo, quanto uma redução dos índices de inadimplência.

Além disso, com acesso às informações de consumidores de todo o Brasil, bancos de menor porte, cooperativas de crédito, varejistas e fintechs poderão concorrer de forma mais igualitária com as grandes instituições financeiras, o que tenderá a forçar uma redução de juros via competição. "Ou seja, o cidadão não dependerá mais de sua fidelidade a determinado banco para acessar taxas melhores, podendo conseguir ofertas de outras instituições em que não é correntista.  O aumento da competição entre essas empresas deve contribuir para a queda da taxa de juros e, consequentemente, para a redução do custo do crédito no país", avalia Pellizzaro Junior.
 
Privacidade está garantida e consumidor poderá cancelar seu cadastro a qualquer momento, de forma gratuita

A proteção de dados sensíveis e o sigilo bancário permanecem preservados no Cadastro Positivo, garantindo que as informações dos consumidores sejam utilizadas única e exclusivamente para fins de análise de crédito. As empresas que extrapolarem esse limite estarão sujeitas a penalidades previstas em lei.

"Com décadas de experiência na gestão do banco de dados de inadimplentes, o SPC Brasil possui uma estrutura tecnológica certificada para operar com o Cadastro Positivo, atendendo a todos os requisitos técnicos e operacionais para garantir a segurança dessas informações e preservar a integridade dos dados dos consumidores", afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

O Cadastro Positivo não inclui dados sobre quais bens foram adquiridos, informações de saldo em conta corrente e tampouco de investimentos, que nem mesmo serão enviadas aos gestores do banco de dados.

Apesar das vantagens proporcionadas pelo Cadastro Positivo, quem não quiser fazer parte poderá cancelar a inscrição a qualquer momento de forma gratuita, assim como voltar ao Cadastro no momento que desejar. O cancelamento e o reingresso podem ser feito pela internet no site www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo/consumidor ..

Plataforma colaborativa para compartilhamento de informações agrícolas é lançada no Brasil

Todos os anos, aponta o Registro Nacional de Cultivares, são lançadas no mercado brasileiro mais de 150 cultivares de soja e 350 de milho. Isso torna a escolha da melhor cultivar, por parte do agricultor, uma experiência difícil e com baixo índice de acerto. Ótimas cultivares são “jogadas fora” ou utilizadas de forma inadequada porque a escolha e o posicionamento ainda são feitos de forma analógica. Por isso, o Grupo ATTO lançou a PlantUP, plataforma digital colaborativa de compartilhamento de informações agrícolas para auxiliar o agricultor nas tomadas de decisão e aumentar sua competitividade. Atualmente, a ferramenta conta com mais de 5,5 milhões de hectares de soja cadastrados e, agora, dá início ao cadastramento de milho e algodão.

Pelo meuplantup.com o usuário pode acessar informações consolidadas da sua propriedade e da região, e conhecer indicadores de desempenho e comparativos de produtividade. Assim, pode tomar decisões para a safra seguinte, como escolha da melhor cultivar, população ideal por época de plantio e textura de solo, auxiliando-o a extrair o máximo de produtividade de cada cultivar...

Polícia prendeu um e tem informações sobre demais assaltantes do banco Bradesco, em Chorrochó

Pelo menos um dos envolvidos no assalto que culminou com a explosão da agencia bancária do Bradesco, em Chorrochó, foi capturado por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga.

Durantes as buscas policiais da Cipe Caatinga encontraram um homem, de 53 anos, identificado como Heleno Lopes de Souza, natural de São Paulo, colocando artefatos cortantes, conhecidos como miguelitos,  numa das pistas. O suspeito, de acordo com a polícia teria confessado participação no assalto...

Valgueiro protocola pedido de acesso às informações relacionadas às citações de Petrolina na Operação Lava Jato

Considerando as recentes notícias de que Fernando Bezerra, Fernando Filho e a prefeitura de Petrolina foram citados na investigação na Operação Lava Jato, por suspeitas de recebimento de propinas, o Líder da Bancada de Oposição, Paulo Valgueiro, protocolou nesta quarta (25), no Gabinete do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o pedido de informações rejeitado na última sessão ordinária, terça (24), pelos vereadores situacionistas.

Com 16 votos contra 4, os vereadores do prefeito recusaram o requerimento número 297/2019 proposto pelo vereador Paulo Valgueiro e Gabriel Menezes, subscrito pelo colega de bancada Gilmar Santos...

CONSELHO COBRA INFORMAÇÕES À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O leitor Felipe Juliano enviou ao Blog GJ Notícias cópia dos ofícios encaminhados pelo Conselho Municipal de Saúde, através do seu presidente Robson Vieira Pereira, cobrando da Secretaria Estadual a sua inclusão no colegiado da Bahia, além de cobrar explicações da Secretaria Municipal sobre a aplicação dos recursos e emendas parlamentares.

No ofício, Robson pede à secretária Fabíola Ribeiro esclarecimentos de como estão sendo aplicados os recursos das emendas destinadas à Juazeiro através dos deputados. No outro ofício, o presidente do Conselho cobra a inclusão de um conselheiro para acompanhar o Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório de Gestão (SARGSUS)...

Sobradinho: Secretaria de Saúde vivencia o Setembro Amarelo compartilhando informações sobre saúde mental

Neste mês de Setembro, a Secretaria de Saúde de Sobradinho, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), vem promovendo encontros com a comunidade, objetivando alertar sobre a importância do cuidado com a saúde mental. As rodas de conversa irão acontecer ao longo do mês, nas Unidades Básicas de Saúde, e serão comandadas pela psicóloga do NASF, Larissa Alves.

O primeiro encontro aconteceu nessa terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a psicóloga compartilhou informações sobre o tema com usuários do sistema e os profissionais de saúde da UBS, no Centro de Saúde do município...

FAMÍLIA BUSCA INFORMAÇÕES SOBRE JUAZEIRENSE QUE ESTÁ DESAPARECIDO

Familiares de Gerson Leite dos Santos, 34 anos, estão à sua procura desde a última quinta-feira, dia 05, quando ele desapareceu e não se tem mais notícias do seu paradeiro.

Valter Junior Leite, irmão de Gerson, enviou e-mail ao Blog GJ Notícias informando que ele reside no bairro Quidé, em Juazeiro-BA, e saiu de casa por volta das 15h30. A partir daí a família não teve mais contato com Gerson...

Presidente da câmara de vereadores de Juazeiro nega informações públicas aos cidadãos, denuncia professor

No último 23 de Julho foi protocolado na câmara uma solicitação baseada na lei de acesso a informação que regulamenta o direto constitucional de acesso dos cidadãos as informações públicas e seus dispositivos. De forma arrogante e grosseira, o presidente da câmara se negou a informar quais eram os vereadores mais faltosos e quais os projetos que os mesmo haviam apresentado durante seus mandatos.

Em face da negação de um direito constitucional, no dia 12 de agosto foi protocolado uma documento solicitando ao Ministério Público providência em relação a falta de transparência sobre a produtividade de cada um dos vereadores de Juazeiro, também, contra a sucessão de atos desrespeitosos contra população de Juazeiro, cometidos  por Alex Tanuri...

Juazeiro: Veículo cai em canal no NH3 e há mortos, segundo informações

Um acidente, neste domingo (8), no NH3 do Projeto Curaçá, distrito de Itamotinga, em Juazeiro, resultou, segundo as primeiras informações, na morte de pelo menos 4 ocupantes de um veículo.

De acordo com as informações o veículo foi encontrado por populares dentro de um canal de irrigação, mas não há detalhes sobre o que motivou o acidente, nem identificação das possíveis vítimas...

Secretaria de Saúde esclarece informações sobre denúncia feita por leitora no blog de Geraldo José

A Secretaria Municipal da Saúde/SESAU após denúncia de leitora do blog sobre atendimento em postos de saúde em Juazeiro (VEJA AQUI), informa que a distribuição de medicamentos e material curativo para as 63 Equipes de Saúde da Família do município já está sendo regularizada, para que o atendimento nas unidades siga normalmente. Sobre a questão da falta do receituário, a SESAU esclarece que a entrega do material já foi normalizada nas unidades do município. Sobre a falta de material de limpeza, a Secretaria afirma que entregou kits de limpeza a todas as unidades da sede e do interior, na primeira semana de julho e que, nos próximos dias, estará enviando a segunda remessa de material, aguardando apenas a chegada de alguns produtos.

A Secretaria esclarece também que, a sede da SESAU não é local de entrega de medicamentos e insumos. Para esse serviço, que é gratuito, o paciente pode se encaminhar para as quatro unidades de Farmácia da Família do município...

NETO CONTINUA VIVO. CONFIRA NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DO MÚSICO JUAZEIRENSE

O artista juazeirense José Willys Pereira da Silva, Neto da dupla Neto e Mundinho, continua vivo e resistindo. Conforme já noticiado pelo Blog GJ Notícias (Veja aqui) Neto foi internado nesta quinta-feira (25), no Hospital Universitário do Vale do São Francisco (Univasf) porque sofreu uma queda na noite da quarta-feira e amanheceu na quinta "sonolento e apresentando quadro de convulsões".

Na manhã desta sexta-feira (26) o Blog recebeu as seguintes informações de familiares: “Estamos no hospital a espera de novas informações, minha filha entrou para vê-lo e o quadro continua o mesmo, em coma, estado gravíssimo, respirando por aparelhos. Acabei de falar com o psicólogo do Traumas que está nos acompanhando, ele afirmou que Neto está vivo sim, o estado muito é muito grave com alto risco de morte cerebral, mas continua lutando, inclusive, estão fazendo um procedimento nele neste momento. Orem por ele amigos. Estamos lembrando aqui na porta do hospital, eu e todos os filhos dele, que a primeira queda foi exatamente neste mesmo mês, há dois anos, no dia 15/07/17” expressou Polyana ex-esposa do músico...

97% dos internautas buscam informações on-line antes de comprar em lojas físicas, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil

Se antigamente havia uma diferenciação mais concreta entre o on-line e o off-line nas estratégias de venda do comércio, a crescente integração entre os dois meios tem diluído cada vez mais essa fronteira. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para investigar o perfil e os hábitos de compra de consumidores digitais das 27 capitais brasileiras indica que 97% buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, principalmente quando se trata de eletrodomésticos (59%), celulares e smartphones (57%) e eletrônicos (50%).

Enquanto isso, 84% dos entrevistados afirmaram fazer o caminho inverso, pesquisando primeiro em lojas físicas antes de finalizar as compras on-line. Os eletrodomésticos também ocuparam o topo do ranking nessa categoria (43%),seguidos por celulares e smartphones (41%), vestuário (34%) e eletrônicos (34%). A liderança pode ser explicada pela opinião dos consumidores quanto à experiência de compra: metade deles (51%) acredita que as lojas físicas oferecem melhor demonstração do produto. Outras categorias em que as lojas físicas levaram a melhor foram a facilidade para negociação de preços (56%) e para trocas (62%).


Por outro lado, os sites e aplicativos de lojas conquistaram o coração dos compradores em 13 das 15 categorias apresentadas, sobretudo por oferecer melhores preços (74%), maior flexibilidade nos horários de compra (72%) e maior comodidade (69%).
 
Enquanto sites de lojas registram queda na preferência do consumidor, aumentam as aquisições por meio de seus aplicativos

A popularização dos dispositivos móveis no país pode explicar o movimento de transição dos canais de compra no gosto dos brasileiros: seis em cada dez (61%) internautas entrevistados compraram por meio de aplicativos de lojas nos 12 meses anteriores à pesquisa – um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, os sites de lojas registraram queda de quatro pontos percentuais, mantendo a preferência de 89% dos consumidores, seguidos das lojas de rua, com 48%.

Com os smartphones ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, o levantamento mostra que aplicativos de redes sociais como WhatsAppp e Instagram foram utilizados por 18% e 14% do total de consumidores que fizeram aquisições pela internet no último ano, respectivamente.

"Ampliar e integrar os múltiplos canais de venda e relacionamento não é apenas um meio de aumentar o faturamento, os benefícios vão muito além. Trata-se de entender que os conceitos de on-line e off-line já se integraram para poder melhor atender às expectativas do consumidor conectado. Essa forma de atuar é que vai gerar aumento de vendas e mais fidelização daqui em diante", argumenta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

De fato, a maioria dos consumidores aprecia o fato das suas preferências serem consideradas pelas lojas: 66% gostam quando as empresas personalizam as ofertas de produtos e serviços levando em consideração seus hábitos e interesses, 64% esperam que os varejistas tenham informações atualizadas sobre como gostam de interagir com eles em todos os canais e 62% gostam de receber sugestões de ofertas ao abrir sites ou redes sociais.
 
43% dos consumidores admitem nem sempre realizar o planejamento de suas compras on-line

A personalização, no entanto, esconde um perigo latente para muitos brasileiros: o consumo por impulso, especialmente quando se trata de aquisições on-line, em que as transações acontecem sem que o consumidor veja, literalmente, o dinheiro indo embora. O levantamento mostra que os motivos que mais levaram os brasileiros a comprar por impulso foram promoções e preços baixos (56%), ficar navegando nos sites das lojas (36%) e receber ofertas de produtos e lançamentos (22%). Considerando que 43% nem sempre realizam o planejamento das suas compras on-line e outros 10% admitiram nunca fazer esse planejamento, aumentam também as chances de se comprometerem com uma dívida que não podem pagar.

"Saber diferenciar desejo e necessidade é fundamental para resistir às compras impulsivas. Com a customização crescente das ofertas enviadas para os internautas, a situação fica ainda mais favorável para compras sem pensar", alerta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Moda e vestuário lideram o ranking de produtos e serviços mais comprados sem o devido planejamento, com 35% das respostas – percentual que aumenta para 44% entre as mulheres. A ala feminina também lidera a compra de cosméticos, perfumes e produtos de beleza, com 41%, frente aos 26% que adquirem por impulso itens dessa categoria. Os homens, por sua vez, realizam mais compras não planejadas de eletrônicos e artigos de informática, somando 33% frente aos 22% que preferem esse tipo de produtos. Itens para casa (23%) e delivery de bebidas e comidas (21%) também figuram na lista.

A diferença entre os gêneros fica evidente também na forma de comunicação com as empresas. De modo geral, os canais preferidos são o "Fale Conosco" ou o chat da loja (51%), e-mail (43%) e telefone (38%), percentual que sobe para 44% entre os homens. As mulheres, por outro lado, ganham destaque entre os que preferem fazer reclamações via redes sociais (28%).
 
Maioria dos vendedores não consegue cobrir preços oferecidos pelas lojas virtuais

É justamente nesse ponto que reside a maior discrepância entre os meios. Segundo os entrevistados, 62% dos vendedores de loja física não foram capazes de cobrir a oferta das lojas online, sendo que 37% tentaram oferecer outros benefícios e 25% não mudaram a oferta de jeito nenhum. Ainda assim, 23% cobriram a oferta, sendo que 13% ofereceram o mesmo desconto (um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior) e 9% um desconto ainda maior.

"Do ponto de vista do consumidor, é muito difícil entender as razões de um mesmo produto, de um mesmo varejista, estar à venda no site por um valor mais barato que na loja física. É claro que os custos dos espaços físicos são muito maiores para os lojistas, mas tudo indica que será necessário investir cada vez mais na integração e equiparar os preços para garantir a competividade em qualquer segmento", explica o presidente da CNDL, José César da Costa.
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Sobradinho: Programa Saúde nas Escolas socializa informações sobre o HPV e incentiva vacinação

A Secretaria de Saúde de Sobradinho, através do Programa Saúde da Família da UBS situada na Portelinha, realizou mais uma atividade do Programa Saúde nas Escolas na Escola Municipal 24 de Fevereiro, quando a equipe conversou com os estudantes sobre a importância da vacinação contra o HPV, Vírus de Papiloma Humano.

O HPV é um vírus que infecta a pele causando a aparição de verrugas ou até mesmo de lesões percursoras do câncer, transmitido através do contato sexual. Durante a palestra para cerca de 50 alunos do sétimo ano do ensino fundamental, a enfermeira Aline Carneiro esclareceu dúvidas de estudantes e professores, e destacou a importância da vacinação para o público entre 9 e 14 anos de idade...

Prefeitura de Sento-Sé contesta informações sobre o IDEB

No último dia 12, o Blog postou a opinião do radialista Osiel Amaral sobre os últimos números do IDEB no município de Sento-Sé (Veja aqui). Em resposta, a assessoria da Prefeitura Municipal encaminhou a seguinte nota:

Em nota, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, explica que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB faz o cálculo, a cada dois anos, para medir a qualidade do aprendizado nacional. ..

Sobradinho: Secretaria de Saúde entrega material de trabalho e socializa informações com a equipe do Hospital Maria Auxiliadora Carvalho Torres

A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizou a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e fardamentos, para o corpo de funcionárias de serviços gerais do Hospital Maria Auxiliadora Carvalho Torres. No ato de entrega a Enfermeira, Mestra em Ciências da Saúde e Especialista em Urgência., Ralessandra Moreira ministrou uma palestra sobre Higienização e Ética Hospitalar, integrando o Programa de Educação Permanente, que tem como finalidade transformar e qualificar as práticas de saúde, a organização e humanização das ações e dos serviços, os processos formativos e as práticas pedagógicas na formação e desenvolvimento dos trabalhadores da Saúde do município.

"Na prática hospitalar, a Educação Permanente é indispensável à formação dos trabalhadores, que necessitam ter conhecimentos renovados em sua prática. Essa foi à terceira vez, em 2019, que realizamos esse tipo de capacitação junto a equipe Auxiliar de Serviços Gerais. Durante a palestra destacamos a importância da higienização hospitalar, como fator importante na prevenção da infecção hospitalar, o manejo correto dos saneantes hospitalares, a ética e respeito como pilar no atendimento ao paciente", concluiu Ralessandra Moreira...

Prefeitura leva informações sobre alimentação saudável e riscos com fogueiras para crianças em EMEI de Juazeiro

A equipe do Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) realizou na terça e quarta-feira (11 e 12/06) espetáculo de teatro e palestra voltada para as crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil de Juazeiro (EMEI) com o tema ‘Alimentação saudável e cuidados com fogueiras e fogos durante as festividades juninas’.

E foi de maneira lúdica que a equipe do NEPS levou as informações para os pequenos nas EMEI’s, fantasiadas com personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Os personagens encenaram boas práticas de alimentação saudável com perguntas sobre o que as crianças mais gostavam de comer e o que é permitido comer. Como o mês de junho é voltado às tradições das festividades juninas e as crianças se encantam com os artefatos que geram brilho. A equipe do NEPS também mostrou às crianças o perigo de ficar perto de fogueiras, soltando fogos ou bombas...

Caravana da Justiça leva informações e dinâmicas para idosos de Casa Nova

Em Casa Nova, no norte da Bahia, a Caravana da Justiça Social promoveu atividades dedicadas exclusivamente às pessoas idosas. Na sexta-feira (31), a iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social  (SJDHDS) reuniu grupos da terceira idade para rodadas de conversa sobre direitos, cidadania e políticas públicas destinadas para esse  público. Durante a atividade, os participantes puderam expor suas histórias de vida e conhecer o Estatuto do Idoso, que prevê princípios da proteção integral e da prioridade absoluta às pessoas com mais de 60 anos, além de regular direitos específicos para essa população.

"Esse é um momento importante. Muitas pessoas aqui não sabem quais são os seus direitos, não conseguem reconhecer e identificar a violação deles. Então, esse encontro é ideal para tirar dúvidas e apresentar os benefícios destinados a cada um deles", explicou a coordenadora de Políticas Públicas para o Idoso (CPPI/SJDHDS), Lúcia Mascarenhas, que esteve acompanhada por Kátia Rocha, técnica de referência de benefícios, e por Laura Bamberg, integrante da Superintendência de Assistência Social (SAS/SJDHDS)...

Sobradinho: Equipe da Assistência Social socializa informações sobre o combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No último sábado (18), Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), através da equipe do Centro de Referencia Especializado em Assistência Social, esteve na rádio São Francisco convidando a população para juntar forças com a gestão no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes de Sobradinho.

O secretario da SEADS, Jailson Souza, a assistente social do CREAS, Lucia Helena Cabral, a conselheira e coordenadora do Conselho Tutelar, Bárbara Menezes e o advogado Patrick Carvalho, explicaram sobre as diversas formas de violência sexual, alertando para a importância da denúncia através do disque 100, como uma forma de prevenção dos crimes...

Profissionais da SESAU levam informações e cuidados para trabalhadoras rurais de Juazeiro

A psicóloga e superintendente de gestão de pessoas Lorena Pesqueira, a Gerente de Educação Permanente Clenilda Ananias e o médico da Atenção Básica Salvador Carvalho, participaram, nesta sexta-feira (08) de uma roda de conversa com as trabalhadoras rurais da horta comunitária do bairro João Paulo II.

O momento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contou com a participação da Secretaria da Saúde onde os profissionais fizeram um acolhimento com mulheres e homens que estavam presentes. Após o acolhimento tanto o médico como a psicóloga explicaram alguns cuidados para com o corpo e a mente...