Foram encontrados 15 registros para a palavra: influenza a

Regiões sul e sudeste concentram focos de influenza aviária no Brasil

Os casos de influenza aviária no Brasil acendem um alerta para o assunto, principalmente porque no início deste ano a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) emitiu uma nota sobre surtos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves nos países das Américas. 

No mês de outubro, 50 mamíferos marinhos foram encontrados mortos em uma praia no município de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. ..

Governo Federal atualiza medidas para enfrentamento da Influenza Aviária

O Governo Federal atualizou as medidas que podem ser adotadas para enfrentamento de emergências fitossanitárias ou zoossanitárias de que trata a Lei nº 12.873/2013, que autoriza a declaração de estado de emergência relacionado às atividades da defesa agropecuária.

A Medida Provisória nº 1.186 foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (12/9).A partir dela, autoridades públicas do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) poderão adotar as seguintes medidas: estudo ou investigação epidemiológica e restrição excepcional e temporária de trânsito de produtos agropecuários por qualquer modal logístico no território nacional e internacional...

Em ação conjunta com outros estados, Bahia decreta emergência zoossanitária para influenza aviária H5N1

O Governo da Bahia publicou, no Diário Oficial neste sábado (22), o decreto de estado de emergência zoossanitária para influenza aviária H5N1, que tem afetado aves silvestres migratórias e de subsistência em alguns estados do Brasil. O anúncio foi resultado de um acordo nacional entre o Ministério da Agricultura e da Pecuária (MAPA) e os 27 governadores de Estado, com o intuito de controlar a transmissão sanitária que ocorre no país.

Segundo análises divulgadas pelo Ministério da Saúde, o vírus não infecta humanos com facilidade e, em ocorrências registradas em outros países, a transmissão de pessoa para pessoa não foi sustentada. Para haver contaminação é necessário um contato muito próximo entre o animal e o ser humano. Por isso, as autoridades alertam que a população não deve manipular aves encontradas mortas ou debilitadas...

Brasil tem primeiro caso de influenza aviária em aves domésticas

O Brasil registrou a primeira ocorrência de vírus da influenza aviária em aves domésticas. O caso ocorreu em uma criação de subsistência localizada no quintal de uma casa na cidade da Serra, no Espírito Santo.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), havia no local criação de pato, ganso, marreco e galinha.O Brasil registrou a primeira ocorrência de vírus da influenza aviária em aves domésticas...

Bahia reforça ações sanitárias para proteger avicultura da Influenza Aviária

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), reforçou as ações sanitárias no estado, estabelecendo medidas emergenciais, em parceria com a Associação Baiana de Avicultura (ABA) e demais entidades ligadas ao setor do agronegócio baiano.

A iniciativa foi motivada pela confirmação de dois casos de Influenza Aviária (IA) em aves silvestres, pelo Ministério da Agricultura (Mapa), nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. ..

InfoGripe alerta para aumento de casos associados à influenza A

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta para queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas tendências de longo (últimas seis semanas) e curto prazo (últimas três semanas). Referente à Semana Epidemiológica (SE) 37, período de 11 a 17 de setembro, o Boletim tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 19 de setembro.

Por outro lado, o pesquisador Marcelo Gomes alerta para o aumento recente de casos associados à influenza A: o vírus H3N2 gerou um surto fora de época no final do ano passado e está aparecendo novamente em São Paulo. Os indícios na capital paulista sinalizam tendência de aumento de SRAG nas últimas semanas, observado especialmente em crianças e adolescentes, e pode estar associado ao aumento de casos de influenza. "Por isso, não podemos esquecer da vacina para ter a melhor proteção possível”, destacou o coordenador do InfoGripe...

Como crescimento de casos de Covid e influenza ameaça sobrecarregar hospitais

Com o avanço da vacinação e estados registrando números menores de óbitos e infecções por Covid-19  em relação a março e abril de 2021 (quando os registros de morte chegavam próximos a 2 mil por dia), o mundo pensou que o momento estava propício para festas de fim de ano, viagens e relaxamento das medidas de segurança que garantem proteção contra o coronavírus.

No entanto, uma nova variante do SARS-CoV-2, a Ômicron, muito mais transmissível e cheia de mutações, apareceu e colocou à prova o que parecia o momento mais brando da pandemia...

Pernambuco confirma mais duas mortes por influenza A H3N2; total de casos passa de 200

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta quinta-feira (23), mais duas mortes por influenza A H3N2, o que elevou o total de óbitos registrados no Estado para três. O primeiro foi divulgado pela pasta na última segunda-feira (20).

Segundo a secretaria, as duas mortes foram de uma mulher de 69 anos e um homem de 24 anos, ambos com histórico de comorbidades. ..

Bahia registra primeira morte por Influenza A H3N2

A Bahia registrou nesta quarta-feira (15) o primeiro caso de morte causada por Influenza A H3N2. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, a vítima era uma mulher de 80 anos e residente em Salvador.

A morte ocorreu nesta quarta-feira e a vítima não estava vacinada contra a Influenza. No entanto, a vacina contra a gripe ainda não tem uma ação contra esta versão específica do vírus Influenza A H3N2 que tem causado surtos pelo Brasil, a variante Darwin...

Bahia registra 9 casos de Influenza A H3N2

Dados do último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Estadual, nesta segunda-feira (13), apontam que a Bahia registra nove casos de Influenza A H3N2. Os casos confirmados ocorreram em Salvador e Lauro de Freitas, sendo cinco do sexo feminino e quatro do sexo masculino, com idades entre 30 e 85 anos.

“As vigilâncias estadual e municipal estão monitorando bem de perto para acompanhar essa curva epidêmica. Vale lembrar que as medidas de prevenção não farmacológicas usadas para a prevenção da Covid-19 também servem para a prevenção da Influenza. É fundamental que a população continue investindo no uso de máscara e álcool em gel. A gente também tem a vacina contra a influenza, que é o principal mecanismo de intervenção disponível na saúde pública”, destaca o técnico da coordenação estadual de imunização, Ramon Saavedra...

Saúde emite alerta após detecção de quatro casos de Influenza A H3N2 na Bahia

Em função da detecção de quatro casos positivos para Influenza A H3N2, a Vigilância Epidemiológica Estadual emitiu, nesta quarta-feira (1º), um alerta epidemiológico para as secretarias municipais de saúde. Os quatro casos confirmados ocorreram em novembro, com início dos sintomas entre 19/11 e 25/11. Todos residem em Salvador, sendo dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, com idades de 11, 29, 38 e 54 anos.

O documento orienta as equipes de saúde para a necessidade de intensificação das ações de vigilância dos casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Há recomendação também para a intensificação vacinal nos municípios que dispõem de estoque, com oferta da vacina influenza para os grupos prioritários não vacinados durante a campanha de 2021...

SESAU suspende Campanha de Vacinação contra a Influenza até a chegada de mais doses em Juazeiro

Em razão de não ter recebido o número de doses suficientes para a Campanha de Vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de Juazeiro informa que só retomará a imunização quando seus estoques forem reabastecidos na quantidade mínima necessária para atendimento ao público alvo.

De acordo com a Secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, a medida é para evitar a aglomeração do público alvo nas salas de vacina. “Estamos fazendo este anúncio objetivando evitar que idosos e profissionais de saúde, neste momento, se desloquem em vão até nossos locais de vacinação”, pontuou...

Vacinação contra influenza acontece nesta terça-feira (24) apenas na sede de Juazeiro

Em virtude da grande procura e da ampliação na Bahia de mais três públicos nesta primeira etapa da campanha de vacinação contra a influenza, a Secretaria da Saúde em Juazeiro informa que as doses que têm no município serão distribuídas para vacinação apenas na sede do município. Não haverá vacinação nesta terça-feira (24), nas unidades de referência do interior.

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, as doses recebidas e distribuídas nas unidades estão acabando...

Petrolina: Mulher morre com suspeita de Influenza A, através de nota HU afirma que vai investigar causa da morte

Mais uma morte causada pelo vírus da Influenza é motivo de preocupação na região do Vale do São Francisco. Uma mulher, assistente social, que ainda não teve o nome divulgado, morreu nesta quinta-feira (06) no Hospital Universitário de Petrolina. 

Segundo informações a assistente social estava há vários dias com suspeitas da Gripe H1N1. ..

Ministério da Saúde prorroga vacina contra influenza até dia 15 de junho

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro informa que a campanha de vacinação contra influenza foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e segue agora até o dia 15 de junho. A prorrogação acontece devido à paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. Em Juazeiro, a população pertencente ao grupo prioritário pode se dirigir à Unidade Básica de Saúde do Bairro Angary das 7h às 13h para se imunizar. No momento, as demais unidades de saúde não estão recebendo as doses da vacinação por conta do desabastecimento na cidade.

A vacinação segue apenas para o grupo de prioridade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que são: crianças de seis meses a menor de cinco anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, indivíduos com 60 anos de idade ou mais, pessoas portadoras de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Em Juazeiro 69,5% do grupo prioritário já foi vacinado...