Foram encontrados 240 registros para a palavra: industria

Documentário mostra potencialidades do Polo Agroindustrial do Médio São Francisco

A região do Médio São Francisco baiano pode vir a ser uma nova fronteira agrícola do estado com a implantação do Polo Agroindustrial e Bioenergético, aponta a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE).

O projeto tem previsão de gerar 21,5 mil empregos diretos, com um aporte de investimentos privados na ordem de R$ 2,3 bilhões nos sete empreendimentos em implantação e nos cinco em análise, nos municípios de Barra e Muquém de São Francisco. Para atrair novos investidores, a SDE lançou um documentário nesta segunda-feira (21) que mostra a expertise de alguns produtores e as potencialidades da região...

Investidores de Pernambuco visitam Polo Agroindustrial do Médio São Francisco baiano

Uma comitiva composta por empresários pernambucanos visitou o Médio São Francisco baiano, na quarta-feira (19), para conhecer o Polo Agroindustrial e Bioenergético que está em implantação na região.

Prospectada pelo vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, a missão de negócios teve como foco a atração de novos interessados em investir nos projetos de irrigação ou agropecuários no local. Atualmente já tem uma usina sucroalcooleira se instalando, do Grupo Paranhos, e outros quatro projetos com tratativas avançadas. ..

Selo Made In Bahia em produtos da indústria baiana agora é lei

O projeto de lei do deputado Alex da Piatã (PSD), líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, que prevê a inserção do selo Made In Bahia em produtos da indústria baiana agora é lei. A promulgação foi realizada pelo presidente da AL-BA, deputado Nelson Leal (PP).

De acordo com Alex, os produtos, que já são respeitados graças as suas qualidades, serão ainda mais valorizados. "Os baianos e aqueles que habitam o nosso estado e as fábricas e indústrias serão beneficiadas, pois será um importante incentivo para o consumo, dada a divulgação", disse...

Polo Agroindustrial e Bioenergético busca integração para desenvolver Médio São Francisco baiano

O potencial do Polo Agroindustrial e Bioenergético, em implantação na região do Médio São Francisco pelo Governo do Estado, foi apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) durante missão institucional que visitou a região entre os dias 05 e 07 de agosto, nos municípios baianos de Ibotirama, Barra, Muquém do São Francisco, Casa Nova, Juazeiro, além de Petrolina e Lagoa Grande, em Pernambuco.  

Chefiada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, a delegação conseguiu articular um termo de cooperação técnica que será assinado entre o governo baiano, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e a Embrapa. A ideia é que a expertise destas entidades contribua com o desenvolvimento dos projetos de irrigação, fruticultura e de pecuária. ..

Com 17,7 mil hectares cultivados, Agrovale é inspiração para Polo Agroindustrial do São Francisco

Referência internacional na produtividade de cana-de-açúcar em área irrigada, a Agrovale, em Juazeiro, foi visitada, nesta quinta-feira (06), pela comitiva técnica do Governo do Estado da Bahia que está no Vale do São Francisco para potencializar o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco baiano. 

Considerada a maior produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia, com mais de 5 mil funcionários, a empresa vai integrar o projeto da Fazenda Escola Modelo, no município de Barra. ..

'Vitrine': Fazenda Escola Modelo será referência para Polo Agroindustrial no Médio São Francisco

A Fazenda Escola Modelo, que vai desenvolver técnicas agrícolas dentro do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas, no município de Barra, no médio São Francisco baiano, recebeu a visita técnica de uma comitiva do Governo do Estado, nesta quarta-feira (05).

No local, com uma área de 140 hectares, está previsto implantação de um complexo de agroindústrias, projetos de irrigação e pecuária. O objetivo é que a escola seja um referencial na formação agrotécnica e agroindustrial...

Deputado Roberto Carlos solicita a implantação de novas indústrias e a revitalização do Distrito Industrial, em Juazeiro

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou de uma audiência na Superintendência de Gestão Patrimonial para o Desenvolvimento Produtivo – SUDEP (antiga SUDIC), onde foi recebido pela superintendente Jucimara Rodrigues e pelo diretor de Gestão Patrimonial e de Engenharia, Clériston Teixeira, para solicitar a implantação de novas indústrias e a revitalização do Distrito Industrial, em Juazeiro. 

Segundo o parlamentar, o que se objetiva é garantir ações que possibilitem o desenvolvimento econômico da região. “Através da implantação de novas indústrias, é possível aumentar a geração de emprego e renda, além de aumentar a arrecadação de impostos, que devem ser revertidos em saúde, educação, saneamento básicos e muito mais”, concluiu o deputado Roberto Carlos...

Governo do Estado, MDR e Faeb visitam Polo Agroindustrial e Bioenergético no Médio São Francisco

Uma comitiva comandada pelo vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, formada por representantes do Governo do Estado, Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), vai visitar a região do Médio e Vale do São Francisco, entre os dias 05 e 07 de agosto.

Estão no roteiro os municípios baianos de Ibotirama, Barra, Muquém do São Francisco, Casa Nova, Juazeiro e Petrolina, no estado de Pernambuco...

SENAI BAHIA ABRE 2.262 VAGAS GRATUITAS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA, INCLUSIVE, PARA JUAZEIRO

O SENAI Bahia abriu processo seletivo para 2.262 vagas gratuitas de Cursos de Aprendizagem Industrial Básica, voltados para jovens entre 14 a 21 anos que estão em busca de obter uma formação profissional visando o primeiro emprego.   

O edital com a oferta das 2.262 vagas já está disponível no site do SENAI. O candidato deverá realizar a inscrição apenas pela internet, no endereço www.aprendizagemsenaiba.com.br no período de 31/07/2020 a 09/08/2020 ou até que seja atingida a quantidade máxima de 10 (dez) inscrições/candidatos por vaga, o que ocorrer primeiro. ..

Polícia encontra corpo de homem próximo ao Distrito Industrial de Petrolina

O corpo de um homem de 47 anos foi encontrado na madrugada desta quinta-feira (18), no Loteamento Santo André, perto do Distrito Industrial, em Petrolina, no Se. A vítima foi identificada como Enoque Barbosa.

De acordo com a Delegacia de Homicídios de Petrolina, a suspeita é que Enoque tenha sido morto a pedradas. O caso está sendo investigado.
 ..

Em pleno Sábado de Aleluia, Assembleia aprova projeto que obriga comerciário, industriário, bancário e transportador a usarem máscara

Em pleno Sábado de Aleluia (11.04), a Assembleia Legislativa da Bahia votou e aprovou por unanimidade, através de sessão legislativa virtual o projeto do Executivo que obriga a distribuição gratuita de máscaras para os empregados de todas as empresas que permanecem em funcionamento durante a quarentena do Covid-19.

O Projeto de Lei 23.827/2020, enviado pelo governador Rui Costa, que obriga que o comércio, indústria, bancos, transporte de passageiros e serviços públicos garantam o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e luvas, foi relatado perla deputada estadual Ivana Bastos (PSD)...

Prefeito de Petrolina se reúne com setor produtivo do comércio e indústria e declara: "prioridade é a proteção das pessoas e a manutenção dos serviços de saúde"

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, teve uma reunião, nesta sexta (27), com representantes da CDL, Sindilojas e Fiepe - entidades ligadas ao comércio, indústria e serviços. A pauta do encontro foi o impacto econômico da coronavírus no setor produtivo da cidade. 

Durante a reunião, o prefeito ouviu todas as solicitações dos segmentos produtivos, tendo como principal demanda uma perspectiva de reabertura gradual das atividades. Miguel assegurou que está atento aos impactos econômicos gerados pela crise, mas no momento a prioridade é a proteção das pessoas e a manutenção dos serviços de saúde...

Prefeito Paulo Bomfim apresenta demandas do Disf de Juazeiro ao representante da SDE-Bahia

Nesta quarta-feira (18), no Paço Municipal, o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, se reuniu com o diretor de Gestão e Infraestrutura da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) Clériston Teixeira e o presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF) Nilton Sampaio, para tratar de demandas do espaço de empreendimentos, como infraestrutura e ordenamento. Participaram do encontro o vereador Anderson da Iluminação e a vereadora Cida Gama.

Na oportunidade, foram expostas ao representante da SDE as necessidades mais urgentes como pavimentação e iluminação. “Nós agradecemos ao vice-governador e secretário João Leão por nos enviar de prontidão uma equipe da sua Pasta para tão logo solucionar as demandas de infraestrutura que o DISF necessita...

Polícia Civil identifica furto de energia em indústrias do maior polo gesseiro do Brasil, em Araripina

Três indústrias que operam no maior polo gesseiro do Brasil foram flagradas furtando energia elétrica durante operação realizada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), com apoio da Polícia Civil, nesta quarta-feira (12). A ação vistoriou cinco empresas da localidade, responsável por 90% da produção nacional e localizado no Sertão do Araripe, em Pernambuco.

Durante a operação, foram removidas três fraudes de energia, inclusive duas redes clandestinas de média tensão, construídas pelas empresas fraudadoras apenas para abastecimento das instalações. Um responsável foi autuado em flagrante, sendo encaminhado à Delegacia de Araripina...

Leitor denuncia a instalação do "hotel da Dengue" em Juazeiro. Prefeitura Responde

O leitor Sebastião Teixeira enviou email e denuncia sobre o "Hotel da Dengue", instalado em Juazeiro, Bahia.

Confiram:..

Artigo - A esquecida indústria brasileira

Ainda me lembro de que, nos anos 80, os empregos sobravam, o caderno de empregos do jornal O Estado de S. Paulo era enorme, a indústria brasileira contratava a níveis elevados. E o mais interessante é que a cada dia surgiam novas pequenas e médias empresas. Isso em pleno regime militar, com um número enorme de empresas estatais, que obtinham “dinheiro barato no exterior” desde 1965.

Se, numa análise perfunctória, observarmos o crescimento do Brasil desde 1980 até hoje, teremos um crescimento médio da economia de 2% ao ano. Naquela época, 1/3 da riqueza do nosso país vinha da indústria. Bons tempos aqueles. A grande verdade é que as sucessivas crises que abateram o mercado internacional desagregaram o capital outrora relativamente barato em temos de empréstimos, muito diferente do que ocorre hoje em dia...

‘Vamos desenvolver o Médio São Francisco com agroindústrias inovadoras’, diz Leão

Destaque na produção de morango in natura na região da Chapada Diamantina e com planos de expansão no estado, executivo da PeterFrut esteve na região do Médio São Francisco, no último sábado (11), com uma comitiva técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, chefiada pelo vice-governador João Leão, titular da pasta. A perspectiva é atrair para o município de Barra a mesma modelagem da empresa, focada na Agricultura Familiar, que já possui 561 famílias cadastradas na Bahia.

“Apresentamos o potencial agroindustrial da região ao investidor. O grupo Peterfrut já investe no estado, em Boninal, Barra da Estiva, Piatã entre outros, e possui um modelo produtivo inovador, que garante qualidade para o fruto e emprego e renda para o povo baiano. Em Barra, o cultivo proposto seria de manga, mangaba e caju. Tudo isto, em parceria com a Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB) e com a Escola Técnica Agrícola do estado, no município”, explica Leão...

Prefeito Paulo Bomfim se reúne com diretores de grande indústria de polpa de frutas que será inaugurada em Juazeiro

Na manhã desta segunda-feira, 13, o prefeito Paulo Bomfim se reuniu com os empresários da Sebastião Oliveira Júnior e Demar Xavier, diretores da Stratus, empresa do ramo de alimento que trabalha com a fabricação da polpa de fruta, processamento para a indústria, dentre outros, e que em breve será inaugurada em Juazeiro, no Distrito Industrial do São Francisco. O diretor-presidente do SAAE Joaquim Neto, também esteve no encontro, quando foram discutidas demandas para viabilizar os últimos detalhes para a instalação do novo empreendimento na cidade.

De acordo com os representantes da empresa, serão gerados cerca de 300 novos postos de trabalho, diretos e indiretos. O prefeito se colocou à disposição para contribuir com os empreendedores...

Deputado participa da inauguração da indústria de laticínio em Jaguarari

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, participou da inauguração da indústria de laticínio, que faz parte do projeto Cooperativa Mãos no Campo, no distrito de Pilar, em Jaguarari, que tem a estimativa de processar diariamente até 1.500 litros de leite de cabra, beneficiando 140 agricultores familiares do semiárido.

O parlamentar, que esteve acompanhado do prefeito Everton Rocha, do vereador Louri da Barrinha, do diretor da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, Maurício Bacelar, entre outras autoridades, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância da implantação de indústrias. “É fundamental aproveitar os recursos agropecuários de cada região com o objetivo de ampliar a geração de emprego e renda da comunidade, garantindo a permanência do homem no campo e consequentemente, fortalecer a agricultura familiar”, disse o deputado Roberto Carlos...

Com a economia lenta, setor industrial aponta para recuperação em 2019

Os sinais de recuperação da economia brasileira em 2019 têm repercutido na atividade industrial de Pernambuco. Prova disso é que, segundo a última sondagem industrial realizada pela Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), a recuperação do setor se intensificou no fim deste ano, mostrando que há uma aceleração desse processo. A expectativa do segmento, contudo, é que o Congresso dê andamento às reformas fiscal e tributária em 2020 para que a economia volte a reagir e a atrair investimentos.

“Defendemos, principalmente, a necessidade de uma reforma tributária para estimular a produtividade e a competitividade das empresas. O atual sistema tributário brasileiro tem, por exemplo, vinte e sete diferentes legislações para o ICMS estadual e isso impacta consideravelmente a nossa capacidade de sobrevivência e a expansão dos negócios”, destacou o presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger. ..