RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 208 registros para a palavra: ilha do fogo

Petrolina: Projeto propõe criação de Parque Tecnológico na Ilha do Fogo

Desenvolver aptidões, criar oportunidades e tornar o Vale do São Francisco um celeiro de novas tecnologias e inovações. Esses são alguns dos objetivos de um novo projeto que vem sendo desenhado para Petrolina, o Ilha Digital. Idealizado pelo prefeito Julio Lossio, o projeto tem a intenção de transformar a ilha do Fogo, um dos pontos turísticos mais visitados da região, em um parque tecnológico.

A ideia inovadora e ousada está sob a responsabilidade do presidente da Vale Digital Eugenio Marques, que junto do professor do Colegiado de Engenharia da Computação da Univasf e doutorando, Rômulo Calado e o professor do IF Sertão – Ouricuri, Ricardo Araújo, está analisando a viabilidade e execução do projeto. De acordo com a proposta de Lossio, o objetivo é atrair empresas de respaldo nacional para constituir o parque e promover a instalação de uma incubadora de start-ups, empresas iniciantes de tecnologia, com poucos integrantes, ainda em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. Além de promover melhorias para o município através da geração de emprego e renda. 

Ainda segundo o prefeito, Petrolina tem um grande potencial para desenvolver um projeto como este, especialmente por ter instituições de ensino superior que formam profissionais de Tecnologia da Informação (T.I.) e que muitas vezes deixam a cidade por falta de oportunidade em suas áreas. A proposta é absolver o potencial e capacidade dos egressos e estimular a produção de conhecimento dentro do Vale do São Francisco.

Outra inovação que o projeto propõe é o "Museu do São Francisco". Um museu digital em que as pessoas poderão, dentro de um espaço com mais de 20 metros, percorrer todo o rio São Francisco, desde a sua nascente à sua foz, por meio de uma representação digital do rio, possibilitando que qualquer pessoa possa conhecer um pouco mais sobre a cultura e as histórias das cidades ribeirinhas.

Visionário e atento as questões que envolvem a tecnologia, o prefeito diz acreditar no projeto que vai tornar Petrolina uma cidade ainda mais atrativa e desenvolvida. "Nossa proposta é transformar Petrolina e o Vale do São Francisco em um ambiente ainda mais motivador, que estimule a permanência das mentes brilhantes que estão sendo formadas ano após ano aqui", avaliou o gestor municipal...

HOMEM MORRE AFOGADO NA ILHA DO FOGO

Ainda são desconhecidas as causas da morte de um homem identificado como Marcelo Henrique Lima dos Santos, cujo corpo foi encontrado boiando nas imediações da praia da ilha do fogo na tarde deste sábado, dia 11.

Inicialmente, a conclusão é de que ele faleceu por afogamento e o corpo teria boiado no final da tarde. A Polícia Civil e a equipe técnica do IML – Instituto Médico Legal de Petrolina estiveram no local e recolheram o corpo para perícia...

Prefeitura de Petrolina articula capacitação para guarda-vidas da Ilha do Fogo

Com o objetivo de aprimorar as atividades realizadas na Ilha do Fogo, a Secretaria Executiva de Turismo, em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Petrolina,  disponibilizará  capacitação em Salvamento Aquático. A reunião para estabelecer e organizar a parceria foi realizada nesta terça-feira (26) na corporação de Petrolina.

A capacitação em Salvamento Aquático terá a carga horária de 50 horas com material didático e será ministradas por instrutores, que possuem curso de Salvamento no Mar,  da corporação em contato com  a equipe da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) . Dentro da disciplina acontecerão operações básicas de salvamento e a realização de exames laboratoriais para os guarda-vidas. Dentro da disciplina será trabalhado o condicionamento aeróbico dos participantes e a diferenciação de tipos de acidentes na água.  ..

Usuários da Ilha do Fogo promovem mutirões de limpeza

Uma iniciativa de frequentadores da Ilha do Fogo tem recebido o apoio da Prefeitura de Petrolina. A proposta é que os usuários se reúnam mensalmente para realizar mutirões de limpeza no espaço. O primeiro mutirão aconteceu no último final de semana. A ação tem o objetivo de somar os trabalhos de limpeza, realizados semanalmente, pelo governo municipal e conservar a limpeza, além de alertar aos demais frequentadores sobre a necessidade da preservação e sobre a conscientização de que é melhor prevenir para garantir a preservação do balneário.

“A iniciativa foi muito proveitosa e de grande abrangência, demonstrando que a responsabilidade sobre a limpeza da Ilha é tanto da gestão, como da consciência dos frequentadores”, avalia Iuric Pires, secretário-executivo de Turismo. A ideia foi parabenizada e apoiada por representantes da sociedade civil, como Rodrigo Rodrigues, que enalteceu a iniciativa dos frequentadores. ..

"O São Francisco agoniza da Nascente a foz", diz pescador

A vida do povo e do rio São Francisco foi foco da análise de conjuntura a partir da visão dos ribeirinhos/as e pescadores/as apresentada no II Congresso Nacional de Pescadores e Pescadoras da Bacia do São Francisco. O evento aconteceu de 1º a 03, na Ilha do Fogo, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), reunindo cerca de 500 pescadores/as de toda e extensão da Bacia, além de movimentos e entidades sociais ligada a atividades pesqueira.

"O São Francisco agoniza da nascente a foz... a realidade do rio vem piorando", diz o pescador e representante do Movimento dos Pescadores do Alto São Francisco, Josemar Durans. Foi nesse tom que a voz dos/as representantes dos/as pescadores/as de cada região da bacia ecoou a atual situação do Velho Chico e dos profissionais que vivem da pesca artesanal ao longo do leito do Rio. A conjuntura atual da região do Alto, apontada por Josemar, é de falta de investimento em Saneamento, já que o esgoto adentra o rio sem nenhum tratamento, o envenenamento do Rio por meio de agrotóxicos e resíduos das indústrias, além do avanço na implantação de projetos de irrigação. Outros impactos apontados são o avanço do agronegócio, e como o hidronegócio vem retirando os territórios dos ribeirinhos e da classe trabalhadora em nome de um modelo de desenvolvimento que não contribuem com a vida do rio e das pessoas. Uma realidade não somente do alto, mas de toda a bacia como apontaram, posteriormente, os/as pescadores/as...

Agenda Cultural: Ilha do Fogo será palco de música e poesia neste sábado

Neste sábado (02), durante a programação do Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco, que acontece na Ilha do Fogo, o artista Paulo Matricó fará uma apresentação da sua musicalidade e poesia ao público. O show começa às 21h e é aberto a comunidade. “Eu me identifico muito com a população rural. A minha música e a minha poesia são estremamente rural e eu tenho muito orgulho de dizer isso. Espero todos neste momento de cantoria”, disse o artista em entrevista ao programa Geraldo José desta sexta-feira (01). 

CONHEÇA PAULO MATRICÓ..

Pescadores e pescadoras artesanais do São Francisco estão reunidos/as até domingo na Ilha do Fogo

Na manhã desta sexta-feira (01), cerca de 500 pescadores e pescadoras artesanais dos diversos estados que compõem a Bacia do São Francisco saíram em caminhada da praça da catedral de Juazeiro (BA) até a Ilha do Fogo, na divisa com Petrolina (PE), onde permanecem até o próximo domingo (03). As/os ribeirinhos participam de um Congresso que traz como tema “Grito do Rio e seu Povo na busca do Bem Viver!”.

A abertura do Congresso foi um momento para chamar atenção da população local para a luta dos/das pescadores/as, o que não se desvincula da defesa do Rio São Francisco. Com discursos, faixas, gritos de ordem e música, as/os militantes expressaram suas angústias, reivindicações e conquistas. Para o pescador Geraldo Dias, de Casa Nova (BA), é importante receber aqui na região companheiros/as de outros estados que, segundo ele, estão sofrendo as mesmas dificuldades devido a degradação do rio. Segundo o pescador, que é conhecido como Geraldo Cari, o grito dos/das pescadores/as do Vale do São Francisco é pra que “acabasse com os agrotóxicos, acabasse com os esgotos que caem no nosso rio, acabasse com a baixa do Lago de Sobradinho, que tá tirando todo sustento nosso”...

Prefeitura de Petrolina reabre a Ilha do Fogo para a população

A Ilha do Fogo, balneário localizado entre as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, já pode ser visitada pela população de ambas as cidades. A ilha, que estava fechada desde o dia 20, precisou ser interditada para processo de retirada de um enxame que causava riscos a banhistas e frequentadores.

A intervenção, coordenada pela Prefeitura de Petrolina, foi finalizada através de parceria da gestão municipal com Corpo de Bombeiros e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). De acordo com os responsáveis pela ação, os insetos foram retirados do local, sem a necessidade de exterminá-los. "Tudo aconteceu de maneira a resguardar a segurança da população mas também a vida das abelhas, que são nativas daquela região. Precisamos promover a consciência de que homem e natureza podem conviver harmoniosamente", avalia Iuric Pires, secretário-executivo de Turismo.  

A secretaria ressalta que o isolamento da Ilha do Fogo foi necessário para a segurança dos banhistas, ambulantes e servidores da Guarda Municipal. Os trâmites para conseguir apoio e buscar uma solução que preservasse, também, as abelhas foi demorado devido a falta de disponibilização de alguns apicultores – que a pasta de Turismo entrou em contato – para realizar a remoção. ..

Prefeitura de Petrolina inicia remoção de abelhas na Ilha do Fogo

A Prefeitura de Petrolina iniciou nesta terça-feira (29) o processo de retirada do enxame que ocasionou o fechamento, temporário, da Ilha do Fogo. A ação, coordenada pela Secretaria-Executiva de Turismo, conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e a mestra Eva Mônica, professora do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Após articulação com órgãos de segurança e resgate, a pasta de Turismo do município conseguiu parcerias com a professora mestra, Eva Mônica, especializada em apicultura e meliponicultura  e o Corpo de Bombeiros. A operação envolveu também dois estudantes de Zootecnia e Engenharia Agronômica da Univasf, o subcomandante, Major Weltman, tenente Almery  Edmário,  cabo Luna e soldado Geusicarlos...

COLETIVO DA ILHA RECLAMA REABERTURA DA ILHA DO FOGO

Os membros do Coletivo da Ilha Léo Miranda e Ênio Silva compareceram ao programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta terça-feira (29) com objetivo de reclamar da Prefeitura de Petrolina, atualmente responsável pela administração da Ilha do Fogo, a retirada do enxame de abelhas que assustou os banhistas acerca de 13 dias e a consequentemente reabertura do balneário para deleite dos banhistas das duas cidades.

“Temos sido parceiros da gestão na efetivação de ações na ilha, mas é inconcebível a demora para solução deste problema. A gente entende a tentativa de preservar a segurança dos banhistas, no entanto, a demora nos faz pensar em má vontade” especulou Ênio Silva...

Ilha do Fogo segue temporariamente fechada para banhistas após incidente com abelhas

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, comunica que a Ilha do Fogo continuará fechada temporariamente até que o processo de retirada do enxame de abelhas, localizado na parte superior da ilha, seja concluído por profissionais.

A Secretaria de Turismo entrou em contato com apicultores da região para verificar o que pode ser feito para que não ocorra, novamente, ataques das abelhas contra banhistas e visitantes do balneário. A Prefeitura de Petrolina tem priorizado a remoção das abelhas de forma responsável, sem utilizar o extermínio das mesmas e devido o feriado prolongado a excisão foi adiada para a próxima semana...

Ilha do Fogo deve receber mais de 500 pessoas durante Congresso dos Pescadores Artesanais da Bacia do São Francisco

A Ilha do Fogo deve receber cerca de 500 pescadores e pescadoras artesanais durante um congresso sobre a atividade pesqueira artesanal da Bacia do São Francisco. O evento acontece entre os dias 1 e 3 de abril. O tema do Congresso é  "Grito do Rio e seu Povo na Busca do Bem Viver!" O tema escolhido para o Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco deixa claro a proposta do momento: os povos querem o São Francisco vivo!

Em carta convocatória para o Congresso, os organizadores evidenciam o aceleramento do processo de morte do Velho Chico. O incentivo do governo ao agro e hidronegócio, as barragens, a transposição e a privatização dos corpos d'água são algumas das ameaças apontadas ao São Francisco. "Os peixes diminuem em quantidade e em qualidade e as comunidades pesqueiras vêm perdendo seus territórios tradicionais e direitos já conquistados. As nascentes do Rio São Francisco se encontram em processo crescente de extinção. Na sua Foz o mar avança para dentro do rio", denuncia a carta...

Ilha do Fogo é fechada temporariamente para banhistas

Nesta segunda-feira (21) e terça-feira (22) a Ilha do Fogo estará fechada para acesso de banhistas. A medida foi adotada pela Prefeitura de Petrolina, numa ação conjunta das Secretarias Executivas de Turismo; Ordem Pública e Segurança Cidadã, além da Guarda Municipal. De acordo com o secretário-executivo de Turismo, Iuri Pires, a ação visa garantir a segurança da população.
 
A decisão do fechamento acontece após banhistas serem atacados por abelhas dentro do balneário, o fato foi registrado neste domingo (20). Segundo guardas municipais, que faziam a segurança do local, o ataque dos insetos aconteceu logo após um enxame localizado na parte superior do balneário– próximo ao cruzeiro – ter sido alvo de ação dos visitantes da Ilha. 
 
O secretário de Turismo, Iuric Pires, autorizou fechar os portões da Ilha do Fogo para que um técnico em apicultura verifique o local e tomem as medidas necessárias para evitar novos incidentes. É preciso ressaltar que a Ilha do Fogo é o habitat natural de abelhas e outros animais e que  a população tenha consciência e mantenha uma melhor convivência com o meio ambiente. ..

Prefeitura de Petrolina dispõe espaço da Ilha do Fogo para Congresso dos Pescadores da bacia do Rio São Francisco

 
Segunda-feira (1), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, reuniu-se com conselheiros e representantes da Pastoral dos Pescadores,  para discutir  a realização do II Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco no espaço na Ilha do Fogo.
 
Com o tema "Grito do Rio e seu Povo na Busca do Bem Viver", o evento acontecerá  do dia 01 a 03 de abril de 2016. Na programação do congresso haverá 10 oficinas com temáticas voltadas aos pescadores sobre a preservação e revitalização ao Velho Chico e a conscientização sobre a legalidade da pesca artesanal, discutindo o período de pesca e o tamanho dos peixes.
 
A conferência possui a contribuição do prefeito, Julio Lossio, Secretaria Executiva de Turismo e entidades de apoio. Estima-se que o evento contará com mais de 500 pessoas como pescadores, ONGs e convidados pelo Conselho Pastoral.
 
 Para a conselheira  da Pastoral dos Pescadores, Rizoneide Gomes de Queiroz, o encontro apresentará – aos pescadores – uma nova forma de olhar para a  bacia do Rio São Francisco. "Precisamos dar atenção ao rio que proporciona geração de renda aos pescadores que vivem da pesca artesanal", alerta Rizoneide Gomes. 
 
Para o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, o objetivo do congresso é válido e necessessário. "Será um evento de grande importância para os pescadores. Somos agraciados pela beleza do Rio São Francisco e é a nossa obrigação cuidar do nosso Velho Chico", expõe o secretário Iuric Pires.
..

Ilha do Fogo ganha limpeza após festas de final de ano

Logo na primeira segunda-feira de 2016, a prefeitura de Petrolina através da secretaria de Infraestrutura, deu início ao mutirão de limpeza  para recolher o lixo acumulado durante a festa de réveillon na Ilha do Fogo. Cerca de 20 garis recolheram garrafas, copos plásticos, latas, entre outros resíduos que estavam espalhados na areia da ilha e em seu entorno.

Além da ilha, as equipes realizaram a limpeza de outros locais que receberam a festa da virada, como a Orla de Petrolina e todo o centro da cidade, que recebeu um número expressivo de pessoas...

Guarda Municipal apreende homem com 88 gramas de maconha na Ilha do Fogo

Domingo (03), a equipe da Guarda Municipal de Petrolina, ao realizar rondas e abordagens pela área da Ilha do Fogo - prática constante da segurança do local abordou e apreendeu um homem que portava 88 gramas de maconha. Durante a abordagem houve resistência, sendo necessário o uso de dispositivo elétrico incapacitante para deter a ação do abordado. Logo após comprovação do porte da droga, o rapaz foi apreendido pela Guarda Municipal, que acionou uma viatura da corporação, conduzindo desta forma o indivíduo, identificado como Davi Martins do nascimento, 25 anos, da Av. Edésio Santos, Juazeiro-BA para a Delegacia de Polícia Civil, que estava de plantão para as devidas providências.

De acordo com o secretário Segurança Cidadã, e gestor da Guarda Municipal, Jenivaldo Santos, "Todas as ações da Guarda, vem amentando a quantidade de entorpecentes apreendida no local, assim como a condução de indivíduos encontrados em condutas ilegais a Delegacia de Polícia Cívil", pontuou. "Essas ações também vem proporcionado aos frequentadores da ilha um espaço mais saudável, seguro e livre das drogas. Prova disso, é que a quantidade de frequentadores só tem aumentado o que eleva mais ainda mais a responsabilidade e o desafio para a corporação da GM.", concluiu o secretário."..

Incêndio na Ilha do Fogo já está controlado

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, informa que os novos focos de incêndio na Ilha do Fogo, registrados durante a última madrugada, já foram controlados na manhã de hoje (30/12).

Apesar do difícil acesso ao local, o Corpo de Bombeiros, com a ajuda dos pescadores da Ilha, chegou no tempo hábil e conseguiu conter as chamas. Ações preventivas também foram tomadas para evitar que surjam novos focos...

Prefeitura de Petrolina viabiliza guarda-vidas permanentes na Ilha do Fogo

A Prefeitura de Petrolina comemora o início de 2016 com mais uma ação conquistada em benefício dos usuários da Ilha do Fogo. Através de uma parceria com a iniciativa privada, o balneário passará a ter dois profissionais guarda-vidas realizando a segurança dos banhistas a partir da próxima sexta-feira (01/01)...

Chuva, vento forte e incêndio na Ilha do Fogo nesta tarde em Juazeiro e Petrolina

Neste momento chove forte nas comunidades de Campos e Salitre em Juazeiro.

..

Tudo pronto para o início do projeto #partiuverão #partiuilhadofogo

A Ilha do Fogo, balneário situado entre as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro – BA, vai receber nos próximos dias 5 e 6 de dezembro a primeira edição do projeto #partiuverão #partiuilhadofogo. O evento tem o objetivo de mobilizar os usuários e a população em geral sobre a necessidade de adotar hábitos que preservem a vida do Rio São Francisco e de todo o meio ambiente. Toda a programação é aberta ao público, gratuitamente, e acontece de 7h às 18h, em ambos os dias. A organização do evento espera que os participantes possam se divertir e entrar no clima do verão com saúde.

O projeto, que é pioneiro na região, tem o intuito de desenvolver uma programação diversificada e atrativa para toda a população de Petrolina e Juazeiro. As atividades terão início com um café da manhã saudável, com sucos e frutas. Após o café, o alongamento/aquecimento ficará a cargo de Estudantes de Educação Física da UNOPAR e das academias Vila Fitness Catavento e Espaço Movimento.

Uma das várias atrações é a trilha ecológica pela Ilha, que acontece no dia 05 (sábado), as 7h30, com a participação de estudantes da rede municipal de ensino e crianças e jovens do Projeto Guarda Mirim de Petrolina. A Trilha conhecerá os pontos da antiga Companhia de Navegação do Vale do São Francisco - Franave, e terá um ato de replantio de mudas em áreas queimadas e o repovoamento de alevinos no Rio São Francisco. No domingo (6) a terá uma competição de caiaque, o percurso será uma volta na ilha do fogo. 

Foi montado um plano estratégico envolvendo órgãos como PM, PRF, Corpo de Bombeiros, EPTTC e Guarda Municipal, para oferecer ao público segurança desde acesso à Ilha do Fogo, até o banho, durante a realização do evento. ..