Banhistas reclamam que não existe fiscalização e animais correm soltos nas areias da Ilha do Fogo

Em Petrolina, a alta temperatura e a busca por opção de lazer no feriado do Dia do Trabalho, comemorado ontem, 01 de maio, levou muita gente a preferir o lazer. Em Juazeiro e Petrolina, os principais destinos  foram as ilhas do Fogo, do Rodeadouro e do Massangano.

Os frequentadores reclamam que funcionamento da Ilha do Fogo continua precário. Muito lixo acumulado. Segundo os banhistas, Apesar de uma placa indicar que é proibido a entrada de animais isto não é praticado e não existe fiscalização. Vários cães correm pelas areias na Ilha e tomam banho no local. Não existe orientação.

A estudante Aline Maniçoba costuma visitar a ilha todos os finais de semana e questiona. "Além dos donos levarem os animais para a areia da ilha e soltarem para estes tomaram banho nas águas, também tem a prática de futebol e outros esportes que deveriam ser proibidos devido o pouco espaço da ilha e risco de alguém se machucar".

Este Blog não conseguiu apurar se existe Lei Municipal (Juazeiro e Petrolina) com regras para o uso da Ilha do Fogo, referente a levar animais e práticas de esporte coletivos. 

Em alguns municípios banhados pelo rio São francisco, existem leis que proíbem as pessoas de levar animais para dentro da água e a areia. Quem desobedecer essa lei pode levar multa. Além do risco de acidentes, como mordidas dos animais, existe a questão da higiene. As fezes de cães e gatos transmitem doenças às pessoas, como bicho geográfico e toxoplasmose. 

Redação blog Foto: Arquivo 2015