Foram encontrados 49 registros para a palavra: hepatite

Casos graves de dengue podem causar hepatite e insuficiência renal

Após declarar situação de emergência em saúde pública por causa de uma explosão de casos de dengue, o governo do Distrito Federal alerta que casos graves da doença podem levar a quadros como hepatite e até mesmo insuficiência renal.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a gravidade, no caso específico da dengue, decorre de uma inflamação causada nos órgãos e da forma como o vírus atua no organismo. “O vírus penetra na corrente sanguínea, multiplica-se em diversos órgãos, e substâncias nocivas são formadas no organismo humano”, explica a secretaria, em nota...

Julho Amarelo: Prefeitura de Juazeiro promove ações de conscientização sobre hepatites virais

No mês de luta contra as hepatites virais, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promoveu uma série de atividades de conscientização sobre a doença, direcionadas à população e aos profissionais da saúde.

Na manhã deste sábado (29), a programação foi encerrada com a oferta de testes rápidos para detecção das hepatites, no Mercado Joca de Souza...

No dia de luta contra as hepatites virais, Mercado do produtor de Juazeiro realiza mutirão de serviços de saúde

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou, nesta sexta-feira (28), o 'Dia D de Luta Contra as Hepatites Virais', um mutirão de testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C. Também houve vacinação contra gripe e COVID.

As ações foram coordenadas pelo Centro de Informação em IST/HIV e Hepatites Virais (CIDHA) e teve como objetivo alertar a população sobre a prevenção das hepatites, além de aconselhamento individual para os presentes...

Ações de combate às Hepatites Virais são intensificadas em Petrolina  

Para comemorar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vai realizar uma ação com foco em orientações preventivas. Além disso, vão ser ofertados de forma gratuita testes rápidos para diagnostico das Hepatites B, C, Sífilis e HIV. 

As equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estarão na Praça do Bambuzinho, nesse sábado (29), das 8h às 12h. Para realizar o teste, basta comparecer ao local com documento de identificação com foto e o cartão do SUS, o teste é feito de forma rápida e com total sigilo e descrição. O resultado sai com cerca de 30 minutos.  ..

Julho Amarelo: Prefeitura de Juazeiro oferece testes rápidos de hepatites nos Mercados do Produtor e do Joca de Souza Oliveira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai oferecer testes rápidos para detecção de hepatites virais nos mercados do Produtor e do Joca de Souza Oliveira. A ação é em alusão a campanha Julho Amarelo, que tem por objetivo conscientizar sobre prevenção e tratamento das doenças.

As equipes do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) estarão no dia 28 de julho no Mercado do Produtor, das 8h30 até 17h, e no dia 29 de julho no Mercado Joca de Souza, das 8h até às 12h...

Julho Amarelo: Prefeitura de Juazeiro alerta sobre prevenção às hepatites virais

O Julho Amarelo é dedicado à conscientização sobre as hepatites virais. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), aderiu à campanha e alerta a população sobre prevenção e esclarece sobre formas de tratamento da doença.

A hepatite é uma inflamação do fígado, explica a médica Juliana Medeiros. "A doença é originada por um vírus que acomete diretamente o fígado, causando sua inflamação. As hepatites virais têm cura, mas se não tratadas podem cronificar e levar até a morte", disse...

Novo remédio para hepatite C poderá baixar custo do tratamento no SUS pelo menos em até 20%

O novo medicamento ravidasvir, utilizado em combinação com sofosbuvir, que o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detém o registro, poderá reduzir em até 20% o custo do tratamento de hepatite C pelo Sistema Único de Saúde (SUS), hoje entre R$ 6,2 mil e R$ 6,5 mil por paciente. A estimativa é feita pelo diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça.

Por intermédio de Farmanguinhos, a Fiocruz assinou nessa semana acordo de parceria para registro do ravidasvir na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A parceria técnica e científica foi firmada com a organização não governamental (ONG) Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals...

Julho Amarelo alerta para o perigo das hepatites virais

Neste mês de julho, a iluminação de prédios públicos com luzes de cor amarela, palestras, atividades educativas, eventos e campanhas passam a ser dedicadas à conscientização e prevenção das hepatites virais.

A lei que altera norma de 2019 e estabelece novo calendário de atividades para celebrar o Julho Amarelo foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (4)...

Fiocruz identifica variante da hepatite B entre indígenas de Rondônia

Estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia, na região norte do país, identificou, pela primeira vez, a presença de uma variante do vírus da hepatite B entre a população indígena daquele estado. O genótipo D encontrado é predominante da região sul do Brasil e a sua presença, segundo os pesquisadores, sugere que a doença hepática está mais avançada quando comparada a outras variantes. 

A pesquisadora e coordenadora do estudo, Deusilene Vieira, salienta, no entanto, que o resultado não quer dizer que a doença esteja mais agressiva, ou com traços de maior gravidade entre os indígenas, mas que precisa ser melhor explorada pela comunidade científica. Ela explicou que esta variante D já circula entre os não-indígenas na região da Amazônia. ..

 Prefeitura de Petrolina oferece testes rápidos contra as hepatites virais nesse sábado (30)

Nesse sábado (30), as equipes da Secretaria de Saúde desenvolverá uma atividade na Praça do Bambuzinho em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A ação acontece junto com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com foco em orientações preventivas e a realização gratuita de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.

As equipes estarão atendendo das 7:30h às 12:30h. Para realizar o teste, basta comparecer com um documento de identificação com foto e cartão do SUS. Eles são feitos de forma rápida e o resultado sai em torno de 30 minutos. Quando há confirmação da doença, o paciente inicia o tratamento com antivirais de forma gratuita no Serviço de Assistência Especializada (SAE), num local anexo ao CTA.-..

Petrolina disponibiliza serviços para detecção de hepatites virais

O mês de julho na área da saúde é conhecido como Julho Amarelo, e é dedicado ao combate as hepatites virais, que são definidas em cinco tipos: A, B, C, D, E.

Os testes para diagnóstico ou descarte das infecções virais detectam as hepatites B e C, e são disponibilizadas em  dois serviços municipais, nas 56 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA). Ao longo do primeiro semestre, foram feitos cerca de 5.921 exames. ..

'Julho Amarelo': Juazeiro realiza ação de luta contra as hepatites virais

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) organizou uma programação com ações para chamar a atenção para as hepatites virais. A programação é alusiva ao 'Julho Amarelo', um mês de luta contra estas doenças relacionadas ao fígado.

No dia 25 de julho, a equipe do Centro de Informação IST/HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) de Juazeiro estará no Abrigo São Vicente de Paulo...

'Julho Amarelo' reforça prevenção das hepatites virais em Juazeiro

O dia 28 de julho é celebrado como "O Dia D" da Luta Mundial contra as Hepatites Virais, por isso, este mês a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, lança a campanha 'Julho Amarelo', que visa reforçar as ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais.

As hepatites virais são classificadas em cinco principais tipos: A, B, C, D e E. No Brasil, as infecções mais comuns são as do tipo A, B e C. A doença pode ser causada por vírus, doenças autoimunes, doenças metabólicas, genéticas, uso de alguns medicamentos, álcool ou drogas que causam uma inflamação no fígado...

Adenovírus é principal hipótese para hepatite grave em crianças

Infecção por adenovírus, um vírus comum na infância, é a principal hipótese para casos recentes de hepatite grave de origem desconhecida em crianças que levaram a pelo menos seis mortes nos Estados Unidos, disseram autoridades de saúde do país.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirmou que continua investigando se 180 casos identificados em 36 estados e territórios norte-americanos desde outubro passado representam um aumento na taxa de hepatite pediátrica ou se um padrão atual foi revelado por meio de detecção aprimorada...

Pernambuco notifica mais dois casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida

Pernambuco notificou, ontem terça-feira (17), mais dois casos suspeitos de hepatite aguda grave de origem desconhecida. A notificação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ao Ministério da Saúde (MS).

Agora, o Estado contabiliza cinco notificações da doença, com um caso já descartado e outros quatro em investigação. De acordo com a SES-PE, o primeiro caso é o de uma criança de 9 anos do sexo feminino, que reside no município de Casinhas, no Agreste do Estado...

Pernambuco notifica mais um caso suspeito de hepatite aguda grave. Um dos casos notificada no Sertão

Mais um caso suspeito de hepatite aguda grave de origem desconhecida foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ontem  terça-feira (10).

O registro é de um adolescente do sexo masculino, de 14 anos, residente no município de Salgueiro, no Sertão do Estado. Agora, Pernambuco soma, até o momento, dois casos suspeitos de hepatite de origem desconhecida...

Sobe para 16 número de supostos casos de 'hepatite misteriosa' sob investigação; um é em Pernambuco

Subiu para 16 o número de casos suspeitos de hepatite de causa desconhecida monitorados pelo Ministério da Saúde. Na semana passada, a pasta acompanhava a investigação de 7 casos possíveis da doença. O Ministério da Saúde orienta que os casos sejam notificados de imediato. Um caso entre os 16 é em Pernambuco.

O caso investigado em Pernambuco é o de um menino de 1 ano morador de Toritama, no Agreste. A criança, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), deu entrada no Hospital Mestre Vitalino no último dia 27 de abril, com quadro de febre, rash cutâneo (erupções vermelhas na pele) e dor abdominal com hepatomegalia (aumento do volume do fígado)...

Ministério da Saúde investiga sete casos suspeitos de hepatite aguda infantil misteriosa

O Ministério da Saúde monitora sete casos suspeitos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida no país, sendo três no Paraná e quatro no Rio de Janeiro. São os primeiros casos conhecidos no Brasil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta em 15 de abril após casos serem registrados no Reino Unido. Até agora, os exames laboratoriais descartam casos de hepatite viral conhecida. Até o dia 3 de maio, mais de 200 casos haviam sido reportados em 20 países...

Após surto em 12 países, Pernambuco pede notificação de suspeita de hepatite aguda em crianças

Pernambuco emitiu um alerta de observação de casos suspeitos de hepatite aguda grave em crianças após a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmar 169 notificações em 12 países. Até o momento, não há registro de casos da doença em Pernambuco segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

O comunicado do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE), destinado as unidades públicas e particulares de saúde, orienta toda a rede a notificar casos suspeitos imediatamente ao Estado...

OMS confirma 169 casos de hepatite de origem desconhecida

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, o surgimento de 169 casos de casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida. A maioria das notificações está na Europa e envolve bebês, crianças e adolescentes entre 1 mês e 16 anos de idade. Até o momento, uma morte foi confirmada.

De acordo com a OMS, foram notificados 114 casos da doença no Reino Unido; 13 na Espanha; 12 em Israel; nove nos Estados Unidos; seis na Dinamarca; cinco na Irlanda; quatro na Holanda; quatro na Itália; dois na Noruega; dois na França; um na Romênia e um na Bélgica...