Foram encontrados 141 registros para a palavra: geração

SENAI Petrolina oferta vagas para cursos técnicos em Eletrotécnica e Refrigeração

Ainda há tempo de se inscrever no Curso Técnico em Refrigeração que começa nesta segunda-feira (6), em Petrolina. Além dessa capacitação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com inscrições abertas para os cursos de Aperfeiçoamento na área de Segurança do Trabalho e Técnico em Eletrotécnica. É uma grande oportunidade para quem busca a colocação rápida no mercado.

O Curso Técnico em Refrigeração deve durar 18 meses e prepara o futuro profissional para projetar instalação de sistemas de refrigeração e climatização, seguindo a legislação, normas técnicas e ambientais. Já o Técnico em Eletrotécnica tem duração de 20 meses e forma alunos para a instalação, manutenção e projeção de sistemas elétricos prediais e industriais, cumprindo parâmetros de eficiência energética, segurança e qualidade...

Bahia é líder na geração de trabalho formal em 2019

A Bahia é o único estado do Nordeste a gerar postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2019. De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia gerou 11.179 postos neste período. Em contrapartida, oito estados nordestinos totalizaram acumulados negativos..

“A Bahia vem se destacando na geração de trabalho formal justamente neste momento de crise econômica no cenário nacional. Em março, por exemplo, a Bahia abriu 2.569 postos de trabalho, enquanto no Brasil 43.196 vagas formais de trabalho foram fechadas. Este resultado de março colocou a Bahia entre os três estados que mais geraram empregos no país, sendo o único do Nordeste com saldo positivo. Vale destacar que este resultado é fruto de uma política acertada do Governo da Bahia na atração de empreendimentos e dos investimentos maciços em obras de infraestrutura, a exemplo de novas estradas, escolas, hospitais, policlínicas, habitações populares, sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Também é importante registrar que, dos empregos gerados neste primeiro trimestre do ano, 3.220 foram na Região Metropolitana de Salvador e 7.959 no interior do estado”, destaca o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro...

ANEEL reafirma compromisso de manter direitos adquiridos na atualização das regras de geração distribuída

Durante debate sobre geração distribuída no Brasil, Daniel Vieira, assessor da Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), reafirmou o compromisso do regulador em preservar os direitos adquiridos dos consumidores que já possuem geração distribuída solar fotovoltaica.
 
Segundo Vieira, a atualização da Resolução Normativa nº 482 da ANEEL, que permite aos consumidores gerar e consumir a sua própria eletricidade a partir de fontes renováveis, com mais liberdade e economia, só entrariam em vigor quando o Brasil atingisse uma quantidade mínima de participação da geração distribuída na matriz elétrica nacional.

“As alterações nas regras da geração distribuída no Brasil, previstas para serem publicadas até o segundo semestre deste ano, valerão apenas para as novas conexões no Brasil, garantindo assim a segurança jurídica e os contratos dos pioneiros que acreditaram nesta tecnologia”, ressaltou o assessor.
 
A declaração foi feita durante o ABSOLAR Meeting, evento realizado ontem (28/03) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em São Paulo. Um dos temas centrais na discussão foi o modelo de valoração da energia elétrica e dos benefícios provenientes da microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica para o setor elétrico, para a sociedade brasileira e para o desenvolvimento sustentável do País.
 
Durante todo o processo de debate regulatório, a ABSOLAR tem pautado a discussão da microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica a partir de uma avaliação de alto nível, focada nos benefícios proporcionados à sociedade brasileira como um todo. “Na última audiência pública, as equipes técnicas da Aneel corretamente incorporaram diversos dos atributos positivos da geração distribuída na metodologia de análise, comparando estes atributos com os eventuais custos existentes”, lembrou o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia.
 
“Entre benefícios incorporados na análise e recomendados pela ABSOLAR, estão energia elétrica evitada, redução de perdas na distribuição e transmissão e redução de capacidade”, acrescentou. Entretanto, segundo Sauaia, apesar de ser um bom começo, a conta ainda está incompleta. “Há necessidade de melhorias, tais como ajustar premissas importantes e incorporar os demais benefícios relevantes que a geração distribuída agrega ao País e que ficaram de fora da análise”, explicou.
 
Já Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, lembrou que, apesar de a geração distribuída estar finalmente começando a crescer no País, o Brasil permanece muito atrasado em relação ao mundo. “Por isso, ainda é muito cedo para quaisquer alterações na norma. A geração distribuída solar fotovoltaica trouxe liberdade e poder de escolha a menos de 75 mil de um universo de mais de 84 milhões de consumidores cativos atendidos pelas distribuidoras. Ou seja, não representa nem meia gota sequer em um oceano de brasileiros cada vez mais pressionados por altas tarifas”, ressaltou Koloszuk.
 
De acordo com Barbara Rubim, vice-presidente de Geração Distribuída da ABSOLAR, a atualização da norma regulatória deve considerar, de forma ampla, os benefícios energéticos, elétricos, econômicos, sociais e ambientais. “Além da energia elétrica evitada, redução de perdas na distribuição e transmissão e redução de capacidade, é necessário considerar, por exemplo, a postergação de investimentos em transmissão e distribuição de eletricidade, alívio das redes pelo efeito vizinhança, geração de empregos, diversificação da matriz elétrica e redução de emissões de gases de efeito estufa, entre diversos outros”, concluiu Barbara...

Bahia gera 5.706 postos de trabalho em fevereiro e lidera o Nordeste na geração de emprego

A Bahia gerou 5.706 postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2019, de acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O resultado decorre da diferença entre 49.056 admissões e 43.350 desligamentos.

"A Bahia lidera com folga os demais estados do Nordeste na geração de emprego, sendo o único estado da região com saldo positivo no acumulado destes dois primeiros meses do ano. Este resultado reflete o esforço do Governo do Estado como indutor do desenvolvimento, a partir da construção de estradas, hospitais, escolas, habitações, sistemas de abastecimento de água, redes de esgoto, e também com a atração de empreendimentos e o apoio sistemático à agricultura", ressalta o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro. ..

Prefeitura de Juazeiro conclui mais uma capacitação com foco na geração de emprego e renda

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) concluiu na terça-feira (29) a primeira turma do curso de depilação, capacitando cerca de 20 pessoas com aulas teóricas e práticas, a ética exigida na profissão e noções sobre geração de renda. O curso teve duração de 10 dias e foi promovido através das ações de mobilização do Projeto Técnico Socioambiental das obras de Intervenção da Poligonal Urbana.

O titular da SEDUR, Hemerson Guimarães lembra que a promoção de atividades de geração de renda da população dos 12 bairros da Poligonal Urbana além de fazer parte das atividades sociais da Intervenção Urbana, também está entre as orientações da gestão do prefeito Paulo Bomfim para as ações desenvolvidas pela equipe técnico social da SEDUR durante o acompanhamento das obras. “Temos a satisfação de capacitar mais um grupo de pessoas e oportunizar a elas um meio de trabalho e renda para suas famílias. Essa é uma gestão sensível que desenvolve todo o acompanhamento social das obras que executa, e a comprovação do resultado podemos ver aqui no sorriso de satisfação dos concluintes do curso”, lembrou o secretário Hemerson Guimarães...

Comunidade aprova minicurso com foco na geração de emprego realizado pela prefeitura de Juazeiro

"Esse curso veio em boa hora. Trabalho como faxineira e vou fazer as bijuterias para vender. Vai ser uma renda a mais. Quem é mãe de família sabe o quanto este tipo de aprendizado é importante", enfatizou a moradora do bairro Alto da Aliança, Rosa de Jesus.

Ela é uma das 28 participantes do minicurso com foco na geração de emprego, realizado pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), e que oportunizou a capacitação na produção de biojóias artesanais (bijuteria feita com utilização de sementes) aos moradores dos bairros que compõem a região da Poligonal Urbana de Juazeiro...

Juazeiro bate recorde na geração de empregos em 2018

O prefeito Paulo Bomfim comemora mais um fim de ano com boas notícias. Apesar da grave crise financeira que continua impedindo o crescimento e minando gestões de estados e municípios pelo Brasil afora, Juazeiro mantém uma gestão equilibrada pagando servidores em dia e entregando obras toda semana. E como já se tornou rotina nos últimos anos, os números do Ministério do Trabalho, através do Caged, colocam mais uma vez o município em destaque na geração de emprego.

A partir da gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho foi implantada uma perene política de desenvolvimento econômico que continua ainda mais forte na gestão Paulo Bomfim. Conforme atesta o ranking de empregos formais do Caged, somente no ano de 2018 já são mais de 4.200 vagas no saldo em relação ao ano anterior, um recorde na geração de empregos, com destaque para a agropecuária e indústria de transformação, o que leva Juazeiro ao 1° lugar no interior da Bahia...

Empresa do Vale do São Francisco é destaque na geração de energia solar

O Vale do São Francisco é destaque dentro e fora do Brasil por conta da fruticultura irrigada e por suas belíssimas paisagens. A região agraciada pelo sol também vem se destacando na geração de energia solar fotovoltaica. É o que diz a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), que parabenizou a Energia Solar Original, com matriz em Petrolina-PE, como a maior empresa do segmento fotovoltaico do Vale do São Francisco.

Apenas nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, a empresa conta com 88 sistemas conectados na rede. Somando as outras regiões do país, a empresa totaliza 186 sistemas. Outra marca da Original é sua expansão através das franquias, que estão localizadas nas cidades de Juazeiro-BA, Porto Seguro-BA, Afogados da Ingazeira-PE, Ouricuri-PE, Andirá-PR, Piraju-SP, Siqueira Campos-PR, Belo Horizonte-MG, Araraquara-SP, Votuporanga-SP, São Paulo-SP e Curitiba-PR, e dos seus credenciados que atendem mais de 300 cidades em todo o território brasileiro...

Ex-aluno do Qualifica Mais abre empresa na área de refrigeração

O programa Qualifica Mais, criado na gestão do prefeito Paulo Bomfim e que oferece cursos de capacitação profissional de forma gratuita em Juazeiro, já está dando bons resultados. O ex-aluno do curso de Mecânica de Refrigeração e Climatização, Leandro Lima, deu os primeiros passos para abertura de sua empresa no bairro em que mora.

Casado e com três filhos, Leandro viu no curso a oportunidade que precisava para geração de renda para sua família. “Decidi fazer o curso porque estava desempregado e precisando de renda. O investimento foi zero e essa foi uma das melhores escolhas que fiz, pois agora já estou colocando em prática tudo que aprendi. Em apenas uma semana de atuação já consigo trazer o sustento para minha família”, afirmou ele que iniciou os trabalhos da empresa atendendo em domicílio. “Juntei tudo que aprendi nas aulas e fui atrás de ainda mais conhecimento em cursos online. Hoje já estou atuando e vejo a cada dia mais oportunidade de crescimento”, completou...

Geração de Empregos: Rogério Filho já trabalha pela instalação de indústrias no Pólo II COFENIX

Mesmo antes da posse, o recém-eleito Deputado Estadual Rogério Andrade Filho (PSD), já está trabalhando para cumprir os compromissos de campanha. Nesta terça-feira, 23, Rogério Filho se reuniu com o Presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel, solicitando apoio para que o projeto de Autorização Legislativa que permite que o Governo do Estado legalize a situação dos terrenos para instalação de indústrias no Pólo Industrial II COFENIX em Santo Antônio de Jesus, seja votado e aprovado com brevidade.

Hoje 10 empresas já estão com protocolos de intenções assinados, aguardando autorização para instalação. Se o projeto for aprovado, todas essas indústrias poderão se instalar em Santo Antônio de Jesus, gerando empregos para a cidade e para a região. Em suas redes sociais, Rogério Filho informou que o PÓLO DISTRITO II COFENIX  já dispõe de toda infraestrutura, com vias pavimentadas com asfalto, rede de energia instalado e projeto de abastecimento de água já aprovado pela EMBASA...

Com Haddad em SP, Rui prega união do Brasil em torno da família e da geração de empregos

"Queremos um Brasil sem ódio e sem preconceitos. Um Brasil unido em torno da família e da geração de empregos". A frase é do governador Rui Costa, reeleito com o maior percentual da história da Bahia, após reunião com o candidato à presidência, Fernando Haddad, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (9). "A vitória de Haddad não é do PT. É a vitória de todas as regiões, dos pais e mães de família que desejam um Brasil que respeita o pensamento contrário e valorize a democracia", afirmou Rui no encontro, que teve como objetivo discutir os passos da campanha de Haddad neste segundo turno. Também participaram da reunião os governadores Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), Flávio Dino (MA) e Fernando Pimentel (MG), além do ex-governador e senador eleito pela Bahia, Jaques Wagner. "Estamos fortalecendo a coligação da união pelo Brasil", garantiu Rui Costa. ..

Uma tonelada de carne sem refrigeração é apreendida em São Caetano (PE)

Os animais teriam sido comprados no Maranhão e abatidos em Pernambuco

Uma tonelada de carne bovina e derivados sem refrigeração foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (27), na BR 232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. A mercadoria era transportada em um caminhão baú e seria comercializada em um frigorífico de Caruaru, também no Agreste...

Não é uma questão apenas de geração de energia. É preciso encontrar um termo que atenda a todos, avalia presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco

O período úmido na bacia do São Francisco praticamente chegou ao fim. Entretanto, o índice pluviométrico registrado nos últimos quatro meses permitiu a elevação do nível dos reservatórios instalados em toda a extensão do chamado rio da integração nacional. Com isso, a defluência deverá ser elevada no dia 1º de maio, a partir do reservatório de Sobradinho, na Bahia, para uma média mensal de 600 metros cúbicos por segundo (m³/s). A proposta foi apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durante reunião semanal promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência, a qual analisa as condições hidrológicas da bacia.

O ONS propôs elevar a vazão para 690 m³/s, de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h já a partir da próxima terça, dia 1º. Nos demais horários, ou seja, das 22h às 10h, bem como nos fins de semana e feriados, a defluência a ser praticada será de 550 m³/s. A medida resulta numa média de 600m³/s. Apenas a representação do governo da Bahia se colocou contra a nova vazão mínima, por defender a manutenção do patamar atualmente praticado, de 550m³/s...

Setor Social do SAAE realiza mais um curso para a geração de renda

Vinte e seis mulheres dos Bairros Piranga e Jardim das Acácias em Juazeiro, já podem melhorar a renda familiar com a fabricação de produtos de limpeza e higiene pessoal. Elas concluíram no ultimo sábado (10) o curso para a produção de detergente, sabão em barra, amaciante de roupa, álcool em gel e perfumado além de sabonete. O curso, ministrado pelo químico do If Sertão Petrolina, Geraldo Vieira de Lima Júnior, é todo bancado pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) com aulas teóricas e praticas, onde os alunos recebem todo material para a fabricação dos produtos e também certificado de participação.

Segundo a assistente social Marineide Alves de Macêdo, essa atitude da direção do SAAE em apoiar a iniciativa do setor, tem proporcionado transformações em diversos bairros da cidade. “Desde que iniciamos os cursos, dezenas de pessoas já se capacitaram e, hoje, fabricam e vendem estes produtos, aumentando dessa forma a renda da família. Além do benefício social estamos também contribuindo para um meio ambiente mais limpo, pois o sabão fabricado tem como matéria prima o óleo usado nas cozinhas. Este óleo que antes ia parar nas redes coletoras de esgoto provocando entupimentos e poluindo os mananciais, agora é reutilizado para a fabricação de alguns produtos. Queremos agradecer ao nosso diretor, Joaquim Neto, pelo apoio e a todos que de alguma maneira contribuem para essa ação social”, expõe Marineide...

Morre Bebeto de Freitas, técnico da geração de prata do vôlei

O ex-presidente do Botafogo Bebeto de Freitas morreu na tarde desta terça-feira. O dirigente trabalhava atualmente no Atlético-MG, onde tinha o cargo de diretor de administração e controle.

Segundo o Jornal O Tempo, Bebeto se sentiu mal na sequência de uma apresentação do time de futebol americano do clube em Vespasiano, e chegou a ser socorrido de helicóptero, mas não resistiu...

ARTIGO – “A GERAÇÃO DE CRISTAL”

Esta semana estou acometido por uma dúvida atroz: se dou uma folga ou não aos nossos políticos e a corrupção que o acompanha como uma inseparável amante apaixonada, para, então, derivar na direção de outro tema...! Ainda que o faça, abandonando-os como o tema central do artigo, acredito que, certamente, ao final concluirei que eles têm uma parcela de culpa nas consequências que marcam os fatos aqui analisados, e que estão ligados às fortes imagens da ilustração acima. E não é pouca a culpa!

Como os tempos mudaram, caro leitor! Faz bem recordar um tempo vivido em que a tecnologia avançada de hoje ainda dava os primeiros passos; quando as geladeiras eram à querosene; o rádio era à bateria Rayovac ou Eveready; o fogão era à lenha e o telefone pendurado na parede tinha uma manivela para produzir a chamada; quanta coisa mudou! Faz-me rir a lembrança de quando estive fazendo um curso na Itália em 1973 e, surpreso, via as pessoas com um grande aparelho telefônico nas mãos falando pelas ruas; era o Motorola Dynatac 8000X, que media 25 cm de comprimento, 7 cm de largura, pesava um quilo e a bateria só durava 20 minutos! O equivalente brasileiro foi aqui lançado em 1990, o Motorola PT-550, que muitos apelidaram de “tijolão”. Hoje, o celular adquiriu um aperfeiçoamento fantástico e tudo se faz através dele, até mesmo operações bancárias! ..

Empresa de Juazeiro, BA se destaca na geração de bioeletricidade

O Brasil tem capacidade para gerar 13.000 megawatts (MW) médios de energia derivada da cana-de-açúcar, o equivalente a 3 usinas de Belo Monte. Em Juazeiro (BA), o potencial de produção de bioenergia da Agrovale, uma das maiores empresas do ramo no Nordeste, é suficiente para atender uma cidade com cerca de 214 mil habitantes. Seu alto volume de produção energética permite que o excedente seja comercializado no mercado interno e no sistema de energia elétrica de várias regiões do Vale do São Francisco.

Especializada na produção de açúcar e etanol, a Agrovale também vem se destacando na geração da bioenergia, um segmento que tem se demonstrado estratégico para o país. Segundo dados da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (UNICA), a bioeletricidade já representa mais de 2% da energia consumida anualmente no país. Com potencial para ser a segunda maior fonte de eletricidade das casas brasileiras, atrás apenas das usinas hidroelétricas, a bioenergia é essencialmente sustentável. Em 2010, foi responsável pela economia de 4% da água nos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, no período mais seco do ano...

Núcleo de Geração de Renda e Convivência Familiar é inaugurado em Campo Formoso

Mais um espaço para beneficiar a população foi inaugurado na última sexta-feira (06), em Campo Formoso. Trata-se do primeiro Núcleo de Geração de Renda e Convivência Familiar, localizado no Bairro São Francisco, que vai funcionar a partir desta segunda-feira (09) recebendo inscrições para quem quiser fazer atividades físicas, dança de salão, aula de canto, cursos de alfaiataria, costura, crochê e muitos outros serviços tudo de forma gratuita.  O espaço conta com um amplo salão para realização de atividades artísticas, sala de costura e alfabetização.

O evento contou com a presença da prefeita, secretários, vereadores e a população em geral. Para abrilhantar esse momento especial, os grupos de idosas de Tuiutiba e as mães dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da sede fizeram uma apresentação especial para o momento. Na ocasião, a prefeita assinou a ordem de serviço para a reforma de 55 escolas da sede e interior juntamente com os secretários de Infraestrutura e Educação e o representante da JNS Engenharia vencedora da licitação para as obras. ..

Ministro das Minas e Energia diz que Chesf fez belíssimo trabalho na geração de energia, mas muito pouco no cuidado com o rio São Francisco

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que não vai desvincular a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) da Eletrobras. O mesmo vale para qualquer outra subsidiária da holding estatal. O pedido foi feito pelos governadores do Nordeste em carta ao presidente Michel Temer, para evitar que a Chesf fosse privatizada.

Fernando Coelho disse que, com o processo de privatização, a expectativa do governo é tornar a companhia “muito mais eficiente”, porque, segundo o ministro, ela não vem conseguindo terminar suas obras. “Do maior número de obras com atraso na Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a maior participação é da Chesf, pela falta de capacidade financeira que a empresa tem hoje”...

Reforma Trabalhista não garante melhoria da economia e geração de empregos diz estudos

A desembargadora aposentada Magda Biavaschi, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) está se adiantando e reconhecendo possibilidades previstas da Reforma Trabalhista antes mesmo do projeto sancionado pelo presidente Michel Temer entrar em vigor. 

A afirmação foi feita nesta quinta-feira (10), durante palestra realizada no Seminário Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), realizado em Brasília (DF). A magistrada também pontuou a Justiça do Trabalho e a Constituição Federal como as próximas "vítimas" do mercado...