Foram encontrados 170 registros para a palavra: frutas

Em Petrolina, ministra diz a produtores que abrirá novos mercados para exportação de frutas

Em reunião com produtores rurais de Petrolina, em Pernambuco, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou nesta segunda-feira (15) que vai trabalhar para abrir novos mercados para as exportações de frutas produzidas na região. Essa foi uma das principais reivindicações apresentadas pelos produtores à ministra, que está realizando a terceira etapa das viagens ao Nordeste para conhecer de perto os problemas da região. O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, mas só exporta 3% de sua produção.

Tereza Cristina disse que o país pode aumentar suas exportações em várias cadeias do agronegócio, e que o setor de frutas é um dos que tem maior potencial de crescimento. Ela convidou o presidente do Sindicato Rural de Petrolina, Jailson Lira, e outros produtores da região à acompanhá-la na viagem que fará em maio à China, ao Japão, ao Vietnã e à Indonésia. Para a ministra, a fruticultura tem um potencial muito grande para se desenvolver no país, e a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do ministério está trabalhando na abertura de mercados e na diversificação da pauta brasileira de exportações...

Prefeitura inaugura nova estrutura da feirinha de frutas e verduras no centro de Petrolina

A manhã desta terça-feira (19) foi de muita alegria para 30 famílias de feirantes que comercializam frutas e verduras numa feirinha que funciona no centro da cidade. É que a Prefeitura de Petrolina inaugurou a nova estrutura do espaço, localizado num antigo ponto de transporte alternativo, na Rua João Amorim de Araújo. A iniciativa integra mais uma ação do programa Calçada Livre, que no ano passado, reorganizou os comerciantes na feirinha já que,até então, eles estavam espalhados pelas calçadas do centro comercial, o que causava transtornos à mobilidade urbana.  

A modernização da estrutura da feirinha, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBH) e a Associação dos Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelôs de Petrolina (AFEABACAP). Além de 30 novas barracas com estruturas metálicas, mais bonitas, resistentes e recomendadas para a atividade comercial, a partir de agora o lugar conta ainda com novo piso e nova cobertura. A iluminação da feirinha também está sendo reforçada...

Comerciantes de frutas têm mercadorias apreendidas no centro de Petrolina

Um trabalho de fiscalização das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBH) resultou na apreensão das mercadorias de dois comerciantes informais de frutas. Eles estavam trabalhando da maneira irregular em dois pontos da Avenida Souza Filho no centro da cidade. 

A ação, realizada na terça-feira (12), foi necessária porque a atividade comercial estava desrespeitando um acordo firmado em setembro do ano passado entre a os comerciantes, a Associação de Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelos de Petrolina (AFEABACAP) e a Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas da SEDURBH. Havia sido estabelecido que os vendedores de frutas e verduras só poderiam trabalhar no espaço reservado a eles, localizado num antigo ponto de transporte alternativo na Rua João Amorim de Araújo, nas imediações do Mercado do Turista...

PF apreende no Porto de Natal 1,2 tonelada de cocaína em meio a frutas que saíram de Petrolina e iam para a Europa

A Polícia Federal apreendeu 1.275 quilos de cocaína na madrugada desta terça-feira (12) no Porto de Natal. A droga estava escondida em meio a frutas que seriam enviadas para a Holanda. Essa é a maior apreensão de cocaína feita pela Polícia Federal no Porto de Natal. De acordo com a PF, o embarque da carga para a Europa, contendo 998 tabletes da droga, seria feito na manhã desta terça (12). A PF investiga a origem das mangas que seriam oriundas de Petrolina.

A descoberta da droga se deu após a análise de situações suspeitas no Porto de Natal, onde a fiscalização pela Polícia Federal vem sendo intensificada nos últimos meses. Na ação, a PF contou com apoio logístico da Receita Federal. Ninguém foi preso. A Polícia Federal informou ainda que as investigações continuam para tentar identificar os donos da droga...

Umbu é uma das opções de frutas saudáveis para o Verão

O Verão, com altas temperaturas e muito calor, é um convite para preferir alimentos leves, nutritivos e saudáveis, a exemplo de frutas, especialmente as da época, como umbu, seriguela, caju, melancia, abacaxi e frutas vermelhas, encontradas em diversos municípios baianos, algumas delas típicas de regiões semiáridas.

"As frutas são uma ótima pedida para os dias quentes, pois contêm um teor alto de água, que auxilia na hidratação, são refrescantes e desintoxicantes, possuem sais minerais e vitaminas, que aumentam a imunidade e previnem doenças de pele, o que é muito comum no verão, além de serem alimentos ricos em fibras, que fazem o intestino funcionar melhor, e ainda promovem sensação de saciedade", destacou a nutricionista clinica funcional e gourmet, Marilúcia Lopes.

De acordo com a nutricionista, é importante consumir as frutas da estação por ter um aproveitamento melhor dos nutrientes e o recomendado é a utilização de três a cinco porções de frutas ao dia e que, na hora da escolha, o ideal é pegar uma fruta lisa, sem pontos pretos, com furos ou amassadas. Lopes observa ainda que para evitar o desperdício de frutas tropicais e tê-las disponíveis em períodos não sazonais, o melhor é fazer um aproveitamento das frutas muito maduras, para o preparo de polpas, compotas, geleias, sorvetes e sucos, entre outras.

Maior produtor de umbu..

Dez tipos de frutas da Bahia estão entre as mais produzidas no país; Setor emprega cerca de 44 mil trabalhadores

Quem começa o dia tomando um copo de suco de frutas está, mesmo sem saber, ajudando a alavancar um dos principais cultivos agrícolas do estado. Espalhada por praticamente todos os nossos 564,7 quilômetros quadrados, a fruticultura é uma das atividades econômicas mais consistentes da economia baiana. Somos os principais produtores nacionais de 10 tipos de frutas e ocupamos honrosos segundo e terceiro lugares em várias outras. É um setor que emprega 44 mil pessoas, tanto na agricultura familiar como na agroindústria, na produção e processamento, segundo dados do Ministério do Trabalho (2017).

De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE (2017), a Bahia lidera a produção de amêndoa de cacau, cajarana, coco, fruta do conde ou pinha, graviola, umbu, jaca, licuri, manga e maracujá. O estado está em segundo lugar no cultivo de atemoia, cupuaçu, lima e limão; e terceiro em banana, carambola, goiaba, mamão, melancia, melão, pitanga, romã e uva de mesa. Ao todo, 34 produtos da fruticultura baiana têm importante participação na economia nacional...

Produção de frutas e hortaliças gera 13 milhões de empregos no Brasil, Juazeiro e Petrolina se destacam

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o programa Hortifruti Saber & Saúde lançaram recentemente o relatório "Cenário Hortifruti Brasil". 

O documento reúne, pela primeira vez, informações sobre o perfil dos agricultores, a produção e a distribuição de 24 cultivos de frutas e hortaliças. O documento revela que a fruticultura e a olericultura brasileiras (cultivo de legumes e verduras) são atividades de grande importância social, gerando aproximadamente 13 milhões de empregos diretos e indiretos no País...

Produção de frutas e hortaliças gera 13 milhões de empregos no Brasil e cresce no Nordeste

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o programa Hortifruti Saber & Saúde lançaram recentemente o relatório "Cenário Hortifruti Brasil". O documento reúne, pela primeira vez, informações sobre o perfil dos agricultores, a produção e a distribuição de 24 cultivos de frutas e hortaliças. O documento revela que a fruticultura e a olericultura brasileiras (cultivo de legumes e verduras) são atividades de grande importância social, gerando aproximadamente 13 milhões de empregos diretos e indiretos no País.

Além disso, o material aponta para a mudança da distribuição geográfica desses plantios, que veem suas áreas em regiões tradicionais serem diminuídas, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais e Sul do País, enquanto o Nordeste expande sua produção, principalmente no Rio Grande do Norte, no Ceará e na Bahia. Nessa última, a expansão ocorre principalmente nas regiões do Vale do São Francisco (divisa entre Bahia e Pernambuco), Irecê e Chapada Diamantina...

IF Sertão-PE realiza, na próxima quarta-feira (10), a mesa-redonda “Mosca-das-frutas: situação atual e controle”

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realiza, na próxima quarta-feira (10), a mesa-redonda “Mosca-das-frutas: situação atual e controle”.

O evento faz parte do projeto de extensão  “Mosca-das-frutas em pomares domésticos”, que tem como responsáveis a professora Andréa Nunes e o bolsista Erick Matheus Ferreira. A programação terá início às 8h30 e contará com as presenças de representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Embrapa Semiárido, Moscamed Brasil e da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Agradro)...

CARRETA CARREGADA DE FRUTAS TOMBA NO CONTORNO DO LOMANTO JUNIOR EM JUAZEIRO (BA)

Na tarde desta quinta-feira (04), uma carreta carregada de frutas tombou no contorno do bairro Lomanto Júnior, nas imediações do Parque Lagoa de Calu, em Juazeiro-BA, deixando o trânsito lento nas imediações da referida rotatória. Populares usaram extintores para evitar um incêndio no veículo. Não há informações sobre feridos. ..

Acompanhe aqui os preços dos produtos de hortifruti nesta quinta-feira (04)  

Nesta quinta-feira, 4 de outubro, diversos produtos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro estão com preço baixo, como a beterraba que está custando R$45,00 a saca com 20kg; o tomate está cotado a R$1,73 o quilo; a batatinha sai por R$60,00 a saca de 50kg; já banana prata está custando R$ 10,00 o cento.

As cotações são monitoradas diariamente pelo setor de estatística do Mercado do Produtor de Juazeiro. A cotação completa dos produtos comercializados no entreposto está no site da Prefeitura de Juazeiro...

Produtores rurais convocam reunião por controle e erradicação da mosca-das-frutas, no Vale do São Francisco

Produtores, pesquisadores, órgãos de defesa fitossanitária da Bahia e Pernambuco e representantes de entidades agropecuárias do Vale do São Francisco se reuniram na tarde da sexta-feira (14), em Petrolina (PE), para discutir sobre a incidência da mosca-das-frutas na região.

No encontro, que teve o objetivo de propor soluções e traçar estratégias para a supressão populacional do inseto, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, lembrou a importância da fruticultura para a economia regional e destacou algumas das propostas apresentadas pelo grupo...

Calçada Livre: Prefeitura prepara área destinada ao comércio informal de frutas e verduras no centro de Petrolina

Capina, coleta de lixo, pintura de meio-fio, poda de árvores e melhorias na iluminação. Estes são alguns dos serviços que a Prefeitura de Petrolina está realizando no espaço que será utilizado, a partir desta segunda-feira (10), por comerciantes informais de frutas e verduras que trabalham no centro da cidade. De comum acordo com eles e Associação de Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelos de Petrolina (AFEABACAP), o novo local de trabalho será num antigo ponto de vans de transporte alternativo, localizado na Rua Eraldo Gueiros, nas imediações do Mercado do Turista.

A ação de promoção de melhorias na estrutura do espaço que vai abrigar os comerciantes começou na última segunda-feira (03) e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), responsável pelo programa Calçada Livre. O secretário Giovanni Costa lembra a importância da iniciativa na promoção do bem estar para a população. "Nós estamos buscando esse reordenamento do centro comercial para que todos sejam beneficiados. Desde o pedestre, que vai poder transitar livremente e sem qualquer dificuldade, passando pelo lojista que terá mais visibilidade em seu comércio, até o comerciante informal, que agora vai contar com uma área própria de trabalho", destaca o gestor da SEDURBS...

Calçada Livre: Após diálogo com a prefeitura, comerciantes informais de frutas e verduras deixam ruas de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina de mais um passo importante na luta pelo reordenamento público do centro comercial da cidade. A partir da próxima segunda-feira (10), os comerciantes informais de frutas e verduras que atuam espalhados pela região central vão trabalhar em um local estabelecido em acordo com a Associação de Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelos de Petrolina (AFEABACAP) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

O espaço destinado ao comércio informal de hortifruti fica localizado na rua Governador Eraldo Gueiros Leite, no centro, a menos de 100 metros do Mercado do Turista, onde funcionou um ponto de transporte alternativo. A ideia é que cerca de 30 comerciantes, incluindo seis que comercializam feijão, possam desenvolver suas atividades diariamente. Eles foram previamente cadastrados juntos à Prefeitura de Petrolina, através da AFEABACAP que ainda ficará responsável por distribuir os espaços de acordo com critérios próprios...

As frutas comercializadas no Mercado do Produtor de Juazeiro são atração em estande da FENAGRI

Os visitantes da 27ª Feira Nacional de Agricultura Irrigada (FENAGRI) estão podendo experimentar um pouco do sabor das frutas comercializadas no Mercado do Produtor de Juazeiro e produzidas no Vale do São Francisco. Maçã, melão, maracujá, laranja, além de temperos e legumes, cebola e ovos, foram alguns dos produtos escolhidos para representar o entreposto do município na maior feira de fruticultura irrigada da América Latina.

De acordo com o presidente da Associação do Mercado do Produtor de Juazeiro, Cristiano Coelho é de suma importância para o agronegócio a exposição desses produtos que são comercializados no Ceasa. “Temos o vale do São Francisco como a região que apresenta o melhor percentual de exportações de frutas do Nordeste e do Brasil e, dentro desse processo, a FENAGRI é uma vitrine dos negócios em fruticultura para o mercado local, nacional e internacional. Assim esses empresários, comerciantes irão conhecer o potencial dos nossos produtos”, enfatizou Cristiano...

Confira os preços das frutas e verduras nesta terça-feira (26) no Mercado do Produtor de Juazeiro

Quem pretende comprar legumes, frutas e verduras vai encontrar produtos de qualidade e preços acessíveis no Mercado do Produtor de Juazeiro. Acompanhe aqui a cotação diária de todos os produtos comercializados na maior Central de Abastecimento do Norte/Nordeste e a quinta maior do país em volume. O preço do abacaxi nesta terça-feira, 26 de Junho está R$1,90 o quilo; o tomate está custando R$1,54 o quilo; a acerola custa R$1,75 o quilo; já a cenoura está cotada por R$40,00 o saco com 20 quilos.

A cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor está no site da Prefeitura de Juazeiro. Os preços são resultado de uma pesquisa diária feita no comércio atacadista do entreposto municipal. O Mercado do Produtor de Juazeiro funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h e aos sábados até às 17h). ..

Confira os preços das frutas e verduras nesta terça-feira (19) no Mercado do Produtor de Juazeiro

Quem pretende comprar legumes, frutas e verduras vai encontrar produtos de qualidade e preços acessíveis no Mercado do Produtor de Juazeiro. Acompanhe aqui a cotação diária de todos os produtos comercializados na maior Central de Abastecimento do Norte/Nordeste e a quinta maior do país em volume.

O preço do abacaxi nesta terça-feira, 19 de Junho está R$1,90 o quilo; o tomate está custando R$1,54 o quilo; o quilo da acerola custa R$1,75; já a cenoura está cotada por R$30,00 o saco com 20 quilos...

Agricultores familiares de Sobradinho vão contar com uma agroindústria de polpa de frutas

A cadeia produtiva da Fruticultura do município de Sobradinho, Território de Identidade Sertão do São Francisco, vai receber novos investimentos do Governo Estado. Nesta segunda-feira (11), foi assinado convênio, no valor de R$ 2,1 milhão, para a construção de uma unidade de beneficiamento de frutas na zona rural do município, que beneficiará 275 famílias.

O convênio foi firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR),  por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), e a Cooperativa Vale Agroinsdustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso)...

Produtores de frutas do Vale do São Francisco deflagram campanha de prevenção contra a Mosca-das-frutas

A possibilidade do agravamento da crise devido ao aumento da incidência da mosca-das-frutas na região fez com que produtores se reunissem com representantes de órgãos públicos e entidades do Vale do São Francisco na noite da terça-feira (29), na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR). Segundo a instituição sindical, os danos ocasionados há mais de uma semana pela paralisação nacional dos caminhoneiros podem aumentar ainda mais caso haja uma proliferação da praga. Só com a greve o setor já teve prejuízos de mais de R$ 570 milhões.

A reunião emergencial foi convocada após a divulgação de vídeos em grupos do Whatsapp que mostram uma grande quantidade de frutas sendo descartadas irregularmente nas áreas de acesso à Petrolina e Juazeiro (BA), devido o bloqueio dos caminhoneiros.  “Isso fez surgir mais uma preocupação, uma vez que esse fruto descartado erroneamente pode gerar um aumento na população da mosca”, disse o gerente-executivo da Associação dos Exportadores de Hortigrangeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), Tássio Lustoza...

Produtores de frutas do Vale do São Francisco estimam R$ 570 milhões em prejuízos com a paralisação dos caminhoneiros

Maior exportador de frutas do país, o Vale do São Francisco já contabiliza um prejuízo de R$ 570 milhões ao final do oitavo dia de paralisação dos caminhoneiros. A conta foi apresentada na tarde desta segunda-feira (28), pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira. 

Segundo o representante do mais importante segmento da economia regional, a paralisação vem atingindo fortemente o setor, que deixou de comercializar nesta semana para os mercados interno e externo 40 mil toneladas de uvas e 60 mil toneladas de mangas, além de mais 200 mil toneladas de outras frutas, a exemplo de acerola, banana, coco e mamão. ..