Foram encontrados 26 registros para a palavra: fila de espera

Hospital Regional de Juazeiro está se tornando referência na doação de órgãos no norte da Bahia

A partir do empenho da equipe multidisciplinar, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) vem se tornando referência na doação de órgãos no norte da Bahia. Em menos de seis meses, o complexo hospitalar administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou três captações de múltiplos órgãos.

A iniciativa se deu a partir da implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), que não tem medido esforços para conseguir realizar o máximo possível de captações, através da mobilização sensível e humanizada dos colaboradores da instituição junto aos familiares de paciente,..

INSS afirma que está atuando diretamente na redução da fila de espera da Previdência Social

No último dia 02 de janeiro 2024 a REDEGN divulgou que apesar de prometer que, até o fim de 2023, reduziria a fila de espera de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o máximo de 45 dias, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, encerrou o ano sem cumprir o compromisso. Lupi seguiu garantindo que cumpriu a meta, mas os últimos dados disponíveis apontam que a fila teve redução de cerca de 1,8 milhão de pedidos de aposentadorias para pouco mais de 1,6 milhão. Veja aqui na integra. Apesar das promessas do Ministro, fila do INSS segue longa no começo de 2024.

A assessorira de imprensa do INSS enviou nota. Confira:..

Artigo - Deplorável Notícia do INSS: cortes em pedidos de aposentadoria começam, mesmo com fila de espera

O governo federal criou, recentemente, o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, que visa reduzir o tempo de análise dos processos do INSS. No entanto, ainda há relatos de que o número de pessoas na fila pode ser maior do que o informado, possivelmente chegando a 2,3 milhões.

Ainda assim, as notícias podem começar a ganhar contornos ainda piores para quem espera por longos meses para receber o auxílio que lhe é de direito...

Pernambuco tem 60 crianças na fila de espera por leitos de UTI

Na noite desta segunda-feira (8), 60 crianças estão esperando por um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado de Pernambuco. A rede pública estadual está com alta demanda de leitos infantis. 

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que as crianças que aguardam um leito de UTI têm recebido todos os cuidados necessários das equipes multidisciplinares, nas áreas vermelhas das unidades de saúde onde se encontram...

Outubro Rosa: Não há fila de espera por mamografia realizada pela Secretaria de Saúde de Juazeiro

As pacientes que precisam realizar a mamografia, o exame importante para detecção do câncer de mama, podem fazer o agendamento diretamente da Central de Marcação, que fica na Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau). A mamografia pelo município é realizada na Policlínica Regional e não há demanda reprimida para este serviço.

Em 2022, das mais de 2 mil vagas para a mamografia disponibilizadas pelo município, menos de 300 foram utilizadas. É preciso que as mulheres a partir dos 35 anos solicitem ao médico a guia para a mamografia. O médico precisa preencher também o relatório no Sistema de Informação de Câncer (SISCAN)...

Audiência Pública: CTFC pode chamar presidente do INSS para explicar fila de espera

A pedido do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) poderá promover audiência pública com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Guilherme Serrano, para que seja explicada a fila de espera no órgão para concessão de benefícios. Este é um dos 12 itens na pauta da reunião da comissão prevista para esta terça-feira (4).

Trad lembra que desde o início do ano vem sendo amplamente divulgado que o INSS já conta com uma fila de mais de 1,8 milhão de pedidos de novos benefícios na fila de espera. E dados do próprio órgão evidenciam que cerca de 500 mil segurados na fila são pessoas com deficiência que buscam o Benefício de Prestação Continuada (BPC)...

Falta sem aviso prejudica o curso da fila de espera de procedimentos no Sistema Único de Saúde em Petrolina

No período de janeiro a junho de 2022, uma média de 36% de pessoas que confirmaram presença para realização de consultas especializadas e exames de imagens na rede de saúde pública de Petrolina não compareceram. Essa prática afeta o andamento da fila e prolonga o tempo de espera dos demais pacientes do município. 

A prefeitura tem investido na saúde pública, tendo em vista a ampliação da oferta de vários procedimentos, e exemplo disso são os atendimentos de exames laboratoriais sem filas de espera. No entanto, a ausência no comparecimento de um grande número de pacientes, tem sido um gargalo no processo para atendimento de outros procedimentos, como consultas especializadas e exames de imagens...

Auxílio Brasil: levantamento da CNM indica que 2,7 milhões de famílias aguardam na fila de espera

Levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a demanda reprimida do Programa Auxílio Brasil (PAB) indica que em abril deste ano, 2,7 milhões de famílias com perfil para receber os recursos ainda não foram contempladas. A fila de espera é considerada a maior desde novembro de 2021, quando o PAB substituiu o Programa Bolsa Família (PBF). O estudo da entidade municipalista também aponta um recorte com os dados consolidados por Estado e região.

A atualização do levantamento foi feita com base nos dados divulgados pelo Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico (Cecad) até o mês de abril deste ano. Em novembro do ano passado, a demanda reprimida por família chegou a 3,1 milhões. O número também teve expressivo crescimento em relação a março de 2021, mês anterior à última atualização do Cecad, ocasião em que o volume de pessoas foi de 1,3 milhão...

Outubro Rosa: Juazeiro não possui fila de espera para realização de mamografias

Um dos exames fundamentais para a detecção do câncer de mama, a mamografia é realizada em mulheres de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau). Apesar da alta procura, não há fila de espera para este exame no município.

A marcação é rápida, já que no município não há demanda reprimida...

Prefeitura de Juazeiro zera fila de espera para exames e aumenta agendamentos em até 150%

A Prefeitura de Juazeiro zerou as filas de espera de exames no município. A Central de Marcação que possuía uma demanda média de 800 exames agendados por mês, está atendendo cerca de 2 mil agendamentos mensais, ou seja, 150% a mais.

A equipe da Central de Marcação conseguiu zerar exames de tomografia, exames laboratoriais e fisioterapia. Já outros exames que estão com demanda reprimida, mas já em processo também de zerar a fila de espera que são: eletrocardiograma, eletroencefalograma,  teste ergométrico, Mapa, Holter, raio-x, mamografia, histopatológico e ressonância magnética...

Covid-19: Prefeito de Petrolina anuncia fila de espera na rede PEBA

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho divulgou em suas redes sociais na noite deste domingo (07) um vídeo em que anuncia lista de espera na rede PEBA para os pacientes com covid-19.

“No próximo dia 23, vamos completar 1 ano desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em nossa cidade, mas a noite de hoje, 07 de março, infelizmente será marcada por termos atingido o que evitamos desde então: não existem mais leitos de UTI disponíveis em Petrolina...

Casa Nova: Ultrassonografia nas UBS elimina fila de espera e garante melhor atendimento

A Secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes Silva Santos, anunciou nesta terça-feira (29) que todas as UBS – Unidades Básicas de Saúde da sede do município irão realizar ultrassonografias, descentralizando o serviço que era realizado no Centro de Saúde.

"Já vem acontecendo há alguns dias em Casa Nova de forma experimental e hoje é oficial. Descentralizamos o serviço de ultrassonografia para atender à população de cada unidade dos bairros. Havia uma reclamação, principalmente das gestantes, pois centralizávamos no Centro de Saúde – SESP e acontecia de gestantes de alguns bairros que quando vinham agendar já não tinha vaga e acabava passando da data de realizar o ultrassom" – explica Maria de Lourdes – "Agora o agendamento e a realização do exame é feito na UBS, até porque cada enfermeira conhece sua gestante, sabe o mês de gravidez, vem acompanhando no pré-natal e o ultrassom é auxiliar para uma gestação segura"...

Outubro Rosa: Prefeitura de Petrolina zera fila de espera para mamografia

O mês de outubro chegou e com ele a campanha de cor rosa que busca a conscientização das mulheres a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Petrolina já inicia a campanha com uma boa notícia: através do programa 'Zero Fila', da plataforma 'Petrolina Cuida', a prefeitura eliminou a fila de espera por mamografias no município.

Somente dentro do programa, foram realizados mais de 3 mil exames em clínicas e hospitais públicos e privados. Entre as ações para resolver o problema da demanda reprimida, foram feitos diversos mutirões, organizados pela gestão municipal, entre eles, as carretas móveis que percorreram alguns bairros, como Gercino Coelho, José e Maria e João de Deus. ..

Fila de espera por órgãos na Bahia ainda é alta, são 1.633 pacientes cadastrados na lista de espera por um transplante

Neste mês de setembro, 31 cooperativas baianas atuantes em 65 municípios irão unir forças em torno de uma causa social: o incentivo à doação de órgãos. Desde 2017, a campanha estadual “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” é coordenada pelo Sistema Cooperativista Baiano, formado pelo SESCOOP/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia) e pela OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia).

A campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” busca chamar atenção para uma difícil realidade: a fila de espera por órgãos na Bahia ainda é alta. São 1.633 pacientes cadastrados na lista de espera por um transplante dos seguintes órgãos: rim, fígado, coração, pulmão e córnea...

Zé Ronaldo reafirma que vai zerar fila de espera nos hospitais públicos

O candidato Zé Ronaldo (DEM) fez caminhada hoje pela manhã na Fazenda Grande do Retiro, acompanhado dos candidatos ao senado Jutahy Jr e Irmão Lázaro, do vice-prefeito Bruno Reis, além de diversos vereadores e centenas de apoiadores. Após concentração em frente da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), Zé Ronaldo percorreu a rua principal da Fazenda Grande, sempre ao som do jingle a Mudança vem do Interior (que já virou  um hit em Salvador) e sendo saudado com festa e acenos por onde passou. O trajeto da caminhada incluiu a comunidade do Marotinho, onde o prefeito ACM Neto realizou obras recentes de contenção de encostas.

Zé Ronaldo voltou a dizer que vai zerar a fila da Central de regulação, comprando vagas e exames na rede particular de saúde. "Vou garantir a realização de exames, diagnósticos e tratamento. As pessoas estão morrendo sem atendimento médico, isso não pode continuar assim", disse o candidato.

Segundo Irmão Lázaro, a população da Bahia terá uma grata surpresa no dia 7 de outubro. "Tenho viajado pelo interior com Zé Ronaldo e a aceitação da campanha tem sido surpreendente. A Bahia está ansiosa por mudança, muito insatisfeita com a saúde, com a educação, com a segurança, com a maneira como o governo tem tratado o funcionalismo público. Todos já perceberam que Zé Ronaldo traz esse espírito de mudança para o nosso estado", assegurou o candidato ao Senado.

Para o também candidato ao Senado Jutahy JR (PSDB), Zé Ronaldo chamará para si a resolução desses grandes problemas que vivemos hoje na Bahia. "Não tenho dúvida de que a questão da segurança e dos altos índices de homicídio que estão ocorrendo na Bahia serão diminuídos no governo de Zé Ronaldo", disse Jutahy.

"Com competência, seriedade, liderança, dedicação podemos diminuir esses números terríveis e negativos que a Bahia tem na área de segurança.  A situação é tão grave quanto uma guerra civil. Confio que Zé Ronaldo vai conseguir reduzir esses índices como outros estados conseguiram, inclusive São Paulo, que conseguiu reduzir de 13 mil assassinatos para 3 mil, num estado que tem população três vezes maior do que a Bahia", avaliou Jutahy...

Mutirão oftalmológico da prefeitura tira mais de 1100 pessoas da fila de espera

Seguindo com o programa 'Zero Fila', a prefeitura iniciou nesta terça-feira (28), mais um mutirão da plataforma Petrolina Cuida. Desta vez, os pacientes que estavam há vários anos na fila de espera por consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata tiveram a chance de realizar seus procedimentos. O primeiro dia, que atraiu milhares de pessoas, foi de muita ansiedade e satisfação para a população petrolinense. Foram atendidas mais de 1.100 pessoas.

A ação, que tem o objetivo de eliminar todas as demandas reprimidas por consultas, exames e cirurgias de todas as especialidades, vem revolucionando a saúde pública no município. Para o mutirão de oftalmologia, cerca de 150 profissionais estão envolvidos para atender a população. Mais de 10 mil consultas e 4 mil cirurgias de catarata serão feitas nessa primeira etapa.  A estrutura foi montada ao lado do Centro de Convenções e ficará no local até o dia 17 de setembro...

Casa Nova: Mutirão de Ultrassonografia zera fila de espera na cidade

A Secretaria de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes Silva Santos, comemorou nesta terça-feira (07/08) o resultado do balanço que lhe foi apresentado pela equipe responsável pelos mutirões de saúde que estão sendo realizados desde o início do ano nos distritos e na cidade.

“Nestes meses já realizados quase mil ultrassonografias, de todos os tipos, abdômen total, próstata, mama, ultravaginal e diversos outros tipos, em todo o território do município de Casa Nova” – explica Maria de Lourdes – “Além dos mutirões há o atendimento contínuo. Com os exames deste mutirão de dois dias no SESP zeramos por alguns dias todas as solicitações de ultrassonografia, de todos os tipos na sede. Sem filas poderemos acompanhar e atender todas as solicitações, de agora em diante, em prazo razoáveis”...

Petrolina: Mutirão de cirurgias odontológicas vai zerar fila de espera no Centro de Especialidades

No próximo sábado (4), a Prefeitura de Petrolina, realizará o 2° mutirão de cirurgias odontológicas. A ação, que faz parte da plataforma 'Petrolina Cuida', através do projeto Zero Fila, acontecerá no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) onde serão atendidas 80 pessoas.

A primeira edição aconteceu no último sábado quando 30 pacientes foram contemplados. Serão realizados diversos serviços, a exemplo de biópsia, extração de terceiros molares e atendimento a pacientes com necessidades especiais. “Esses pacientes já estão agendados e previamente avaliados. Nossa intenção é aliviar uma demanda de cirurgias mais complexas e melhorar o dia a dia dos petrolinenses, dando mais qualidade de vida para essas pessoas que aguardavam por um procedimento cirúrgico”, destacou a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, Clara Vasconcelos...

Petrolina: mutirão da prefeitura faz cerca de 6 mil exames laboratoriais e zera fila de espera no José e Maria

A Prefeitura de Petrolina demonstrou, mais uma vez, a preocupação com o bem-estar e saúde das pessoas e levou ao bairro José e Maria, durante a manhã deste sábado (28), o mutirão de exames laboratoriais.  Em menos de dois meses, a ação já zerou a fila de procedimentos em mais de 25 bairros da cidade.

Para agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde montou uma verdadeira força-tarefa com mais de 50 funcionários. Nessa 6° edição, os números foram, novamente, expressivos. Em menos de três horas , quase 600 pessoas foram atendidas realizando cerca de 6 mil procedimentos. A proposta da prefeitura é zerar, até o final deste ano, a fila de exames laboratoriais, formada desde 2014...

Mutirão da prefeitura reduz fila de espera por cirurgias de catarata em Petrolina

O final de semana foi de muita alegria para alguns pacientes de Petrolina que estavam na fila de espera por uma cirurgia de catarata. O primeiro mutirão, idealizado pela prefeitura encerrou neste domingo (22) e realizou 60 procedimentos cirúrgicos no hospital Saúde  Visão. A ação faz parte de uma série de mutirões programados pela administração municipal com o objetivo de zerar todas as listas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Uma das pessoas beneficiadas foi Cristina Maria, de 77 anos, que já estava quase perdendo a visão. A moradora de Izacolândia esperou mais de dois anos pela consulta oftalmológica e, após o encaminhamento, foram apenas quatro meses para a realização da cirurgia...