Foram encontrados 685 registros para a palavra: festival

Festival de Tortas da Associação Proteger acontece nesse domingo (07) 

Domingo (07) é dia de unir o útil ao agradável, e saborear as delícias de mais um Festival de Tortas organizado pela Associação Proteger, ONG da região que atua, desde 2012, na defesa e cuidado dos animais de rua. O evento, que tem como objetivo arrecadar fundos para a instituição, será na Praça da Catedral, em Petrolina, e tem início a partir das 17 horas. 

Atualmente, a Associação Proteger está com cerca de 150 cães e gatos sob cuidados e à espera de adoção responsável. Por isso, a ONG realiza eventos com frequência, já que o número de contribuintes e parceiros é pequeno. ..

Grande festa marcará Aldeia do Velho Chico nesta quarta e quinta em Lagoa Grande

O festival Aldeia do Velho Chico 2016 vem oferecendo uma vasta programação cultural para todo público lagoagrandense, como também toda a região do Vale do São Francisco, no Sertão pernambucano. Para os últimos dias de festa, a organização do evento irá promover nesta quarta-feira (03), uma mostra pedagógica e apresentações culturais, a partir das 17h na Praça Hermes Amorim. Ás 18h haverá uma linda apresentação dos Bailantes Brincantes Dançantes, que faz parte da Cia de Dança do Sesc. Ás 19h o Reisado da comunidade Quilombola do Lambedor irá abrilhantar a festa. Para fechar com chave de ouro, a Praça Hermes Amorim em Lagoa Grande irá sediar um Show atemporal, com os Matingueiros.

Na quinta-feira, último dia do Aldeia na cidade, a programação irá iniciar as 18h no palco da Praça, com apresentação da Cia Biruta de Teatro de Petrolina-PE, representando cenas ribeirinhas. Para abrilhantar ainda mais, as 19h terá show com Romenildo e banda. Para concluir a 2° edição do festival em Lagoa grande, haverá show com Gean Ramos e banda. Que venha a edição 2017! ..

Exposição de Celestino Gomes abre 12ª edição do Festival Aldeia do Velho Chico em Petrolina

O Serviço Social do Comércio (Sesc) em Petrolina inaugura na Galeria de Artes Ana das Carrancas,  às 19h da quinta-feira (4), a exposição Celestino Gomes – Tempo e Memória, com as obras e objetos pessoais deste artista plástico, conhecido pelo trabalho de valorização do Sertão nordestino. São 12 obras selecionadas pela coordenação do 12º Festival de Artes do Vale do São Francisco - Aldeia do Velho Chico, que estarão expostas ao público durante o evento, que vai até dia 20 de agosto.

A curadoria é do coordenador de Artes Visuais e Cinema do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão, com expografia de Sandra Guimarães. A mostra leva os visitantes a entender os conceitos de tempo e memória articulados por Celestino nas suas criações. A exposição permanece até o dia 2 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 20h e nos sábados e domingos, das 16h às 20h...

Festival Aldeia do Velho Chico terá início no próximo domingo (31)

Começa no próximo domingo (31), às 18h, as atrações do festival Aldeia do Velho Chico nas cidades de Petrolina e Lagoa Grande. Cerca de mil artistas locais e nacionais em linguagens diversas como música, dança, teatro, literatura, artes visuais e o audiovisual, prometem agitar o evento. A abertura do festival, no domingo, fica por conta do espetáculo ‘Eu vim da Ilha’, da premiada Cia. de Dança do Sesc Petrolina (PE), que faz uma releitura do ‘Samba de Véio' da Ilha do Massangano. 

As apresentações do Festival das Artes se intensificam a partir das 17h da quarta-feira (3), no Palco Praça, quando a Mostra Pedagógica realizará uma exposição com os resultados obtidos pelos alunos nas oficinas artísticas; a Cia. de Dança do Sesc Petrolina volta a se apresentar com o espetáculo ‘Bailantes Bricantes Dançantes’; e os Matingueiros dão um show ‘Atemporal’ para os visitantes. Toda a programação do festival pode ser conferida Aqui. ..

XII edição do Festival de Artes do Vale do São Francisco - Aldeia do Velho Chico começa neste domingo (31), em Lagoa Grande, PE

A XII edição do festival Aldeia do Velho Chico, que deve movimentar o Vale do São Francisco por quase um mês, a partir deste domingo (31), traz para a região cerca de mil artistas locais e nacionais, que através das linguagens da  música, dança, teatro, literatura, artes visuais e o audiovisual, vão dialogar com as 70 mil pessoas que participarão do evento  em Petrolina e Lagoa Grande (PE).

A abertura do festival, no domingo, é a partir das 18h, ficando por conta do espetáculo ‘Eu vim da Ilha’, da premiada Cia. de Dança do Sesc Petrolina (PE), que faz uma releitura do ‘Samba de Véio' da Ilha do Massangano. O Reisado da Comunidade Quilombola do Lambedor também será mostrado  aos visitantes da Ilha do Pontal, local das duas apresentações em Lagoa Grande e onde o festival faz uma homenagem à Dona Águida, um dos nomes representativos do Reisado e da cultura quilombola da região, que faleceu em 2015...

Geraldo Azevedo e Yamandu Costa se apresentarão em festival de Simplício Mendes-PI

O cantor Geraldo Azevedo estará na 4ª edição do Festival Simplificado este ano. O evento que acontece de 29 a 31 de julho de 2016, na cidade de Simplício Mendes (PI), e atrai visitantes de todo o país, já confirmou os nomes do violinista Yamandu Costa, Validaté, Chico Pedrosa, Maviael Melo e Edvaldo Santana, para uma programação gratuita que abrange dança contemporânea, artesanato, fotografia, literatura e muita música.

Com a função de fortalecer a identidade cultural do sertanejo, o evento também apresenta vários artistas da região e dos estados vizinhos. A abertura Oficial do Festival é a partir das 20h na sexta-feira (29). Yamandu Costa, a banda Validuaté, o Grupo de Arte e Dança de Simplício Mendes e os cordelistas Chico Pedrosa e Maviael Melo farão o show de boas vindas ao público...

Musicalidade de Fagner e acordes de Targino Gondim encerram IV Festival Internacional da Sanfona, em Juazeiro (BA)

Foram quatro dias de muita música  na terra de João Gilberto. Com artistas brasileiros e internacionais, do forró ao tango, o IV Festival Internacional da Sanfona chegou ao último dia, neste sábado (16), com o show de Fagner, que ao lado de Targino Gondim, mostrou no palco da Orla Nova, em Juazeiro (BA), a força da cultura nordestina. Canções como ‘Riacho do navio’ e ‘A morte do vaqueiro’, do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, se misturaram aos sucessos do cantor cearense, que emocionou a plateia com ‘Borbulhas de amor’, ‘Deslizes’, ‘Jardim dos animais’ e ‘Coração alado’.

Como no dia anterior, no Centro de Cultura João Gilberto, o público cantou à capela e interagiu com os artistas. Fagner, que tem uma longa história de parcerias com os acordeonistas, ouviu suas músicas cantadas em coro pelas pessoas que lotaram a orla. “Quero dizer para vocês do fundo do coração que estou emocionado”, declarou o cantor. O show dele foi um dos mais longos, com cerca de uma hora e 40 minutos...

GRANDIOSOS SHOWS ENCERRAM O IV FESTIVAL INTERNACIONAL DA SANFONA EM JUAZEIRO

Shows maravilhosos na noite deste sábado (16), na Orla Nova de Juazeiro, encerraram o IV Festival Internacional da Sanfona, organizado pela Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos e Conspiradoria Projetos e Produções, com o patrocínio do BNDES através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A programação, logo cedo, foi aberta com os artistas regionais: Daniel Itabaiana, Silas França, Flávio Baião e Wanderley do Nordeste que fizeram apresentações dignas dos grandes artistas nacionais e internacionais...

Tango argentino e homenagem a Dominguinhos emocionam público do IV Festival Internacional da Sanfona

Emoção e interatividade não faltaram na terceira noite do IV Festival Internacional da Sanfona. Com Oswaldinho abrindo o espetáculo ao som de 'Asa Branca', numa pegada de blues, Mestrinho num estilo irreverente homenageando o grande Dominguinhos e a dupla argentina de tango Vanina Tagini e Gabriel Merlino conquistando simpatia com a brasileiríssima canção 'Chega de Saudade', de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, o público ficou dividido nesta sexta-feira (15) entre ovacionar os artistas e cantar à capela no auditório lotado do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA).

Oswaldinho caiu no gosto do público quando, entre uma música e outra, narrou momentos de sua vida. Solicitado pela plateia, o instrumentista tocou uma das canções de seu pai, Pedro Sertanejo, pioneiro do forró em São Paulo, e uma que fez para a filha, com o título engraçado 'Corre para não apanhar'. Pouco depois, os fãs de Mestrinho aplaudiram também o gingado do cantor e sanfoneiro.  O destaque foi o repertório do artista, que emocionou a todos com a música 'Em minha alma', dedicada ao também saudoso cantor acordeonista, Dominguinhos...

Shows do Quinteto Sanfônico da Bahia, Renato Borghetti e do americano Murl Sanders marcam o segundo dia do IV Festival Internacional da Sanfona

..

Juazeiro começa IV Festival Internacional da Sanfona com ritmos de varias partes do mundo

Blues, jazz, tango, bossa nova e muito forró, deram o tom, nesta quarta-feira (13) em Juazeiro, no norte da Bahia, durante o primeiro dos quatro dias do IV Festival Internacional da Sanfona.

O evento, que mudou a rotina das pessoas e principalmente dos hotéis no centro da cidade,  começou pela manhã com uma oficina, mostra de fotografias e de sanfonas no Centro de Cultura João Gilberto. A partir das 17h, o hall de entrada do centro foi tomado por uma Jam Sanfona Session, que fez muita gente dançar  ao som de ritmos de várias partes do mundo...

Começa nesta quarta-feira (13) em Juazeiro – BA o IV Festival Internacional da Sanfona

O IV Festival Internacional da Sanfona começa nesta quarta-feira (13) e o município de Juazeiro da Bahia já está pronto para receber cerca de 50 mil pessoas que deverão circular até o sábado (16). Mais de onze artistas nacionais e internacionais se apresentarão durante os quatro dias do evento que reúne o melhor da sanfona do Brasil e do mundo.

De quarta à sexta-feira, estão programadas, exposições, oficinas, workshops, concertos, Jam Sanfona Sessions e uma série de shows no Centro de Cultura João Gilberto. As atividades, todas gratuitas, começam às 9h, no hall de entrada e culminam às 20h, no palco do teatro com apresentações de artistas de renome internacional, a exemplo de Murl Sanders (EUA), Vanina Tagini & Gabriel Merlino (Argentina), Renato Borghetti, Oswaldinho do Acordeom, Chico Chagas, Nelson Faria, Mestrinho e Edglei Miguel...

Confirmado: Dupla argentina de tango Vanina Tagini e bandoneonista Gabriel Merlino estará no IV Festival Internacional da Sanfona

Mais uma atração foi confirmada para o IV Festival Internacional da Sanfona. Os argentinos Vanina Tagini e Gabriel Merlino estarão em Juazeiro (BA) para se apresentarem no evento que começa nesta quarta-feira (13), no Centro de Cultura João Gilberto. A dupla promete trazer para o público a suavidade do tango, do bolero e da brasileiríssima Bossa Nova.

A cantora e o bandoneonista são acostumados com turnês internacionais. De 2009 a 2016, já se apresentaram praticamente no mundo todo, nos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França, Suíça, Rússia, Líbano, Portugal, Canadá e em países da Ásia e América Latina. Na Argentina, os dois são atrações bastante aplaudidas no Café Tortoni, a mais tradicional casa de shows de Buenos Aires...

I Festival de Artesanato e Cultura é realizado em Santa Maria da Boa Vista

Os artistas sertanejos ganharam mais um espaço no calendário regional para expor suas criações. De 08 a 09 de julho, Santa Maria da Boa Vista vai sediar o I Festival de Artesanato e Cultura.

Vinte artesãos irão expor e comercializar suas peças durante os dois dias, das 8h às 22h, na Praça Xisto Graciliano. O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae em Pernambuco, por meio da Unidade do Sertão do São Francisco, e conta com o apoio de onze empresas...

Exposição mostra acordeons e faz retrospectiva fotográfica do Festival Internacional da Sanfona

O hall de entrada do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), terá uma aparência bem musical na próxima quarta-feira (13). O dia de abertura do IV Festival Internacional da Sanfona será também o começo da exposição ‘Encontros’, que a partir das 9h, faz uma retrospectiva fotográfica das edições do evento e traz a marca Lettice, considerada uma das melhores fabricantes de gaita do país, para uma maior aproximação com o público.

Segundo o sanfoneiro, curador e diretor artístico do evento, Targino Gondim, a mostra, além de promover demonstrações de montagem, manutenção e afinação do fole, também vai homenagear os artistas que passaram pelo festival através das lentes dos fotógrafos Ivan Cruz (Jacaré) e Regina Lima. “São 12 fotos que permitem uma fascinante viagem pela emoção e a troca de influências musicais, a exemplo dos encontros entre Dominguinhos, Frank Marocco, Elba Ramalho, Toninho Ferragutti, Chico Chagas, Daniel Castilhos e Lucy Alves, a Luzia da novela Velho Chico”, adianta...

Cantor e compositor Fagner faz show de encerramento do IV Festival Internacional de Sanfona

O show de encerramento do IV Festival Internacional da Sanfona, no próximo dia 16 de julho, na Orla Nova de Juazeiro – BA, será com o cantor cearense Fagner. Com 40 anos de carreira e colecionador de sucessos, como 'Revelação,' "Eternas Ondas" e 'Jardim dos Animais', Fagner ficou mais conhecido do público brasileiro, e em particular entre os sanfoneiros, depois de ter gravado grandes discos ao lado do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com Gonzaguinha o álbum já clássico, ABC do Sertão, e de ter vencido um festival de música com a canção de Dominguinhos e Manduka,  'Quem Me Levará Sou Eu'.

Dono de um vasto repertório e de uma voz que encanta várias gerações, ele se apresenta à beira do rio São Francisco, mostrando músicas conhecidas do público, canções do seu 37º álbum, 'Pássaros Urbanos' e dividindo o palco com os instrumentistas Targino Gondim (curador do evento), Murl Sanders (EUA), Cathie Travers (Austrália), Chico Chagas e Edglei Miguel. Os shows da noite começam às 19h, com  sanfoneiros conhecidos da cena regional...

Harmonia e improvisação musical são temas de workshops durante IV Festival Internacional da Sanfona

Falta menos de um mês para o IV Festival Internacional da Sanfona, que acontece entre os dias 13 e 16 de julho, e mais um item deve ser somado à lista de atrações do evento. Os instrumentistas Chico Chagas e Nelson Faria estarão no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro - BA, na quarta (14) e quinta-feira (15), das 14h às 17h, para um workshop de harmonia e acompanhamento e outro de improvisação musical, para iniciantes e quem deseja aprimorar mais sua técnica no instrumento. Um trabalho inédito no Brasil.

As inscrições serão feitas gratuitamente no site (www.festivaldasanfona.com.br), até o dia 12 de julho, com um limite de 40 vagas. Chico Chagas, um dos mais respeitados instrumentistas do país, vai falar sobre a função do acordeom e do acordeonista em um grupo, a harmonia, os registros e combinações de vozes ao manuseio do fole. Já o compositor e arranjador Nelson Faria, também considerado um dos mais expressivos músicos brasileiros (com oito livros publicados em países como Estados Unidos, Japão e Itália), divide com Chico Chagas ensinamentos sobre técnicas de improvisação, centros tonais maiores e menores, escalas, acordes e desenvolvimento do fraseado. A dupla promete um passeio pelo cancioneiro popular, do jazz ao forró...

IV Festival Internacional da Sanfona promove oficinas gratuitas

O IV Festival Internacional da Sanfona já é em julho (de 13 a 16) e a programação deste ano traz a oficina de acordeom do professor instrumentista paraibano, Edglei Miguel, para músicos iniciantes e até os mais experientes que desejam aprimorar suas técnicas de improvisação, harmonia e fole.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site (www.festivaldasanfona.com.br) de  27 de junho a 12 de julho, até o limite de 40 vagas. As aulas acontecerão no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA, das 9h às 12h, e são baseadas no curso ‘A Sanfonada’, ministrado por Edglei Miguel na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que proporciona uma evolução rápida em curto espaço de tempo, com a obtenção de excelentes resultados...

IV Festival Internacional da Sanfona em Juazeiro contará com a presença de instrumentistas do Brasil, Estados Unidos e Austrália

O mais nordestino dos rios brasileiros, o São Francisco, será paisagem e cenário para o IV Festival Internacional da Sanfona que acontece entre os dias 13 e 16 de julho, no Centro de Cultura João Gilberto e na Orla Nova de Juazeiro - BA. Cerca de 50 mil pessoas assistirão Chico Chagas, Mestrinho, Targino Gondim,  Oswaldinho, Renato Borghetti e o Quinteto Sanfônico da Bahia, se unirem aos músicos internacionais Murl Sanders, dos Estados Unidos, e Cathie Travers, da Austrália, para mostrar toda a diversidade do acordeom.

Durante os quatro  dias, o festival terá uma série de outras atividades, como: concertos, workshops, exposição e oficinas ministradas pelo sanfoneiro  Edglei Miguel, que devem  movimentar também a vizinha pernambucana Petrolina e todo o Vale do São Francisco...

População prestigia 32° Festival de Violeiros

Mais de seis mil pessoas prestigiaram a 32ª edição do Festival de Violeiros. Essa foi a estimativa dos organizadores do evento, realizado pela Prefeitura de Petrolina e que compõem a programação do São João do Vale. A Concha Acústica de Petrolina ficou pequena, nessa segunda-feira (13), para tantos admiradores que prestigiaram os melhores cantadores e repentistas do Nordeste, que bridaram o público com rimas e muito bom humor . 

Ao todo, 10 competidores, oriundos de diversas cidades do nordeste, afinaram a viola para disputar, em dupla, o título de melhores cantadores de repente da região. Depois de uma avaliação criteriosa da mesa julgadora o primeiro lugar ficou com dupla de violeiros João Lourenço e Hipólito Moura, ambos pernambucanos. 

A noite também foi de festa para duplas premiadas em ordem de colocação: Ivanildo Vila nova e Moacir Laurentino (segundo lugar); Zé Cardoso e Valmir Teles (terceiros colocados); Edvaldo Zuzu e Raimundo Caetano (quarto lugar) e por fim Gilmar de Oliveira e Francinaldo Oliveira na quinta posição do festival. 

O coordenador do Festival, Natanael Cordeiro, declarou em publico o orgulho de poder trazer mais uma vez as duplas para esse desafio, que abrilhanta a cada ano o São João Cultural de Petrolina. É muito bom saber que nossa cultura é valorizada. Imagina mais de 6 mil pessoas vieram aqui na Cancha prestigiar nossos repentistas. Isso sim é motivo de satisfação. Quero aproveitar e agradecer ao prefeito Julio Lossio por essa parceria e pelo apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina", declarou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, representando o prefeito Julio Lossio deu boas vindas aos violeiros e parabenizou a organização do evento. "Quero aproveitar em nome do prefeito Julio Lossio, do nosso deputado federal Guilherme Coelho, e em memória de Osvaldo Coelho para dizer que estamos sempre a disposição desse evento que enaltece nosso São João Cultural", finalizou. ..