Foram encontrados 27 registros para a palavra: explosivo

Operação conjunta captura bandidos e apreende explosivos em Petrolina

Uma operação conjunta realizada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Caatinga/BA), Polícia Federal e Polícia Militar de Pernambuco prendeu ontem (2), na BR- 428, em Petrolina, três criminosos com grande quantidade de explosivos.

Residentes do município pernambucano, Wiley Maicon Brito, 33 anos, Jackson Douglas da Silva, 26, e Hiago Bruno da Silva Santos, 25, estavam no veículo de modelo Astra, transportando no porta-malas 18 kg de dinamites...

Multidão lincha terrorista que tinha cinturão explosivo na Nigéria

A multidão na Nigéria fez justiça pelas próprias mãos linchando uma terrorista que pretendia se fazer explodir depois de seu cinturão de explosivos não ter funcionado, informou o jornal Daily Mail.O incidente aconteceu na segunda-feira (27) no bairro central da cidade de Maiduguri no nordeste da Nigéria, informou o Daily Mail.

Duas terroristas planejavam realizar dois ataques no mercado de gado. Uma delas conseguiu fazer explodir o artefato, mas o artefato explosivo da outra não funcionou. A multidão que assistiu a isso espancou-a até à morte. Não há informações sobre vítimas do ataque...

PM são treinados para primeiras respostas em caso de explosivos

Para proporcionar ao agente de segurança pública conhecimentos básicos para localizar, identificar e remover bombas e objetos suspeitos, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) está realizando, desde a última segunda-feira (25), o curso de primeiras respostas com explosivos, na sede da unidade em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A capacitação, que é mais um investimento do Governo do Estado para o fortalecimento do sistema de segurança, busca capacitar pessoal especializado para ação mais rápida e segura no cotidiano das cidades baianas e também em eventos de grande porte como as Olimpíadas.

A turma é composta de 39 alunos, entre oficiais e praças da PMBA, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e agentes de segurança da Casa Militar do Governador, totalizando a carga de 60 horas/aula. No curso, que segue até este sábado (30), são ministradas as disciplinas Doutrina de Operações Antibombas, e Terrorismo e Percepção de Ameaça Terrorista. "Nós tivemos desde o início uma extensa explicação sobre explosivos e aprendemos a fazer o primeiro contato com esses materiais numa ocorrência. Aprendemos a identificar potenciais situações de perigo e até mesmo a fazer o isolamento dessa ameaça", disse o major Ferreira Lopez, aluno do curso.

Simulação

Nesta sexta feira (29), o batalhão realizou simulação prática com a turma, na qual os alunos foram submetidos a diversos cenários e condições. Eles puderam colocar em prática as noções adquiridas sobre identificação e manuseio de explosivos. O grupo de alunos foi acompanhado por uma equipe de instrutores até o pátio da unidade, onde foram realizadas demolições, brechas e extração de obstáculos com o auxílio de robôs, atividades desenvolvidas para melhorar o tempo de resposta e a eficácia dos agentes para atuar em ocorrências que envolvam artefatos explosivos.

Para o capitão Érico de Carvalho, especialista em explosivos que ministra o curso, o conhecimento adquirido pelos agentes garante maior segurança não apenas para o operador, mas para a população. "Explosivos têm um grande poder de destruição, eles não dão margem para erro. Uma aproximação errada pode [resultar em] fatalidade. Portanto, tendo o conhecimento de como manusear e se comportar numa situação com bombas e explosivos, o policial está preservando a própria vida e também a vida de terceiros".  ..

Bahia: Bope já atendeu 64 ocorrências com explosivos

Sessenta e quatro ocorrências com explosivos na Bahia já foram atendidas por equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia em um ano e meio de atuação. Este balanço inclui a deste domingo (24) em que um homem ameaçou detonar uma bomba durante a realização da prova da OAB na Unijorge, campus Paralela, em Salvador. A maioria dos atendimentos envolve atentados contra instituições financeiras.

Mesmo ontem tendo sido detectado um alarme falso sobre a existência de explosivo, até averiguar a veracidade do acionamento, toda situação atende a um protocolo internacional que inclui o deslocamento de tropa especializada e de equipamentos específicos para manejo de material explosivo, a exemplo de robô antibomba, entre outros. ..

Sírio detona explosivos no sul da Alemanha e deixa 12 feridos

Um sírio de 27 anos tentou entrar em um festival de música ao ar livre no sul da Alemanha e, em seguida, detonou explosivos que trazia junto ao corpo, ferindo 12 pessoas, no que parece ter sido o primeiro caso de ataque suicida no país em vários anos. A explosão aconteceu na noite de domingo em Ansbach, uma pequena cidade do Estado da Baviera, onde ocorria o festival que havia atraído cerca de 2 mil pessoas. Pouco após as 22h (horário local), o homem tentou entrar no festival, mas não conseguiu, segundo relato do ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann. Investigadores acreditam que foi neste momento que o homem detonou a bomba, matando a si mesmo e causando ferimentos em 12 pessoas, três delas com gravidade. Segundo autoridades alemãs, no entanto, nenhum dos feridos corre risco de morte. Herrmann afirmou que a polícia apura a possibilidade de a explosão ter sido motivada por extremismo islâmico. 

De acordo com Herrmann, o sírio havia chegado à Alemanha há dois anos e pedido asilo. Embora o pedido tenha sido rejeitado no ano passado, ele não foi deportado por causa da guerra civil na Síria. O sírio já era conhecido da polícia, uma vez que havia sido tratado em um hospital em duas ocasiões após tentar cometer suicídio. O caso em Ansbach foi o quarto ato de violência de grande repercussão registrado na Alemanha ao longo de uma semana e o terceiro envolvendo um imigrante em busca de asilo. Fonte: Dow Jones Newswires...

Material explosivo é retirado do corpo de vítima pela PMBA

Na tarde desta quarta-feira, 13 de julho, uma equipe de explosivistas  da Companhia Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionada para atendimento de uma ocorrência envolvendo um artefato explosivo (cinto bomba)  instalado ao corpo do coordenador de atendimento de uma Instituição financeira na cidade de Barreiras.

Chegando ao local, com o apoio da aeronave do Grupamento Aéreo (Graer), e após coleta de informações sobre o ocorrido, a equipe fez algumas aproximações com a utilização de equipamentos adequados, como o raio-x de tempo real e traje antifragmentação, sendo realizada uma análise das imagens produzidas pelos técnicos explosivistas, e como tratava-se de uma ocorrência envolvendo risco de morte direta da vítima, foi decidido a realização  de uma  intervenção manual do explosivista.
O artefato foi retirado do corpo da vítima, sendo esta liberada para atendimento médico, tendo em seguida sido realizada a coleta de dados para a realização do relatório técnico e a devida destruição do material explosivo...

Carnaval é um coquetel explosivo para o Zika Vírus; Atente-se

O Brasil levou um grande susto com o surgimento da Microcefalia em bebês causada, provavelmente, pelo Zika Vírus no final do ano passado e desde então começaram campanhas e ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da doença, em diversos estados do país. Mas a epidemia continua numa curva em ascensão e a preocupação do momento é o Carnaval, que de acordo com infectologistas é um “coquetel explosivo” para doença.

A preocupação com o período festivo se dá porque existe uma grande aglomeração de pessoas, geralmente com pouca roupa, ou seja, mais vulneráveis a picada dos mosquitos transmissores da doença, pelo período com possibilidade de chuvas e pela grande quantidade de lixo nas ruas. Além disso, aumentam o número de relações sexuais sem proteção, o que podem trazer gestações indesejadas...