Foram encontrados 671 registros para a palavra: equipe

Equipe da UPAE/IMIP de Petrolina participa da apresentação dos serviços de saúde de Juazeiro em reunião da Rede PEBA

Dando continuidade às discussões da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA) sobre os serviços de urgência e emergência, foi realizada quarta-feira (13) mais uma reunião. Desta vez, o município de Juazeiro apresentou a sua Rede Básica de Saúde, que possui cobertura de 99%. A iniciativa surgiu no mês de junho com a realização do primeiro fórum de discussão e, desde então, as instituições de saúde da atenção básica, pré-hospitalar e hospitalar têm se reunido para apresentar seus perfis, buscando a ratificação dos fluxos e acessos. As ações têm sido coordenadas pela regulação da IV Macrorregional de Saúde de Pernambuco.

Da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) estiveram presentes a coordenadora geral, Magnilde Alves, e a coordenadora de enfermagem, Grazziela Franklin. “O grupo de debate tem como objetivo discutir e conhecer  a rede de saúde da região, buscando atender de forma qualificada e resolutiva. Por isso é tão importante participar”, esclarece Magnilde...

HU-Univasf recebe equipe do Instituto Sírio Libanês

Profissionais do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) se reuniram com equipe do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) entre os dias 04 e 05 de julho. A visita faz parte do cronograma do Programa de Desenvolvimento de Competências e Planos Diretores para os Hospitais Universitários Federais, desenvolvido pela Ebserh em parceria com o IEP/HSL.

O objetivo do programa é aperfeiçoar a gestão dos hospitais, com melhoria no atendimento aos pacientes, a partir da elaboração de um Plano Diretor Estratégico (PDE) a ser implantando nas unidades. Uma equipe de 09 profissionais do hospital está participando do programa. Mensalmente são promovidos encontros entre os colaboradores dos hospitais da rede EBSERH no próprio Instituto Sírio-Libanês na cidade de São Paulo-SP...

Equipes do HDM e UPAE/IMIP participam de apresentação dos serviços da “Rede PEBA”


 
As equipes do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (HDM/UPAE/IMIP) participaram, na tarde de ontem (30), de uma apresentação da carta de serviços da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). O ato atendeu a um desdobramento do fórum de debate, que tem como objetivo discutir os serviços de urgência e emergência na região.
 
Fizeram a apresentação a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina e o Hospital Universitário (HU-Univasf). Na explanação da Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Luciana Mendes, ficou claro o perfil da atenção básica, bem como seus programas e serviços ofertados. Já o HU abordou a implantação do Protocolo de Manchester, que visa melhorar a classificação de risco, após uma triagem baseada nos sintomas.
 
De acordo com a representante da IV Macrorregional de Saúde, Cláudia Cavalcante, o levantamento dos serviços tem como objetivo ratificar o perfil de cada instituição, para que, desse modo, as referências e contra-referências possam acontecer de forma responsável e resolutiva. “O nosso objetivo maior é desafogar os serviços, melhorando assim o atendimento à população. Para tanto, precisamos absorver como está funcionando a atenção básica, a média e alta complexidade. A partir desse entendimento nós tentaremos reorganizar alguns fluxos e acessos”, ressaltou.
 
Para a coordenadora geral da UPAE/IMIP as provocações têm sido bastante pertinentes: “Acho muito importante estarmos discutindo a urgência e emergência em rede, pois somente deste modo poderemos avançar. Fizemos a nossa apresentação no fórum e deixamos claro o nosso perfil, que é o de complexidade intermediária entre a atenção básica e a rede hospitalar. Hoje viemos conhecer os outros serviços e acreditamos que assim poderemos fazer uma contra-referência de forma adequada, quando for o caso”.
 
O superintendente do Hospital Dom Malan, Etiel Lins, também é a favor da iniciativa. “A partir do momento que repactuarmos as responsabilidades poderemos ter uma melhor oferta dos serviços”, acredita.
 
A próxima reunião acontecerá ainda este mês e na ocasião será a vez das instituições de saúde de Juazeiro, que compõem a “Rede PEBA”, apresentarem seus serviços. Posteriormente, o segundo fórum de debates será marcado. “As discussões irão prosseguir e nós acreditamos que é possível sim melhorar os serviços de urgência e emergência na região”, confia Cláudia.
..

Temer dá 15 dias para equipe econômica apresentar agenda positiva para governo

O presidente interino Michel Temer (PMDB) estabeleceu prazo de 15 dias para a equipe econômica apresentar uma agenda positiva para o governo. A proposta deve incluir a diminuição das restrições para que estrangeiros comprem terras no Brasil, a profissionalização das agências reguladoras e a renovação de concessões com compromisso de novos investimentos. De acordo com a Folha, a demanda foi feita na primeira reunião que o presidente interino está chamando de seu "comitê econômico", com a reunião de ministros da Fazenda, Planejamento, Relações Exteriores, Agricultural, Comunicações, Transportes e Minas e Energia. O pedido do interino é uma tentativa, segundo a publicação, de melhorar a confiança na economia para consolidar sua posição no governo e evitar surpresas no julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), como senadores indecisos votarem contra o afastamento definitivo da presidente.

Na reunião com seu comitê, quarta-feira (22), Temer ainda acertou a prioridade à aprovação do projeto que desobriga a Petrobras a participar de todos os leilões de campos de petróleo do pré-sal. A obrigatoriedade tem travado negócios no setor, segundo a Folha, já que a estatal está endividada e sem capacidade para investir.  O governo interino discute ainda a ideia de vender terras brasileiras a estrangeiros, sob a justificativa de impulsionar os investimentos no setor agropecuário. O minsitro Dyogo Oliveira (Planejamento), por outro lado, disse que as propostas devem ser de cunho mais regulatório e de regras estabilizadoras, que permitam maior competição e tornem as decisões econômicas mais previsíveis. ..

Equipe da Prefeitura visita Residencial do Minha Casa Minha Vida

Os titulares da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Jorge Barboza e da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), Lindsai Amaral, realizaram uma visita técnica, na manhã desta quarta-feira (15), ao Residencial Dr. Humberto Pereira do Programa Minha Casa Minha Vida, acompanhados de engenheiros e equipe técnica da Prefeitura de Juazeiro e da empresa responsável pela obra, Nossa Casa Engenharia.

Construído em uma área total de 383 mil metros quadrados a obra do residencial é realizada em três etapas, com 500 casas cada, totalizando 1.500 casas. Duas etapas já foram concluídas e a última está prevista para ser finalizada em agosto. Desse montante, 3% é voltado para Portadores de Necessidades Especiais (PNE).  "São 7.500 blocos com duas casas germinadas, compostas por 2 quartos, sala, cozinha, banheiro. Cada unidade tem 39 metros quadrados", explica o engenheiro Lucas Libório...

Realizado na Bahia 2º maior treinamento de equipes para desastres nas Olimpíadas

Uma explosão que deixou vítimas, nas arquibancadas da Arena Fonte Nova, e projetou pessoas para o gramado. Esse foi o cenário de abertura da segunda maior simulação de ataque terrorista, já realizada no mundo e a maior na América Latina, promovida no Congresso Internacional de Desastre de Massa, que aconteceu em Salvador até este domingo (12), como preparação para os Jogos Olímpicos. Participam 25 forças nacionais e internacionais, como a Interpol, a Marinha, o Exército, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Técnica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outras. 

Segundo o coronel Antônio Júlio Nascimento, coordenador do Centro de Gestão Estratégica do Corpo de Bombeiros da Bahia, o estado está preparado para qualquer incidente. “O terrorismo é a nossa maior preocupação, mas existem vários fatores que podem acontecer. Um simples tumulto pode provocar uma grande correria. Este evento serve para fazer o treinamento das forças como um todo”. Nascimento avalia que a simulação é complexa e difícil para todas as corporações. No treinamento também foi montado um cenário de intoxicação alimentar, perseguição tática ao portador de uma mala que seria colocada na arquibancada, e pesquisa de artefato não identificado. 

O coronel diz que, no caso de uma bomba, quem primeiro entra em ação é a Marinha, com roupa específica. “Em seguida, a Comissão Nacional de Energia Nuclear para saber se há componente que possa ser ofensivo. Depois, o batalhão de Operações Antibomba, [usando] um robô, para completar a avaliação e neutralizar alguma ameaça. Controlado o risco, entra o Corpo de Bombeiros para fazer o atendimento às vítimas que são trazidas para uma área específica, onde está o Samu”.

Segundo ele, a Bahia está preparada para desastres com múltiplas vítimas. “O Hospital Geral do Estado [HGE] sai na frente, em nível nacional, pois tem uma área de atendimento para múltiplas vítimas, que eu só vi na Alemanha, em 2014. A gente conseguiu implantar aqui um sistema de análise e avaliação de vítimas para que elas sejam examinadas, antes de entrar na área de ortotrauma do hospital, evitando inclusive contaminações”. 

Forças de segurança preparadas para resposta efetiva

De acordo com o coordenador geral do evento, Jeidson Marques, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), juntando todos os integrantes das forças que participaram da simulação e os voluntários para fazer o papel de público, são cerca de 1.500 pessoas envolvidas no treinamento. O registro do maior simulado da história mundial aconteceu há pouco tempo, em Londres, com duas mil pessoas.

Ele explica que o foco é preparar as forças de segurança para uma resposta rápida e efetiva no caso de um atentado. “Mas um susto pode gerar ação, como o abandono de uma mochila que pode ser suspeita de conter explosivo e causar um tumulto no estádio. As forças devem estar preparadas para conduzir isso sem que se transforme em uma tragédia”. 

Este é o terceiro dia do congresso. “Dias 10 e 11 de junho, tivemos a presença do Comitê Olímpico e do Ministério da Defesa, e estão todos sinalizando positivamente. Teremos dez jogos de futebol aqui na [Arena] Fonte Nova. Então é preciso ter uma preparação e um alinhamento das forças tão grande quanto o que está acontecendo no Rio de Janeiro”, diz ainda o coordenador geral do evento. 

Ele reforça ainda que é preciso estar alinhado com os protocolos internacionais. “Estamos falando de Olimpíadas, mas em qualquer outro grande jogo, que aconteça na Fonte Nova, ou até mesmo no Carnaval de Salvador, que também atrai multidões, estamos expostos a situações críticas e de visibilidade internacional. Por isso seguimos aqui protocolos da Interpol, da Guarda Costeira americana, e estamos colocando o nosso alinhamento em teste”.

Perita do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), Tânia Gesteira afirma que a perícia segue o protocolo da Interpol no âmbito criminal “para a determinação das causas do acidente, seguindo todos os padrões [estabelecidos] para a atuação em desastres e eventos adversos com múltiplas vítimas”.

De acordo com ela, o trabalho é iniciado com uma equipe de varredura para identificação de vestígios. “Depois as equipes trabalham simultaneamente, inclusive as de recuperação de corpos que vão fazer as fotografias, as anotações, o resgate das vítimas e levá-las para as equipes de recepção, aos veículos e ao departamento para a identificação”.

Segundo o subcoordenador do Samu, Alex Mine, a capacitação é fundamental para quem integra uma equipe de resgate. “Fica um legado, principalmente para Salvador, uma capital voltada para festas. O Carnaval é um evento grande onde pode haver múltiplas vítimas. Outra possibilidade é em deslizamentos como os que já ocorreram [na capital baiana]. Se a gente faz essa capacitação para períodos de olimpíadas, isso repercute para outros momentos também”. ..

Equipe da UPAE/IMIP apresenta fluxograma para atendimento de crianças com microcefalia para secretários municipais de saúde

Esta quarta-feira (08) foi a vez da equipe da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) apresentar o fluxograma para atendimento de reabilitação e estimulação precoce em crianças com diagnóstico confirmado de microcefalia para os secretários municipais de saúde dos 7 municípios de cobertura da VIII Gerência Regional (Geres). Na semana passada, os esclarecimentos acerca da entrada desses pacientes e fluxo interno foram feitos aos representantes da VII, VIII e IX Geres, através de videoconferência.

A iniciativa tem como objetivo partilhar, com os demais envolvidos, a agenda dos profissionais médicos (oftalmologista e otorrinolaringologista) e não médicos (terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo), de modo que os atendimentos possam ser otimizados. Assim como informar sobre: o fluxo das interconsultas, que irá encaminhar os pacientes para a equipe multiprofissional, responsável por realizar um projeto terapêutico singular da criança; a importância da formação de cuidadores, através de medidas de orientação para o estímulo domiciliar com vistas à continuidade da reabilitação e estimulação; e a relevância do aproveitamento dos serviços no município de origem...

Equipe da UPAE/IMIP apresenta fluxograma para atendimento de crianças com microcefalia para VI, VIII e IX Geres

A Coordenadora Geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Magnilde Alves, e a Enfermeira-Gerente do Ambulatório, Ana Carolina Freire, apresentaram, na tarde desta quinta-feira (02), no auditório da VIII Gerência Regional de Saúde, o fluxograma para atendimento de reabilitação e estimulação precoce em crianças com diagnóstico confirmado de microcefalia na VI Macrorregião de Saúde do estado, que é composta por 25 municípios.

Participaram, no campus de Petrolina, representantes do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) e VIII Regional, e através de videoconferência os gestores da VII e IX Geres, com sede em Salgueiro e Ouricuri, respectivamente. “O encontro teve como objetivo socializar informações a respeito do fluxograma de atendimento. Desse modo, todos os envolvidos puderam visualizar nossa agenda dos médicos especialistas e profissionais não médicos que irão atuar na reabilitação e estimulação precoce das crianças. Com isso, esperamos que a prestação do serviço seja otimizada e a agenda aproveitada da melhor forma pelos municípios que fazem parte da pactuação”, esclarece Magnilde...

PETROLINA: Secretária de Saúde se reúne com equipe do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais

Nesta quinta-feira (02) a secretária de Saúde, Mara Gonçalves, e as gestoras da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, se reuniram com o coordenador e a psicóloga do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais, François Figueirôa e Bethânia Cunha, respectivamente.

Durante o encontro foram discutidos sobre as ações desenvolvidas pelo município na prevenção, diagnóstico e tratamento das DST's. "Petrolina tem uma excelente estrutura dos serviços do Espaço Vida, sendo a melhor de Pernambuco", disse François, que frisou a boa receptividade dos profissionais ao curso sobre Aconselhamento realizado em Petrolina. ..

Mais de 3 mil aniversariantes de maio são atendidos pela equipe do Aniversário Saudável

No último sábado (21) foi realizado o segundo dia D de atendimento aos aniversariantes de maio, totalizando 3.336 atendimentos nos dias 7 e 21/05. A ação faz parte do Programa Aniversário Saudável implantado em 2015 pelo prefeito Julio Lossio. "Nosso objetivo é a prevenção de doenças, onde, sobretudo, buscamos identificar precocemente os casos de hipertensão, diabetes, câncer de mama, colo de útero e próstata, que são as principais causas de morte", frisou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves.

O comerciante, Luciano Barros, parabenizou o prefeito Julio Lossio. "O Aniversário Saudável é um programa muito interessante e sensível às pessoas. O prefeito foi muito assertivo em proporcionar esse momento no mês de aniversário", disse...

Equipe da Prefeitura faz limpeza na Avenida da Integração

Um dos papéis da Administração Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, é garantir a limpeza e manutenção das vias públicas do município. E através desta atribuição, uma equipe de profissionais, foi deslocada para Avenida da Integração, na última quarta-feira (11), para realizar o serviço de limpeza do local.

"Estamos com um cronograma estabelecido para atender toda a cidade. Hoje chegou a vez dos moradores e proprietários de estabelecimentos da Avenida Integração acompanharem os trabalhos de limpeza da via. Vamos continuar neste ritmo atendendo a diversos pontos todos os dias. Mas ressalto que é importante a consciência da comunidade em cooperar com o governo, auxiliando na fiscalização e limpeza urbana de Petrolina", destaca o prefeito Julio Lossio...

Equipe da AMMA realiza trabalho de fiscalização junto a empreendedores sobre o descarte correto de pneus

De acordo com a lei federal 12.305/10, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), produtos como pilhas, baterias, óleos lubrificantes e pneus, apenas para citar alguns, devem ser descartados da maneira correta, para evitar a poluição direta de solo, água e ar. E com o intuito de contribuir com o processo de conscientização social sobre a importância da logística reversa - que consiste no "conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada" – que técnicos do setor de Monitoramento e Fiscalização da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) estão visitando empresas que comercializam pneus em Petrolina, sertão do Estado.

"Reforçamos junto aos empreendedores que, além de comercializarem o produto, eles também têm que se organizar para receber, adequadamente, o pneu que não estiver mais em condições de uso por parte do consumidor", pontua o gerente de Monitoramento e Fiscalização da AMMA, Igor Lopes...

Equipe da Secretaria de Saúde se reúne com comunitários do N-7

Nesta segunda-feira (09), as coordenadoras de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Viviane Jatobá e Alynne Almeida, se reuniram com moradores do N-7 a fim de anunciar a reforma da unidade de saúde da localidade. O Encontro também contou com a participação do vereador Major Enfermeiro.

"Essa reunião foi organizada com o objetivo de informar os usuários sobre reforma, o prazo para conclusão da obra e sobre a oferta dos serviços de saúde para a comunidade durante esse período", explicou Viviane. Segundo a coordenadora, a obra deve ser concluída em um prazo de 45 a 60 dias, contados a partir desta terça-feira (10)...

Equipe de iluminação irá atuar também no período noturno em Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro destina desde o inicio desta semana uma equipe específica para atuar no turno da noite com o objetivo de melhorar a iluminação pública nos bairros.

A partir de um cronograma elaborado semanalmente pela Secretaria o grupo trabalha verificando possíveis problemas, substituindo lâmpadas queimadas, realizando reparos, buscando atender desta forma as necessidades de cada região de Juazeiro com ações de manutenção e as solicitações da população feita de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h pelo telefone 3612-5411...

Avenida da Estação em Piranga é atendida pela equipe de limpeza da Sesp

Nesta terça-feira, 3 de maio, as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro estão concentradas na Avenida da Estação no bairro Piranga com capina, varrição, recolhimento de lixo e pintura de meio-fio. Os trabalhos em grandes avenidas e vias de acesso da cidade é mantido permanentemente pela Secretaria em função do grande fluxo de pedestres e veículos nesses locais.

O gerente de Limpeza, Jorge Medrado explica como é feito o cronograma pela Sesp. "Nosso trabalho vem da observação da situação das ruas e avenidas, além das solicitações da população através do telefone da secretaria. Assim vamos desenvolvendo cronogramas de limpeza para deixar a cidade limpa ao mesmo tempo em que é realizado a coleta domiciliar dos bairros e interior", explicou o gerente...

EQUIPE DA TRANSRIO PARABENIZA GERALDO JOSÉ

O colega de trabalho Geraldo faz aniversário nesta terça-feira (03), e foi surpreendido ao final do programa por parte da equipe da Rádio Transrio FM com bolo, refrigerante e muita alegria, além da participação de convidados.

Os diretores da emissora fizeram questão de cumprimentar o radialista na companhia do vereador Mitonho Vargas e outros convidados. Ele já tinha passado por situação semelhante no Blog, afinal aniversário só se faz uma vez por ano. Parabéns companheiro. Vida Longa...

Equipe do SAAE realiza plantão social nos bairros Alto da Aliança e Jardim Flórida

Todos os bairros de Juazeiro beneficiados pela obra do esgotamento sanitário do PAC 2 do Governo Federal têm recebido o acompanhamento da equipe técnico social do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A obra consiste na construção de redes domiciliares e intradomiciliares, ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto e a construção de 20 estações elevatórias, contemplando 14 bairros. 

O trabalho da equipe do social consiste em informar a comunidade beneficiada o que é a obra, quais os benefícios presente e futuro para aquela localidade, bem como ouvir sugestões e promover a participação dos moradores como fiscalizadores da obra também. No momento a ação está direcionada às comunidades dos bairros Alto da Aliança e Jardim Flórida. ..

ESPAÇO DO LEITOR: SERVIÇO REALIZADO, AGRADEÇO A EQUIPE DO SAAE.

Caro blogueiro,

Venho por meio desta agradecer a equipe do SAAE por ter atendido o meu pedido referente ao reparo da caixa de coleta mencionada na denúncia anteriormente publicada neste Blog...

Casa Nova: Secretaria de Assistência Social realizou reunião com equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 
A secretaria de Assistência Social de Casa Nova realizou, nesta semana, um encontro de formação com coordenadores, educadores, orientadores e técnicos do CRAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para debater o projeto. São desenvolvidas atividades artísticas, culturais, de lazer, informática e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários, crianças até seis anos, adolescentes de 12 a 17 anos e as pessoas idosas.
 
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Segundo o secretário da pasta, Jozemário Menezes, Marinho, a atividade é 'uma forma de intervenção social que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares'.
 
Os interessados em participar das atividades devem procurar o CRAS para mais informações.
..

Equipe técnico social apresenta aos moradores do Tabuleiro as obras de esgotamento sanitário

Foi apresentando na última semana aos moradores do bairro Tabuleiro, a obra de esgotamento sanitário que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está realizando na cidade. A reunião foi conduzida pela equipe técnico social da obra.  “Nas próximas semanas estaremos aqui no bairro realizando visitas domiciliares e o cadastro das residências. Estaremos também com o plantão social ouvindo a comunidade sobre o andamento dos serviços, bem como passando as informações necessárias a respeito das obras”, esclareceu Rosana Oliveira, assistente social do SAAE. 

Durante o encontro foi realizada a eleição para a formação da Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO), moradores que serão os fiscalizadores. Os eleitos foram Roberval Santos, José Erivan Manoel da Silva, Iraildo Ferreira, Manoel Sirino, Valci Gama e Ironaldo Rodrigues. O coordenador do projeto de saneamento, o engenheiro do SAAE Henrique Santiago, informou aos moradores que o investimento inicial da obra é de R$ 65 milhões, e que o repasse foi de R$ 59 milhões, ficando o SAAE com a contrapartida no valor de R$ 16 milhões...