RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 227 registros para a palavra: eleicoes 2018

TSE rebate Bolsonaro e defende que sistema eleitoral é seguro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma nota nesta terça-feira rebatendo as acusações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro ontem, de que teria ocorrido uma fraude nas eleições presidenciais de 2018. "Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil e o TSE garantirá que continue a ser assim", afirmou o tribunal.

A resposta do TSE foi divulgada um dia após Bolsonaro afirmar que tem provas de que foi eleito em primeiro turno, apesar de não ter apresentado nenhum indício nesse sentido. O presidente já havia feito acusações de fraude em 2018, mas agora, pela primeira vez, disse ter "provas" — sem mostrá-las...

Com mais de 300 candidatos votados para federal e Isaac impugnado, Juazeiro pode amargar uma grande escassez de verbas federais

Sem um único deputado federal eleito, caso Isaac Carvalho (PCdoB) não consiga reverter sua situação de inelegibilidade, Juazeiro, com um colégio eleitoral de pouco mais de 146 mil votos, deve ficar sem representação no Congresso Nacional e amargar mais uma vez a falta de recursos oriundos das emendas parlamentares.

Basta uma olhada no boletim de urna local para entender o porquê dessa escassez de representatividade na esfera maior do poder. Na eleição deste último mês de outubro o eleitor local dividiu sua preferência entre 324 candidatos a deputado federal com domicílio eleitoral fora do município, sendo que a grande maioria dos votados por aqui sequer conhecem Juazeiro...

BOLETIM DE URNA: Mesmo com pequena extensão territorial, Sobradinho registra abstenção acima dos 20%

Com 17.590 eleitores aptos para votar nas eleições deste ano, o município de Sobradinho-Ba, embora tenha uma extensão territorial considerada pequena, ultrapassou os 20 pontos percentuais de abstenção no último domingo (28). Em termos comparativos, Juazeiro teve uma abstenção de 12,80% e Petrolina 15,44%, mesmo tendo áreas territoriais mais extensas, que poderia resultar em maiores dificuldades para o eleitor chegar às urnas. 13.938 eleitores compareceram às urnas, deixando um saldo de 3.652 ausentes e pouco mais de 800 votos distribuídos entre brancos e nulos.

O candidato Fernando Haddad, no segundo turno, obteve 10.296 votos, contra 2.811 de Jair Bolsonaro (PSL). Em termos percentuais o candidato do PT teve 78,55% dos votos válidos e Bolsonaro 21,45%. Os dois grupos políticos de maior expressão no município assumem a paternidade dos votos de Haddad, já que tanto a situação, como a oposição, estavam no palanque de Rui Costa (PT)...

BOLETIM DE URNA: Petrolina registrou 84,56% de comparecimento e se prepara para eleição com possível 2º turno, em 2020

A cidade de Petrolina, em Pernambuco, foi em massa às urnas no 2º turno das eleições presidenciais e registrou um nível de abstenção abaixo da média nacional, com 15,44% de ausência, no domingo, 28. A média nacional de abstenção ficou na casa dos 21%.

Em relação aos votos nominais o candidato do PT, Fernando Haddad, foi majoritário e alcançou 68,03% dos votos válidos, ou 105.663 sufrágios. O candidato do PSL, Jair Bolsonaro teve 49.661 votos, ou 31,97 em termos percentuais...

Boletim de Urna: Número de abstenção em Uauá superou a marca nacional e dobrou em relação à Juazeiro

O boletim de urna, no segundo turno das eleições presidenciais, em Uauá, no sertão da Bahia, ultrapassou em muito a média nacional, que foi de pouco mais de 21%. Na terra do bode 27,76% deixaram de ir às urnas no último dia 28 de outubro. Num comparativo com Juazeiro, que teve uma abstenção de pouco mais de 12%, a diferença ultrapassou a casa dos 50%, na totalização.

Em Uauá o candidato Haddad teve 12.716 votos, um percentual de 88,14%, contra 1.711 de Bolsonaro, o que corresponde a 11,86% dos votos válidos. Brancos e nulos ficaram abaixo de 6% e 15.212 eleitores compareceram ás urnas, no segundo turno. O percentual de comparecimento e abstenção do primeiro para o segundo turno não teve diferença substancial, mantendo praticamente os mesmos números...

BOLETIM DE URNA: Com 7,41% a mais que no primeiro turno, Haddad venceu com folga em Curaçá. Abstenção ficou acima da média nacional.


Num universo de 25.069 de eleitores cadastrados em Curaçá, 18.712 pessoas compareceram às urnas no segundo turno da eleição presidencial, 281 votantes a menos que no primeiro turno, que teve 18.993 de comparecimento. A abstenção no segundo turno ficou na casa dos 25,36%,.

Em relação aos votos nominais o Candidato Fernando Haddad (PT) obteve no segundo turno 15.160 votos e um percentual de 85,92% dos votos válidos. Em relação ao primeiro turno o crescimento de Haddad foi de 7,41%. ..

Boletim de Urna: Confira os números da eleição em Juazeiro-Ba, para presidente da República

O segundo turno das eleições 2018, em Juazeiro-Ba, mostrou um quadro muito parecido com o que aconteceu em praticamente todo Nordeste, com larga vantagem para o candidato do PT, Fernando Haddad. O candidato do PT, que liderou também no primeiro turno, alcançou 69,72% dos votos válidos, contra 30,28% de Jair Bolsonaro (PSL). Em números absolutos Haddad teve 79.982 votos e Bolsonaro teve 34.740.

O reforço para a larga margem de diferença entre os candidatos veio do interior do município, onde Haddad alcançou altos índices de votação. Na área urbana, em que pese o candidato do PT ter apresentado bom desempenho, sempre à frente de Bolsonaro, a diferença de votos não teve a mesma proporção. Levando em conta a diminuição do número de candidatos, que passou de 13 para apenas 2, do primeiro para o segundo turno, Haddad cresceu 12% e Bolsonaro pouco mais de 2%...

Sistema de apuração do BLOG e a parceria com a Rádio Juazeiro e Transrio FM teve audiência recorde na eleição 2018

Com um sistema de apuração cada vez mais aperfeicoado, o BLOG GERALDO JOSÉ fez a diferença nesta eleição entre os veículos de informação digital no Nordeste. Com uma página personalizada e priorizando, por sequência, os números de maior interesse do público do Vale do São Francisco o BLOG fez a diferença e neste segundo turno, bem antes da liberação dos votos nominais para os candidatos à presidente, já informava quantidade de urnas apuradas e números para votos válidos, nulos, brancos e abstenção em cidades da região. A parceria exclusiva com o TSE, que já vem de outras eleições possiblitou essa agilidade na transmissão dos dados.

Em 2018, comparando a performance do sistema de apuração dos grandes veículos nacionais, tipo UOL, G1, Terra, dentre outros, o BLOG GERALDO JOSÉ não deixou nada a desejar e apresentou os resultados liberados pelo TSE em tempo real: “às 19:01 os números  para presidente já estavam disponíveis para os leitores, mostrando a agilidade do sistema montado pela equipe do próprio Blog, sob o comando do programador Ìtalo Duarte”, informou o Jornalista e diretor do Blog, Geraldo José...

Ex-prefeito Isaac Carvalho votou nesta tarde no Projeto Mandacaru, em Juazeiro-Ba

O ex-prefeito de Juazeiro e candidato a deputado federal no primeiro turno das eleições 2018, Isaac Carvalho (PCdoB) votou na tarde deste domingo 28), numa seção localizada no Projeto Mandacaru, em Juazeiro-BA. O candidato, que teve expressiva votação, mas ainda aguarda decisão na justiça para validação dos seus votos, estava acompanhado de familiares quando chegou à seção de votação. ..

Deputado reeleito Roberto Carlos (PDT) votou por volta do meio dia, em Juazeiro

O deputado estadual Roberto Carlos, reeleito, votou por volta do meio dia deste domingo, no Colégio Estadual Hildete Lomanto, em Juazeiro-Ba. O deputado chegou à seção acompanhado da filha Raquel Leal e militantes. O parlamentar já havia garantido sua reeleição no primeiro turno, com aproximadamente 70 mil votos. Com adesivos de Haddad no peito o deputado não fez questão de esconder sua preferencia e declarou voto no candidato do PT. ..

OPERAÇÃO ELEIÇÕES 2018 DA 73ª CIPM GARANTE O DIREITO AO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA

Neste domingo (28), a 73ª CIPM, comandada pelo Maj PM Eduardo Almeida Cunha, está realizando a Operação Eleições 2018 do 2º Turno. Para preservar a ordem e o bom andamento do processo democrático, os 20 colégios eleitorais da área central de Juazeiro, contam com efetivo policial. O policiamento permanecerá nos locais de votação até o encerramento das urnas para garantir ao cidadão o direito do exercício da democracia. ..

Deputado Zó, reeleito, votou pela manhã na UNIVASF

O deputado estadual, pelo PCdoB, votou no segundo turno, na manhã deste domingo (28) na seção 99, que funciona na Universidade Federal do Vale do São Francisco. O candidato foi eleito para um novo mandato no primeiro turno da eleição e defende voto para Haddad, que tem uma companheira comunista, Manuella D' Ávila, como vice. ..

912 urnas foram substituídas no início da votação em todo o país

A votação de 2º turno nas eleições deste ano começou neste domingo (28) com 912 urnas substituídas em todo o país, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em balanço parcial divulgado por volta das 10h. A votação no país teve início a partir das 8h do horário de Brasília. Nos estados em que há fuso diferente da capital federal, os eleitores começaram a votar às 8h do horário local.

O número de substituições registrado neste domingo é quase o triplo verificado nas duas primeiras horas de votação no 1º turno. Na ocasião, até as 10h do dia 7, haviam sido trocados 310 equipamentos. O total de urnas substituídas neste 2º turno representa 0,2% do total de 454.493 urnas instaladas...

Eleitor detido neste domingo por filmar o voto

Um homem foi detido na manhã deste domingo (28) depois de filmar o seu processo de votação na urna eletrônica, na Escola Estadual João Navarro Filho, no bairro do Valentina, em João Pessoa. De acordo com a capitã Carla, da Polícia Militar, ele foi preso pelo próprio juiz eleitoral que fiscalizava a zona, verificando as seções.

Segundo a chefe do cartório da 70ª Zona Eleitoral, Alice Mesquita, o eleitor foi informado que não poderia se encaminhar para a cabine de votação com equipamentos eletrônicos. Em seguida,foi questionado se estava com algum aparelho eletrônico, ele respondeu negativamente e seguiu para a cabine...

ELEIÇÕES 2018: VOTAÇÃO TRANQUILA EM JUAZEIRO

Dois aspectos estão diferenciando as eleições neste segundo turno para Presidência da República em Juazeiro: As filas registradas no primeiro turno do pleito eleitoral simplesmente não estão acontecendo neste domingo (28).

A outra constatação da reportagem do Blog é que os correligionários dos dois candidatos na região evitaram distribuir os “santinhos” e com isso, o lixo registrado na primeira etapa da eleição não se repete neste segundo turno do pleito...

Ibope aponta queda de Bolsonaro e avanço de Haddad, dentro da margem de erro

Pesquisa divulgada esta noite (23), pelo Ibope aponta uma leve queda do candidato Jair Bolsonaro, dentro da margem de erro, e crescimento de Haddad, também dentro da margem de erro. Pela pesquisa a variação foi de 2 pontos percentuais de queda para Bolsonaro e dois de crescimento para o candidato do PT.

Os números apontam 57% para Jair Bolsonaro e 43% para Haddad, com uma diferença de 14 pontos entre os candidatos. A diferença na última pesquisa era de 18 pontos percentuais. No quesito rejeição o candidato Haddad (PT) diminuiu a rejeição e aparece com 41%, empatado tecnicamente com Bolsonaro que teve 40%...

DEM está com um pé no governo de Bolsonaro e cargos na Bahia devem entrar na pauta. Ou não?

A larga vantagem nas pesquisas eleitorais, até o momento, vão dando ao candidato Jair Bolsonaro uma postura de “já eleito” e as articulações para um possível governo do PSL já não são mais guardadas a sete chaves, com o receio de uma leitura equivocada do eleitor e um clima de já ganhou, perigoso.

Uma das pautas bem adiantadas é a eleição para a Câmara dos Deputados, com uma possível continuidade de Rodrigo Maia à frente da casa legislativa. De acordo com informações da Coluna painel, da Folha, o grupo que trabalha o plano de governo de Jair Bolsonaro estaria sugerindo a continuidade do deputado do DEM na gestão da Câmara dos Deputados...

Isaac Carvalho ainda não pode ser considerado eleito, mas tem motivos para comemorar, diz renomado Jurista baiano

De acordo com o advogado eleitoral Ademir Ismerim, um dos nomes mais conhecidos do estado nesta área jurídica, o candidato a deputado federal Isaac Carvalho (PCdoB), ainda não pode ser considerado eleito, “mas tem motivos para comemorar”, disse em entrevista para o Bahia Notícias. “Existe a possibilidade do TSE não aceitar a medida liminar e deferir o resultado no dia da eleição. Mas existem motivos para comemorar. Isaac conseguiu uma decisão difícil e agora tem mais uma arma para brigar pelo mandato”, reconheceu.

O ex-prefeito de Juazeiro, teve deferido nesta segunda-feira (22) um pedido de tutela provisória no STJ, após voto favorável do Ministro relator Joel Ilan Paciornik. A decisão, de acordo com o STJ, deverá ser publicada amanhã, dia 24, e abre expediente para um pedido de reconsideração no TSE, que mantém até o momento a inegebilidade do candidato de Juazeiro...

ARTIGO – ELEIÇÕES 2018: AS ESTRELAS CADENTES

Todo processo eleitoral enseja a oportunidade de o eleitor expressar o seu sentimento pessoal ou do segmento social ao qual está integrado, ocasião em que manifesta o grau de aprovação, ou não, quanto ao desempenho dos seus representantes tanto no Executivo como no Legislativo, ou mesmo projeta a sua revolta ou descontentamento quando os valores básicos da formação da família ou os laços culturais foram ou estão sendo ameaçados.

O cidadão e eleitor pode até não responder através do voto na velocidade que muitos desejam, mas, sempre chegará o momento em que a voz das urnas ecoará em brados retumbantes, às vezes provocando graves surpresas naqueles que mais deveriam estar preparados para captar essa mensagem: os políticos! ..

Ato pró Haddad (PT) reúne movimentos e partidários em Juazeiro e Petrolina

Partidários, movimentos sociais e simpatizantes do candidato Fernando Haddad (PT) se reuniram ontem em Juazeiro (Ba) e Petrolina (Pe) num ato de apoio ao petista, que disputa o segundo turno das eleições presidenciais.

O ato “Semiárido pela Democracia” foi convocado pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (CONTAG) e movimentos populares ligados a Via Campesina e, segundo os organizadores, teria reunido cerca de 30 mil pessoas...