Foram encontrados 74 registros para a palavra: educadores

Governo concede promoção para 24 mil educadores da rede estadual de ensino

O Governo do Estado vai realizar o pagamento da promoção na carreira de 24 mil educadores da rede estadual de ensino, no mês de setembro. Professores e coordenadores pedagógicos terão um ganho de 6% sobre o vencimento básico. O pagamento vai gerar um impacto de R$ 48,4 milhões na folha de pagamento, apenas em 2018. Já em 2019, o custo para os cofres públicos será de R$ 145,2 mi.

Esta etapa da promoção é a segunda concedida pelo Governo do Estado para professores e coordenadores pedagógicos no período de três anos (2017-2019), com ganho total de 14% sobre os vencimentos. Para receber esta etapa da promoção, os educadores precisam ter concluído o primeiro módulo do curso denominado Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais, ministrado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba)...

SEDUC inicia o segundo semestre com formações para educadores da Rede Municipal

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) iniciou o segundo semestre do ano, com as formações para os educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. Durante esta semana, as formações foram realizadas para os coordenadores pedagógicos das EMEIs, mediadores do Programa Correção de Fluxo, coordenadores do Programa Gestão em Alfabetização e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Os coordenadores pedagógicos das EMEIs trabalharam o tema ‘Educação Infantil, Lugar de Aprendizagem’. De acordo com a assessora de Educação Infantil da SEDUC Miranery Amorim, as formações acontecem durante todo o ano letivo. “Nesta etapa buscamos refletir sobre dados do CIEE que pontuam as habilidades desenvolvidas ou não pelas crianças no espaço escolar e também motivamos as coordenadoras a realizar atividades que melhore ainda mais o desempenho dos alunos”, explicou...

Juazeiro sediou este fim de semana o 6º Congresso de Educadores de Escolas Montessorianas da Bahia

Cerca de 200 profissionais que trabalham em escolas que adotam a pedagogia e a filosofia de Maria Montessori estiveram reunidos até sábado (26), no 6º Congresso de Educadores de Escolas Montessorianas da Bahia, que foi realizado pela primeira vez em Juazeiro (BA). Além de educadores baianos, professores de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Maceió, participaram durante dois dias de palestras, oficinas e debates sobre temas ligadas a metodologia desenvolvida pela médica e educadora Maria Montessori e a inteligência emocional.

"Nosso objetivo é reunir todos os professores que trabalham com o método montessori para a formação de seus profissionais. E este ano escolhemos estudar inteligência emocional e filosofia montessori porque a própria Maria Montessori já trabalhava isso, ela tinha uma preocupação da formação psíquica do professor", afirmou Ana Ruth Lima, presidente da Associação Montossori Bahia...

Seminário de Educação Infantil reúne mais de 400 educadores e estudantes em Juazeiro

Com o tema, ‘Critérios de Qualidade: o Direito de Aprender e se Desenvolver’, o Seminário de Educação Infantil, reuniu segunda-feira (19), mais e 400 educadores, entre gestores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da área, no espaço Multieventos da Univasf, em Juazeiro.

A secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves lembrou das conquistas do município nos últimos 9 anos na Educação Infantil. “A gestão municipal construiu 22 novas creches (EMIs), na sede e no interior do município, atendendo crianças de 0 a 5 anos, e triplicando o número de vagas para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. No ano passado, conseguimos inaugurar duas novas EMEIs, a Aprígio Duarte e Beatriz Mota, além de reestruturar o Projeto Musicalização, com a entrega de bandinhas rítmicas para a EMEIs, beneficiando 8.388 alunos. Este ano ampliamos a parceria com a Aprender Editora, dessa forma vamos conseguir avançar ainda mais na Educação Infantil de Juazeiro”, destacou Lucinete...

Escola de Formação de Educadores de Juazeiro completa seis anos de criação

A secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves participou nesta segunda-feira (14) das comemorações dos seis anos de implantação e atuação da Escola de Formação de Educadores de Juazeiro / PARLIM – EFEJ, que já beneficiou milhares de educadores com a formação continuada, da Rede Municipal de Ensino do município, do Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB e do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM.

Lembrando das pessoas envolvidas no processo de criação e implantação da EFEJ, a secretária agradeceu e parabenizou todas as equipes pelo trabalho de excelência desenvolvido na formação dos educadores. “Em 2011 o ex-prefeito Isaac Carvalho teve a sábia decisão de construir a EFEJ, um espaço estruturado e equipado. O prefeito Paulo Bomfim, deu continuidade a este trabalho colocando a educação como prioridade e ampliando o atendimento aos educadores dos municípios do Sertão do São Francisco e à comunidade em geral, oportunizando a todos a participação em cursos e oficinas”, ressaltou Lucinete...

EFEJ comemora seis anos de atuação na formação dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro

A Escola de Formação de Educadores de Juazeiro / PARLIM – EFEJ comemora nesta segunda-feira (14), seis anos de atividades desenvolvidas para a formação continuada dos educadores da Rede Municipal de Ensino do município, e cinco anos da implantação do Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB e do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM.

Com o objetivo de viabilizar a difusão de saberes pedagógicos importantes para o aprimoramento da prática dos professores, a Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) implantou a EFEJ em 2011, um espaço que planeja e executa inúmeras ações de formação continuada em seus diversos níveis e especificidades de atuação. “Temos uma equipe de assessores pedagógicos que operacionalizam as ações em seus diversos espaços e tempos de atuação. Além de realizarmos formação continuada, a EFEJ se transformou em um centro formativo composta pela UAB e o NTM, onde professores e a comunidade em geral são beneficiados”, ressaltou a diretora, Cristine Hermenegildo...

Mais de trinta mil educadores participam de processo seletivo do Estado

Mais de trinta mil educadores baianos acordaram cedo neste domingo (7) em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Eles participam do Processo Seletivo Simplificado promovido pela Secretaria da Educação do Estado, para a contratação de professores e profissionais da área, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As provas foram realizadas em instituições espalhadas pelos 27 territórios de identidade que compõem a Bahia.

O processo seletivo vai contribuir para que o Estado preencha o quadro de profissionais na área da educação, mantendo a qualidade do ensino nos 417 municípios. Também é uma oportunidade para quem busca uma oportunidade para começar ou voltar a lecionar, como é o caso do professor Edvaldo Menezes. “Estou fora da sala de aula, mas quero voltar. O processo seletivo é uma maneira de eu me testar e de voltar a ensinar, que é minha paixão”, afirma o educador.

As 7,4 mil vagas ofertadas pelo concurso são para as funções de mediador Emitec, professor de educação profissional, intérprete e instrutor de Libras, cuidador, professor indígena, preceptor de Estágio Enfermagem, Brailista e professor de educação especial. Do total, 2,2 mil vagas são destinadas à professores substitutos para atuarem em casos em que houver afastamento por licença. 

As áreas contempladas foram Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática, tradução em libras, entre outras. O resultado do certame, que também consiste em prova de títulos, será divulgado no Diário Oficial até o dia 7 de junho deste ano. Os aprovados serão convocados em um prazo que levará em consideração a necessidade de preenchimento do quadro de professores no estado.

“Esse processo seletivo tem para diversas funções dentro da educação. Todos os territórios vão ter concorrentes. A área de exatas, como matemática e física, são as que a gente tem mais carência, mas não apenas elas serão contempladas como outras que são importantes para a garantia do ensino de qualidade”, afirmou a superintendente de Recursos Humanos, da Secretaria de Educação do Estado, Ana Catapano. ..

Censo vai levantar demanda de formação de educadores e gestores da rede estadual

Professores, coordenadores pedagógicos e gestores das unidades escolares da rede estadual de ensino poderão participar do Censo da Formação dos Profissionais da Educação Básica (Formacenso). A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), busca valorizar os profissionais da educação básica, promovendo uma consulta sobre o interesse de participação em processos de formação, com o objetivo de subsidiar a oferta de cursos a serem realizados pelo IAT. O formulário será online e estará disponível a partir desta segunda-feira (10/04) até o dia 30 de abril, no endereçoformacenso.educacao.ba.gov.br.

De acordo com o diretor-geral do IAT, Severiano Alves, o Formacenso é o primeiro passo para a execução do Plano de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica, proposto pelo Instituto em articulação com a Superintendência de Políticas para a Educação Básica (Suped). "Precisamos ter um levantamento da real necessidade da rede estadual e, também, dos desejos dos educadores e gestores para o seu plano de carreira. Com a demanda dos profissionais nas mãos, podemos planejar e ofertar cursos de formação continuada", afirmou Severiano...

Sento-Sé: Secretaria de Educação promove primeira reunião com educadores do município

A secretaria de educação, em parceira com prefeitura de Sento-Sé, promoveu na última semana, a primeira reunião com os diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos da cidade e interior, no salão de júri do Fórum Desembargador Osvaldo Nunes Sento-Sé.O encontro veio com o propósito de orientar as ações necessárias para a reorganização da rede municipal de ensino, a partir de um levantamento da situação da educação. E definição de estratégias para iniciar mais um ano letivo, elaborado pelo grupo pedagógico da Secretaria de Educação junto com as equipes gestores nas escolas.

Além de planejar a jornada pedagógica que acontecerá nos dias 23 e 24/02, em duas etapas: a primeira na sede do município com todos os professores da rede e a segunda nas Escolas/Núcleos da sede ao interior. Estavam presentes na reunião Diretores, Vice-diretores e Coordenadores das Escolares Municípais. O Secretário de Educação, José Renato Silva, a chefe de Departamento Pedagógico, Adébora Carvalho, a equipe pedagógica da secretaria e a Prefeita, Ana Passos...

Proposta da política de formação será apresentada para educadores e gestores

A proposta da nova Política Estadual de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica será apresentada nesta segunda-feira (28/11) aos gestores dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE), professores formadores da rede estadual e prefeitos eleitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A atividade acontece a partir das 14h, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, e contará com a presença do Secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro; do diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Severiano Alves; da Secretária de Articulação dos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC), Regina de Assis e do presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira.

A proposta, que está sendo construída pelo IAT, em articulação com Superintendência de Políticas para a Educação Básica (Suped), tem como de­safio cumprir os planos nacionais e estadual de educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o decreto Nº 8.752, que trata da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, garantindo a melhoria da qualidade da educação básica. Com este encontro, o Instituto Anísio Teixeira abre as portas para que gestores e educadores possam contribuir para a construção da política que vai nortear as ações de formação, a partir de 2017...

Pastoral da Educação realiza 1ª ENCONTRO DE EDUCADORES DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Neste sábado (27) acontecerá o 1ª Encontro de Educadores do Vale do São Francisco realizado pela Pastoral da Educação. O encontro terá início às 15h no Brasinha, ao lado da Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas. Segundo nota enviada ao Blog pela  Pastoral da Educação "a formação do cidadão é sempre iluminada pela luz que é a Palavra de Deus, além de encorajar os que assumem a vocação de educar, para que levem adiante seu árduo trabalho e se empenhem em oferecer os valores do Evangelho, na vasta rede de ensino oficial e particular". ..

Educadores reivindicam permanância do Superintendente de Educação Profissional da Bahia

Em virtude da reunião do Conselho Estadual de Educação da Bahia, que acontece na manhã dessa segunda-feira (04), na Univasf, em Juazeiro, com a presença do Secretário de Educação do Governo da Bahia, Walter Pinheiro, educadores ligados à Superintendência de Educação Profissional (SUPROF) de municípios dos Territórios Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe, reivindicam do Governo da Bahia, o fortalecimento da rede de educação profissional no estado e a permanência do Professor Almerico Lima na respectiva superintendência.

Segue abaixo petição pública que está sendo encaminhada ao Governador do Estado da Bahia, Rui Costa e ao Secretário de Educaçao, o senador licenciado, Walter Pinheiro.

PELA PERMANÊNCIA DO PROFESSOR ALMERICO - PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA BAHIA CONTINUAR AVANÇANDO..

Juazeiro recebe educadores e gestores da Educação da Bahia para conferências e debates

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes - SEDUC, realiza nos dias 04 e 05 de julho, a 17ª Reunião Conjunta dos Conselhos de Educação Estadual e Municipais da Bahia e o 18º Encontro Estadual da UNCME – Bahia. O evento acontece das 9h às 17h, na Univasf, em Juazeiro.

Este ano, o CEE/BA e a UNCME-BA se uniram para preparar o encontro, na busca por proporcionar um evento plural e aprofundar mais na discussão de importantes temas da área, constituindo um espaço de troca de experiências, de orientação e de planejamento para o futuro, no campo da Educação do Estado...

Recurso do programa Nova Semente melhora a vida de educadores

O Programa 0 a 4 na Palma da Mão, faz parte do programa Nova Semente e reúne numa única plataforma digital toda a experiência pedagógica do IAB em Educação Infantil. Segundo a coordenadora-geral da Primeira Infância, Mônica Couto, o objetivo do programara é facilitar a vida do educador, através de um sistema que organiza e acessibiliza documentos e planos de estudo: currículos, fichas, temas, brincadeiras; "tudo o que requereria tempo e esforço pode ser encontrado em um único clique", explicou.

O Palma da Mão reúne mais de 2 mil atividades. Entre elas, há um espaço onde o professor pode inserir as atividades criadas por ele e compartilhar com o seu grupo. Ainda de acordo com Mônica o programa orienta como fazer e explorar melhor cada recurso além de ter um sistema completo de registros das atividades do educador e do progresso de cada criança. "Os educadores, coordenadores e gestores da creche e da Gestão acompanham todo o processo e resultados. Com 'Zero a Quatro', o educador gasta menos tempo procurando e registrando informações e mais tempo promovendo oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem, tendo mais tempo de interagir de maneira eficaz com as crianças".

Outra ação importante do programa é que ele traz também um suporte para a supervisão. "Todas as vezes que o educador sincroniza via internet seu planejamento, a coordenação recebe todas as informações do que está sendo realizado em cada turma", enfatizou Mônica lembrando que a orientação do prefeito Julio Lossio é fazer o melhor por crianças atendida no Nova Semente. "A gestão municipal não tem medido esforço no sentido de agregar tecnologias educacionais para proporcionar uma educação de melhor qualidade na primeira infância, especialmente no Programa Nova Semente", enfatizou o prefeito. ..