Foram encontrados 1656 registros para a palavra: denuncia

Ministério Público destaca legalidade e arquiva denúncia contra editais da Lei Paulo Gustavo Bahia

Após apontamentos de legalidade, o Ministério Público da Bahia (MPBA), determinou arquivamento de denúncia feita contra editais da Lei Paulo Gustavo Bahia. Realizados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), em 2023, os 26 editais contaram com investimento de R$ 150 milhões, repassados pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura. Mais de 1.800 projetos de diversas linguagens artísticas foram apoiados em todo o estado.
 
A determinação favorável à conduta da Secult é resultado da análise feita pelo órgão após registro de denúncia por parte de agentes culturais. Ao negar o prosseguimento da apuração, a decisão do MPBA aponta que "não restaram identificadas quaisquer ilegalidades que justifiquem a continuidade da investigação". 
 
O MPBA considerou que a denúncia sobre a impossibilidade de compreensão das notas atribuídas aos projetos, assim como a ausência de transparência nas avaliações são "incabíveis", uma vez que as notas seguiram os critérios estabelecidos pela comissão avaliadora dos editais. "Incabível a denúncia quanto à impossibilidade de compreensão das notas atribuídas aos projetos, uma vez que as notas seguiram os critérios estabelecidos", ressalta trecho da decisão assinada pela promotora Nívia Carvalho Andrade.
 
Em nota, o Ministério Público da Bahia informou que promoveu o arquivamento da representação que denunciou especificamente supostas irregularidades no julgamento das comissões na avaliação dos projetos inscritos nos editais da Lei Paulo Gustavo Bahia, realizados pela Secretaria de Cultura da Bahia, em 2023.  Após avaliação estrita dessas informações, o MPBA concluiu que não foram comprovadas as ilegalidades apontadas na representação, uma vez que as comissões seguiram os critérios técnicos previstos nos editais. ..

Juazeiro: moradores denunciam esgoto a céu aberto

Leitor da REDEGN, denuncia que "esgoto estourado, corre a céu aberto, no trecho da Rua 2 e atinge a Travessa Lomanto Junior e isto há mais de 20 dias". De acordo com o morador, a "podridão do local é insuportável além do esgoto estourado, mato cresce e mais os trantornos das obras da Travessia Urbana".

O bairro  está comemorando a semana da Novena de Santa Luzia...

CPT: comunidades de Campo Alegre de Lourdes denunciam invasão de empresa de mineração nos territórios dos fundos de pasto

Cerca de 20 comunidades tradicionais de fundo de pasto, do município de Campo Alegre de Lourdes, sofreram, nos últimos dez dias, uma série de invasões de uma empresa de sondagem minerária em seus territórios. Funcionários da Geosol, empresa que presta serviço terceirizado à Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), entraram nos territórios das comunidades com máquinas e equipamentos, fazendo supressão de vegetação nativa, sem a permissão e diálogo com os/as trabalhadores/as rurais.

Pelo menos três invasões foram registradas pelos moradores/as. A primeira aconteceu ainda no final do mês de novembro, na comunidade de Barra. Quando perceberam a presença de estranhos no território, moradores da Barra, do São Gonçalo, da Pedra Branca, do Ramalho e do Sítio Contenas conseguiram impedir os funcionários da Geosol de iniciar os serviços, reafirmando que a área é das comunidades e que nenhuma empresa pode entrar sem o consentimento dos trabalhadores rurais...

TCM suspende licitação da Prefeitura de Eunápolis após denúncias de irregularidades

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou, nesta quinta-feira (7), a suspensão da Concorrência Pública nº 008/2022, promovida pela Prefeitura de Eunápolis, em razão de alegadas irregularidades no processo licitatório. As informações são do Bahia Notícias, parceiro RedeGN.

De acordo com o site Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, a decisão foi tomada após análise do pedido da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que solicitou a paralisação do certame até que as questões levantadas fossem devidamente apuradas...

Juazeiro: moradores da Rua do Coliseu, bairro Alagadiço denunciam escuridão

Moradores da Rua do Coliseu, bairro Alagadiço denunciam escuridão, falta de iluminação pública. "Gostaria de relatar e cobrar ações mais efetivas da SESP( Secretaria de Serviços públicos), e da Prefeitura Municipal de Juazeiro, a respeito da iluminação pública. Conforme as imagens mostram, a Rua do Coliseu, Bairro: Alagadiço, continua a 2 meses sem luz em uns do postes".

De acordo com o leitor da REDEGN, "o refletor está totalmente apagado. Várias solicitações do Disk luz já foram feitas pela vizinhança, mas sem previsão de retorno. Chegamos do trabalho com a rua as escuras, aumentando o risco de assaltos. A iluminação pública é também responsabilidade da Prefeitura e são serviços  básicos e de direito a comunidade. É lamentável o que está acontecendo nessa gestão. Espero que o problema seja sanado. Aguardamos uma resposta dos órgãos competentes", afirma o denunciante. ..

Funcionários e cargos comissionados dispensados do Mercado do Produtor fazem denúncia contra atual diretor. Prefeitura responde

Funcionários e cargos comissionados do Mercado do Produtor de Juazeiro, Bahia denunciam que "várias pessoas que fizeram o processo seletivo foram dispensados". 

"Além disso,o diretor exonerou vários cargos comissionados e disse não vai pagar recisão"...

Denúncia: esgoto a céu aberto e lixo na rua Quintino Bocaiuva, Centro de Juazeiro

Denúncia: Abandono e descaso na rua Quintino Bocaiuva, Centro de Juazeiro. Essa é a definição de um morador que prefere se manter no anonimato.

De acordo com ele, "há mais de 10 anos, a rua enfrenta uma situação insustentável e vergonhosa, que vem prejudicando a qualidade de vida de todos os moradores"...

Moradora denuncia "esgoto a céu aberto" no bairro Dom José Rodrigues

Moradora denuncia "esgoto a céu aberto" no bairro Dom José Rodrigues. De acordo com os esgotos estourados na rua E caminho 20.

"Os esgotos estão estourados e na rua da feira també ligamos para o SAAE fala que vem e nunca aparece e essa situação já faz Mais de 15dias", diz Maria da Conceição...

Justiça acata denúncia do MPBA e homem é condenado a 30 anos de prisão por feminicídio em Chorrochó

O Ministério Público da Bahia teve denúncia acatada durante o Tribunal do Júri da Comarca de Chorrochó, ontem, 27, que condenou Adriano da Cruz Silva a 30 anos de prisão pelo feminicídio triplamente qualificado contra sua companheira Divaneide da Silva Xavier.

A acusação foi sustentada pelo promotor de Justiça Leonardo de Almeida Bitencourt em sessão presidida pelo Juiz Dilermando de Lima Costa Ferreira...

Xique-Xique tem dois policiais para atender município de 50 mil habitantes e prefeito denuncia

O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga, denunciou a grave insuficiência de efetivo policial no município, que possui cerca de 50 mil habitantes. Segundo o gestor, a média é de dois policiais militares de plantão, mas nos últimos dias, apenas um agente estava atuando, o que inviabiliza o uso da viatura, já que o único profissional precisa decidir entre permanecer na sede da companhia, dirigir o veículo ou atender chamados.

“Xique-Xique tem 50 mil habitantes. Normalmente, dois PMs fazem o trabalho diariamente, um número já insuficiente. Agora, com apenas um policial, a situação fica ainda pior”, afirmou o prefeito. Ele informou ainda que enviará ofícios ao governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), e ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, solicitando providências...

Professora denuncia ter sido apedrejada por alunos após aula de cultura afro-brasileira na Bahia

Uma professora de 51 anos foi apedrejada por alunos após dar aulas sobre a cultura afro-brasileira em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A agressão aconteceu em outubro deste ano, mas ganhou repercussão nesta terça-feira (26), e é investigada pela Polícia Civil.

Sueli Santana trabalha na Escola Rural Boa União e é de religião de matriz africana. Por causa disso, ela sofre violências verbais constantes na instituição...

Distrito Pinhões: moradores denunciam "animais soltos na praça e energia cortada na quadra esportiva"

Animais soltos na praça. Quadra esportiva sem energia. Essa é a situação do Distrito de Pinhões. A REDEGN obteve a informações que "a praça não tem um zelador e vigilância e com isto os animais invadem o espaço".

Detalhe: a energia da quadra esportiva foi cortada e ainda deixaram fios que podem causar um acidente. Neste caso é a falta de consciência da população. "A conduta precisa mudar. A energia foi cortada por um cidadão. A praça, repleta de cavalos deveria ser um espaço para crianças e familias terem lazer", diz um morador que a REDEGN prefere manter no anonimato...

Comunitário denuncia que Parque Lagoa de Calu em Juazeiro (BA) está às escuras

Em contato com a Rede GN o comunitário David Cardoso do bairro Castelo Branco lamentou a escuridão em que se encontra parte do Parque Lagoa de Calu, área central de Juazeiro (BA).

"Estou aqui no Parque Lagoa de Calu e metade do equipamento público está às escuras e a outra metade com iluminação. Falei com os comerciantes que denunciaram que há oito dias aquele ponto turístico da cidade se encontra nesta situação" declarou David Cardoso...

Comissão de melhorias do bairro Jardim Flórida denuncia acúmulo de lixo e entulhos

A Comissão de melhorias do bairro Jardim Flórida denuncia que a Estação Elevatória do SAAE no Jardim Flórida Enfrenta Abandono e Problemas de Conscientização da População. Uma das reclamações é acúmulo de lixo e entulhos.

Confira: A situação da estação elevatória do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) no bairro Jardim Flórida é alarmante. De acordo com moradores, o local enfrenta abandono, sucateamento e falta de manutenção, reflexo de problemas acumulados ao longo de gestões anteriores e intensificados pela atual administração. No entorno da estação, a situação é ainda mais preocupante, com lixo e entulho espalhados tanto na área interna quanto externa...

Juazeiro: moradores do bairro Antônio Conselheiro denunciam furtos

Moradores do bairro Antonio Conselheiro, locallizado em Juazeiro pedem as autoridades mais segurança. Um furto na Igreja Adventista do Sétimo Dia, realizado neste final de semana chamou a atenção da comunidade. "Nem as igrejas estão livres", diz um dos moradores que prefere não ser identificado.

 ..

Juazeiro: morador denuncia construção irregular no bairro Monte Castelo

Morador do Bairro Monte Castelo denuncia que "barranqueiros estão invadindo área verde destinada a construção de uma praça e um posto de saúde".

De acordo com o morador (que vamos preferir não citar o nome), a obra "já foi denunciada inúmeras vezes a Semaurb com varios protocolos,  mas infelizmente ela não apareceu"...

Juazeiro: morador denuncia escuridão na Rua Império, bairro Antônio Conselheiro; Coelba foi acionada, mas problema persiste

Nesta sexta-feira (22), um morador da Rua Império, no bairro Antônio Conselheiro, em Juazeiro, entrou em contato com o Blog para denuciar a escuridão em que a rua se encontra. Segundo ele, o problema persiste há dois meses.

Confira a denúncia:..

Morador do Jardim Flórida denuncia retirada de material para construção de praça no bairro

Nesta quarta-feira (20), um morador do bairro Jardim Flórida, em Juazeiro, questionou sobre a retirada de materiais que seriam utilizados na construção de uma praça no bairro.

"Como ficará a nossa situação, agora sem calçamento e sem praça?" questionou o denunciante...

Ministério denuncia canais online por incentivo a apostas enganosas

O Ministério do Esporte identificou uma rede de 53 contas e 25 canais na plataforma YouTube que incentivam apostas esportivas online com promessas de ganhos rápidos e facilitados, “sem alertar para os riscos envolvidos”.

A pasta solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que aprofunde as investigações e, se necessário, acione a Polícia Federal para combater as práticas, “dada a gravidade do prejuízo à economia popular”.

A pesquisa foi conduzida pela recém-criada Secretaria Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte. A investigação também aponta para a possível existência de uma estrutura de mercado paralelo, que envolve influenciadores digitais, anunciantes e desenvolvedores, todos beneficiados economicamente...

Petrolina: Codevasf é denunciada por não entregar equipamentos. "Tudo armazenado no pátio e não chega aos agricultores"

No mês de setembro de 2021, a REDEGN destacou reportagem denunciando a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba,
-Clique Aqui-Codevasf em Juazeiro possui dezenas de máquinas e equipamentos armazenados no pátio aguardando indicação de emendas parlamentares e que não são entregues aos agricultores e entidades que necessitam.

O problema agora é denunciado em Petrolina. Durante a sessão realizada na Câmara de Vereadores, na quinta-feira (07), a vereadora Maria Elena questionou a falta de distribuição de equipamentos destinados, principalmente, para o uso familiar, a mulher e  homem do campo, ligados a associações e movimentos sociais....